Autor Tópico: Trecho da Veja  (Lida 7328 vezes)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Trecho da Veja
« Resposta #25 Online: 12 de Abril de 2005, 18:05:02 »
Citação de: Snake
Eu gostei dos textos, mas seria melhor consertar os erros de português (se bem que eles vão alterar tudo depois...)
Meu, dá um forcinha eu escrevi o texto na pressa, inundado de vírgulas(uma enchente na verdade)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 12 de Abril de 2005, 18:08:55 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
informações:

qual o seu e-mail?
qual era reportagem?

Editado

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re.: Trecho da Veja
« Resposta #27 Online: 12 de Abril de 2005, 18:12:33 »
Enviado,Fernando!! :dedos:

Agora falta o meu...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Abril de 2005, 18:15:37 »
Enviado,Fernando!! :dedos:

Agora falta o meu...

Espero que publiquem. Na Veja desta semana eles já publicaram as cartas para essa edição especial (foram 160 cartas). Mas eles sempre publicam mais cartas se elas são importantes. Talvez publiquem minha mensagem na semana que vem, ou talvez a daqui a um mês. Isso é bem aleatório. Se é motivo de destaque, eles ainda destacam isso na seção das cartas com um quadro vermelho, um título grande, e imagens.

:!:

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #29 Online: 12 de Abril de 2005, 18:18:29 »
Tomara que tenhamos sucessos...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Abril de 2005, 18:20:15 »
Tomara que tenhamos sucessos...

Publicando ou não, nós teremos, porque isso vai chamar a atenção deles. Mensagem preconceituosa, a ainda mais com a minoria, é algo que tenho certeza que a Veja não quer e que gosta de defender.

Se querem mandar palavrões a alguém, a frase é de Mario Sabino.  :lol:  :P

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Abril de 2005, 18:26:49 »
Citação de: Snake
Eu gostei dos textos, mas seria melhor consertar os erros de português (se bem que eles vão alterar tudo depois...)
Meu, dá um forcinha eu escrevi o texto na pressa, inundado de vírgulas(uma enchente na verdade)

Na verdade eu não entendi muito bem seu texto, principalmente essas partes:

"Claro, que todos estes sentiram o impacto da morte de uma figura importante para a maior religião do mundo" (como assim?)

"Porém, como foi dito, dá a ambígua impressão de que os religiosos sentem a morte de outros religiosos, os ateus não, sendo que isso não corresponde ao fato de que os sentimentos espontâneos e o Papa não é um figura em que pessoas de crenças diferentes do Catolicismo Apostólico(inclusive seus irmãos, os ortodoxos) se guiem." (o que "sentimentos espontâneos" têm a ver com tudo isso?)
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #32 Online: 12 de Abril de 2005, 18:38:23 »
sei, que tal:
Dá uma ambígua impressão de que todos religiosos sentem comoção pela morte,os ateus não.Porém, isso não correspondem com o fato de que o Papa( não Karol Woytla em especial)  é uma figura que desperta sentimentos mais aos católicos apostólicos do que por exemplo os ortodoxos, a igreja-irmã da Igreja Romana.

Que achas Snake?  

Já o maior religião do mundo será substituída por a religião como mais devotos no mundo

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Abril de 2005, 18:41:50 »
Marco, acho melhor você reformular seu texto. Ele não está muito claro. Coloque melhor suas idéias, você foi direto ao ponto, deveria ter feito uma explanação mais calma...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Trecho da Veja
« Resposta #34 Online: 12 de Abril de 2005, 18:44:05 »
Corrigi os dois textos (tem coisas que provavelmente serão cortadas como períodos longos, mas eu também tenho esse problema), aí vai (embora o primeiro já tenha sido enviado, mas whatever):

1º:

Venho através desse e-mail criticar um trecho da Edição Histórica da revista Veja sobre o papa João Paulo II. No texto do editor Mário Sabino, ele faz uma infeliz menção às emoções de uma pessoa atéia: “A última imagem de João Paulo II, registrada poucos dias antes de sua morte, é de uma pungência capaz de emocionar o mais duro coração ateu (...)”.
Eu, como ateu, me senti de certa forma ofendido com essa frase de Sabino. Gosto muito da leitura de Veja, mas dói o meu “coração duro” ao ler algo de tamanha ofensa e falta de conhecimento. Ateísmo é a descrença na existência de Deus. Essa definição não tem nenhuma ligação com o grau emotivo de uma pessoa. Um ateu é quem não acredita em Deus, não é quem tem coração duro. Uma pessoa pode muito bem ser atéia e uma ótima pessoa; a moralidade não necessita de crença religiosa, vide Buda. Comentário muito infeliz do editor da Veja, e espero que levem em consideração essa mensagem de que um ateu não é necessariamente uma pessoa imoral. Um exemplo sou eu mesmo: às vezes me impressiono em como sou mais cristão do que muitas pessoas que rezam todas as noites e vão à missa todos os domingos em nome de Cristo. Certa vez perguntaram ao escritor português José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel, como um ateu como ele podia ser tão bom. Ele simplesmente respondeu: "Eu é que não entendo em como uma pessoa que acredita em um Deus bom pode ser tão má."

Lembrem-se disto: ser ateu não significa não ser emotivo ou ser imoral, só significa não acreditar em Deus, e não é por causa disso que uma pessoa tem de ser má. Hitler era uma pessoa de coração duro, mas que acreditava em Deus.

É com grande pesar que mando essa mensagem à revista Veja por um descuido tão penoso, uma frase tão preconceituosa, coisa que uma das maiores revistas do país deveria evitar.

2º:

Talvez o jornalista que redigiu tal reportagem tenha intencionado uma figura de imagem. Porém, é imprópria. Os ateus talvez não tenham se emocionado, assim como os hindus, os muçulmanos ou protestantes. É claro que todos estes sentiram o impacto da morte de uma figura importante para a religião com maior número de adeptos do mundo, além de sua influência pessoal. O trecho como foi escrito dá uma ambígua impressão de que todos religiosos sentem comoção pela morte, e os ateus não. Porém, isso não significa que o Papa (não Karol Woytla em especial) é uma figura que desperta mais sentimentos aos católicos apostólicos do que, por exemplo, os ortodoxos, a igreja-irmã da Igreja Romana.
Não gostaria de ver mais uma frase dessas em uma revista de tão boa qualidade, e não gostaria de aturar mais uma vez uma situação semelhante na morte de Dalai Lama, do patriarca da Igreja Ortodoxa, do próximo Papa, entre outros.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #35 Online: 12 de Abril de 2005, 18:47:22 »
Bem, eu quis dizer que o trecho é falso, pois os coraçõs moles dos religiosos também não sentiram tanta comoção quanto a dos católicos.
E que eventualmente, foi  uma figura de linguagem infeliz, que dá uma outra impressão muito hostil, principalmente aos ateus...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Abril de 2005, 18:48:22 »
Pois é, acho que você deveria deixar isso mais claro. Deixar claro o que pretende.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #37 Online: 12 de Abril de 2005, 18:50:44 »
Blz...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Abril de 2005, 20:12:54 »
Se alguém quiser mandar algum e-mail, eu criei outra  mensagem:

Tenho de falar sobre algo chato e triste á Veja, preconceito. Na Edição Histórica João Paulo II de abril de 2005 (Edição Especial n° 40), Mario Sabino faz um pré-julgamento muito trsite acreca de uma posição religiosa. Ele diz que a imagem do Papa tentando falar ao público é, de tamanha intensidade emocional que faria desbrochar até mesmo um duro coração ateu. Bem, eu sou um ateu e tenho de dizer que realmente fiquei com um remorsso ao ver a imagem de um idoso sofrendo com o que as doenças do tempo lhe trouxeram. No entanto, não fiquei nada feliz com o a idéia de que um ateu tem o coração duro. Isso foi um tremendo preconceito da parte do autor que me deixou triste. Áteus são pessoas como outras quaisquer, nascem, sentem emoções, gostam de namorar e de sair aos finais de semana, não são pessoas extremamente pessimistas livres de emoção humana, ateus também são seres humanos, eles ficam felizes, tristes, raivosos, apreensivos, ansiosos etc.

Comentário muito triste esse do Sr. Sabino, preconceito é algo que uma revista do feitio da Veja deveria evitar.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Abril de 2005, 20:39:04 »
To: veja@abril.com.br
Subject: Sobre comentário infeliz e preconceituoso.

Sobre trecho da matéria "A Morte de um Forte" na "Edição Histórica João Paulo II de abril de 2005 (Edição Especial n° 40)".

Venho por meio desta correspondência eletrônica manifestar a minha indignação com o preconceito e com a total falta de conhecimento sobre o ateísmo do jornalista Mário Sabino.

Na reportagem supracitada destaco o trecho: "A última imagem de João Paulo II, registrada poucos dias antes de sua morte, é de uma pungência capaz de emocionar o mais duro coração ateu".

Fica implícito, de maneira grave, que ateus não tem sentimentos mais básicos de um humano: piedade, amor, sensibilidade.

Eu, como ateu, fico profundamente triste com este comentário infeliz. Um ateu é como qualquer pessoa, e pode, da mesma forma ou mais intensamente, emocionar-se. A criação de um estereótipo do descrente em Deus foi grande e erronea.

Aguardo por uma retratação.

Saudações,

Ricardo Mioto, estudante, Franca (SP).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 12 de Abril de 2005, 20:43:36 »
Beleza, curto e direto.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Trecho da Veja
« Resposta #41 Online: 12 de Abril de 2005, 21:08:33 »
Pô, vou reescrever e enviar a minha, concentrando esforços!!!

Mioto, sua mensagem também está muito boa

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #42 Online: 13 de Abril de 2005, 00:06:42 »
Fernando , a resposta da editora:

Prezado senhor Fernando,

Respeitamos e agradecemos as observações contidas em sua correspondência.
A direção de VEJA receberá cópia da mensagem, para que tomem conhecimento de seu ponto de vista.
Permanecemos à disposição para futuros contatos.

Atenciosamente,

Gabriella Sandoval
Atendimento ao leitor
Revista VEJA
___________________________________________________________ __________________

Velho, vamos fazer uma troca? Vc refaz a minha carta e manda com meu nome por favor?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Abril de 2005, 12:46:46 »
Não entendi. Você quer que eu escreva uma carta, certo? E mande em seu nome, isso? Bem, eu já disse que estou com problemas. Eu até escrevo um texto, mas outro vai ter de mandar.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #44 Online: 13 de Abril de 2005, 13:17:01 »
Citação de: Fernando
Não entendi. Você quer que eu escreva uma carta, certo? E mande em seu nome, isso? Bem, eu já disse que estou com problemas. Eu até escrevo um texto, mas outro vai ter de mandar.

Blz, você captou a argumentação??

Mioto, eles responderam ao seu e-mail?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Abril de 2005, 13:40:10 »
Beleza, vou re-escrever seu texto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #46 Online: 13 de Abril de 2005, 13:46:51 »
Eu quero mandar também... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 13 de Abril de 2005, 14:15:30 »
Marco, seu texto está bom, só precisa de umas vírgulas. Manda ssim mesmo ou faça outro.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 13 de Abril de 2005, 16:43:25 »
Por enquanto só uma resposta automática:

Subject: Resposta
From: "Veja" <VEJA@abril.com.br>
To: Me  

Prezado leitor (a),

O departamento de Atendimento ao Leitor de VEJA recebeu seu
e-mail.
Sua mensagem eletrônica será encaminhada para a pessoa que melhor
poderá atendê-lo. Se sua carta é destinada à publicação na seção
dos
leitores, queremos adiantar que por uma questão de espaço nem
toda a
correspondência que recebemos é publicada. Qualquer comentário
que ela
contenha será encaminhado aos nossos editores para que eles tomem
conhecimento de suas críticas e observações. Se o objetivo de sua
carta é outro, por favor, aguarde uma resposta posterior.
Agradecemos o
interesse por VEJA e esperamos atendê-lo o mais rápido possível.

Atenciosamente,

Atendimento ao Leitor
Revista VEJA

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 13 de Abril de 2005, 16:46:40 »
A minha parece ter sido a primeira lida, e parece que deram atenção mesmo:

Prezado senhor Fernando,

Respeitamos e agradecemos as observações contidas em sua correspondência.
A direção de VEJA receberá cópia da mensagem, para que tomem conhecimento de seu ponto de vista.
Permanecemos à disposição para futuros contatos.

Atenciosamente,

Gabriella Sandoval
Atendimento ao leitor
Revista VEJA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!