Autor Tópico: A "VEJA" está se superando: o desespero é total.  (Lida 3111 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: A "VEJA" está se superando: o desespero é total.
« Resposta #25 Online: 14 de Maio de 2006, 21:28:17 »
Ao meu ver, perfeita sua análise, Hugo.

E sobre a falácia da autoridade, tem um detalhe: que papo é esse de "pela qualidade de suas reportagens"?
Quem tem de julgar isso são os leitores.

E outra: buscando guarida no Procurador-Geral da República. Nítido sinal de desespero.

Pra mim, vai quebrar a cara!
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #26 Online: 15 de Maio de 2006, 05:33:04 »
Olha, não sou um crente cego nem nada, mas também não vou ignorar o que a revista Veja está falando. Se fosse tudo mentira, a revista estaria toda fodida a essa altura.

Acontece um monte de coisa esquisita envolvendo o PT, como o caso do Celso Daniel, Valerioduto, bloqueio de CPIs e similares. Fica difícil acreditar que a Revista Veja esteja só falando bobagens.

Esse tipo de inferição não é muito correto.
Se eu ficar insistindo repetidamente com vc que há um Dragão na minha garagem, vc vai acreditar?
Não, mas vai que você esteja falando a verdade? Não é melhor dar uma olhada?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 15 de Maio de 2006, 21:11:19 »
Olha, não sou um crente cego nem nada, mas também não vou ignorar o que a revista Veja está falando. Se fosse tudo mentira, a revista estaria toda fodida a essa altura.

Acontece um monte de coisa esquisita envolvendo o PT, como o caso do Celso Daniel, Valerioduto, bloqueio de CPIs e similares. Fica difícil acreditar que a Revista Veja esteja só falando bobagens.

Esse tipo de inferição não é muito correto.
Se eu ficar insistindo repetidamente com vc que há um Dragão na minha garagem, vc vai acreditar?
Não, mas vai que você esteja falando a verdade? Não é melhor dar uma olhada?

Concordo com a necessidade de se averiguar.

E aí entra a questão da necessidade da prova, coisa à qual a Veja parece não dar a menor importância.
"Por quê?"

Chaves

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #28 Online: 15 de Maio de 2006, 21:24:56 »
A Veja parece uma vizinha fofoqueira que sabe de tudo, mas não pode provar.

Se acusa, tem que ter provas.

Acusação sem provas é crime.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Atheist

• Visitante
« Resposta #29 Online: 15 de Maio de 2006, 21:42:17 »
Ela se baseia em depoimentos. Quem depõe algo assim tem que provar, com certeza!

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Minha vizinha não pode fazer igual o editor de VEJA
« Resposta #30 Online: 15 de Maio de 2006, 21:44:16 »

Puxa, é reconfortante saber.  :ok:
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Maio de 2006, 22:09:51 »
Ela se baseia em depoimentos. Quem depõe algo assim tem que provar, com certeza!

Em alguns casos são "depoimentiras".
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Maio de 2006, 00:06:46 »
Também quero dar um depoimento:

Hoje de manhã, quando estava indo para o trabalho, vi Geraldo Alckmin abusando de um duende e extorquindo uma fada.

Depois, quando retornava para casa, vi o mesmo Alckmin fazendo orgias com Olavo de Carvalho e integrantes da Opus Dei debaixo de um viaduto. Eles invocavam o unicórnio rosa (que é invisível) e matavam porcos e galinhas com seus próprios dentes e mãos.

À noite, quando sai para comprar pão, vi Alckmin carregando malas de dinheiro para a casa da minha vizinha. Ela deve estar envolvida nessa seita imoral.

Alguém tem o telefone da Veja?
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Maio de 2006, 00:07:40 »
Infelizmente, eu não tenho provas que sustentem meu depoimento.

Mas vocês acreditam em mim, né?
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 20 de Maio de 2006, 04:57:31 »
Infelizmente, eu não tenho provas que sustentem meu depoimento.

Mas vocês acreditam em mim, né?

Esse é o x da questão, se falou e mentiu, vai sofrer as consequencias.Vai pagar multar , vai ser preso, enfim...
Eu nunca vi ou ouvi falar de um reporter da veja ser preso ou a editora ter que pagar por causa de reportagens que fez.Se isso nunca aconteceu, qual foi a causa?
Os acusados nw processaram pq?Se processaram e eram mentiras,pq a revista nw foi condenada?
O que tem que existir é censo crítico de quem lê......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2006, 16:58:30 »
Tambem alguns casos tem que considerar que eles podem considerar que se processar, iria chamar atenção demais para o assunto. Então preferem ignorarar, para não ter chance de paracer que é verdade e eles estão processando para não falaram nada.
"The patient refused an autopsy."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Maio de 2006, 17:03:44 »
Outra questão é o tal "segredo da fonte".
Serve sempre como um refúgio.
Qualquer ação esbarra sobre isso.
"Por quê?"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 21 de Maio de 2006, 04:07:54 »
Tambem alguns casos tem que considerar que eles podem considerar que se processar, iria chamar atenção demais para o assunto. Então preferem ignorarar, para não ter chance de paracer que é verdade e eles estão processando para não falaram nada.

Desculpa de aleijado ......
Se nw vai processar tb nw deveria reclamar, isso chama atenção do mesmo jeito....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 21 de Maio de 2006, 04:09:01 »

Ué, esbarra pq?Se a revista nw revela a fonte , tb nw pode provar o que diz, isso caracteriza crime de injuria, seria condenada do mesmo jeito...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Maio de 2006, 11:45:31 »
Um bom texto para refletir a situação.

------------------------------------------------------------------------------

17/05/2006 - Nos porões da imprensa

Por Alberto Dines

(Artigo publicado no Observatório da Imprensa)

Jornalismo de Veja não vê, chuta

A edição nº 1956 de Veja (17/5/2006) transformou-se instantaneamente num clássico da impostura jornalística. A justificativa posterior, assinada pelo diretor de Redação Eurípedes Alcântara, não ficou atrás: é um clássico de cinismo. Juntas, convertem-se na bíblia do parajornalismo – combinação de chantagem, espionagem e paranóia.

A matéria "A guerra dos porões" (págs. 40-45) segue uma linha que Veja persegue há tempos – derrubar o presidente da República, a maior autoridade do país. Mas foi pensada, escrita e editada no extremo oposto – nos porões de uma profissão que já foi considerada missionária, romântica, decente e respeitável.

Esta que se apresenta como a quarta maior revista do mundo ocidental (quem garante?) e agora traveste-se como "a mais respeitada revista brasileira" (está provado, não é?) sintetizou de forma admirável e trágica a história da sua própria decadência.

Embora o presidente Lula tenha protestado em termos impróprios contra o repórter Márcio Aith (sem mencionar o nome), fica evidente que se referia ao parajornalista e pau-mandado Diogo Mainardi, que pegou carona na entrevista concedida pelo banqueiro Daniel Dantas.

Nas redações de revistas noticiosas as matérias passam por muitas mãos, a responsabilidade é da direção da Redação – e, neste caso específico, da alta direção da empresa. Uma acusação ao presidente da República, soprada por uma figura como Daniel Dantas, só pode ser publicada quando há indícios consistentes. Aqui, consistente foi o delírio.

Apuração precária

Tudo na matéria é assumidamente inconsistente, incoerente, duvidoso, incerto e inseguro. A alegação de Eurípedes Alcântara de que as informações publicadas "esgotam a investigação jornalística", além da fanfarronice juvenil é um atestado público das limitações de Veja em matéria de investigação jornalística. Quem não tem competência que não se habilite.

Sem a ajuda de arapongas, espiões e malfeitores de alto ou baixo coturno Veja não consegue dar um passo. Melhor seria que continuasse na esfera da celulite, impotência, incesto, longevidade, botox, infidelidade e espiritualismo – onde, aparentemente, lidera inconteste.

Uma revista adulta, minimamente responsável, não pode inscrever esta explicação simplória debaixo de uma lista com os nomes de grandes figuras da República e as quantias que teriam no exterior:

Veja usou de todos os seus meios para comprovar a veracidade dos dados. Não foi possível chegar a nenhuma conclusão – positiva ou negativa.

Isto não é piada, é epitáfio. Atestado de óbito jornalístico. Conclusão negativa seria uma não-notícia cujo destino é a cesta de lixo. Essa sequer é uma não-notícia, mas simples suspeita veiculada por fonte suspeitíssima e que, apesar dos "seis meses de investigações", continua tão precária quanto antes da investigação. O mesmo aconteceu com os dólares de Havana que a respeitada publicação até hoje não conseguiu comprovar.

Exemplo venezuelano

Que o carro-chefe da Editora Abril tenha optado pelo haraquiri é problema da Abril. Porém a matéria de Veja vai além, ao comprometer a imprensa brasileira como instituição no exato momento em que a palavra de ordem dos calhordas pilhados em flagrante é vilipendiá-la – justamente por que a imprensa aprendeu a investigar e agora consegue se livrar dos vídeos, fitas e dossiês secretos que apareciam misteriosamente nas redações ou eram
comprados de arapongas profissionais.

Passados dois dias da publicação das calúnias em Veja, o que chama a atenção é a absoluta ausência de manifestações opinativas no resto da imprensa sobre o seu aviltante comportamento. Nas edições de domingo (14/5), a matéria e a resposta do presidente Lula mereceram chamadas nas primeiras páginas do Globo e da Folha de S.Paulo. Na segunda-feira o assunto mirrou.

Nenhum editorial, apenas uma opinião, evidentemente apressada, do
articulista Clóvis Rossi (Folha, 14/5, pág. 2), que de Viena considerou os supostos depósitos no exterior "quase impossíveis de desmentir". A imprensa brasileira oficializou a postura do avestruz: Veja provocou uma inédita manifestação de um chefe de Estado, mas isso não pode ser comentado, contestado ou condenado, apenas noticiado. O senso crítico do leitor não pode ser exacerbado.

Um magistrado, um parlamentar e um ministro podem ser linchados pela mídia quando cometem ilícitos. Mas revistas ou jornais são inimputáveis – mesmo em crimes de lesa-pátria e lesa-majestade – graças ao habeas corpus da solidariedade corporativa. Esta mesma camaradagem tipo country club foi intensamente utilizada na vizinha Venezuela e o resultado foi (1) a ascensão do caudilho Hugo Chávez, (2) o ressentimento das massas incultas contra los medios de comunicação e (3) o castigo imposto a todos – bons e maus
jornalistas, bons e maus veículos: uma imprensa encurralada.

Enquanto o narcoterrorismo captura um estado e com ele o Estado, o padrão Veja de jornalismo captura o senso crítico da sociedade brasileira para torná-la presa fácil dos desvarios. [Texto fechado às 21h14 de 16/05]

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Maio de 2006, 00:36:03 »

Ué, esbarra pq?Se a revista nw revela a fonte , tb nw pode provar o que diz, isso caracteriza crime de injuria, seria condenada do mesmo jeito...

O máximo que se consegue é um direito de resposta.

Depois da desgraça feita, o que que isso adianta? Pode é piorar a situação do acusado, afinal, ningúem é santo, e se mexer demais, acaba aparecendo alguma coisa. Aliás, a tática da Veja parece ser essa.

Além do mais, vai é ressucitar algo que, provavelmente, já tenha sido esquecido.

Como diz o ditado: "A emenda sai pior do que o soneto".

Eu acho que se a imprensa brasileira não criar, por ela mesmo, mecanismos de auto-controle eficientes, tipo os do mercado publicitário, o Estado terá que fazê-lo.
E aí vai ser aquela chiadeira.
"Por quê?"

Chaves

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Se for comigo, o esquema é PCC
« Resposta #41 Online: 25 de Maio de 2006, 00:10:39 »
Se a Veja não pode comprovar o que diz, que não publique suspeitas infundadas.

Se publicassem algo que ferisse minha moral ou da minha família, eu não entraria na justiça ou pediria direito de resposta. Matava logo o editor e o jornalista.

Vão fazer gracinha nos quintos dos infernos....
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!