Olha, não sou um crente cego nem nada, mas também não vou ignorar o que a revista Veja está falando. Se fosse tudo mentira, a revista estaria toda fodida a essa altura.
Acontece um monte de coisa esquisita envolvendo o PT, como o caso do Celso Daniel, Valerioduto, bloqueio de CPIs e similares. Fica difícil acreditar que a Revista Veja esteja só falando bobagens.
Em um tópico aqui , que não lembro o nome, eu coloquei 16 capas da veja de 2005, que eram praticamente consecutivas atacando o Lula e seu governo.
Uma delas todo mundo se lembra: "Lula recebe dinheiro de Cuba". E aí? o que foi provado?
Aliás, a única testemunha já estava morta, segundo a própria Veja. É dose...
Nessa reportagem, o reporter afirma em determinada linha que "não tenho provas" e mesmo assim publica a reportagem. É dose...
Vejam a resposta da Veja ao destemperio do Lula:
Lula disse: "A VEJA não traz uma denúncia. A VEJA traz uma mentira. Se tivessem me avisado antes que eu tinha 38 mil euros, eu teria comprado um presente para a dona Marisa. Vamos ser francos, a VEJA tem alguns jornalistas que estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade. Eu só posso considerar isso um crime praticado por um jornalista ou por uma revista. Eu não posso comparar isso a jornalismo."
Ainda segundo o presidente: "Sinceramente é de uma leviandade, é de uma grosseria, um ser humano comum não pode admitir isso, quanto mais o Presidente da República. Eu acho que quando as pessoas têm o poder de escrever alguma coisa, aumenta a responsabilidade dessa pessoa", disse o presidente.
Diante da reação do presidente Lula, VEJA responde:
1) O presidente Lula não leu e não gostou do que não leu. Ainda assim reagiu intempestivamente à reportagem de VEJA. Insultou jornalistas e a publicação. É uma atitude imprópria para um presidente da República. É imperioso ler antes de criticar.
2) VEJA chegou ao posto de mais respeitada e lida revista brasileira e quarta revista semanal de informações do mundo pela qualidade de suas reportagens.
3) Houvesse o presidente Lula lido a reportagem, teria percebido que se trata de um trabalho de investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, com o qual seu governo mantém uma relação tão conflituosa quanto incestuosa -- relação que vem sendo objeto de reportagens de diversos veículos de comunicação.
4) O presidente disse que o autor da reportagem poderia ser chamado de “bandido e malfeitor”. Disso Lula entende. Nada menos do que 40 de seus companheiros mais próximos foram descritos pelo procurador-geral da República como uma “quadrilha”.
5) A reportagem em questão é fruto de seis meses de investigação. A divulgação do resultado do trabalho de apuração, como a própria reportagem ressalta, foi feita justamente para evitar o uso das supostas contas como elemento de chantagem.
6) A revista, na reportagem, não afirma que a conta bancária atribuída ao presidente Lula é verdadeira. Também não diz que é falsa, por não dispor de meios suficientes para fazê-lo
7) Para concluir, VEJA reafirma seu compromisso com os leitores e com o Brasil de prosseguir em sua tarefa de fiscalizar o poder em todas as suas esferas, para impedir que "sofisticadas organizações criminosas", ainda nas palavras do procurador-geral da República, continuem a corroer a democracia brasileira,
Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação
VEJA