Autor Tópico: Alguém com facilidade em biologia  (Lida 2521 vezes)

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
Alguém com facilidade em biologia
« Online: 23 de Maio de 2006, 21:33:02 »
Bom... em primeiro lugar, não quero divulgar racismo e nem superioridade racial de nenhuma etnia. É só uma dúvida e um tópico aberto a discussões. Todos aqui sabem que todos os cães pertencem a mesma espécie (canis familiaris) no entanto algumas raças assimilam melhor o aprendizado, ou seja, são mais inteligentes. Usei os cães apenas como um exemplo, por serem próximos de nós, mas o mesmo ocorre em cavalos, primatas, aves... Poderia também ocorrer em humanos!? Será possível a existência de uma raça mais inteligente que a outra? Opiniões que expressem ódio racial serão desconsideradas, quero respostas inteligentes.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Alguém com facilidade em biologia
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2006, 21:38:51 »
Não, porque não há raças humanas, literalmente falando. O que existem são etnias, com pequenas diferenças na aparencia, mas enormes semelhanças genéticas. Não sei bem os cães, mas me parece que as raças são raças mesmo e o DNA deles tem muito mais cromossomos que o dos humanos.

Poderia ocorrer? Poderia, mas não ocorre. Alguém que está mais por dentro das pesquisas genéticas pode dar uma resposta mais completa que a minha?

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2006, 21:43:05 »
Não, porque não há raças humanas, literalmente falando. O que existem são etnias, com pequenas diferenças na aparencia, mas enormes semelhanças genéticas. Não sei bem os cães, mas me parece que as raças são raças mesmo e o DNA deles tem muito mais cromossomos que o dos humanos.

Poderia ocorrer? Poderia, mas não ocorre. Alguém que está mais por dentro das pesquisas genéticas pode dar uma resposta mais completa que a minha?

Na minha opinião etinia é eufemismo pra raça.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2006, 21:46:34 »
Bom... alguma palavra tem que servir pra dizer o que são "negros" e "brancos" e "raça" parece que não serve...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2006, 21:54:33 »
Já ouvi dizer que os judeus asquenazes tendem a ter um QI superior às demais etnias por motivo genético.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2006, 22:01:35 »

Nossa raça é humana.

Nossa etnia pode ser: hebraica, africana, aborígene, latina...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2006, 22:06:00 »
Terminologias à parte, é claro que há variação de aptidões entre as etnias humanas.  Igualmente claro é que a variedade de características físicas que há entre os cães não tem paralelo nos humanos.  Coloque um Chihuaua ao lado de um dinamarquês e você verá que há muito mais motivo para dizer que são raças distintas do que se escolhessemos quaisquer dois seres humanos.

Mas isso são características físicas.  Para as mentais, quero crer que há muito mais peso dos fatores ambientais do que dos genéticos.  A forma como você vive conta muito mais do que quais são os seus genes (excetuados, é claro, casos extremos como o da Síndrome de Down).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2006, 22:58:18 »
Sim, há diferenças genéticas entre diferentes etnias e a inteligência é pelo menos parcialmente definida geneticamente. Poderíamos até dizer que indivíduos de uma determinada etnia são em média mais ou menos inteligentes do que a média de outra. Mas a variação de inteligência entre indivíduos de uma mesma etnia é grande o suficiente para se afirmar que a etnia não é um método nem próximo do razoável para prever a inteligência de uma pessoa.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Rhyan

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2006, 00:39:11 »
Por quê os negros se destacam tanto no atletismo?

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2006, 00:43:22 »
Já que estamos falando de possibilidades, eles podem ter uma herança genética que favoreça os musculos.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2006, 00:49:54 »
Ou a resistência física.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2006, 00:59:42 »
Mas resistência fisica não explica os 100 metros rasos. Mas pode ser os genes fisicos como um todo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2006, 08:07:07 »

Não são os negros de uma forma geral.  Há inúmeras etnias negras.  Algumas delas predispõem a tipos físicos específicos que tem vantagem em certos esportes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2006, 10:07:11 »

Não são os negros de uma forma geral. Há inúmeras etnias negras. Algumas delas predispõem a tipos físicos específicos que tem vantagem em certos esportes.

Vide quenianos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2006, 11:08:18 »
Abolir o termo raça além de uma questão de ser politicamente correta, tem alguma base genética. A questão é que a variabilidade entre as etnias humana é muito menor do que as encontradas entre raças de cães ou cavalos!

E como citado pelo Dantas, existem várias etnias com a cor da pele escura, e algumas surgiram de forma independente, como nos povos africanos e australianos.

E quanto à diferença de inteligência, farei uma observação nada científica, mas observo muitas vezes e concluo que, salvo raras exceções como entre os gênios indianos (que geralmente moram nos EUA ou Inglaterra), o nível de "inteligência" entre os diferentes povos parece ser proporcional ao poder aquisitivo desses. Vejo maiores chances de sucesso profissional em um finlandês educado na Finlândia do que um etíope em suas condições naturais.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #15 Online: 24 de Maio de 2006, 11:11:44 »

Acho que pelo menos entre os povos da savana africana ocorreu seleção natural mesmo. Aqueles com maior resistência física, pernas longas e massa muscular nelas, tiverem maiores chances de sobrevivência em relação aos predadores. E essas características foram passadas pros descendentes.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2006, 15:10:59 »

Nossa raça é humana.

Não. Ser humano é a espécie(homo sapiens[i/]), não a raça.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Maio de 2006, 15:12:35 »
Obrigado a todos pelas respostas, com algumas concordo com outras não... Mas enfim, agradeço.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Maio de 2006, 17:01:10 »
Pode-se dizer que existem raças humanas, mas que não necessariamente correspondem exatamente ao conceito social que se tem das raças. Raça é uma coisa, etnia é outra, ainda que haja alguma correlação. Pode-se dizer que raças são linhagens que se separaram há algum tempo e acumularam algumas diferenças entre si. Etnias são algo meio parecido, mas relativo principalmente à cultura, sendo incidentalmente racial. Mas podem por exemplo, duas ou mais raças comporem uma mesma etnia, bem como uma mesma raça se dividir em mais de uma etnia, ou seja, dividirem caracteres culturais, mas sendo ainda praticamente indistinguíveis biologicamente.

Citação de: Psychocandy
Abolir o termo raça além de uma questão de ser politicamente correta, tem alguma base genética. A questão é que a variabilidade entre as etnias humana é muito menor do que as encontradas entre raças de cães ou cavalos!
Mas essas são raças artificiais de cães e cavalos, o que possibilita mesmo uma diferenciação genética muito mais drástica, mas acredito que o grau de diferença entre as raças naturais de animais e entre as raças humanas (também "naturais") deva ser mais ou menos o mesmo, ou ao menos, não tão drasticamente diferentes.

Acho que foi o Lewontin que uma vez defendeu a inexistência de raças com base numa argumentação mais ou menos que existe maior variação dentro das populações-raças do que entre elas; mas acho que da mesma forma que esse critério genético eliminaria raças, também eliminaria diversas espécies, senão a maioria... não temos uns 70% de genes em comum com bananas? Fico curioso para saber se existiria alguma raça não-humana por esses critérios... acho que foram construídos justamente para tentar "refutar" as raças, escolhendo primariamente um critério genético que tirou sei lá de onde, e vendo então que as linhagens-raças não satisfaziam esse critério... mas o correto mesmo, ainda que meio tautológico, seria analisar a genética dessas linhagens para então determinar o que é esperado das variações genéticas entre raças... senão é meio como eu dizer que, não há espécies, pois todas tem o mesmo código genético! Ignorando outros conceitos de espécie (os reais) totalmente.

Quanto a diferenças de inteligência entre raças humanas: considerando a inteligêncai como um caractere, e como sendo em boa parte "geneticamente determinado" (por exemplo, uma galinha é mais burra que um cão, não importa quanto se treine a galinha, e um cão pode ser tão inteligente quanto for, que nunca vai ser como um humano, etc), devem haver variações entre indivíduos e populações. Mas justamente por haver essa diferença entre as raças naturais e as raças artificialmente desenvolvidas, não é esperada uma diferença de qualquer caractere tão significativa quanto as encontradas em raças como as raças de cães.

Considerando particularidades do caractere "inteligência", acaba se esperando diferenças ainda menores. As demais diferenças entre as populações humanas, de modo geral são consideravelmente significativas para a seleção natural, mas diversos graus de variação de inteligência na verdade não apresentam vantagem significativa em sobrevivência ou reprodução, para serem selecionados Um Einstein ou um Hawking no pleistoceno ou na idade média não seria uma espécie de gênio que levaria vantagem sobre todos, tendo mais filhos que todo mundo, ou sempre garantindo melhores condições para os seus parentes portadores dos mesmos genes. Na verdade, não é assim ainda hoje, uma inteligência acima da média não significa grande vantagem reprodutiva, é como se a espécie atingisse um platô de inteligência. As variações das bases biológicas da inteligência devem então ser maiores dentro das populações do que entre elas. As diferenças de desenvolvimento entre os países e continentes, bem como diferenças de QI entre populações podem ser satisfatoriamente explicadas por outros fatores diversos, como o desenrolar da história e recursos naturais disponíveis em cada ambiente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2006, 17:05:15 »
Pode ser em alguma parte por seleção natural, mas acho que principalmente por tradição.

Veja por exemplo, o futebol inglês, e o futebol dos EUA. Os EUA são, geneticamente, ingleses, na sua maior parte. E são mais ingleses, mais numerosos, do que os que vivem naquela ilhazinha da Inglaterra. Daí esperaria-se se tivesse pelo menos tantas "seleções da Inglaterra" quantas coubessem na população descendente de ingleses dos EUA. Mas o que ocorre é que não se tem nem mesmo uma.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2006, 20:25:24 »
E a natação ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2006, 20:25:52 »

Nossa raça é humana.

Não. Ser humano é a espécie(homo sapiens[i/]), não a raça.

Somos homo sapiens sapiens, falei "humanos" de uma forma de geral para corrigir seu equívoco.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2006, 20:26:12 »
Alguem tem conhecimento sobre os judeus asquenazes?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2006, 21:37:58 »
saiu uma matéria na viver mente e cérebro dizendo algo a esse respeito, mas não me lembro se era "bem, os judeus asquenazes são inteligentes, logo devem ter genes para inteligência", ou se de fato encontraram tais genes e entenderam sua função específica na inteligência.

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Maio de 2006, 22:30:11 »
eu sou radical quanto a esse assunto: as diferenças biológicas e genéticas que existem na espécie humana não são assunto, porque irrelevantes.

simplesmente não faz diferença nenhuma para a vida de alguém se um judeu asquenaz pode fazer continhas mais rápido que um corredor queniano. nem para o mundo. nem para a evolução da humanidade. nem para o desenvolvimento da ciência. nem mesmo para uma diversão de fim de semana. e principalmente NUNCA para a paz e a tranquilidade.
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!