Autor Tópico: A fronteira do Universo  (Lida 770 vezes)

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
A fronteira do Universo
« Online: 28 de Maio de 2006, 12:31:01 »
Einstein mostrou que um Universo estático e esférico era possível, mas logo viu que era instável

"A ciência é uma narrativa sempre em evolução. Novas descobertas são feitas, idéias e teorias são propostas na medida em que avanços tecnológicos e conceituais vão surgindo. É por isso que o conceito de "verdade científica" deve ser visto com muito cuidado: o que parece ser verdade hoje pode não sê-lo amanhã.
Um excelente exemplo disso é a concepção espacial do cosmo. Na Grécia Antiga, Aristóteles propôs um cosmo finito, fechado: a Terra, imóvel no centro, cercada de esferas concêntricas, cada uma carregando um objeto celeste diferente. Não existia um "lado de fora": o cosmo era apenas aquilo. Na medida em que as esferas giravam, giravam também os objetos celestes.
Na Idade Média, a Igreja adotou o esquema de Aristóteles, equacionando a "Primum Mobile" com a morada de Deus, que dirigia o cosmo de sua fronteira. A diferença mais importante é que, enquanto o cosmo aristotélico era eterno, o cosmo cristão medieval havia sido criado no passado.
Apenas no final do século 17, Isaac Newton modificou o esquema, propondo que o cosmo fosse infinito. A partir de então, o cosmo fechado abriu-se, tornando-se cada vez maior e mais exótico, repleto de objetos que só podem ser vistos por telescópios, como galáxias, nebulosas e novos planetas, como Urano, Netuno e Plutão.
Mas foi no século 20 que a grande revolução cosmológica mudou de vez nossa concepção cósmica: em 1917, Einstein aplicou sua nova teoria da relatividade, que equaciona a geometria do espaço com a matéria que o preenche, ao Universo como um todo. Com isso, foi o primeiro a obter, matematicamente, a geometria do cosmo. Mostrou que um Universo estático e esférico era possível, mas logo viu que era instável. A seguir, na década de 1920, descobertas astronômicas demonstraram que o Universo está em expansão constante: as galáxias afastando-se cada vez mais. O cosmo passa a ser plástico, passa a ter uma história: se as galáxias se afastam, no passado estavam mais próximas.
Hoje sabemos que a expansão começou há 14 bilhões de anos. Isso levanta uma questão: o que existe, então, do "lado de fora" do Universo?
A fronteira do Universo visível é determinada pela distância que a luz viajou em 14 bilhões de anos, 14 bilhões de anos-luz. Do lado de fora existe apenas mais Universo: mais galáxias, estrelas, nebulosas. Como escreveu o físico Freeman Dyson, o Universo é infinito em todas as direções.

Fonte: Folha Ciencia/MARCELO GLEISER

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: A fronteira do Universo
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2006, 12:52:29 »
Não faz sentido, em termos físicos, falar-se em "do lado de fora". O conceito de Universo é tudo que existe, incluindo o próprio tecido espaço-temporal, toda a energia, e toda a matéria.
Mesmo que uma região não mais esteja em contato causal com a Terra, essa região continua sendo parte do Universo (a expansão do espaço faz com que algumas regiões estejam se afastando de nós a velocidades superluminais e isso faz com que nenhuma informação possa ser trocada. É importante frisar que essa velocidade superluminal é decorrente da expansão, e não movimento próprio, não entrando então em contradição com a Relatividade Geral).

Além disso, pelo Princípio Cosmológico, o Universo é isotrópico em larga escala. Assim, o que está além do nosso horizonte visível deve ter as mesmas configurações do que percebemos. E os dados da medição da Radiação Cósmica de Fundo apontam nesse sentido.
Há um Tópico a respeito: ../forum/topic=5415.0.html

Ainda sobre essa questão, ela é, a meu ver, uma das mais fascinantes.

Adquiri semana passada o livro do Brian Greene, O Tecido do Cosmo.
Foi uma ótima aquisição. Recomendo a leitura a todos.

Tomo a liberdade de reproduzir um trecho, pertinente ao tema. A descrição é bastante interessante, e dá o que pensar:

...a idéia de um espaço infinito é bem mais do que apenas acadêmica.
...há evidências crescentes de que a forma global do espaço é plana, e a forma plana e infinita para o espaço é a candidata número um para a estrutura em grande escala do espaço-tempo.
Normalmente imaginamos que o Universo começou como um ponto, em que não há espaço nem tempo exterior. Então, por causa de algum tipo de erupção, o espaço e o tempo desdobraram-se a partir da sua forma compactas e o Universo expandiu-se.
Mas se o espaço for espacialmente infinito, já haveria um espaço infinito no momento do Big-Bang. Nesse momento inicial, a densidade da energia foi ao máximo e a temperatura alcançou um nível incomparavelmente alto, no entanto essas condições extremas existiriam em todos os lugares, e não apenas em um ponto.
... como se tivesse havido muitos Big-Bangs, um em cada ponto de uma extensão espacial infinita.
Depois disso, o espaço inflou-se, mas o seu tamanho global não aumentou, uma vez que algo infinito não pode ser ainda maior. O que aumentou foi a separação métrica entre os objetos como as galáxias (depois que se formaram).

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Oliver

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2006, 19:04:45 »

Além disso, pelo Princípio Cosmológico, o Universo é isotrópico em larga escala. Assim, o que está além do nosso horizonte visível deve ter as mesmas configurações do que percebemos. E os dados da medição da Radiação Cósmica de Fundo apontam nesse sentido.

Só nos resta mesmo medir a energia dos raios cosmicos (particulas subatomicas de alta energia de origem desconhecida)...no futuro, quem sabe, será possivel detectar particulas ressonantes de baixa energia da supercorda...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2006, 19:15:42 »
Posso dizer a verdade?

Já li sobre cordas unidimensionais, universo em expansão e suas provas, mas tenho pra mim que as representações do espaço estão muito erradas. Não tenho argumentos contra os conhecimentos considerados corretos, nem a meu favor, mas não entra na minha cabeça essa massa toda dispersa e se dispersando.

Vou ler mais sobre a massa restante do universo pra ver se mudo de opnião, mas estou me tornando um infiel :D.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2006, 21:45:18 »
Há um tópico em algum lugar da área ciência discutindo sobre a finitude ou infinitude do universo e sua topologia. Para quem se interessa sobre o assunto, vale a pena dar uma lida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2006, 19:03:25 »
ola

mas a expansão já é considerada uma verdade cientifica incontestavel?se a ciencia continuar assim logo vai descobrir toda a natureza do cosmo.

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2006, 19:04:46 »

mas a expansão já não é considerada uma verdade cientifica incontestavel?se a ciencia continuar assim logo vai descobrir toda a natureza do cosmo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2006, 19:53:59 »
A idéia é essa!

A propósito, veja: ../forum/topic=6566.new
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2006, 21:47:07 »
Não faz sentido, em termos físicos, falar-se em "do lado de fora". O conceito de Universo é tudo que existe, incluindo o próprio tecido espaço-temporal, toda a energia, e toda a matéria.

É o que eu acho; uma pequena exceção seria nessas idéias de "multiverso", em que existiriam universos incomunicáveis (talvez com leis físicas diferentes?), separados por sei lá o quê. Se esses universos todos de fato existissem... talvez tenha algum sentido falar em "fora do universo", seja lá o que isso venha a ser exatamente, mas ainda não seria fora do multiverso, que acaba sendo só uma palavra para universo na acepção tradicional...

acho...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!