Autor Tópico: Palavras introduzidas por mim no vocabulário dos foristas  (Lida 1787 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Palavras introduzidas por mim no vocabulário dos foristas
« Online: 01 de Junho de 2006, 20:37:47 »
Quase ninguém chamava  os trolls da STR de "troll" até eu começar a ensinar o termo. E também fui eu quem descobriu na wikipédia em Inglês o termo "Mojibake" pra descrever os problemas que levaram quase todo mundo a sair de lá e vir pra cá (na época "fórum Alenonimo"). Todo mundo aqui deve ter introduzido uma palavra ou outra, talvez aprendida fora, talvez criada por si mesma. Ou criado uma derivação, como "trollismo" ou "mojibakado".

Este tópico é pra listar palavras que vocÊs trouxeram para o cotidiano dos foristas daqui ou de outro lugar, e/ou queiram trazer.

Exemplo: achei agora uma nova expressão na wikipédia que não estou certa de como traduzir, mas que acredito seja útil pra descrever o comportamento de muita gente que debate aqui (especialmente trolls): Weasel word.  VEja http://en.wikipedia.org/wiki/Weasel_word

Eu vou tentar explicar como isso funciona na wikipédia e vocÊs podem imaginar o que eu quero dizer: Existem pessoas que colocam frases lá tipo "O Flamengo é o maior time.", como se fosse fato. Daí quando reclamam que isso fere o princípio de neutralidade, alteram para "algumas pessoas dizem que, o Flamengo é o maior time", o que é verdade, é neutro, mas continua inútil, entendem?

Weasel quer dizer doninha. Diz que o bicho é capaz de sugar todo o conteúdo de um ovo sem quebra a casca. Palavras-doninha, então, sugam o significado de uma frase sem mudar a idéia.

Quem souber Inglês veja o link pra conferir se eu entendi. Eu ia dar uns exemplos daqui do fórum, mas deixo como exercício pra vocÊs. :D :D :D

PS: quando eu vir alguém falar algo assim no fórum, vou apontar e linkar pra cá.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Palavras introduzidas por mim no vocabulário dos foristas
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2006, 20:40:36 »
PS: antes que eu me esqueça... Aqui não é a wikipédia, então isso não é pecado. Seria talvez um erro o uso frequente para apoiar um argumento. E existem excessões, mesmo na wikipédia, como "Muita gente acredita que Jesus é Deus".

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2006, 20:43:36 »
Nunca ouvi falar "mojibakado"...

hehehe

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2006, 20:46:00 »
olha no google! Olha! :D :D :D

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2006, 21:05:48 »
olha no google! Olha! :D :D :D

hahahaha, milagrosamente o forum STR renasce das cinzas!

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2006, 00:11:18 »
Quase ninguém chamava os trolls da STR de "troll" até eu começar a ensinar o termo. E também fui eu quem descobriu na wikipédia em Inglês o termo "Mojibake" pra descrever os problemas que levaram quase todo mundo a sair de lá e vir pra cá (na época "fórum Alenonimo"). Todo mundo aqui deve ter introduzido uma palavra ou outra, talvez aprendida fora, talvez criada por si mesma. Ou criado uma derivação, como "trollismo" ou "mojibakado".

Este tópico é pra listar palavras que vocÊs trouxeram para o cotidiano dos foristas daqui ou de outro lugar, e/ou queiram trazer.

Exemplo: achei agora uma nova expressão na wikipédia que não estou certa de como traduzir, mas que acredito seja útil pra descrever o comportamento de muita gente que debate aqui (especialmente trolls): Weasel word. VEja http://en.wikipedia.org/wiki/Weasel_word

Eu vou tentar explicar como isso funciona na wikipédia e vocÊs podem imaginar o que eu quero dizer: Existem pessoas que colocam frases lá tipo "O Flamengo é o maior time.", como se fosse fato. Daí quando reclamam que isso fere o princípio de neutralidade, alteram para "algumas pessoas dizem que, o Flamengo é o maior time", o que é verdade, é neutro, mas continua inútil, entendem?

Weasel quer dizer doninha. Diz que o bicho é capaz de sugar todo o conteúdo de um ovo sem quebra a casca. Palavras-doninha, então, sugam o significado de uma frase sem mudar a idéia.

Quem souber Inglês veja o link pra conferir se eu entendi. Eu ia dar uns exemplos daqui do fórum, mas deixo como exercício pra vocÊs. :D :D :D

PS: quando eu vir alguém falar algo assim no fórum, vou apontar e linkar pra cá.

Daqui a pouco você vai formar seu próprio idioma e vamos precisar de intérpretes... ;P
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2006, 00:12:30 »
Não esqueça de "disforia de gênero"...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2006, 00:14:25 »
Não esqueça de "disforia de gênero"...

E eu também não sabia de nenhuma transexual lésbica! :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2006, 08:36:16 »
Ah, esses dois exemplos não São do que eu estou falando. São idéias novas que vocês não conheciam, e não palavras novas e mais úteis pra descrever problemas já conhecidos.

No caso de mojibake todo mundo antes falava "aquele problema de carcateres que tem no fórum". Usar "mojibake" ao invés disso não é apenas um atalho, ele permite palavras derivadas deliciosas como "mojibakado" :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2006, 08:36:56 »

Daqui a pouco você vai formar seu próprio idioma e vamos precisar de intérpretes... ;P
declive escorregadio! cadê a moderação?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2006, 11:18:27 »
Lembrei de uma que falam no forum venus envy: "tópico sequestrado"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2006, 16:04:24 »
po, eu quase sempre faço usos de weasel words, então. aliás, jornalistas adoram palavras doninhas, não? supostamente...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2006, 16:18:26 »
Não necessariamente... o contexto de um texto jornalístico não é o mesmo. Quando ele diz que "supostamente teria matado" ele está informando que alguém é suspeito de assassinato, o que é muito diferente de dizer que matou.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2006, 16:28:43 »
Não necessariamente... o contexto de um texto jornalístico não é o mesmo. Quando ele diz que "supostamente teria matado" ele está informando que alguém é suspeito de assassinato, o que é muito diferente de dizer que matou.

mas para o leitor desatento quase sempre fica claro que é 'matou'. aliás, dizer supostamente é a mesma coisa que dizer 'algumas pessoas supõe que'..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2006, 16:45:04 »
Mas quando se diz que duas pessoas suspeitas de serem bandidos atiraram contra a polícia, estão sim "enchendo lingüiça".

Doninha não serve muito para o nosso vocabulário nacional. Encher lingüiça deve ser uma expressão melhor. Podem usar se quiser pois nem fui eu quem inventou.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2006, 16:59:20 »
Encher lingüiça é mais geral, palavras doninha sao apenas mais um dos métodos de encher lingüiça.

Talvez haja algum bicho da fauna daqui que também roube ovos e tal que a gente possa usar de metáfora.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2006, 19:00:46 »
Gambá?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2006, 19:03:58 »
Gambás fazem isso? Seria excelente! Imagine o slogan "seu texto fede!!" hehehehehe

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2006, 21:58:52 »

declive escorregadio! cadê a moderação?

Não precisa de moderação não, Gui. Escapou, desculpe... :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Junho de 2006, 22:05:30 »
ah, tudo bem... mas de qq forma, não se busca aqui mudar de língua, mas enriquecer a que já usamos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 03 de Junho de 2006, 03:28:06 »
ah, tudo bem... mas de qq forma, não se busca aqui mudar de língua, mas enriquecer a que já usamos.

Nw pode mudar a lingua, senão o Euzébio vem aqui bater em vcs......... :)

(Brincadeira Euzébio)........ ;)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2006, 12:29:17 »
Acho que criei uma nova.

Mini-série.

Pro dia que um forista entra uma vez na semana e responde um quilo de tópicos de uma vez.

Exemplo: Quarta feira. O nome da mini-série é "Hoje é Dia de Josilene" :lol: :lol: :lol:

Espero que ela não fique brava comigo por isso.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2006, 14:20:39 »
Acho que criei uma nova.

Mini-série.

Pro dia que um forista entra uma vez na semana e responde um quilo de tópicos de uma vez.

Exemplo: Quarta feira. O nome da mini-série é "Hoje é Dia de Josilene" :lol: :lol: :lol:

Espero que ela não fique brava comigo por isso.

Só daqui uma semana pra descobrir.  :P

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Outubro de 2006, 07:55:46 »
Ah, a Jô sumiu... eu gosto dela!

Acho que sumiu porque convidaram ela pra o orkut. GRRRRR!!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!