Independentemente de quem está no governo, se houvesse uma maior preocupação com a justiça social, não haveriam tantos analfabetos e a educação seria melhor no Brasil. Necessitamos de mais escolas, mais vagas, mais cursos de aperfeiçoamento e reciclagem para os professores, incentivo à cultura e à pesquisa!
Eu procuro fazer a minha parte, extrapolo as minhas funções e converso com alunos, tento ajudá-los conscientizando-os da situação pela qual eles estão passando. Tento demonstrar a eles que o estudo é para eles, não para os pais ou responsáveis.
Como trabalho em uma periferia, muitos alunos não pensam em estudar. Meninos costumam dizer que vão ser bandidos ou lixeiros só para não estudar... Algumas meninas dizem que vão arrumar um cara rico pra casar... Aiaiai... Eu tento... E tento... Todos os dias... Alguns me escutam, outros não. Estou pensando em preparar apresentações em Data Show para os alunos, sobre consciência ecológica e outros temas, tentar despertá-los para pesquisar, incentivar a curiosidade deles. O problema é que a realidade deles é muito diferente da nossa, muitos não têm o que comer em casa, acabam achando que não podem mudar suas vidas e não têm auto-estima suficiente para acreditar que podem ser melhores alunos, apesar dos incentivos...
O Pró Uni surgiu como uma esperança para os alunos pobres que não têm dinheiro para pagar cursinho e não tiveram uma educação adequada... Incentivos gorvenamentais à iniciativa privada podem nos ser muito úteis...[/color]