mensalão mérito tucano? agora fiquei curioso...
O mensalão já existia no governo FHC e o PT só fez continuar o esquema. Agora me fale se esse esquema estourasse na opinião publica no segundo mandato FHC não ia vir a ser para opinião publica mérito sujo tucano??
O engraçado é que o FHC fez o pior crime ao meu ver ao patrimônio publico a privatização da cvrd, isso sim foi humilhante para o povo brasileiro.
ah, aqui eu queria chegar. nas palavras do próprio fhc, não há evidência alguma de tudo que alegam. mensalão no governo fhc? o dia em que eu ver algum tipo de evidência, e não falo de suposições infundadas e tendenciosas, aí sim podemos falar que mensalão é herança tucana.
quanto à privatização da vale... ela está fazendo um bem maior pro país privatizada do que estaria nas mãos do estado. é engraçado que a vale só ganhou esse vigor que tem hoje POR TER SIDO privatizada, e não falta gente pra olhar e achar que, nas mãos do estado, seria a mesma coisa, só que o lucro viria pra sociedade.
(grifo meu)
Esse é um dos mitos populares que se tem sobre as empresas estatais brasileiras, de que mesmo dando lucro este seria revertido para a sociedade. Tamanha ingenuidade pensar nisso. A Petrobrás é um bom exemplo disso. Pouco importa se dá lucro e se "torna o país auto-suficiente na geração de petróleo", que é outra grande mentira. O lucro da Petrobrás não é revertido para a sociedade.
Falando nisso, a gasolina nunca esteve tão cara. Um litro custando mais que 1 dólar, e isso porque somos "auto-suficientes na produção de petróleo"...
Amigo a auto-suficiência em petróleo ajuda muita a população, atente-se que o mundo esta vivendo uma crise de petróleo que esta deixando as maiores potencias do mundo (inclusive os EUA) de cabelo em pé, e nos temos agora nossa auto-suficiência de petróleo (lembre-se auto-suficiência de petróleo diferente de gasolina barata imediata) isso significa um grande passo que o Brasil esta dando, daqui a uns anos estaremos insensíveis a crise a não ser é claro se o bico do PSDB não se meter e privatiza a petrobrás para os estadunidenses .
Como já disseram ainda precisamos importar gasolina, pois o [ironia on] petróleo nacional [ironia off] é um "óleo pesado", não sendo o melhor para a produção de gasolina.
Quanto ao fato da privatização, ela não iria piorar a atual situação. Inclusive a Petrobrás já é uma empresa de economia mista, onde o governo possui 50% mais uma das ações e o restante é da iniciativa privada.
Segundo
matéria da USP, o Professor Moutinho dos Santos, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP questiona "Por que a Petrobras venderia mais barato no mercado nacional se há alguém disposto a pagar mais caro lá fora?". Ele acrescenta que baixar os preços só vai fazer com que se consuma mais e as reservas acabem mais rapidamente. "Não é uma boa política beneficiar o consumidor de hoje. É melhor coletar os tributos e usar esses recursos para ganhar mais eficiência".
Ou seja, a Petrobrás está longe de ser uma empresa "social". Para que vou querer manter uma empresa assim, através de meus impostos, se nada do que ela produz me beneficia, ou melhor, não beneficia a sociedade, exceto seus acionistas? Quando vou abastecer meu carro num carro da Petrobrás me sinto taxado duas vezes: pago impostos que sustentam mais uma gigante estatal sem compromisso social direto e pago um absurdo de preço da gasolina que
deveria ser mais barato, pela lógica.
Em tempo, concordo com a parte de que "É melhor coletar os tributos e usar esses recursos para ganhar mais eficiência". Sim, é melhor que a Petrobrás seja privatizada e, teoricamente, diminuir a carga de impostos que pagamos para sustentá-la e usar esses impostos para desenvolver tecnologias que diminuam o desperdício de energia, ainda segundo Moutinho.