Autor Tópico: Alguém com facilidade em biologia  (Lida 2522 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Alguém com facilidade em biologia
« Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2006, 23:00:21 »
Não necessariamente. Ao se observar alterações do fenótipo, podemos encontrar o(s) gene(s) responsável(is) por isso. E a essa descoberta pode levar a implicações importantes, incluindo tratamento de doenças.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2006, 09:59:39 »
Alguem tem conhecimento sobre os judeus asquenazes?

A única coisa que sei sobre eles é que devido consangüinidade, eles apresentam freqüências altas de algumas doenças genéticas, principalmente relacionadas ao metabolismo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2006, 10:54:29 »
Mas essas são raças artificiais de cães e cavalos, o que possibilita mesmo uma diferenciação genética muito mais drástica, mas acredito que o grau de diferença entre as raças naturais de animais e entre as raças humanas (também "naturais") deva ser mais ou menos o mesmo, ou ao menos, não tão drasticamente diferentes.

Lembro que logo após a publicação de um artigo sobre o genoma do cão (acho que saiu na nature) foram feitos vários estudos comparativos entre as raças, que mostraram variação genética maiores neles do que entre populações humanas. Algo aceitável já que diferenças genéticas são diretamente ligadas a isolamento reprodutivo, e muitas raças de cães estão isoladas reprodutivamente, um labrador por exemplo, é isolado de um chiuaua, diferentes de muitas populações humanas, que frequentemente trocam genes, exceto povos como pigmeus e Ashkenazi.

Tem alguns bons artigos sobre o tema:

D. N. Irion, A. L. Schaffer, T. R. Famula, M. L. Eggleston, S. S. Hughes, and N. C. PedersenAnalysis of Genetic Variation in 28 Dog Breed Populations With 100 Microsatellite Markers.Journal of Heredity 2003:94 (2003).

Relethford, J. Genetics of moderno human origins and diversity. Ann Rev Anthopol. 27:1-23. 1998.

Sagiv Shifman1 & Ariel Darvasi. The value of isolated populations. Nature Genetics  28, 309 - 310 (2001)
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Maio de 2006, 12:51:25 »
nem eu mesmo entendo direito o que escrevi antes, então vou tentar dizer novamente....

acho que não se pode usar o distanciamento genético de raças criadas por seleção aritificial como critério para distânciamento genético de raças, já que as raças naturais, são criadas por pressões seletivas bem mais sutis, e talvez principalmente por capacidade de dispersão geográfica simplesmente.

A troca de genes entre populações humanas também não é tão diferente desses casos de populações naturais de outros animais. A maioria das pessoas, ainda hoje, e praticamente de maneira absoluta até décadas recentes, vivia e morria não muito distante de onde nasceu, e por lá mesmo é que teria filhos. Isso faz com que se tenha filhos mais provavelmente com alguém mais ou menos aparentado, em termos populacionais. Mesmo com transporte de longas distâncias, não é como se houvesse acasalamento "assortativo" entre os humanos. Em popoulações que ainda vivem de modo "primitivo", parece que a coisa é pior ainda: li no "armas, germes e aço", que se duas pessoas (não lembro de onde) se encontram em algum lugar, para que elas não comecem uma luta até a morte, começam antes a discutir, tentanto achar allgum parentesco entre elas; se tiverem parentes em comum, não tentam matar um ao outro.

Em "genes, povos e línguas", o autor, que é até meio crítico do conceito de raças e de que há diferenças genéticas significativas entre elas, diz e explica que com a diferenças existente, ainda é possível fazer algo bem interessante: distribuir pontos em um gráfico, com dois eixos (horizontal e vertical), pontos referentes a diversas populações do mundo, e distribuidos de acordo com o distânciamento genético com relação a todos os outros... depois de feito isso, acaba resultando em algo que, se fosse sobreposto a um mapa mundi nas proporções corretas, as populações coincidiriam bastente com seu respectivo local no mapa mundi.

Na verdade, é um pouco diferente porque seria meio que uma Pangéia, com exceção da Austrália, acho, porque a travessia dos ocenanos não representou grande divergência genética, em humanos não são tanto as barreiras geográficas que criam isolamento, mas é mais como "espécies em anel", a variação gradual ao longo da dispersão geográfica. Algo relativo a isso pode ser visto aqui, tem até um mapa mais ou menos no sentido desse que falei, mas em vez de pontos tem cores, é mais "agregador" que o critério dos pontos, acho:
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Cavalli-SforzaMap.jpg

(não tem o continente americano aí, não sei por que!)

Artigo sobre o autor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Luigi_Luca_Cavalli-Sforza

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #29 Online: 25 de Maio de 2006, 13:16:40 »
É a pressão sobre raças "artificiais" é bem maior, o que evidencia bastante as diferenças genéticas e principalmente fenotipicas! Concordo com um esquema no estilo "espécie em anel", seria uma representação bem geral, mas também existe a continua migração, ou das populações locais, ou de outras para a área isolada. Até povos aparentemente isolados como índios possuem um nível considerável de mistura. E se considerarmos eventos históricos como cruzadas, descoberta das Américas, escravidão, guerras mundiais, essas misturas homogeneizaram ainda mais o mapa!

Obs: acho que colocar América ia acabar com o raciocínio, por isso foi melhor nem colocá-la!

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Maio de 2006, 18:49:24 »
Não necessariamente. Ao se observar alterações do fenótipo, podemos encontrar o(s) gene(s) responsável(is) por isso. E a essa descoberta pode levar a implicações importantes, incluindo tratamento de doenças.

ok. mas para tratar doenças é preciso comparar as "raças" como um todo, em todas as caracterísiticas??? claro que é bom descobrir porque certos fenótipos são imunes ou resistentes a certas doenças, mas para esse tipo de pesquisa não é necessário iniciar "comparações sistêmicas" entre os seres humanos dos fenótipos envolvidos. ou não?
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #31 Online: 25 de Maio de 2006, 19:36:51 »
Uma área muito em voga ultimamente é a etnofarmacologia. Alguém já ouviu falar nisso ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #32 Online: 25 de Maio de 2006, 19:51:11 »
Acho que é algo relacionado com medicamentos que atuem especificadas em algumas etnias?! Tem alguns marcadores genéticos que podem ajudar nisso. Na graduação trabalhei com um desses marcadores em populações negróides de quilombo, mas nem sempre eles apareciam!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #33 Online: 25 de Maio de 2006, 20:55:26 »
Essa é uma questão interessante. Por posturas de aversão ao racismo, como a da Sharon ( por favor, não se ofenda, não é pessoal ), nas últimas décadas a ciência procurou ignorar tudo o que está relacionado a diferença entre etnias. A "propaganda" é a de que, retirando a pele, somos todos absolutamente iguais. Toda e qualquer evidência de que isso simplesmente não é verdade foi sumariamente ignorada e qualquer um que cogitasse discutir o assunto foi considerado racista.

Na última década, alguns pesquisadores resolveram tentar demonstrar como os afro-americanos são boicotados pelo sistema de saúde e pela classe médica. Começaram a encontrar vários indícios de que eles teriam, em comparação com os caucasianos, controle inadequado da hipertensão arterial, maior risco de infartos, derrames, etc.

Uma análise mais cuidadosa, no entanto, evidenciou que as condições sócio-econômicas e o preconceito não eram suficientes para explicar esses achados. Descobriram então que a uniformização dos protocolos de tratamento levou a utilização de medicações que não eram tão eficazes para os afrodescendentes quanto para os demais.

Nós não somos todos iguais sob a pele. Há mais características comuns a membros de determinada etnia do que a quantidade de melanina. Conhecer e compreender essas diferenças provavelmente será mais útil ao combate ao racismo do que a negação do óbvio. Obviamente o caráter, entre outras características realmente importantes de uma pessoa não tem nenhuma relação com etnia.
« Última modificação: 25 de Maio de 2006, 22:04:21 por Stéfano »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Maio de 2006, 20:58:10 »
:clap: :clap: :clap:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 25 de Maio de 2006, 22:00:37 »
Alguém tinha de dizer isso, cedo ou tarde... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #36 Online: 25 de Maio de 2006, 22:18:58 »
Não acho que isso seja novidade.

Todos aqui sabem que o homem é bem mais resistente que a mulher, por ex..
E o homem tem tendencia a ser mais inteligente, ou não?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #37 Online: 25 de Maio de 2006, 22:24:58 »
Citação de: Rhyan
Defina "inteligência".

Rhyan

• Visitante
« Resposta #38 Online: 25 de Maio de 2006, 22:26:46 »
QI alto? Raciocínio logico?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #39 Online: 25 de Maio de 2006, 22:34:50 »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #40 Online: 25 de Maio de 2006, 22:35:08 »
Na Wikipedia, encontramos boas definições:

Existem dois "consensos" de definição de inteligência. O primeiro, de "Intelligence: Knowns and Unknowns", um relatório de uma força-tarefa congregada pela Associação Americana de Psicologia em 1995:

"Os indivíduos diferem-se na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenômenos."
Uma segunda definição de inteligência vem de "Mainstream Science on Intelligence", que foi assinada por 52 pesquisadores em inteligência, em 1994:

"uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber'"

Rhyan

• Visitante
« Resposta #41 Online: 25 de Maio de 2006, 22:40:50 »
Obrigado pessoal!
:ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Maio de 2006, 10:01:00 »
sobre a questão médica, meu palpite é o seguinte... raças são linhagens divergentes, ou há grandes linhagens divergentes, mesmo que não se queira chamá-las de "raças" por alguma razão. A genética de populações simplesmente já preveria que haveria alguma diferença na distribuição de genes, simplesmente pela divergência das linhagens. Essa distribuição diferencial de genes não tem por que se referir apenas a genes "normais", mas também inclui genes ralacionados a problemas de saúde. Assim é esperado que dentre as diversas raças/populações, hajam diferentes incidências de problemas de saúde que possam ser atribuídos a uma causa genética.

Acho que isso, por outro lado, talvez valha mais em sentido populacional, do que racial, ou seja, negros descendentes de escravos devem ter incidências diferentes das populações negras ancestrais (que já eram uma mistura de diversas populações negras, capturas de diversas tribos africanas por tribos inimigas, vendidas aos europeus) e não algo homogêneo, ou de negros em geral, e o mesmo para descendentes de europeus nas Américas e os europeus atuais.

Fora a simples divisão populacional que distribui os genes de modo desigual, cada grande linhagem e subpartes dela, foram expostas a algumas pressões seletivas diferentes, o que novamente pode ter influenciado nesse tipo de coisa. Em alguns casos, pessoas com alguma resistência a problemas (locais) maiores podem ter mantido, "dado carona", a outros problemas menores, e em outros locais a coisa pode ter se dado com variáveis diferentes.

Além disso, também tem, e talvez sejam ainda mais significativos, os problemas de saúde relacionados mais a condições sociais que são apenas incidentalmente raciais.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #43 Online: 26 de Maio de 2006, 10:13:15 »
Não acho que isso seja novidade.

Todos aqui sabem que o homem é bem mais resistente que a mulher, por ex..

De novo não, tá!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #44 Online: 26 de Maio de 2006, 10:24:20 »
haha calma... nem participei do outro tópico...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #45 Online: 26 de Maio de 2006, 10:46:19 »
Ok, então verifique, hoje meu humor não me permite discutir nada!

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Maio de 2006, 19:05:53 »
Essa é uma questão interessante. Por posturas de aversão ao racismo, como a da Sharon ( por favor, não se ofenda, não é pessoal ), nas últimas décadas a ciência procurou ignorar tudo o que está relacionado a diferença entre etnias.

o/ confesso que sou radical!!!

Nós não somos todos iguais sob a pele. Há mais características comuns a membros de determinada etnia do que a quantidade de melanina. Conhecer e compreender essas diferenças provavelmente será mais útil ao combate ao racismo do que a negação do óbvio. Obviamente o caráter, entre outras características realmente importantes de uma pessoa não tem nenhuma relação com etnia.

ESSE tipo de pesquisa pode.

:P
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!