Autor Tópico: Para Maykon: Canon fechado? Hebreus 1?  (Lida 3662 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Para Maykon: Canon fechado? Hebreus 1?
« Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2006, 08:36:30 »
Eu concordo, Agnostic.  Não com as premissas, mas com a conclusão.  :)

Não é preciso crer nem descrer de Deus ou da Bíblia para concluir que é conveniente ter fé e discernimento.  Você faz idéia do quanto eu acho essa conclusão reconfortante? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #26 Online: 01 de Junho de 2006, 16:06:52 »
Eu concordo, Agnostic. Não com as premissas, mas com a conclusão. :)

Não é preciso crer nem descrer de Deus ou da Bíblia para concluir que é conveniente ter fé e discernimento. Você faz idéia do quanto eu acho essa conclusão reconfortante? :)

Pelas nossas conversas, faço um pouco de idéia. Entretanto, ainda quero conversar mais com você sobre isso, desenvolvendo mais o assunto. :-)
Who cares?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Junho de 2006, 17:05:55 »
Minha pergunta foi meio boba ,hehe.Mas é que já ví vários religiosos evangélicos recomendando a leitura exclusiva da bíblia.

Infelizmente isso acontece.

Mas tio calvino, com sua doutrina da graça comum mudou essa idéia  :P

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Junho de 2006, 17:12:50 »
Maykon, eu entendo que do ponto de vista cristão o Espírito Santo é exatamente tão divino (e Uno) quanto o Pai e o Filho, e continua atuando em nosso cotidiano (e continuará até o fim dos tempos).

Ora, se ele atua em nosso cotidiano e é Uno com o Pai e o Filho, isso não quer dizer que a inspiração divina é e continuará sendo acessível até o dia do Juízo Final? E nesse caso, não há pelo menos a possibilidade de que se escreva textos com legítima inspiração divina por todo esse tempo?

Claro que mesmo que você me conceda esse ponto isso não quer dizer que o Cânone está aberto. :)

Hhmmm essa questão faz parte de um raciocínio "lógico"/dogmático/circular/cristão:

A Bíblia é a Palavra de Deus, logo Ela é perfeita e completa.

Se é completa não precisa de mais nada, pois se precisasse não seria completa nem perfeita e etc.

Sendo assim, mesmo que o Espírito Santo atue nos dias de hoje, Ele não precisará acrescentar mais nada na Bíblia pois estaria contrário à Sua própria perfeição.

E etc... etc... etc..

hhehehehe

Certo?  :ok:

Abraços.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Junho de 2006, 17:16:08 »
Isso também está de acordo com o conselho de Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses: julgai todas as coisas, retende o que é bom. (5:21)
E isso foi logo após ele ter dito: Não apagueis o Espírito e Não desprezeis as profecias (5:19 e 20 respectivamente). Claramente eu entendo que o cânone bíblico pode estar realmente fechado, mas que de fato o Espírito Santo continuará inspirando mensagens orais e escritas, incluindo (por que não?) livros, cabendo a "nós" julgar e reter o que for bom e considerar anátema o que for além do evangelho pregado. Para isso eu associo esse trecho bíblico à carta de Paulo aos Gálatas 1:8 (veja minha mensagem anterior), numa interpretação de que tudo o que for "compatível" com a mensagem do evangelho, ou seja, da "boa-nova", possa ser retido como aquilo que é "bom" mencionado por Paulo.

Acho que isto se harmoniza com o que eu disse acima né?

Abraços.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Junho de 2006, 17:17:07 »
Esse negócio da Bíblia ser completa sempre me incodou, porque sempre senti falta de muita coisa, ali. Mas isso no nivel de história, não no nível teológico.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Junho de 2006, 17:34:13 »
Esse negócio da Bíblia ser completa sempre me incodou, porque sempre senti falta de muita coisa, ali. Mas isso no nivel de história, não no nível teológico.

Por isso é bom a pessoa ter bem definido em mente o conceito de inspiração e inerrância.

Nós reformados sabemos que o papel principal da Bíblia não é ser um compêndio de ciência, história e etc.

Bem, um livro bom pra ajudar nisso é A Inspiração e Inerrância das Escrituras da CEP: http://www.amx.com.br/cep

Abraços

Offline Nivaldo

• Nível 04
  • *
  • "Sine diabolo nullus Dominus"
    • Biblia Nua
« Resposta #32 Online: 02 de Junho de 2006, 20:58:59 »
 :oops:
« Última modificação: 03 de Junho de 2006, 23:28:17 por Nivaldo »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 02 de Junho de 2006, 21:05:33 »
NIvaldo, vocÊ está no tópico errado, não tá não?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #34 Online: 03 de Junho de 2006, 01:26:00 »
Isso também está de acordo com o conselho de Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses: julgai todas as coisas, retende o que é bom. (5:21)
E isso foi logo após ele ter dito: Não apagueis o Espírito e Não desprezeis as profecias (5:19 e 20 respectivamente). Claramente eu entendo que o cânone bíblico pode estar realmente fechado, mas que de fato o Espírito Santo continuará inspirando mensagens orais e escritas, incluindo (por que não?) livros, cabendo a "nós" julgar e reter o que for bom e considerar anátema o que for além do evangelho pregado. Para isso eu associo esse trecho bíblico à carta de Paulo aos Gálatas 1:8 (veja minha mensagem anterior), numa interpretação de que tudo o que for "compatível" com a mensagem do evangelho, ou seja, da "boa-nova", possa ser retido como aquilo que é "bom" mencionado por Paulo.

Acho que isto se harmoniza com o que eu disse acima né?

Abraços.

Se eu entendi bem, sim. O Espírito Santo não precisa acrescentar mais nada a bíblia, por esta ser completa, ou seja, o cânone estar fechado, certo? Ao mesmo tempo isso não impede que o Espírito Santo aja em, ou inspire, por exemplo, mensagens de pastores nos cultos e pessoas que possuam certo grau espiritual a escreverem coisas que possam ser aproveitadas, desde que esteja em harmonia com a mensagem do evangelho, não significando que se está "acrescentando" algo ao cânone bíblico, mas sim que está se desenvolvendo temas bíblicos.

O exemplo de uma pregação num culto ilustra o que quero dizer. O pastor usa uma passagem bíblica e transmite uma mensagem ao povo. Normalmente é razoável supor que a mensagem foi inspirada por Deus, através da atuação do Espírito Santo. Se não houvesse nenhum tipo de "inspiração" do Espírito Santo, não "deveria" haver pregações, mas simplesmente a crua leitura de trechos bíblicos, não sendo permitido dizer absolutamente nada além do que está estritamente escrito.

É nesse sentido que você diz estar em harmonia com o que você disse acima? :-)

[]'s

« Última modificação: 03 de Junho de 2006, 01:28:18 por Agnostic »
Who cares?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Junho de 2006, 15:22:33 »

[]'s

Agora eu entendí o que você quis dizer.

A isto damos o termo "iluminado pelo Espírito".

Inspirados só o da Bíblia....

Abraços.

Offline Nivaldo

• Nível 04
  • *
  • "Sine diabolo nullus Dominus"
    • Biblia Nua
« Resposta #36 Online: 03 de Junho de 2006, 23:29:28 »
NIvaldo, vocÊ está no tópico errado, não tá não?

Me desculpe, eu realmente estava viajando na maionese.   :vergonha:

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #37 Online: 04 de Junho de 2006, 01:28:25 »

[]'s

Agora eu entendí o que você quis dizer.

A isto damos o termo "iluminado pelo Espírito".

Inspirados só o da Bíblia....

Abraços.

Então pelo que entendi o Espírito Santo continua agindo, "iluminando" certas pessoas e não exatamente "inspirando". O termo "iluminado pelo Espírito Santo" então possui menos "comprometimento" do que o termo "inspirado pelo Espírito Santo".
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 05 de Junho de 2006, 00:30:09 »
Interessante... no Budismo invertemos a escala de significância das palavras: "iluminação" é algo mais raro do que "inspiração".

Qual seria a diferença prática entre inspiração e iluminação?

Parte dela, creio eu, é o "prazo de validade" das palavras e atitudes inspiradas/iluminadas.  Um cânone, por definição, tem pelo menos um certo grau de validade duradoura, não é particularmente dependente de um contexto histórico e cultural específico.  Um texto não-canônico, pelo contrário, pode ser em determinadas circunstâncias até mais útil e inspirado do que os canônicos, mas não vai necessariamente ser útil para a mesma variedade de comunidades e situações.
« Última modificação: 05 de Junho de 2006, 00:35:39 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Junho de 2006, 00:57:21 »
Então pelo que entendi o Espírito Santo continua agindo, "iluminando" certas pessoas e não exatamente "inspirando". O termo "iluminado pelo Espírito Santo" então possui menos "comprometimento" do que o termo "inspirado pelo Espírito Santo".

É, isso no MEU entendimento. Não sei se há entre os teólogos alguma definição diferente.

Digamos que Ele dá uma mãozinha, mas não tanto quanto foi no NT.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Junho de 2006, 00:59:14 »
Qual seria a diferença prática entre inspiração e iluminação?

Iluminação seria dar uma mãozinha, o outro é ditar praticamente.

Como disse coisas minhas, precisaria conferir pra ver se as definições e/ou termos estão certos.

Abraços.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!