Autor Tópico: Windows Pirata enchendo o saco  (Lida 2759 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Windows Pirata enchendo o saco
« Online: 02 de Junho de 2006, 14:02:45 »
Tava lendo o Folha Online quando achei esta notícia:

Citação de: Folha Online
Programa da Microsoft detecta Windows pirata e adverte usuário
FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

"Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software." A mensagem em português, que passou a pipocar nas telas dos computadores, surpreendeu os usuários do sistema operacional Windows XP.

A mensagem, que aparece sem aviso na inicialização do computador, leva a uma janela que adverte: "Clique em Obter Original agora para receber mais informações e solucionar esse problema". Ao clicar na janela, o usuário do Windows pirata é levado a uma página da Microsoft, empresa fabricante do Windows, e convidado a comprar uma versão legalizada do programa. Mesmo depois de reinicializado o computador, o aviso continua a aparecer.

Parece um vírus, mas é a mais nova ofensiva contra a pirataria feita pela Microsoft, que avalia em bilhões de dólares as perdas que sofre anualmente com o uso de centenas de milhões de cópias piratas dos programas da empresa.

Os avisos fazem parte do sistema "Windows Genuine Advantage", lançado pela Microsoft em julho do ano passado. Inicialmente, o WGA barrou o acesso dos usuários de cópias ilegais do Windows a uma série de serviços, como baixar programas e plug-ins gratuitos da empresa ou receber atualizações do Windows --com exceção das chamadas "atualizações críticas", sem as quais o sistema pode se tornar bastante vulnerável a vírus.

Numa segunda etapa, o WGA começou a instalar, juntamente com as atualizações críticas do Windows, os avisos obrigatórios aos usuários. As notificações começaram a ser instaladas nos computadores norte-americanos no final de abril e agora chegam ao Brasil.

Privacidade

A novidade pegou de surpresa mesmo profissionais experientes de informática. "No começo, pensei que fosse um vírus", conta o gestor de sistema de informações Fernando Ortega, 27. Segundo ele, a ação do WGA tem realmente "o mesmo princípio de um vírus", embora o sistema não possa ser classificado desta forma, por não ter uma programação maliciosa --a qual é obrigatoriamente oculta e provoca prejuízos ao usuário, como o roubo de dados pessoais

Na época do lançamento do sistema, a Microsoft informou que o WGA só pode ser desinstalado com a formatação do disco rígido, processo que apaga todas as informações armazenadas no computador.

Ortega confirma a informação. "Os hackers devem tentar quebrar o sistema nos próximos dias, mas para o usuário comum só restam duas opções para se livrar dele: comprar uma versão original do Windows ou mudar para um outro sistema operacional, como o Linux", afirma.

Com 14 anos de experiência no setor, Ortega especula que o próximo passo da Microsoft, com o WGA, pode ser o de bloquear o funcionamento das versões pirateadas do Windows. "As cópias piratas de Windows XP estão com os dias contados", diz.

Nas lojas, o Windows legalizado dificilmente custa menos de R$ 800. Nos camelôs, uma cópia pirata pode ser comprada por menos de R$ 10.

O WGA é criticado por grupos que acusavam a Microsoft de invadir a privacidade dos usuários. A empresa nega as acusações, afirmando que o processo de validação coleta apenas informações sobre o sistema para determinar se o software é original. "Ele não coleta ou envia quaisquer informações que possam ser usadas para identificar você ou contatá-lo", diz um comunicado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20124.shtml

O meu Windows é pirata e não tá chiando. Alguém que tem o Windows pirata tá recebendo essa mensagem?

E mais: eu sempre quis passar para um Linux, mas existem distribuições demais e são geralmente muito complicadas para instalar. Afinal de contas, qual é a melhor distribuição Linux para o usuário de um computador leigo? Qual é a que tem mais programas, que roda mais jogos, etc? Qual é a mais fácil de instalar e é a mais bonita visualmente? Pessoalmente, qual roda mais emuladores? :D
« Última modificação: 02 de Junho de 2006, 16:24:10 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Windows Pirata encendo o saco
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2006, 14:11:30 »
:?

Tava querendo mudar de SO mesmo... ;P

Eu não baixo nenhuma atualização do Windows, deve ser por isso que não peguei ainda...

Acho que a popularidade da Microsoft e de seus produtos vai cair vertiginosamente... :lol:

Aqui no trabalho mesmo eles já estão trocando 130 computadores. Colocando o Linux e instalando um office alternativo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2006, 14:28:47 »
Alguns colegas da minha sala tiveram esse problema, eu atualizei e não tive. Estou pensando seriamente em desligar as atualizações automáticas e usar apenas um firewall.

E Alê, já tentou o Ubuntu? É o linux pop do momento e me parece ser o mais amigável para novos usuários.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2006, 15:01:00 »
Aqui nunca teve problema com o win pirata.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2006, 15:12:40 »
O meu Windows XP é totalmente modificado o site Compartilhando.org
Também não tive problema e recebo o Windows Update a atulizações críticas.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2006, 15:18:27 »
Eu uso Win98se aqui...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2006, 15:19:30 »
Eu uso Win98se aqui...

Isso aí... manter-se atualizado é tudo...:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2006, 15:20:03 »
Alguns colegas da minha sala tiveram esse problema, eu atualizei e não tive. Estou pensando seriamente em desligar as atualizações automáticas e usar apenas um firewall.

E Alê, já tentou o Ubuntu? É o linux pop do momento e me parece ser o mais amigável para novos usuários.

Cara, acho que ainda não te disse, mas as atualizações automáticas do meu Windows estão desligadas já há uns meses, desde quando vi algo parecido (se não foi isso mesmo) com esse "WGA" querendo ser instalado.
Who cares?

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2006, 15:21:41 »
Eu uso Win98se aqui...

Eu não sei viver sem os meus jogos de atari pra computador. E eles precisam do MS-DOS, coisa que por alguma razão bizarra o XP não tem.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2006, 15:24:16 »
Eu uso Win98se aqui...

Eu não sei viver sem os meus jogos de atari pra computador. E eles precisam do MS-DOS, coisa que por alguma razão bizarra o XP não tem.

Tem uma Stella novo que vai no XP... tem todos os jogos do atari já instalados... faz uma busca por aí...

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2006, 15:26:38 »
Beleza, depois dou uma bizoiada por ai. Mas aqui em casa os recursos de download são bem escassos por causa de alguns firewalls e bloqueios.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2006, 15:32:27 »
Cara, acho que ainda não te disse, mas as atualizações automáticas do meu Windows estão desligadas já há uns meses, desde quando vi algo parecido (se não foi isso mesmo) com esse "WGA" querendo ser instalado.
Pois é, acho que vou fazer o mesmo. Você usa algum firewall, Agnostic?

Floko, já tentou o dosbox?

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2006, 15:35:42 »
Você diz pra usar isso pra ter um "DOS" no XP(sou meio noob nesse assunto)?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2006, 15:39:47 »
Sim!

Esse dosbox é uma máquina virtual do msdos. Só que diferente do dos do windows xp, ele funciona! :D

Ele foi feito pra rodar jogos antigos, talvez rode o emulador que você usa.

Aqui em casa, rodo ele pra usar o Turbo C++ 3.1 (não, eu não gosto desse compilador).

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2006, 15:51:04 »
É. Pretendo mudar pro XP antes que saia o Windows 2010... Acho que até o fim do ano eu compro um exemplar falsi-(opsss) original do windows XP home edition aqui pra casa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2006, 15:55:23 »
Sim!

Esse dosbox é uma máquina virtual do msdos. Só que diferente do dos do windows xp, ele funciona! :D

Ele foi feito pra rodar jogos antigos, talvez rode o emulador que você usa.

Aqui em casa, rodo ele pra usar o Turbo C++ 3.1 (não, eu não gosto desse compilador).

Êêêêhhh!!! Agora meus joguinhos hentai do windows 98 vão funcionar de novo!!!

Eu falei hentai...?!?

Quis dizer programinhas C++ pra brincar...

:lol:

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2006, 15:56:01 »
Ero-sennin...

Tu tem True love? esse é o classico e eu não encontro.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2006, 16:00:38 »
Ero-sennin...

Tu tem True love? esse é o classico e eu não encontro.

True Love, Maid Maker (o melhor), 3 sister´s history, Nocturnal Illusions, Mako Princess, Viper 1,2,3...

Entre outras cositas mas...:ok:

Óbvio que não!!! Eu não mexo com essas coisas sujas... estou ofendido que você tenha me perguntado algo assim...   :lol:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2006, 16:01:07 »
Firewall rules.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #19 Online: 02 de Junho de 2006, 16:06:39 »
Tem uma Stella novo que vai no XP... tem todos os jogos do atari já instalados... faz uma busca por aí...

Esse funciona no XP!
http://f2.grp.yahoofs.com/v1/sIqARKJuh991tbRiUSBS65dZC021WhIVH-AiVhx5IpaBbmJcbvVPAbo7HODpRWA-m9YNd02cXZhicGw5FNwSXZbWXBIyGHc8/atari%202.zip

Sim, está no yahoogrups da STR! :hihi:
http://br.groups.yahoo.com/group/strbrasil/files/

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Windows Pirata enchendo o saco
« Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2006, 16:26:38 »
Eu uso Win98se aqui...

Mas tem emulador do Atari para o Linux. Tem o Hatari e o Atari800.

E porque se contentar com o Atari? Tem também emuladores do Nintendo de 8 bits! :D

Mas voltando ao assunto, esse Unbuntu é bom mesmo? Tem screenshots?
« Última modificação: 02 de Junho de 2006, 16:29:43 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2006, 16:57:57 »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2006, 19:37:54 »
O meu é "corporate" hehehe

Nunca vou ter esse tipo de problema ;)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #23 Online: 02 de Junho de 2006, 19:48:40 »
Funciona eu instalar esse ubunto ai junto com o XP já instalado? quer dizer, o XP permite instalar outro sistema operacional?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2006, 20:02:57 »
O meu taq pedindo pra eu baixar o Genuine software verification algo assim...
E eu nem vou baixar ó...

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!