Autor Tópico: [Scott Adams] Poderia a ciência eliminar a religião?  (Lida 6619 vezes)

rizk

• Visitante
[Scott Adams] Poderia a ciência eliminar a religião?
« Online: 11 de Junho de 2006, 22:19:41 »
Vcs sabem que, toda vez que acho algo legal no Dilbert Blog, eu faço uma tradução livre (e meio porca, convenhamos) e coloco pra vcs. Hoje não será diferente. Divirtam-se. 

Poderia a ciência eliminar a religião?

Como os leitores do meu blog já sabem, eu creio que, dadas as condições, qualquer um pode ser levado a acreditar em qualquer coisa. Por isso existem tantas religiões diferentes.

A persuasão tem muitos nomes e formas.

Propaganda
Doutrinamento
Pressão pelos pares
Hipnose
Lavagem cerebral

Eu fico pensando se um time de ateus bem patrocinados conseguiria desenvolver um método ético e legal de reduzir a fé religiosa das pessoas. Provavelmente isso exigiria que se testasse um monte de métodos diferentes até descobrir qual  coquetel de mensagens funciona melhor, mas acho que daria certo.

Isso é importante porque as pessoas com as crenças religiosas mais intensas são aquelas ameaçando os EUA de destruição [n. da t: discordo! gaaah!].
Nós não teríamos de eliminar a fé dos nossos inimigos; seria suficiente se nós enfraquecêssemos a crença deles de Deus recompensando-os por matar infiéis. A gente estaria apenas aparando as arestas, por assim dizer.

Tenho certeza de que uma aproximação direta nunca funcionaria, tipo em "seu Deus não é real", independentemente de quantas vezes se repetisse isso. E tenho certeza de que nenhum argumento lógico faria diferença. Teríamos de encontrar a porta de trás.

Seria fácil achar voluntários pra pesquisa. Acho que um monte de gente se alistaria para testar suas fés. Poderíamos dizer às pessoas exatamente o que planejamos, e eles continuariam fazendo fila.

A primeira coisa que eu testaria é o contexto. Se você expuser gente muito religiosa à história de outras religiões, eles farão a conexão que profetas vêm e vão, o tempo todo. E seria óbvio que (outras) pessoas são facilmente enganadas. A princípio, o crente iria achar que ele tem sorte de todos os outros terem sido enganados menos ele, porque o profeta dele é real. Mas esse é só o começo do processo.

Aí eu exporia o crente ao conteúdo básico da psicologia. O objetivo seria mostrar a ele quão facilmente a pessoa média pode ser levada a crer nas coisas mais ridículas, em todos os contextos possíveis, desde monstros sob a cama a abduções alienígenas. A não ser que vc veja vários exemplos, vc tende a assumir que delusão é uma coisa rara, quando na verdade é a norma, para todos nós.

Aí eu exporia os crentes à literatura cética, para ensiná-los como julgar criticamente declarações em geral. Até agora, nenhuma dessas informações seria direcionada à própria religião do crente. É simplesmente ensinar.

Depois viria uma revista da história da cristandade do ponto de vista dos historiadores, não dos crentes. Quando se mostra a pesada mão do homem no formar da religião, a tendência é erodir a crença de que Deus escreveu um livro e enfiou ele debaixo do seu travesseiro.

Assim que vc acabar de dar estas informações aos seus sujeitos, você deixa macerar por uns meses e depois pergunta a eles sobre a sua fé religiosa. Acho que a fé deles estaria reduzia. Usando o método científico, repetiríamos o processo usando métodos diferentes até achar qual combinação de conhecimentos que mais erode a fé.

Poderíamos eventualmente criar um livro que fosse a soma dos melhores métodos. Aí tudo o que precisaria fazer era jogar tipo um bilhão deles no oriente médio, fechar todas as nossas embaixadas, vazar e esperar uma geração.

O livro seria imediatamente banido pelas autoridades, mas isso os faria muito mais populares com a juventude.

:histeria: :histeria: :histeria: DA HORA!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: [Scott Adams] Poderia a ciência eliminar a religião?
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2006, 22:40:47 »
O real problema, é que tem gente que é religioso de teimosia mesmo. Sabe todos os metodos. Sabe que não tem nenhuma base, mas continua sendo.
"The patient refused an autopsy."

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2006, 00:02:06 »
Acho que seria muito difícil conseguir acabar com a religião  :( tem deus até no dinheiro, 90% da população é crente isso se não for mais.  :enjoo:

Mas nada é impossível.  :/
Não deseje.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2006, 08:39:58 »
Talvez numa sociedade em que o pensamento e a racionalidade sejam prioridade isso funcione, mas no mundo atual isso é utopico. As pessoas são ignorantes e fazem questão de continuar sendo.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2006, 11:13:55 »
Gaaah, vcs são horríveis e se acham os detentores da verdade. Devagar com o andor, sim. O mero fato de ter tanta gente aqui que se "desconverteu" indica que é possível - e talvez indique que não é só na cabeças dos muçulmanos radicais que tem que jogar os livrinhos.

O que vocês acham sobre os passos de desconversão do Adams? Todo mundo aqui passou por eles? Já tentaram fazer isso com alguém?

APODman

• Visitante
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2006, 15:55:28 »
Ví algumas "desconversões" ocorrendo principalmente na saida do Forum Ascensão de alguns de alguns dos principais antagonistas dos céticos que entraram lá para debater em 2002-2003.

Muitos dos pontos apresentados pelo Scott foram utilizados talvez de forma não tão consciente e metódica mas funcionaram.

Alguns dos que sairam de lá não se tornaram necessariamente ateus mas passaram a apresentar uma visão mais crítica sobre aquilo que criam ou desejavam crer o que já é "da hora".  :D

Alguns outros se realmente se tornaram ateus.

De modo geral lançar a dúvida e deixa-la fazer seu trbalho em demolir a crença como o mecanismo eficiente de respostas absolutas, seguras, é muito mais do que a refutação com afirmações taxativas e/ou informações fechadas.

Vale o lema do ENCOSTO: "Onde houver fé, levarei a dúvida" :D

[ ]´s

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2006, 19:42:58 »
O texto postado da Michelle dá uma excelente base de como desconverter as pessoas. Creio que isso efetivamente funciona.

Mas o filme do “Dance, Monkeys, Dance” funciona bem também. :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2006, 19:46:29 »
Ih, nenhum dos dois valeram pra mim, se é que vocês querem saber.

Gui, da fé inabalável.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2006, 20:23:51 »

Gui, da fé inabalável.

Duvido. Pra mim você tá fazendo cera.

Se estiver errado, então como se explica o fato de você ver um filme como o que eu poste, ler um texto como o que a Michelle postou, e ainda continuar religiosa?

Nem minha mãe tem religião agora, mesmo acreditando em Deus. E olha que ela não tem o contato que você tem com os artigos da Internet!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2006, 20:56:38 »
Eu detestei esse vídeo dos macacos. Tudo que o cara fez foi trocar "humano" por "macaco".

O homo sapiens ser classificado como macaco ou não pra mim dá na mesma. Não muda nadinha. Pra mim o vídeo ainda serve pra provar isso.

Acho que há estratégias válidas e objetivos mais nobres.

Estou decidindo aqui se conto da minha experiência com a lista do yahoo "does God exist?"...

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2006, 23:09:59 »
De modo geral lançar a dúvida e deixa-la fazer seu trbalho em demolir a crença como o mecanismo eficiente de respostas absolutas, seguras, é muito mais do que a refutação com afirmações taxativas e/ou informações fechadas.
Senão, passa-se de uma crença a outra, e troca-se seis por meia dúzia (ou ainda menos). O exemplo que todo mundo conhece são os os esforços (intencionados ou não) de acabar com a hegemonia da Igreja Católica, que não serviram senão para levar mais gente pro espiritismo e neopentecostalismo.

Revolta-me a posição de alguns caríssimos colegas, porque gostam de fazer parecer que não há alternativa sensata senão o ateísmo/agnosticismo/congêneres. Já PASSOU DA HORA de a gente compreender que esta é uma aposta pessoal das pessoas e que, contanto que isso não interfira na felicidade delas e da NAÇÃO, bem faz a gente em calar as reprovações e se dar por satisfeito de que é mais um pro rol dos livres. Afinal, já diziam os velhos romanos que só há liberdade onde há a dúvida.

Todo mundo sabe que eu já radicalizei, e a experiência me emburreceu mais que até mesmo a época em que eu era católica. Fica a sugestão.

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2006, 23:49:34 »

Gui, da fé inabalável.

Fé em que? Você está questionando o modo como seu deus te criou! Em que você ainda tem fé?

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2006, 23:50:40 »
Eu detestei esse vídeo dos macacos. Tudo que o cara fez foi trocar "humano" por "macaco".

O homo sapiens ser classificado como macaco ou não pra mim dá na mesma. Não muda nadinha. Pra mim o vídeo ainda serve pra provar isso.

Realmente não muda nada. Fale isso para seu pastor.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2006, 09:03:21 »
Gui, da fé inabalável.
Fé em que? Você está questionando o modo como seu deus te criou! Em que você ainda tem fé?
Em Deus, Jesus, etc. Não sei bem onde vocÊ quer chegar, elabore mais.

Realmente não muda nada. Fale isso para seu pastor.
Pra quÊ? É chover no molhado:

Todo mundo conhece a frase de Romeu e Julieta: "Mas o que é um nome? Uma rosa, tivesse outro nome, deixaria de pular de galho em galho feito um macaco?"

(Romeu para e pensa no que acabou de dizer)

(Julieta se sente ofendida e termina o namoro)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2006, 12:31:55 »
Poderia a ciência eliminar as religiões abraâmicas? Sim.

Isso é muito simples. A ciência mostra que não houve o casal Adão e Eva criados há pouco mais de 6 mil anos. Portanto não houve pecado original e assim a base dessas religiões é uma farsa. Ponto final.

Poderia a ciência eliminar todas as religiões? Não.

A ciência não pode, e nem é de sua competência, substituir modelos de ética e conduta. Dessa forma a tendência das religiões que se aproximam mais de sistemas filosóficos desvinculados de crenças metafísicas, citando o Humanismo Secular, por exemplo, é de continuarem existindo.
« Última modificação: 15 de Junho de 2006, 12:33:26 por Agnostic »
Who cares?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Junho de 2006, 12:41:39 »
Poderia a ciência eliminar as religiões abraâmicas? Sim.

Isso é muito simples. A ciência mostra que não houve o casal Adão e Eva criados há pouco mais de 6 mil anos. Portanto não houve pecado original e assim a base dessas religiões é uma farsa. Ponto final.

Taí. Apesar de simples, nunca havia pensado por esse ângulo.
Se houver um mínimo que seja de bom senso e racionalidade, a questão está fechada.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Junho de 2006, 15:09:14 »
Já tentaram fazer isso com alguém?
Sim!

Recentemente aconteceram alguns debates no ônibus da prefeitura e tal, e o mais legal deles foi quando eu me declarei ateu e eles não concordaram comigo.. hehe

O interessante, é que quando eu tentava explicar o ônus da prova no contexto religioso, eles discordavam de forma veemente. Mas quando eu usei o exemplo do Santo Dragão para explicar o ônus, não pensaram duas vezes em concordar (embora que se eu tentasse usar isso de premissa, para concluir o ônus no contexto religioso, não funcionaria). É meio óbvio, mas é difícil bater de frente com qualquer idéia de qualquer pessoa... Ainda mais com a crença religiosa, que é algo que a maioria das pessoas nunca se questionou se é verdade ou não.

Não desconverti ninguem, e nem era essa a intenção. Só que despertei a curiosidade científica da maioria deles. É muito da hora ouvir eles dizendo: "Cara, como é bom ter noção do que você está falando, ter conhecimento e não falar bobeiras, ter argumentos pra discutir, etc". E pelo menos um está indo atrás de fazer iniciação científica no próximo ano. [rizk]Aeeeeeeeeee![/rizk]

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Junho de 2006, 15:11:26 »
"O ponto de interrogação no final da frase indica uma pergunta, não uma afirmação." (Oceanos)
:lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2006, 20:04:43 »
Não entendo o que aconteceu pra vocês cismarem de ficar me imitando.

Haja falta de personalidade. :lol:

Offline Netão

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2006, 00:00:08 »
 :D

Eae, soh aproveitando o post pra falar que eu sou, novo no forum.....

bom, em relaçao ao tópico, acho que até seria possível fazer isso que está no texto, porém as pessoas tendem a ir pela explicação mais simples, por exemplo: entre o criacionismo e o evolucionismo, eh bem mais fáci dizer: "Deus fez!"

bom povo, por enquanto to gostando do fórum.... espero ser útil aqui...

Fui.....  :hihi:
--------------------------------
"Só a Razão salva!"

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2006, 09:12:19 »

Em que você baseia sua fé? Você não acha que está questionando o modo como seu deus te criou (estou assumindo que você ainda é cristã, e como tal, assume a bíblia como verdadeira)? Ter fé não é um pouco incoerente com questionar a vontade do criador?

Pra quÊ? É chover no molhado:

Todo mundo conhece a frase de Romeu e Julieta: "Mas o que é um nome? Uma rosa, tivesse outro nome, deixaria de pular de galho em galho feito um macaco?"

(Romeu para e pensa no que acabou de dizer)

(Julieta se sente ofendida e termina o namoro)

Então pergunte a ele o que ele e os demais pastores acham... Verá como não é assim tão simples.

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2006, 09:13:41 »
:D

Eae, soh aproveitando o post pra falar que eu sou, novo no forum.....

bom, em relaçao ao tópico, acho que até seria possível fazer isso que está no texto, porém as pessoas tendem a ir pela explicação mais simples, por exemplo: entre o criacionismo e o evolucionismo, eh bem mais fáci dizer: "Deus fez!"

bom povo, por enquanto to gostando do fórum.... espero ser útil aqui...

Fui..... :hihi:

Olá Netão. Apresente-se aqui.

Detalhe é que ninguém pára para pensar que "deus quis" não é a resposta mais simples...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2006, 13:35:31 »

Em que você baseia sua fé?

Nela mesma. Fé é que é o fundamento das coisas, nao o contrário.

Você não acha que está questionando o modo como seu deus te criou (estou assumindo que você ainda é cristã, e como tal, assume a bíblia como verdadeira)? Ter fé não é um pouco incoerente com questionar a vontade do criador?
Por que seria?

Então pergunte a ele o que ele e os demais pastores acham... Verá como não é assim tão simples.
Acham do que? de considerar o homem como sendo igual a "um macaco mais aqueles detalhes que só tem no homem e menos aqueles detalhes que só tem no macaco"?

me explique que diferença faz.
« Última modificação: 16 de Junho de 2006, 13:37:04 por Guinevere »

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2006, 23:40:45 »

Em que você baseia sua fé?

Nela mesma. Fé é que é o fundamento das coisas, nao o contrário.

Você não acha que está questionando o modo como seu deus te criou (estou assumindo que você ainda é cristã, e como tal, assume a bíblia como verdadeira)? Ter fé não é um pouco incoerente com questionar a vontade do criador?
Por que seria?

Acham do que? de considerar o homem como sendo igual a "um macaco mais aqueles detalhes que só tem no homem e menos aqueles detalhes que só tem no macaco"?

me explique que diferença faz.

Ok, você não quer responder, deixa pra lá.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2006, 08:16:09 »
Eu quero responder. Ou não entendi o que você está perguntando, ou você não percebeu meu ponto: que trocar o nome não muda nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!