Zangari,
Li os abstracts que você passou, e eram mais ou menos o que eu disse, só faltou o dos coelhos, mas eu posso ter me enganado e imaginado aquilo, ou a pessoa que escreveu a mensagem que li na lista é que se enganou..... mas... alguém já propôs algum mecanismo físico plausível, testável, para esse tipo de fenômeno?
E... ainda que seja um "ad hominem".... não posso deixar de ficar com um pé atrás quando as publicações são "The Parapsychological Association" e "Journal of Scientific Exploration"..... se bem que não conheço realmente esse pessoal, só acho meio suspeito, pessoas que talvez tivessem alguma tendência a ver o que querem e a colaborar com os resultados desejados....
... eu tenho uma certa aversão aos termos "paranormal", "sobrenatural".... acho que as coisas são sempre físicas, "normais" (ainda que não no sentido de "modais"), e completamente naturais. Mesmo algo que hoje seja considerado assim, se eventualmente fosse comprovado o fenômeno, eu acho que teria que ser considerado como fenômeno natural não compreendido, não como comprovação do "sobrenatural". "Sobrenatural" me dá a impressão de algo que é meio que inerentemetne inexplicável, que violoa as leis naturais, e não simplesmente algo que não se tenha a explicação de como funciona segundo as leis naturais...