Isso também está de acordo com o conselho de Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses: julgai todas as coisas, retende o que é bom. (5:21)
E isso foi logo após ele ter dito: Não apagueis o Espírito e Não desprezeis as profecias (5:19 e 20 respectivamente). Claramente eu entendo que o cânone bíblico pode estar realmente fechado, mas que de fato o Espírito Santo continuará inspirando mensagens orais e escritas, incluindo (por que não?) livros, cabendo a "nós" julgar e reter o que for bom e considerar anátema o que for além do evangelho pregado. Para isso eu associo esse trecho bíblico à carta de Paulo aos Gálatas 1:8 (veja minha mensagem anterior), numa interpretação de que tudo o que for "compatível" com a mensagem do evangelho, ou seja, da "boa-nova", possa ser retido como aquilo que é "bom" mencionado por Paulo.
Acho que isto se harmoniza com o que eu disse acima né?
Abraços.
Se eu entendi bem, sim. O Espírito Santo não precisa acrescentar mais nada a bíblia, por esta ser completa, ou seja, o cânone estar fechado, certo? Ao mesmo tempo isso não impede que o Espírito Santo aja em, ou inspire, por exemplo, mensagens de pastores nos cultos e pessoas que possuam certo grau espiritual a escreverem coisas que possam ser aproveitadas, desde que esteja em harmonia com a mensagem do evangelho, não significando que se está "acrescentando" algo ao cânone bíblico, mas sim que está se desenvolvendo temas bíblicos.
O exemplo de uma pregação num culto ilustra o que quero dizer. O pastor usa uma passagem bíblica e transmite uma mensagem ao povo. Normalmente é razoável supor que a mensagem foi inspirada por Deus, através da atuação do Espírito Santo. Se não houvesse nenhum tipo de "inspiração" do Espírito Santo, não "deveria" haver pregações, mas simplesmente a crua leitura de trechos bíblicos, não sendo permitido dizer absolutamente nada além do que está estritamente escrito.
É nesse sentido que você diz estar em harmonia com o que você disse acima?

[]'s