Sim, Josi, mas VEJA BEM

Vc disse em 'primeiro" e "depois"e e eu supus que vc estivesse usando uma linha de tempo. Minha duvida eh essa, vc esta colocando essa ordem em relacao ao tempo (aas etapas, como preferir) ou vc so esta enumerando coisas da religiao? Se for a primeira, eu naturalmente discordo, convenca-nos.
E vc tambem faz entender que Jave nao recompensa a fidelidade do homem em vida. Nao eh isso que os judeus dizem. Jave era o "senhor dos exercitos" e, sejamos sinceros, so ficou sendo deus dos judeus porque eles conseguiram fugir do Egito; senao, nao rolava. Eles fizeram um ACORDO porra.
Eh fato que o cristianismo eh uma religiao das classes baixas - era no comeco, pelo menos; os romanos achavam que era inclusive coisa de gente sem carater. Mas o judeu rico
nao virou o cristao pobre, faz favor. Os homens pobres viraram cristaos, os homens ricos viraram cristaos, o IMPERADOR virou cristao, e o cristianismo foi o guardiao da Roma classica durante a Idade Media e ate hoje tem poder politico e se considera o bastiao da moralidade no Ocidente, nao me venha com essa conversa de pobreza e humildade e o camelo que entra pelo buraco da agulha e etc. Jave eh um, Cristo eh outro, e NENHUM deles diz que nos contentemos com o que o homem faz de ruim para nos.
Alem de que vc esta sendo horrivel ao dizenr que judeu so nao virou cristao porque nao quis perder o dinheiro. Sei la, isso eh muito queima filme.

Meu, catolico eh MUITO queima filme. Eh cada coisa que **** me livre.
Enfim, vc nao respondeu ao que eu disse. Espero ter sido mais clara agora.