Autor Tópico: Espiritismo e Ciência  (Lida 9980 vezes)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
Espiritismo e Ciência
« Online: 25 de Maio de 2006, 12:24:57 »

Por isso, discussões sobre a "veracidade" das religiões nunca vão para a frente. Ateus não possuem crenças e nem as desejam. Ateus procuram por respostas embasadas na realidade, que não podem ser fornecidas por nenhuma crença. Se quiserem, aqueles que acreditam nessas crenças podem muito bem pesquisar para ver se é verdade, mas sairão do caminho da fé.

O Espiritismo é uma religião em que o aspecto científico é altamente considerado.
Fé e razão não são e nunca serão inconciliáveis. A máxima " fé inabalável só o é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade ", soa quase como um desafio.
Não é apenas possível se pronunciar racionalmente sobre a fé. É urgentemente necessário. 
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Os Fundamentos do Ateísmo
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2006, 12:36:48 »
Ona, és tu espírita? Ou robaram sua senha?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2006, 12:40:31 »
Guine, sou espírita. Decifre a sua mensagem, por favor.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2006, 13:05:02 »
Decifrar o que? se você já respondeu é porque entendeu... :D

Que esquisito, achei que voce tinha se apresentado e dito que era ateu... vou reler suas mensagens.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2006, 13:07:36 »
De fato, confundi com outro novato... bem vindo de novo! Se apresentou no tópico das apresentações?

Eu sou evangélica ("ainda") e acho bom ter mais gente que creia em Deus aqui no fórum...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2006, 13:38:54 »
A coisa mais preciosa que temos é a razão. Sem ela, nenhuma ciência nos seria possível, nem mesmo a atual, realmente primitiva e infantil ( ainda ) para lidar com certos assuntos. Isso resume tudo.
A razão é cega e nula sem um método.. :)

E o que falta na razão para lidarmos com 'certos assuntos'? E quais são 'certos assuntos'? Isso me parece... ham... bullshit!

Você foi muito feliz ao mencionar Einstein. É também atribuída a ele, a seguinte frase : " existe um poder pensante a atuante fora do universo, sem o qual nada pode ser explicado. "  O que será que ele quis dizer ?  
Apelo a autoridade. :no:
A religião de Einstein não tem nada a ver com a ciência dele. :no:

Agora comente o resto do meu post anterior, porque você só comentou o que lhe conveio. :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2006, 13:46:02 »
O Espiritismo é uma religião em que o aspecto científico é altamente considerado.
../forum/topic=5204.0.html

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2006, 16:52:31 »
Guinevere, a humanidade, em sua grande maioria, sempre acreditou em Deus. Duvido que espiritualistas, algum dia, representem a minoria.
Em todas as áreas de atividade humana, ateus sempre foram e sempre serão minoria. Nas artes, nas ciências, na filosofia.
Quer ver só ? Daqui a pouco, vão pedir provas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2006, 16:56:18 »
Guinevere, a humanidade, em sua grande maioria, sempre acreditou em Deus. Duvido que espiritualistas, algum dia, representem a minoria.
Em todas as áreas de atividade humana, ateus sempre foram e sempre serão minoria. Nas artes, nas ciências, na filosofia.
Quer ver só ? Daqui a pouco, vão pedir provas.

Algo de errado em se pedir provas de algo?

Quando voc diz " a maioria sempre acreditou em deus", você deve estar querendo dizer "deuses", visto que o seu deus católico é relativamente novo, e pode até ser no momento o mais popular deles, assim como Zeus/Jupíter ou Vishnu já o foram...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2006, 16:59:28 »
Meu deus católico...........
Não confunda crença com credulidade. Aliás, quem lhe disse que eu sou católico, ou que acredito em um Deus pessoal ?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2006, 17:05:57 »
Meu deus católico...........
Não confunda crença com credulidade. Aliás, quem lhe disse que eu sou católico, ou que acredito em um Deus pessoal ?

Hnnn...
Quando você diz "Deus" com letras maíusculas, dá a ele a conotação de um indíviduo, não?
Você o está chamando por um nome próprio, logo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2006, 17:09:18 »
A coisa mais preciosa que temos é a razão. Sem ela, nenhuma ciência nos seria possível, nem mesmo a atual, realmente primitiva e infantil ( ainda ) para lidar com certos assuntos. Isso resume tudo.
A razão é cega e nula sem um método.. :)
Razão independe de ciência, não o contrário. Você deve estar trocando as bolas.

E o que falta na razão para lidarmos com 'certos assuntos'? E quais são 'certos assuntos'? Isso me parece... ham... bullshit!
Assuntos ligados a espiritualidade, embora saiba de antemão que você deve pensar que isso seja uma grande bobagem.
Você foi muito feliz ao mencionar Einstein. É também atribuída a ele, a seguinte frase : " existe um poder pensante a atuante fora do universo, sem o qual nada pode ser explicado. "  O que será que ele quis dizer ?
Apelo a autoridade. :no:
A religião de Einstein não tem nada a ver com a ciência dele. :no:
Quem primeiro citou Einstein foi você. Procure também uma falácia para enquadrar os seus argumentos.

Agora comente o resto do meu post anterior, porque você só comentou o que lhe conveio. :)
Você está certo. Comento apenas o que vale a pena. Aliás, sobre o seu vocabulário chulo................

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2006, 17:17:00 »
DiegoJaf, eu posso considerar Deus, algo fora da realidade cognoscível, e grafar o vocábulo Deus e não deus. Qual o problema ?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2006, 17:19:35 »
UBorba... seguinte... acho bom que hajam opiniões divergente no fórum para haver debate... por isso acho bom que hajam mais  teístas... ok?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2006, 17:19:53 »
Exceto que deveria ser usado em nomes próprios ou inícios de sentenças, nada...
Mas como queira, o "Deus" é seu...:ok:

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2006, 17:31:53 »
../forum/topic=5204.0.html

" Erros científicos " nas obras espíritas, especialmente em seus livros básicos, certamente os há. Leve em consideração a época da sua primeira publicação, quando a ciência estava "engatinhando". Isso não invalida o conjunto, tanto que existe a orientação de se seguir a ciência e abandonar o Espiritismo, naqueles assuntos específicos em que fique provado haver equívoco. Tal proposta, soa como um desafio. Suas argumentações ateístas, aliás, quase sempre, buscando refúgio na ciência e filosofia, só atende a especulações do seu próprio ambiente.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Maio de 2006, 17:37:47 »
Exceto que deveria ser usado em nomes próprios ou inícios de sentenças, nada...
Mas como queira, o "Deus" é seu...:ok:

É isso aí. O Deus é meu. E o deus é seu. Ké ké ké ké ké.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 25 de Maio de 2006, 17:44:59 »
existe a orientação de se seguir a ciência e abandonar o Espiritismo, naqueles assuntos específicos em que fique provado haver equívoco. Tal proposta, soa como um desafio.

Mas o fato permanece: apesar de haver essa orientação na própria Codificação Espírita, ela tende a ser ignorada, nem sempre de forma assumida.  

Esse é um dos principais problemas do Espiritismo: ele quase sempre cai na argumentação puramente emocional, e tenta desqualificar as refutações aos seus dogmas de forma igualmente emocional.  É o seu caso, ou eu não entendi o que você quer dizer com este trecho:

Suas argumentações ateístas, aliás, quase sempre, buscando refúgio na ciência e filosofia, só atende a especulações do seu próprio ambiente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Maio de 2006, 17:48:14 »

Não, não é.  Ou, pelo menos, pode-se alegar que também é pretensão afirmar que religiosos não podem ser céticos, ou vice-versa.

Muitos consideram o ceticismo ou o ateísmo incompatíveis com a religiosidade ou a prática religiosa.  Eu discordo enfaticamente.  Nem poderia deixar de discordar, já que me considero religioso ateu...

Um religioso que valoriza a própria fé não vai deixar de cultivar algum ceticismo.

Mesmo que ele creia em milagres (e não vejo por que um religioso _teria_ de acreditar na existência de milagres) não vai ser qualquer cura repentina de gripe que merecerá ser considerada sobrenatural.

Desculpa, talvez eu devesse ter dito, os teístas não são totalmente céticos, me parece que existem religiões
que não consideram a existência de deus(es).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 25 de Maio de 2006, 17:51:56 »
Tópico dividido.  A discussão sobre ceticismo e religiosidade foi para

../forum//topic,6311.new.html#new

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2006, 00:02:32 »
existe a orientação de se seguir a ciência e abandonar o Espiritismo, naqueles assuntos específicos em que fique provado haver equívoco. Tal proposta, soa como um desafio.

Mas o fato permanece: apesar de haver essa orientação na própria Codificação Espírita, ela tende a ser ignorada, nem sempre de forma assumida. 

O que você poderia citar para validar a sua opinião ? Mas que seja algo realmente relevante.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2006, 00:09:37 »
Com todo respeito do mundo: Por que não come merda? A grande e completa maioria das moscas não podem estar erradas.

Faço questão que responda essa pergunta....
(...e aposto que não vai responder porque 'não vale a pena'.)

Razão independe de ciência, não o contrário. Você deve estar trocando as bolas.
São ambas dependentes. Se você não tem um método para usar sua razão, sua razão é nula, inútil e sem rumo.

Assuntos ligados a espiritualidade, embora saiba de antemão que você deve pensar que isso seja uma grande bobagem.
É uma grande bobagem mesmo. :ok:
E não é que a razão não entende a 'espiritualidade', é que a 'espiritualidade' é irracional. :)

Quem primeiro citou Einstein foi você. Procure também uma falácia para enquadrar os seus argumentos.
Acontece que minha citação foi para explicar o que eu queria dizer. Que não existe método melhor que a ciência para se ter repostas e conhecer o universo. Citei Einstein pois a frase explica melhor que eu o que eu penso, não o citei para dizer "tá vendo? acredite nele!". Eu poderia muito bem usar uma citação do Faustão, do Zé da esquina ou da Xuxa aqui, se quiser repetir coisas que eles disseram :) . Citei porque foi ele que disse, e não eu. :)
Diferentemente de você, que citou Einstein como se ele fosse uma autoridade no assunto, e por isso deveriamos seguir ele.

Você está certo. Comento apenas o que vale a pena. Aliás, sobre o seu vocabulário chulo................
Interessante, o resto não vale a pena ou você não consegue/sabe responder mesmo? :)
E até então, onde eu teria usado meu sacro vocabulário chulo? Estou curioso! :)

Por último: ainda estou esperando o método falseável capaz de estudar deus e o 'sobrenatural'.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2006, 00:16:34 »

Esse é um dos principais problemas do Espiritismo: ele quase sempre cai na argumentação puramente emocional, e tenta desqualificar as refutações aos seus dogmas de forma igualmente emocional.  É o seu caso, ou eu não entendi o que você quer dizer com este trecho:

Suas argumentações ateístas, aliás, quase sempre, buscando refúgio na ciência e filosofia, só atende a especulações do seu próprio ambiente.

Apenas quis dizer que alguns assuntos, aos quais alguns críticos atribuem enorme importância, não têm o mesmo peso no Espiritismo. Lembro Santo Agostinho : "  efetivamente, para o observador superficial, que relação pode ter com a moral e o futuro da humanidade, uma mesa que se move ? "  

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2006, 00:17:21 »
" Erros científicos " nas obras espíritas, especialmente em seus livros básicos, certamente os há. Leve em consideração a época da sua primeira publicação, quando a ciência estava "engatinhando". Isso não invalida o conjunto, tanto que existe a orientação de se seguir a ciência e abandonar o Espiritismo, naqueles assuntos específicos em que fique provado haver equívoco. Tal proposta, soa como um desafio.
Ok, ok. Agora leia o tópico que te passei, não o título.

"Próprio ambiente"? Você deve estar falando de sobrenatural, espíritos e essas coisas, né? Se sim, parece que você não leu nada do que eu disse... ¬¬

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2006, 00:38:13 »

O que você poderia citar para validar a sua opinião ? Mas que seja algo realmente relevante.

A Codificação Espírita e a prática do Espiritismo são relevantes o bastante?  Olhe em volta...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!