Autor Tópico: Consciencia e Drogas....  (Lida 4993 vezes)

blue pill

• Visitante
Consciencia e Drogas....
« Online: 11 de Junho de 2006, 03:25:58 »
Bom galera.. nao sei nada sobre os efeitos fisicos de drogas no cerebro... gostaria de saber qual é..
eu sou conheco os efeitos na pratica, sou um apreciador de alucinogenos... e vou contar uma experiencia pessoal
antes de tudo gostaria de salientar que sou cetico..
certo dia, nesse verao passado, tomei cogumelos da especie Psilocibe Cubensis...
tem uma substancia alucinogena forte que chama Psilocibina..
tomei la pelas 2 da tarde.. tive fortes alucinacoes visuais, vi cores onde nao tinha, RI muito e mais algumas alucinacoes ...
la pelas 8 da noite, quando tava passando o efeito do psicoativo, comecei a pensar muito.. refletir sobre tudo... nao fiquei BAD mas fiquei meio vazio.. sem sal nem açucar... refletindo sobre minha vida eu pensei MUUUITO diferente do que eu penso normalmente, nao sei explicar onde esta a diferença (sera pq eu agora nao estou sobre o efeito da droga?) mas eu pensava DIFERENTE, essa eh a palavra.. nao sei o porque mas tudo que eu ja havia pensa, parecia que era diferente... uma senssaçao de estranhesa ao pensar nas coisas.. tipo... "eu to aqui! simples"
"meus pais agem assim assim assado" "existem pessoas boas e ruins"...
sei la.. eh dificil expplicar, onde eu to querendo chegar eh saber de voces se ja tiveram experiencias com drogas o que acontece de fato.. a consciencia e o cerebro e a fisiologia... porque eu tenho a senssaçao de que eu to pensando MELHOR nas coisas, e depois que o efeito passa eu nao consigo pensar mais daquela forma ??

a droga ativa partes do cerebro que eu nao uso normalmente ??
acido lisergico... outra droga que faz com que eu mude meu pensamento, isso eh um fato, ou uma senssaçao ??
os psicoativos dao uma "TURBINADA" na forma como voce pensa ? pode ser que eu chegue a conclusoes "melhores" sob efeito de acid ou de cogumelos ?
« Última modificação: 11 de Junho de 2006, 03:29:07 por Blue Pill »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Consciencia e Drogas....
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2006, 03:59:10 »
Cogumelos
O uso de cogumelos ficou famoso no México, onde desde antes de Cristo já era usado pelos nativos daquela região. Ainda hoje, sabe-se que o "cogumelo sagrado" é usado por alguns pajés. Ele recebe o nome científico Psilocybe mexicana e dele pode ser extraído uma substância de poderosa alucinógena: a psilocibina. No Brasil, ocorrem pelo menos duas espécies de cogumelos alucinógenos, em deles é o Psilocybe cubensis e o outro é espécie do gênero Paneoulus.

Efeitos no cérebro
Já foi acentuado que os cogumelos e as plantas analisadas acima são alucinógenas, isto é, induzem alucinações e delírios. É interessante ressaltar que estes efeitos são muito maleáveis, isto é, dependem de várias condições, como sensibilidade e personalidade do indivíduo, expectativa que a pessoa tem sobre os efeitos, ambiente, presença de outras pessoas, etc., como a bebida do Santo Daime.

As reações psíquicas são ricas e variáveis. Às vezes são agradáveis ("boa viagem") e a pessoa se sente recompensada pelos sons incomuns, cores brilhantes e pelas alucinações. Em outras ocasiões os fenômenos mentais são de natureza desagradável, visões terrificantes, sensações de deformação do próprio corpo, certeza de morte iminente, etc. São as "más viagens".

Tanto as "boas" como as "más" viagens podem ser conduzidas pelo ambiente, pelas preocupações anteriores (o experimentador contumaz sabe quando não está de "cabeça boa" para tomar o alucinógeno) ou por outra pessoa. Esse é o papel do "guia" ou "sacerdote" nos vários rituais religiosos folclóricos, que, juntamente com o ambiente do templo, os cânticos, etc., são capazes de conduzir os efeitos mentais para o fim desejado.

Efeitos no resto do corpo
Os sintomas físicos são poucos salientes, pois são alucinógenos primários. Pode aparecer dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia e náuseas/vômitos, estes últimos mais comuns com a bebida do Santo Daime.

Se eu fosse você não entrava nessa não em furada das grandes as drogas. Não você não esta ficando mais inteligente por causa delas  :o

Edit: fonte: http://www.antidrogas.com.br/cogumelos.php
« Última modificação: 11 de Junho de 2006, 04:00:53 por nerd_inside »
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2006, 04:54:31 »
Uma sensação não deixa de ser um fato.  Não é um fato partilhável, mas é um fato.

Se vale a pena correr o risco usar drogas e descompensar sua bioquímica já é outra questão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2006, 07:12:40 »
Pelo que vc relatou, tem pinta de ser alguma coisa relacionada a sintomas de um Transtorno Dissociativo, muito correlacionado ao uso de substâncias psicoativas.:

- Os transtornos dissociativos ou de conversão se caracterizam por uma perda parcial ou completa das funções normais de integração das lembranças, da consciência, da identidade e das sensações imediatas, e do controle dos movimentos corporais. (http://www.psiqweb.med.br/cid/dissocid.html).

Numa boa, eu procuraria bater um papo franco e tranquilo com um bom médico/psiquiatra a respeito.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

blue pill

• Visitante
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2006, 19:19:25 »
valeu pessoal pelas respostas..
entao.. eu acho que pode ser sintoma dessa doenca sim... mas as senssaçoes de pensar melhor nas coisas.. isso que é o que eu queria saber mesmo....
queria saber qual é a posicao dos ceticos para esse assunto, da consciencia e das alteracoes que a droga causa...
tipo na pratica, eu "deixo" de ser cetico pensando de forma diferente ?
nao da pra explicar esse "pensar diferente", só tendo uma experiencia mesmo......

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2006, 19:45:07 »
Não acho que seja uma doença, Blue Pill.
O uso de psicoativos desencadeia sintomas dessa natureza.
O risco é que pode desencadear o Transtorno em pessoas propensas, e praticamente todos nós somos propensos a problemas dessa natureza.
Daí a importância de aconselhamento médico. Com saúde não para brincar.

Sobre alterações de consciência, é um campo complexo. A ciência tem avançado muito nessa área, mas há muito por fazer. Eu só acho arriscado que nós mesmos sejamos cobaias, a não ser em condições estritamente controladas.
"Por quê?"

Chaves

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2006, 07:45:44 »
Eu sou um curioso com essa area de expanção da consciencia. Cogu eu nunca tomei, só LSD. Mas não adianta tomar só a droga em si, porque a viagem depende muito de como você é. Eu procuro ler MUITO sobre as coisas que eu faço, antes de tomar LSD pela primeira vez, já conhecia muito sobre a droga.

Agora eu estou lendo um livro chamado As Portas da Percepção do Aldous Huxley, recomendadissimo. E tambem recomendo esse site http://www.experienciapsicodelica.kit.net, que é a tradução de um livro do Timothy Leary chamado The Psychedelic Experience, A Manual Based on the Tibetan book of the dead.

MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO interessante. Sobre seu problema, não acho que seja realmente um problema. As drogas alucinogenas abrem portas para vc perceber coisas que são impossiveis de perceber no dia a dia, alteram algumas funções do cerebro. Então eu diria que é normal até. Ah e use SEMPRE com moderação. Saber se drogar é uma coisa que poucos sabem, e quem não sabe se fode rapido.

Falow
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2006, 09:12:17 »
As drogas alucinogenas abrem portas....

Aí é que está o X da questão. Vc nunca sabe onde estas portas vão dar.

Saber se drogar é uma coisa que poucos sabem.
Isso é coisa para médicos e farmacêuticos/bioquímicos. Estudam anos a fico, e com seriedade, o assunto. :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2006, 09:32:57 »
Isso é coisa para médicos e farmacêuticos/bioquímicos. Estudam anos a fico, e com seriedade, o assunto. :ok:
Na verdade não, eu só tenho uma vida, se tiver consciencia dos efeitos e consequencias que as drogas vão me trazer, eu tenho todo o direito e liberdade para usa-las. Existem varios tipos de drogas, e varios tipos de pessoas que as usam.
A maioria das pessoas realmente não deveria usa-las, primeiramente por não ter cabeça, maturidade e conhecimento suficiente sobre elas e acabam se ferrando FORTE por causa disso. Outra coisa que tambem é fator importante é o modo de vida que a pessoa quer ter, profissão, e etc. São MUITOS fatores para serem pensados.

Mas é aquilo que eu falei, cada um tem o direito de fazer oq quiser da sua vida, mas você tem q ter consciencia de que isso não é brincadeira, e uma mente preparada é excencial para poder desfrutar de tudo que elas podem oferecer. Mas isso não quer dizer que só medicos tenham o direito de usufruir delas.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2006, 09:48:16 »
O grande problema das drogas é que vc sempre acha que esta bem preparado, que esta tudo sob controle.Quando vc percebe que nw estão, pode ser tarde demais......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2006, 11:13:40 »
...se tiver consciencia dos efeitos e consequencias que as drogas vão me trazer...
eu tenho todo o direito e liberdade para usa-las.

Com certeza!

Mas isso não diminui em nada o riscos envolvidos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2006, 14:40:42 »
olha, uma vez eu fumei maconha, e parecia que estava tendo idéias geniais. então comecei a escrever tudo o que pensava. depois fui dormir, acordei no outro dia e li; não tinha nada de genial lá, só idéias desconexas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2006, 16:16:33 »
olha, uma vez eu fumei maconha, e parecia que estava tendo idéias geniais. então comecei a escrever tudo o que pensava. depois fui dormir, acordei no outro dia e li; não tinha nada de genial lá, só idéias desconexas.

:histeria: :histeria: :histeria:

Eu também já fiz isso, na Faculdade. Tinha um trabalho de Economia para entregar e escrevi um texto "brilhante".
Fui dormir me sentido o Keynes, e acordei como eu mesmo. :hihi:
Aliás, pior ainda, porque não entendia nada.
"Por quê?"

Chaves

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2006, 16:38:14 »
Em compensação na arte e na criatividade maconha ajuda bastante :)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2006, 16:45:48 »
Será que é por isso que músicos como Natiruts e Marcelo D2 só falam a mesma coisa?! "Liberdade pra dentro da cabeça" "queimando tudo até a última ponta"
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

APODman

• Visitante
« Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2006, 17:02:53 »
Sóóóóó !!

[ ]´s

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2006, 23:07:21 »

Depende da quantidade.
Depois de vários baseados você só vai querer saber de comida e água!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2006, 00:07:04 »
Será que é por isso que músicos como Natiruts e Marcelo D2 só falam a mesma coisa?! "Liberdade pra dentro da cabeça" "queimando tudo até a última ponta"
Genial!!
Genial!!
hahaha

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2006, 05:22:19 »

sim...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #19 Online: 17 de Junho de 2006, 02:22:11 »
maconha nao gosto... to falando especificamente das substancias alucinogenas de cogumelos.. acido originalmente é de um cogumelo tambem...
eu vou dar um exemplo pratico
quando eu to sob efeito do psilocibe cubensis, determinado momento (depois de algumas horas que tomei) eu encontro solucoes para problemas muito mais facilmente...
problemas complexos,... tiro deducoes muito mais facil tmb...
eu sinto que minha inteligencia cognitiva tambem fica muito melhor.. tipo, se eu ver alguem tentando mentir eu capto muito mais rapido, percebo detalhes que nao percebo normalmente...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2006, 02:42:25 »
maconha nao gosto... to falando especificamente das substancias alucinogenas de cogumelos.. acido originalmente é de um cogumelo tambem...
eu vou dar um exemplo pratico
quando eu to sob efeito do psilocibe cubensis, determinado momento (depois de algumas horas que tomei) eu encontro solucoes para problemas muito mais facilmente...
problemas complexos,... tiro deducoes muito mais facil tmb...
eu sinto que minha inteligencia cognitiva tambem fica muito melhor.. tipo, se eu ver alguem tentando mentir eu capto muito mais rapido, percebo detalhes que nao percebo normalmente...

:histeria: :histeria: Acho que não vai ser se entupindo de droga que você vai ficar mais inteligente, se fosse assim davam drogas para as crianças na escola!  :no:
Não deseje.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2006, 09:15:25 »
Aí, Blue.
A capacidade cognitiva humana, bem como nosso raciocínio, trazem consigo a valiosa herança de milhões e milhões de anos de evolução.
Como o ambiente que nos cerca não é, nem nunca foi, nenhum Paraíso do Éden, ao contrário, é extramemente perigoso e desafiador, não é difícil constatar que a adequação dessas capacidades beira a perfeição, sem necessidade de artifícios químicos. Afinal, estamos aqui, até hoje, apesar de tudo.

Até onde sei, essas sensações de "super-poderes" associadas ao uso de substâncias psicoativas é ilusória e perigosa.

Continuo achando que você deveria considerar com carinho a idéia de levar um papo com alguém que entenda de fato dessa questão (um bom médico, de confiança seria o ideal). :ok:
« Última modificação: 17 de Junho de 2006, 09:18:15 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

blue pill

• Visitante
« Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2006, 01:39:20 »
Aí, Blue.
A capacidade cognitiva humana, bem como nosso raciocínio, trazem consigo a valiosa herança de milhões e milhões de anos de evolução.
Como o ambiente que nos cerca não é, nem nunca foi, nenhum Paraíso do Éden, ao contrário, é extramemente perigoso e desafiador, não é difícil constatar que a adequação dessas capacidades beira a perfeição, sem necessidade de artifícios químicos. Afinal, estamos aqui, até hoje, apesar de tudo.

Até onde sei, essas sensações de "super-poderes" associadas ao uso de substâncias psicoativas é ilusória e perigosa.

Continuo achando que você deveria considerar com carinho a idéia de levar um papo com alguém que entenda de fato dessa questão (um bom médico, de confiança seria o ideal). :ok:
entao.. o dificil eh achar alguem que entenda.. nao conheco quase ninguem que estude psicoativos dos cogumelos, nem medico psiqueatra nem nada.. :/

fato é que eu nao fico NON-SENSE quando tomo cogumelo...
« Última modificação: 18 de Junho de 2006, 01:41:18 por Blue Pill »

blue pill

• Visitante
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2006, 01:43:28 »
outro fato é que eu gosto de drogas
da mesma forma que pessoas gostam de saltar de para-quedas

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2006, 03:05:26 »
outro fato é que eu gosto de drogas
da mesma forma que pessoas gostam de saltar de para-quedas

Eu gosto dos dois......... só parei com as drogas por motivos de consciencia
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!