Autor Tópico: Qual é o valor da religião para a sociedade?  (Lida 3041 vezes)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Qual é o valor da religião para a sociedade?
« Resposta #25 Online: 25 de Maio de 2006, 12:39:58 »
Existem religiões e religiões. As religiões com maior apelo ao transcendente, maior apelo ao metafísico, com divindades absolutistas, tais como as religiões abraâmicas e suas derivadas, são como um vício. Elas representam uma fuga da realidade e uma mentalidade condicionada(viciada) numa moral baseada em crenças ad hoc.
Já as religiões mais pragmáticas, com mais pontos de contato com a realidade em relação aos seus preceitos, tal como algumas religiões orientais, têm como principal fator recorrente a necessidade de se seguir um código de ética, valorizando mais o mundo físico e o presente, com um sistema mais racional.
Who cares?

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2006, 18:40:01 »
Eu acho que a religião elas primeiro se moldam baseado nas pessoas. depois elas querem moldar o pensamento. Acontecem com o Cristianismo: As pessoas tinham tantos deuses que cada um escolhia o seu favorito(para o benefício proprio, claro!), mas esses deuses, não atendiam aos pobres imigrantes injustiçados hebreus, então, eles criaram um deus que punia a riqueza(qual eles não tinham) e beneficiava após de sua morte, quem fosse pobre e claro, fiel aos seus mandamentos. A religião sempre serviu de conforto. 
As religioes se "moldariam primeiro nas pessoas" PRA QUE? Nao entendi esse pedaco.
E Jave pune os ricos? Se sim, porque os judeus sao em media mais ricos que os cristaos?
E desde quando Jave recompensa no pos-vida? Ele nao prometeu aos judeus terra e vitoria na guerra?!?

e acho que a gente nao pode esquecer (como eu mesma esqueci acima) de lembrar que a religiao ao mesmo tempo serve de regra e de conforto. Ela nao apenas oferece conforto, mas cobra atitudes.

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2006, 18:48:48 »
HSette,  quis dizer que o mito eh incorporado pela religiao, eh um passo anterior a ela. Tipo, a danca de Shiva ou o Verbo de Deus nao nos dizem que devemos amar o proximo e nao transar com mulher menstruada e prestar culto, nem nada.

Dantas,, foi isso que eu quis dizer, mas me expressei de jeito confuso. Quis dizer que os planos pro futuro individual de um ateu param na morte. Ja os religiosos tem um objetivo pos-morte, que eh o essencial; as preocupacoes deles com a vida aqui sao secundarias (onde cabem milagres, interecessoes e tudo o que puder)

Provavelmente ainda estou usando os termos incorretos. Hoje ta dificil.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #28 Online: 27 de Maio de 2006, 11:53:39 »
Eu acho que a religião elas primeiro se moldam baseado nas pessoas. depois elas querem moldar o pensamento. Acontecem com o Cristianismo: As pessoas tinham tantos deuses que cada um escolhia o seu favorito(para o benefício proprio, claro!), mas esses deuses, não atendiam aos pobres imigrantes injustiçados hebreus, então, eles criaram um deus que punia a riqueza(qual eles não tinham) e beneficiava após de sua morte, quem fosse pobre e claro, fiel aos seus mandamentos. A religião sempre serviu de conforto.
As religioes se "moldariam primeiro nas pessoas" PRA QUE? Nao entendi esse pedaco.
E Jave pune os ricos? Se sim, porque os judeus sao em media mais ricos que os cristaos?
E desde quando Jave recompensa no pos-vida? Ele nao prometeu aos judeus terra e vitoria na guerra?!?

e acho que a gente nao pode esquecer (como eu mesma esqueci acima) de lembrar que a religiao ao mesmo tempo serve de regra e de conforto. Ela nao apenas oferece conforto, mas cobra atitudes.
A religião dita o que você tem que fazer, o que pensar. Eu não acho que isso é um favor. Por causa dessa mania de ditar o que devemos fazer, os homens-bomba, estam se explodindo por aí, pois Maomé disse que as outrs religões que não se curvarem a sua doutrina, deveram ser massacrados.
 Eu vou te explicar o que eu quiz dizer com um  exemplo que realmente aconteceu:
Jesus era judeu. É certo muitos eram ricos. Mas a maoiria era pobre. Após sua morte, foram escritos os evangélios, e naquela época a maioria dos judeus(e alguns hebreus) eram pobres, o Critianismo foi o conforto. O Cristianismo se moldou aos judeus(e alguns hebreus) pobres dizendo que o pobre no céu, será rico. E o rico será pobre. Porisso que ainda se tem judeus, pois se eles também aceitasse, ser cristão, teria que largar o dinheiro e viver uma vida Humilde. Assim como uma passagem da bíblia que diz, que um homem rico tinha a esperança que Jesus fosse na sua casa, mas tinha poucas esperanças pois era cobrador de impostos. Mas Jesus foi, ele devolveu todo o dinheiro para os aldeões.Sem preconceito nenhum, posso simplificar " o judeu rico, virou o cristyão pobre.
"Adoro tudo que eu não conheço."

rizk

• Visitante
« Resposta #29 Online: 28 de Maio de 2006, 01:12:34 »
Sim, Josi, mas VEJA BEM
 :sotto:

Vc disse em 'primeiro" e "depois"e e eu supus que vc estivesse usando uma linha de tempo. Minha duvida eh essa, vc esta colocando essa ordem em relacao ao tempo (aas etapas, como preferir) ou vc so esta enumerando coisas da religiao? Se for a primeira, eu naturalmente discordo, convenca-nos.

E vc tambem faz entender que Jave nao recompensa a fidelidade do homem em vida. Nao eh isso que os judeus dizem. Jave era o "senhor dos exercitos" e, sejamos sinceros, so ficou sendo deus dos judeus porque eles conseguiram fugir do Egito; senao, nao rolava. Eles fizeram um ACORDO porra.

Eh fato que o cristianismo eh uma religiao das classes baixas - era no comeco, pelo menos; os romanos achavam que era inclusive coisa de gente sem carater. Mas o judeu rico nao virou o cristao pobre, faz favor. Os homens pobres viraram cristaos, os homens ricos viraram cristaos, o IMPERADOR virou cristao, e o cristianismo foi o guardiao da Roma classica durante a Idade Media e ate hoje tem poder politico e se considera o bastiao da moralidade no Ocidente, nao me venha com essa conversa de pobreza e humildade e o camelo que entra pelo buraco da agulha e etc. Jave eh um, Cristo eh outro, e NENHUM deles diz que nos contentemos com o que o homem faz de ruim para nos.

Alem de que vc esta sendo horrivel ao dizenr que judeu so nao virou cristao porque nao quis perder o dinheiro. Sei la, isso eh muito queima filme.  :x

Meu, catolico eh MUITO queima filme. Eh cada coisa que **** me livre.

Enfim, vc nao respondeu ao que eu disse. Espero ter sido mais clara agora.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Maio de 2006, 15:55:33 »
Sim, Josi, mas VEJA BEM
 :sotto:

Vc disse em 'primeiro" e "depois"e e eu supus que vc estivesse usando uma linha de tempo. Minha duvida eh essa, vc esta colocando essa ordem em relacao ao tempo (aas etapas, como preferir) ou vc so esta enumerando coisas da religiao? Se for a primeira, eu naturalmente discordo, convenca-nos.

E vc tambem faz entender que Jave nao recompensa a fidelidade do homem em vida. Nao eh isso que os judeus dizem. Jave era o "senhor dos exercitos" e, sejamos sinceros, so ficou sendo deus dos judeus porque eles conseguiram fugir do Egito; senao, nao rolava. Eles fizeram um ACORDO porra.

Eh fato que o cristianismo eh uma religiao das classes baixas - era no comeco, pelo menos; os romanos achavam que era inclusive coisa de gente sem carater. Mas o judeu rico nao virou o cristao pobre, faz favor. Os homens pobres viraram cristaos, os homens ricos viraram cristaos, o IMPERADOR virou cristao, e o cristianismo foi o guardiao da Roma classica durante a Idade Media e ate hoje tem poder politico e se considera o bastiao da moralidade no Ocidente, nao me venha com essa conversa de pobreza e humildade e o camelo que entra pelo buraco da agulha e etc. Jave eh um, Cristo eh outro, e NENHUM deles diz que nos contentemos com o que o homem faz de ruim para nos.

Alem de que vc esta sendo horrivel ao dizenr que judeu so nao virou cristao porque nao quis perder o dinheiro. Sei la, isso eh muito queima filme. :x

Meu, catolico eh MUITO queima filme. Eh cada coisa que **** me livre.

Enfim, vc nao respondeu ao que eu disse. Espero ter sido mais clara agora.
Estou usando, SIM, uma linha de tempo. Eu já disse porque, eu acho isso. Também estou me refirindo a Deus cristão, lembre-se que os judeus não considera Jesus, como o filho de Deus.
Refiri o judeu, que não quer perder dinheiro no fato de uma passagem da Biblia qual um cobrador de impostos judeu, recebeu Jesus em sua casa e decici se converter em nome de Cristo então ele devoltou todo o dinheiro dos aldeões, eu já respondi isso antes!

Offline AllanCMM

• Nível 04
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Maio de 2006, 18:41:13 »
Humanidade é como um grupo de cavalos selvagens que precisam de um cabresto (religião) para serem domados  :hein: :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 30 de Maio de 2006, 19:04:48 »
Humanidade é como um grupo de cavalos selvagens que precisam de um cabresto (religião) para serem domados  :hein: :ok:

Talvez em um determinado momento.  Mas o fato é que não é preciso se conformar com tão pouco.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #33 Online: 30 de Maio de 2006, 22:56:51 »
Estou usando, SIM, uma linha de tempo. Eu já disse porque, eu acho isso. Também estou me refirindo a Deus cristão, lembre-se que os judeus não considera Jesus, como o filho de Deus.
Refiri o judeu, que não quer perder dinheiro no fato de uma passagem da Biblia qual um cobrador de impostos judeu, recebeu Jesus em sua casa e decici se converter em nome de Cristo então ele devoltou todo o dinheiro dos aldeões, eu já respondi isso antes!

Ou nao estamos falando da mesma coisa, ou voce esta deliberadamente ignorando o que eu escrevi, ou voce esta louca.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2006, 13:57:08 »

Ou nao estamos falando da mesma coisa, ou voce esta deliberadamente ignorando o que eu escrevi, ou voce esta louca.
:P
Acho que não estamos falando sobre o mesmo assunto!!!!!

rizk

• Visitante
« Resposta #35 Online: 01 de Junho de 2006, 01:02:23 »
Tbm espero, porque a possibilidade de eu estar te ignorando ou ficando tbm existe :lol:

Estou desistindo daqui ate as coisas ficarem mais claras, porque ja nao estou entendendo mais nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!