Autor Tópico: Até quando vamos levar porrada?  (Lida 6961 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Até quando vamos levar porrada?
« Resposta #75 Online: 15 de Junho de 2006, 00:18:21 »
Que saco, mais um petista...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #76 Online: 15 de Junho de 2006, 10:11:07 »
Eu me pergunto pq alguns comunistas ainda se consideram céticos....... São tão crédulos quantos vários criacionistas....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #77 Online: 15 de Junho de 2006, 11:36:02 »
mensalão mérito tucano? agora fiquei curioso...
O mensalão já existia no governo FHC e o PT só fez continuar o esquema. Agora me fale se esse esquema estourasse na opinião publica no segundo mandato FHC não ia vir a ser para opinião publica mérito sujo tucano??
O engraçado é que o FHC fez o pior crime ao meu ver ao patrimônio publico a privatização da cvrd, isso sim foi humilhante para o povo brasileiro.

ah, aqui eu queria chegar. nas palavras do próprio fhc, não há evidência alguma de tudo que alegam. mensalão no governo fhc? o dia em que eu ver algum tipo de evidência, e não falo de suposições infundadas e tendenciosas, aí sim podemos falar que mensalão é herança tucana.

quanto à privatização da vale... ela está fazendo um bem maior pro país privatizada do que estaria nas mãos do estado. é engraçado que a vale só ganhou esse vigor que tem hoje POR TER SIDO privatizada, e não falta gente pra olhar e achar que, nas mãos do estado, seria a mesma coisa, só que o lucro viria pra sociedade.
(grifo meu)

Esse é um dos mitos populares que se tem sobre as empresas estatais brasileiras, de que mesmo dando lucro este seria revertido para a sociedade. Tamanha ingenuidade pensar nisso. A Petrobrás é um bom exemplo disso. Pouco importa se dá lucro e se "torna o país auto-suficiente na geração de petróleo", que é outra grande mentira. O lucro da Petrobrás não é revertido para a sociedade.

Falando nisso, a gasolina nunca esteve tão cara. Um litro custando mais que 1 dólar, e isso porque somos "auto-suficientes na produção de petróleo"... :roll:
Amigo a auto-suficiência em petróleo ajuda muita a população, atente-se que o mundo esta vivendo uma crise de petróleo que esta deixando as maiores potencias do mundo (inclusive os EUA) de cabelo em pé, e nos temos agora nossa auto-suficiência de petróleo (lembre-se auto-suficiência de petróleo diferente de gasolina barata imediata) isso significa um grande passo que o Brasil esta dando, daqui a uns anos estaremos insensíveis a crise :ok: a não ser é claro se o bico do PSDB não se meter e privatiza a petrobrás para os estadunidenses :no: .

Como já disseram ainda precisamos importar gasolina, pois o [ironia on] petróleo nacional [ironia off] é um "óleo pesado", não sendo o melhor para a produção de gasolina.

Quanto ao fato da privatização, ela não iria piorar a atual situação. Inclusive a Petrobrás já é uma empresa de economia mista, onde o governo possui 50% mais uma das ações e o restante é da iniciativa privada.

Segundo matéria da USP, o Professor Moutinho dos Santos, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP questiona "Por que a Petrobras venderia mais barato no mercado nacional se há alguém disposto a pagar mais caro lá fora?". Ele acrescenta que baixar os preços só vai fazer com que se consuma mais e as reservas acabem mais rapidamente. "Não é uma boa política beneficiar o consumidor de hoje. É melhor coletar os tributos e usar esses recursos para ganhar mais eficiência".

Ou seja, a Petrobrás está longe de ser uma empresa "social". Para que vou querer manter uma empresa assim, através de meus impostos, se nada do que ela produz me beneficia, ou melhor, não beneficia a sociedade, exceto seus acionistas? Quando vou abastecer meu carro num carro da Petrobrás me sinto taxado duas vezes: pago impostos que sustentam mais uma gigante estatal sem compromisso social direto e pago um absurdo de preço da gasolina que deveria ser mais barato, pela lógica.

Em tempo, concordo com a parte de que "É melhor coletar os tributos e usar esses recursos para ganhar mais eficiência". Sim, é melhor que a Petrobrás seja privatizada e, teoricamente, diminuir a carga de impostos que pagamos para sustentá-la e usar esses impostos para desenvolver tecnologias que diminuam o desperdício de energia, ainda segundo Moutinho.
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 15 de Junho de 2006, 11:43:13 »
É bom lembrar que petróleo não é só para gasolina!

E sobre privatizar totalmente a Petrobrás, eu sou contra.
A sua importância é estratégica para o país. A Matriz Energética de um país deve ter controles severos do Estado.
Só o sistema de Agências não me parece suficiente.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #79 Online: 15 de Junho de 2006, 12:10:03 »
É bom lembrar que petróleo não é só para gasolina!

E sobre privatizar totalmente a Petrobrás, eu sou contra.
A sua importância é estratégica para o país. A Matriz Energética de um país deve ter controles severos do Estado.
Só o sistema de Agências não me parece suficiente.

É bom lembrar que estamos numa economia capitalista de mercado. A única importância da Petrobras na prática é apenas para seus acionistas, e o maior acionista atualmente, que é o Estado, sustentado por nós, não distribui seus lucros e dividendos entre a população.
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 15 de Junho de 2006, 12:14:03 »
É bom lembrar que estamos numa economia capitalista de mercado.

Isso não impede a atuação do Estado no setor.
A questão energética é estratégica.

Agnostic, o que vc pensa do papel da ANP?
"Por quê?"

Chaves

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #81 Online: 15 de Junho de 2006, 12:48:58 »
É bom lembrar que estamos numa economia capitalista de mercado.

Isso não impede a atuação do Estado no setor.
A questão energética é estratégica.

Certamente é estratégica, assim como vários outros recursos do país, incluindo o próprio povo, que é muito mais valioso que o petróleo, por exemplo :-)
Mas infelizmente a realidade se distancia dos ideais.

O elefante estatal pintado de verde e amarelo produtor de pura poluição, que alguns ainda chamam de "energia desenvolvedora do progresso(??)" que socializa seus prejuízos e toma para si seus lucros (leia-se: Petrobras), ainda pode ser fiscalizado mesmo com a maioria de suas ações na iniciativa privada.

Agnostic, o que vc pensa do papel da ANP?

Penso que é extremamente importante para a sociedade brasileira e deve(ria) voltar suas ações mais para atender os aspectos ambiental, racionalização do uso da energia e social em vez de ser mais uma escrava encoberta dos interesses do capital. E não parece atender esses quesitos de maneira muito eficiente. E você, o que pensa do papel da ANP?
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 15 de Junho de 2006, 12:57:37 »
Eu tendo a achar que o setor deve mesmo ser flexibilizado ao máximo.
O modelo de Agências Reguladoras parece funcionar bem nos países desenvolvidos (EUA e países da Europa, p.ex.).

Meu temor é que a economia brasileira não´é suficientemente sólida para suportar contigências internacionais mais graves (conflitos bélicos em larga escala, etc.). Nesses casos, correríamos o risco de (como provavelmente se houver uma privatização total o controle irá para empresas estrangeiras), o setor passe a ser utilizado em favor unicamente dos países de origem das empresas.

Meu temor pode ser exagerado, mas no geral penso que a tendência futura deva caminhar mesmo para uma flexibilização total do setor.

Nos EUA mesmo, o que se vê é que a Agência encarregada da regulamentação e fiscalização do setor tem se empenhado mais, por pressão da sociedade, no sentido dos impactos ambientais e incentivo a outras fontes energéticas, como vc frisou.
"Por quê?"

Chaves

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #83 Online: 16 de Junho de 2006, 13:45:33 »
Citação de: HSette
Meu temor é que a economia brasileira não´é suficientemente sólida para suportar contigências internacionais mais graves (conflitos bélicos em larga escala, etc.). Nesses casos, correríamos o risco de (como provavelmente se houver uma privatização total o controle irá para empresas estrangeiras), o setor passe a ser utilizado em favor unicamente dos países de origem das empresas.

Eu vejo o problema mais no fundo, que é esse setor sendo utilizado em favor unicamente do capital, sem qualquer compromisso com os outros aspectos citados. E isso já acontece, independente de eventualidades internacionais mais graves. Já temos uma "contingência" ocorrendo aqui e agora: celebra-se a "auto-suficiência" da produção "nacional" de petróleo, enquanto este é uma fonte de energia que basicamente só deteriora o meio-ambiente, sem haver sequer preocupação relevante com o fornecimento sustentável de energia ou algum meio de racionalização de seu uso. A única preocupação atual é acompanhar o desenfreado crescimento da curva de demanda a qualquer custo, incluindo a degradação de toda a biosfera. Se houver uma consciência global de que o uso dessa fonte de energia precisa ser reavaliado e racionalizado em nível mundial, o problema da privatização se torna bem menos preocupante. Porém isso seria um tanto utópico, ou no mínimo um sonho ainda muito distante da realidade humana. Particularmente acredito que o mundo será um lugar tremendamente lúgubre de se viver daqui a 50 ou 100 anos.

Citação de: HSette
Nos EUA mesmo, o que se vê é que a Agência encarregada da regulamentação e fiscalização do setor tem se empenhado mais, por pressão da sociedade, no sentido dos impactos ambientais e incentivo a outras fontes energéticas, como vc frisou.

No trecho que grifei você disse tudo. No nosso caso o Estado por si mesmo jamais seria capaz de se empenhar mais nessa regularização e fiscalização se a sociedade não pressioná-lo.
Who cares?

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #84 Online: 17 de Junho de 2006, 11:10:36 »
O tipo que vive em sociedade. O tipo que sabe conversar para ter seus ideais alcançados.
ue :!: as formigas vivem em sociedade e se unem para alcança o objetivo delas, entao seguindo seu ponto de vista elas sao racionais nao?
Formigas vivem em colonias e não em sociedades.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #85 Online: 17 de Junho de 2006, 11:14:31 »
Agnostic, me corrija se estiver errada. Mas antes da telefonia ser privatizada, todos compravam uma linha, com o preço muito salgado,certo? Quando se privatizou, todosa puderam ter um telefone, mesmo pagando assinatura. Mas privatizando o petrolio o que ganhamos com isso?

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #86 Online: 17 de Junho de 2006, 13:42:07 »
O tipo que vive em sociedade. O tipo que sabe conversar para ter seus ideais alcançados.
ue :!: as formigas vivem em sociedade e se unem para alcança o objetivo delas, entao seguindo seu ponto de vista elas sao racionais nao?
Formigas vivem em colonias e não em sociedades.
pelo pouco que sei de Entomologia as formigas vivem sim em uma espécie de sociedade para nosso ponto de vista humano, são eusociais pois apresentam 3 características sobreposição de gerações em um mesmo ninho, o cuidado cooperativo com a prole, e divisão de tarefas (reprodutores e operárias).
...

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #87 Online: 17 de Junho de 2006, 13:49:45 »
Agnostic, me corrija se estiver errada. Mas antes da telefonia ser privatizada, todos compravam uma linha, com o preço muito salgado,certo? Quando se privatizou, todosa puderam ter um telefone, mesmo pagando assinatura. Mas privatizando o petrolio o que ganhamos com isso?
Vamos perde o controle de uma enorme empresa de energia que por sinal é daqui mesmo do Brasil para outros investidores estrangeiros, se bobear como poderá acontecer na CVRD nem brasileira a Petrobrás vai ser  :/ vai ficar bonitinho PetroAmerican  :stunned:
...

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #88 Online: 17 de Junho de 2006, 13:52:57 »
Essa especie de sociedade se chama colonia.

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #89 Online: 19 de Junho de 2006, 10:52:31 »
A sociedade brasileira também não parece uma colônia?
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #90 Online: 19 de Junho de 2006, 11:21:04 »
A sociedade brasileira também não parece uma colônia?

Colonias de formigas são beeeemm mais organizadas........ :)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #91 Online: 19 de Junho de 2006, 16:51:01 »

É importante salientar que pelo menos 49% do capital da Petrobrás pode ser da iniciativa privada, pois ela é uma empresa de economia mista. Bom, o que ganhamos com a privatização é o fato de não sustentarmos mais uma empresa que não socializa seus lucros. Outro ponto que deve ser salientado é o fato da Petrobrás não ser a única fornecedora dos derivados do petróleo em território nacional, ou seja, nossa gasolina não é um "produto estatal" e é ingenuidade pressupor que a Petrobrás é "nossa", ou seja, não é o petróleo que será privatizado, mas apenas mais uma empresa estatal que não reverte seus lucros para a sociedade, enfatizando.
Eu, pelo menos, nunca vi um posto da Petrobrás distribuindo gasolina de graça(não somos "auto-suficientes no petróleo" como eles alegam?). Pelo contrário, muitas vezes os preços finais das concorrentes são mais acessíveis. Entende isso? Sustentamos, através de nossos impostos, uma empresa que não retorna seus lucros para nossa sociedade e somos taxados duplamente(!!) no ato de comprarmos seus produtos nos postos de combustíveis.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #92 Online: 19 de Junho de 2006, 16:53:19 »
Vamos perde o controle de uma enorme empresa de energia que por sinal é daqui mesmo do Brasil para outros investidores estrangeiros, se bobear como poderá acontecer na CVRD nem brasileira a Petrobrás vai ser :/ vai ficar bonitinho PetroAmerican :stunned:

"Vamos"? :roll:

Você é acionista da Petrobrás e vai vender suas ações para investidores estrangeiros?

Realmente não entendi.
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 16:55:30 por Agnostic »
Who cares?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 19 de Junho de 2006, 17:20:01 »

É importante salientar que pelo menos 49% do capital da Petrobrás pode ser da iniciativa privada, pois ela é uma empresa de economia mista. Bom, o que ganhamos com a privatização é o fato de não sustentarmos mais uma empresa que não socializa seus lucros. Outro ponto que deve ser salientado é o fato da Petrobrás não ser a única fornecedora dos derivados do petróleo em território nacional, ou seja, nossa gasolina não é um "produto estatal" e é ingenuidade pressupor que a Petrobrás é "nossa", ou seja, não é o petróleo que será privatizado, mas apenas mais uma empresa estatal que não reverte seus lucros para a sociedade, enfatizando.
Eu, pelo menos, nunca vi um posto da Petrobrás distribuindo gasolina de graça(não somos "auto-suficientes no petróleo" como eles alegam?). Pelo contrário, muitas vezes os preços finais das concorrentes são mais acessíveis. Entende isso? Sustentamos, através de nossos impostos, uma empresa que não retorna seus lucros para nossa sociedade e somos taxados duplamente(!!) no ato de comprarmos seus produtos nos postos de combustíveis.

o barril que a petrobras produz segue o preço internacional, a empresa tem de se manter competitiva.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #94 Online: 20 de Junho de 2006, 15:17:46 »
Mas ela é estatal, sustentada pelos impostos que você e eu pagamos. Então, cadê o compromisso dela com a sociedade? Se é para se manter puramente e meramente "competitiva", que seja totalmente privatizada.
Who cares?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 20 de Junho de 2006, 19:19:53 »
Vamos perde o controle de uma enorme empresa de energia que por sinal é daqui mesmo do Brasil para outros investidores estrangeiros, se bobear como poderá acontecer na CVRD nem brasileira a Petrobrás vai ser :/ vai ficar bonitinho PetroAmerican :stunned:

Vamos eliminar mais um mega cabidão de emprego público e instrumento de barganha política, ajudando o Estado a ficar mais transparente, e menos "gordo". Abriremos a concorrência pelo mercado o que trará muitos investimentos para o Brasil e concorrência quase sempre significa queda nos preços. A pesquisa por novos poços de petróleo aumentará muito, a economia será movimentada por grandes investimentos e aquecimento no mercado de distribuidoras de combustível. Existirá uma menor probabilidade de criminosos controlarem a empresa. E o melhor, não perdemos absolutamente nada com a privatização.
« Última modificação: 20 de Junho de 2006, 19:22:17 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #96 Online: 21 de Junho de 2006, 14:13:52 »
Até que se fosse realmente um mega cabidão de emprego público... mas nem chega a ser exatamente isso. :roll:
Empregos na Petrobrás não possuem exatamente uma função social. Sua política de admissão é rigidamente nos moldes de suprir os interesses corporativos e, em todas as instâncias, meramente a lucratividade. Não há sentido algum em a população sustentar uma empresa assim. Quero dizer com isso que diante de uma vaga do mesmo nível no setor privado e na Petrobrás às vezes pode ser mais fácil consegui-la no primeiro, desconsiderando as empresas que adotam o sistema paternalista de relação de trabalho, obviamente.

Citação de: Amon
E o melhor, não perdemos absolutamente nada com a privatização.

Exatamente.
Who cares?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #97 Online: 21 de Junho de 2006, 14:23:23 »
Até que se fosse realmente um mega cabidão de emprego público... mas nem chega a ser exatamente isso. :roll:
Empregos na Petrobrás não possuem exatamente uma função social. Sua política de admissão é rigidamente nos moldes de suprir os interesses corporativos e, em todas as instâncias, meramente a lucratividade. Não há sentido algum em a população sustentar uma empresa assim. Quero dizer com isso que diante de uma vaga do mesmo nível no setor privado e na Petrobrás às vezes pode ser mais fácil consegui-la no primeiro, desconsiderando as empresas que adotam o sistema paternalista de relação de trabalho, obviamente.

Pra entrar lá, é com concurso não é?

Esses dias eu vi o concurso pra advogado júnior de lá... deu candidato pacas...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 22 de Junho de 2006, 08:11:24 »

Pra entrar lá, é com concurso não é?

Esses dias eu vi o concurso pra advogado júnior de lá... deu candidato pacas...

É tudo concurso público. Mas em me referi aos cargos em comissão e, óbvimanete, os milhares de empregos indiretos que ela gera. Quantas "empresas" de deputados e aliados políticos não prestam serviços para a Petrobras? Mesmo em licitaçõs, todo mundo sabe que é moleza fraudar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!