Autor Tópico: Ceticismo e Religiosidade (era Re: Os Fundamentos do Ateísmo)  (Lida 3212 vezes)

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
Ceticismo e Religiosidade (era Re: Os Fundamentos do Ateísmo)
« Online: 25 de Maio de 2006, 15:50:22 »
De fato, confundi com outro novato... bem vindo de novo! Se apresentou no tópico das apresentações?

Eu sou evangélica ("ainda") e acho bom ter mais gente que creia em Deus aqui no fórum...

Não é pretenção demais de sua parte pensar que ceticismo combina com religiosos?
os religiosos que se apresentam aqui, verifique, não são céticos.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Ceticismo e Religiosidade (era Re: Os Fundamentos do Ateísmo)
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2006, 16:10:57 »
Não é pretenção demais de sua parte pensar que ceticismo combina com religiosos?

* Guinevere rele o texto dele pra ver se interpretou direito...

O que exatamente você está querendo, Uborba? Que eu rache fora daqui ou que passe a ser menos cética?

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2006, 16:23:02 »

O que exatamente você está querendo, Uborba? Que eu rache fora daqui ou que passe a ser menos cética?

Pra não haver mau-entendido, melhor manifestar aqui o ceticismo, não procurar por amigos que
compartilhem opiniões.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2006, 17:10:17 »

Pra não haver mau-entendido, melhor manifestar aqui o ceticismo, não procurar por amigos que
compartilhem opiniões.
me perdi... outra hora releio o topico, ok?

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2006, 17:17:58 »
Eu te ajudo...

Eu sou evangélica ("ainda") e acho bom ter mais gente que creia em Deus aqui no fórum...

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2006, 17:30:47 »
UBorba... seguinte... acho bom que hajam opiniões divergente no fórum para haver debate... por isso acho bom que hajam mais  teístas... ok?

Acho interessante que pessoas religiosas ainda podem ser céticas, já que elas conseguem direcionar
seu ceticismo a outras questões, quanto a deuses como você pode usar o ceticismo a favor? Por isso
digo de novo, não seja pretenciosa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2006, 17:40:34 »
Não é pretensão demais de sua parte pensar que ceticismo combina com religiosos?

Não, não é.  Ou, pelo menos, pode-se alegar que também é pretensão afirmar que religiosos não podem ser céticos, ou vice-versa.

Muitos consideram o ceticismo ou o ateísmo incompatíveis com a religiosidade ou a prática religiosa.  Eu discordo enfaticamente.  Nem poderia deixar de discordar, já que me considero religioso ateu...

Um religioso que valoriza a própria fé não vai deixar de cultivar algum ceticismo.

Mesmo que ele creia em milagres (e não vejo por que um religioso _teria_ de acreditar na existência de milagres) não vai ser qualquer cura repentina de gripe que merecerá ser considerada sobrenatural.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2006, 17:41:48 »
UBorba... seguinte... acho bom que hajam opiniões divergente no fórum para haver debate... por isso acho bom que hajam mais teístas... ok?

Acho interessante que pessoas religiosas ainda podem ser céticas, já que elas conseguem direcionar
seu ceticismo a outras questões, quanto a deuses como você pode usar o ceticismo a favor? Por isso
digo de novo, não seja pretenciosa.
Ah, isso é tema pra outro tópico... voce não quer abrir? Já atrapalhamos demais o tópico alheio.

OU algum moderador caridoso pode mover nossa mensangens prum tópico novo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2006, 17:50:24 »
Tópico dividido, conforme sugerido.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2006, 18:07:20 »
Uborba, vc esta sendo muito ingenuo.

Existe muita gente que tem uma postura cetica mas continua religiosa. Visto que Deus vai continuar pela eternidade como uma questao em aberto, podemos fazer a escolha pelo "sim", tambem, sem incorrer em contradicao. Uma das coisas boas dos "ceticos religiosos" eh que eles costumam ter um relacionamento pessoal e intimo com o Deus deles - ou seja, teem mais cuidado em trazer a fe deles para a esfera publica. Outra delas eh que eles sao muito menos propensas a cair em golpe, mais ou menos como aquela coisa da Reforma de a relacao com Deus prescindir de intermediarios - no nosso caso, de intermediarios pilantras. 

Assim, o ceticismo pode existir em gente religiosa SIM e faz a fe delas mais forte e MADURA.

Pretensao eh a sua, de achar que "cetico de verdade" tem que ser necessariamente ateu.

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2006, 19:34:08 »
Uborba, vc esta sendo muito ingenuo.

Existe muita gente que tem uma postura cetica mas continua religiosa. Visto que Deus vai continuar pela eternidade como uma questao em aberto, podemos fazer a escolha pelo "sim", tambem, sem incorrer em contradicao. Uma das coisas boas dos "ceticos religiosos" eh que eles costumam ter um relacionamento pessoal e intimo com o Deus deles - ou seja, teem mais cuidado em trazer a fe deles para a esfera publica. Outra delas eh que eles sao muito menos propensas a cair em golpe, mais ou menos como aquela coisa da Reforma de a relacao com Deus prescindir de intermediarios - no nosso caso, de intermediarios pilantras. 

Assim, o ceticismo pode existir em gente religiosa SIM e faz a fe delas mais forte e MADURA.

Pretensao eh a sua, de achar que "cetico de verdade" tem que ser necessariamente ateu.

Quando você assume a existência de deus(es), você está deixando de ser cético na raiz
da questão, claro que é bom pra quem é religioso questionar causas internas da religião.
Mas não se engane, não estou combatendo religiosos, não estou dizendo que eles não tem
capacidade de serem céticos, mas sim que eles o direcionam conforme seus interesses.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2006, 19:55:56 »
UBorba... respondendo a sua questão original: eu não considedro pretensão. Isso é apenas uma constatação.

Eu percebi que sou cética (nesse sentido de querer evidÊncias e tals) e também que creio que Deus existe. Isso é fato.   

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2006, 23:51:25 »
Eu percebi que sou cética (nesse sentido de querer evidÊncias e tals) e também que creio que Deus existe. Isso é fato.

Também sou assim. O cético espiritualista abre a possibilidade de não aceitar, passivamente, sem questionamentos, o objeto de sua crença. Eu acredito em Deus, entretanto valorizo a opinião de quem é contrário a tal posicionamento, até mesmo no sentido de fortalecer a minha fé. Tal propósito me tem sido compensador, com a inegável contribuição da insustentabilidade dos argumentos ateístas.  
« Última modificação: 25 de Maio de 2006, 23:55:03 por Onaiab »
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2006, 00:08:18 »
Um cético teísta seria um agnóstico teísta ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2006, 00:35:50 »
Quando você assume a existência de deus(es), você está deixando de ser cético na raiz da questão

Não, UBorba.  Deus, ou sua existência, quantidade e outros atributos, não é raiz de questão alguma exceto _talvez_ em um nível estritamente pessoal.

Crer em Deus não é evidência de falta de ceticismo, assim como duvidar de sua existência não é prova de discernimento.

Isso porque Deus é acessório (opcional) da religião, e de forma alguma o fundamento da mesma.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2006, 07:44:32 »
Um cético teísta seria um agnóstico teísta ?
Já pensei nisso. Creio que posso me qualificar assim. Não acho que haja provas que Deus exista nem que não exista, embora várias coisas nós teístas aceitemos como evidências claras de que ele exista. Mas prova irrefutável, não tem.

Só não falei isso antes pra não entrar no mesmo balaio que o Poindexter :lol:

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Junho de 2006, 17:29:05 »
Ceticismo com religiosidade nao tem nada haver... Nao queiram misturar ciencia com religiao os dois tem principios totalmente diferentes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 06 de Junho de 2006, 18:37:11 »
Ceticismo com religiosidade nao tem nada haver... Nao queiram misturar ciencia com religiao os dois tem principios totalmente diferentes.

Mas na sua opinião são incompatíveis?  Na minha não são.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Junho de 2006, 20:27:37 »
Dantas... esse é o cara do QI inato aprendido...

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Junho de 2006, 21:51:19 »

Mas na sua opinião são incompatíveis? Na minha não são.

Pesquisa compativel com dogma? Sao duas coisas contrarias. Voce pode até acreditar em dogmas e pesquisas, agora se o fizer, sera uma pessoa sem principios.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 06 de Junho de 2006, 23:43:57 »
Estávamos falando de ceticismo e religiosidade, não de pesquisa e dogma.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2006, 09:51:46 »
Dantas... não foi falta de avisar, hein? hehehe

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Junho de 2006, 11:01:19 »
Só vira dogma se vc seguir algum de alguma igreja ou instituição... se só acreditar como no Agnosticismo religioso não envolve necessariamente dogmas.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #23 Online: 07 de Junho de 2006, 12:41:55 »
Sou cetica desde que me provem ao contrario, minha opinião é um pouco moldavel, se não encontro refutação, não sou uma CETICA| CABEÇA-DURA, que mesmo tendo, razões para desconfiar. Não aceito!
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #24 Online: 07 de Junho de 2006, 13:10:41 »
Citação de: OldSkull
Só vira dogma se vc seguir algum de alguma igreja ou instituição... se só acreditar como no Agnosticismo religioso não envolve necessariamente dogmas.
Não necessariamente.  Dogmatismo tem a ver com verdades consideradas adquiridas e absolutas (imutáveis).  Neste caso, podemos ter religiosos e até ateus dogmáticos.  Podemos ter também cientistas dogmáticos quando não abrem mão de conceitos considerados verdadeiros.  Mas uma vez que se abra espaço para a dúvida e para o questionamento, o dogmatismo deixa de existir (em qualquer área do conhecimento).

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!