Autor Tópico: A Misteriosa Doença de Morgellon  (Lida 8986 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: A Misteriosa Doença de Morgellon
« Resposta #50 Online: 07 de Junho de 2006, 23:23:42 »
Saiu um livro que se chama Criticas aos Darwinismo, (eu acho que é esse o nome...)
Não achei nenhum livro com esse nome. Mas encontrei esse ( Polemos - Uma Análise Crítica do Darwinismo ) que é nacional e foi lançado esse ano.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #51 Online: 12 de Junho de 2006, 10:13:37 »
Se é esse o livro, é de um cara chamado José Osvaldo de Meira Penna, advogado, sociólogo, algo assim! Achei interessante o tema do livro, mas não tem nada a ver com o lado biológico!

Resumo:

Polemos, guerra ou luta no idioma grego, é uma obra que trata das origens e das repercussões da obra de Darwin, no século e meio que sucedeu à sua publicação, e dos debates, muitas vezes acalorados e violentos, que produziu. Até hoje, nas áreas mais conservadoras do Sul e do Centro-Oeste dos Estados Unidos, “criacionistas”e fundamentalistas bíblicos negam a evolução e o processo de seleção natural proposto pelo grande biólogo inglês. O darwinismo é um divisor de águas que, na época, foi considerado revolucionário por alguns e subversivo por outros. O Autor, diplomata de carreira, embaixador, escritor e professor aposentado da Universidade de Brasília, onde lecionou durante sete anos, procurou analisar não a teoria biológica propriamente dita, mas as conseqüências ideológicas, sociais, políticas e filosóficas dessa obra monumental. Aceitando embora o princípio básico da evolução e da seleção natural, atuante há milhões de anos da vida neste planeta, vida cujo surgimento continua um mistério insondável.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 12 de Junho de 2006, 13:55:30 »
Livros de "críticas ao darwninismo", seja lá quais forem os nomes, têm aos montes. Podem ser classificados em duas categorias principais, mais relevantes:

científicos - "darwinismo" não é sinônimo de evolução biológica, na verdade é um termo muito geral e usado de formas diferentes em diferentes situações. O biólogo Enst Mayr, por exemplo, tem uma citação no sentido de que qualquer um que se ponha a falar de "darwinismo" não tem condições de falar do assunto, não é uma pessoa interada, ou seria mais específica. Dessa forma, poderão ser feitas críticas científicas a coisas de dentro de um sentido popular/errôneo/pobre de "darwinismo", ou relacionadas, como "panadaptacionismo" - a idéia de que qualquer coisa que se aponte num organismo é uma adaptação; "selecionismo" - a idéia de que toda forma de adaptação surge por seleção; "gradualismo filético" - a idéia de que as linhagens se modificariam mais ou menos homogêneamente durante sua existência, transformando-se lentamente em algo diferente ou dividindo-se lentamente em duas; coisas matemáticas da teoria sintética da evolução (atualmente também chamada de neodarwinismo, o que é historicamente incorreto); coisas relacionadas a genética mendeliana, enfatizando a importância de outros tipos de hereditariedade. Mas não criticarão coisas como ancestralidade comum, e a existência e grande relevância de seleção natural.

anti-científicos, ou, como eventualmente se declararão, "anti-evolucionistas" ou "anti-darwinistas" - atacarão principalmente a origem comum dos seres, e a seleção natural. Atacam a seleção natural nem tanto por saberem o que estão fazendo, mas mais por estar muito associada a "evolução" mesmo. Vão usar de vários tipos de dados incompletos ou irrelevantes (como criticar Darwin como pessoa, dizer que a evolução é necessária ao ateísmo, etc), incluindo citações mal feitas do primeiro tipo de publicações. Muitos tentarão colocar como "conclusão" lógica que não precisa de maiores esclarecimentos, que "o criacionismo" (como se houvesse apenas um) está correto. Ou simplesmente não falar nada, apenas atacar a evolução ou "darwinismo", e ficar por isso mesmo, que é "um erro", ou dogma científico, mas sem oferecer declaradamente uma alternativa. Outros podem passar boa parte do livro também explicando alguma alternativa não-científica qualquer (criacionismo ou outra), mas cometendo o mesmo tipo de erros.

Uma diferença mais básica que se poderia verificar entre os dois tipos de livros, é que os autores dos primeiros terão artigos publicados em revistas científicas como Nature, Science, e outras, dentro dessa área de argumentação mesmo, enquato o dos segundos só publicarão em revistas com nomes como "a Trombeta Fundamentalista", "UFO: toda a verdade aqui", e quando publicam em coisas mais do gênero das anteriores, ou não são coisas diretamente relacionadas ao assunto (isso é, não é algo como "o metabolismo das bactérias Fulanina beltranis desafia a teoria da evolução"), ou quando é algo relacionado, está sendo publicado em algo de filosofia, não em biologia ou qualquer coisa mais diretamente relacionada.

Os primeiros podem nem ser explicitamente criacionistas, mas serão do tipo que usarão

APODman

• Visitante
« Resposta #53 Online: 13 de Junho de 2006, 14:11:49 »
Consegui o artigo do American Journal of Clinical Dermatology:

http://rapidshare.de/files/22920476/AJCDerm1.pdf.html

Stéfano, poderia ler e nos deixar sua opinião ?

[ ]´s

Atheist

• Visitante
« Resposta #54 Online: 13 de Junho de 2006, 14:16:35 »
Como eu já disse o livro que vi, não defende o Criacionismo, e talves ele tenha uma tese interessante, vou ler depois te conto.

Acho mais interessante que você leia algo que lhe ensine o que é evolução, para depois partir para algo como "crítica"... Tem "O livro de ouro da Evolução" de Carl Zimmer que parece um bom começo.

APODman

• Visitante
« Resposta #55 Online: 13 de Junho de 2006, 14:27:07 »
Esqueci de citar, no artigo consta que:

[ ]´s

Atheist

• Visitante
« Resposta #56 Online: 14 de Junho de 2006, 00:45:27 »
Esqueci de citar, no artigo consta que:

[ ]´s

INteressantíssimo!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #57 Online: 14 de Junho de 2006, 17:24:11 »
E as fronteiras entre os reinos fica cada vez mais nebulosa...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Junho de 2006, 18:10:38 »
Geralmente esses livros são escritos por físicos graduados em universidades obscuras que obtém doutoramento em instituições mais obscuras ainda.
Ei!!!!

Não meta os físicos no meio desta!!!!

A proporção de ignorantes não é maior na física do que nas outras profissões.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

APODman

• Visitante
« Resposta #59 Online: 15 de Junho de 2006, 01:18:36 »
No orkut um médico da comuna Ceticos S.A. postou:

Eu li o artigo. Não é um artigo científico, é uma revisão, mas é claramente tendenciosa.

A parte mais importante, o aspecto microscópico das biópsias de pele, descrevendo o tipo de inflamação etc, não foi estudado e não é referenciado por nenhum trabalho científico.

Muitas coisas não fazem sentido nessa história, eu acho que é uma brincadeira, algo parecido com aqueles anéis que apareciam nos campos da inglaterra.

Muita gente acreditou que eram sinais de pousos de disco voadores.

Por enquanto não há nenhum suporte científico para essa história.

fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=57041&tid=2469835196414368109&na=2&nst=9

O que acham ? Procede ?

[ ]´s

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #60 Online: 15 de Junho de 2006, 01:47:16 »
Citação de: APODman
O que acham ? Procede ?
Está correto. É como defender DI baseando-se apenas na Bíblia... ou você confia na fonte original ou não.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #61 Online: 16 de Junho de 2006, 09:36:24 »
Geralmente esses livros são escritos por físicos graduados em universidades obscuras que obtém doutoramento em instituições mais obscuras ainda.
Ei!!!!

Falo dos "cientistas" criacionistas, a maioria esmagadora é de físicos! Mas nesse caso nem era! O livro é mais relacionado com a parte filosófica, nada a ver com a biologia!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 17 de Junho de 2006, 01:38:32 »
Ei!!!!

Falo dos "cientistas" criacionistas, a maioria esmagadora é de físicos!
Você tem alguma prova disto?

Pois segundo uma lista de "cientistas criacionistas" (sic) do Answers in Genesis, apenas uma minoria é de físicos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Junho de 2006, 01:40:52 »
O pessoal tem pegado no pé dos físicos ultimamente. :-)
Pura intriga da oposição. Eu não sei disso também não.
E eu estou pensando seriamente em fazer um curso de graduação em Física.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Junho de 2006, 01:48:53 »
O pessoal tem pegado no pé dos físicos ultimamente. :-)
Pura intriga da oposição. Eu não sei disso também não.
Pois é. E tirando o "professor" Adauto, cujos argumentos são risíveis, e o Gentry, que se mete onde não é sua especialidade, não me vem a cabeça nenhum outro nome de "físico" criacionista (o que em si é uma contradição) de "destaque". A maioria costuma ser de áreas totalmente irrelevantes para a discussão.
E eu estou pensando seriamente em fazer um curso de graduação em Física.
Vai fundo, Hsette! :ok:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 17 de Junho de 2006, 01:51:50 »
 :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 17 de Junho de 2006, 16:29:03 »
têm vários outros criacionistas que são também "físicos".... vários.... mas não saberia dizer se são a maioria nessa formação. Acho que o que dá essa impressão é porque muitos tentam usar de "argumentos" como de segunda lei da termodinâmica e etc

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!