Falei com o Vines!
Eis:
Quarta-feira, 13 de abril, 2005.
Ricardo: Vines, como está o estatuto da STR?
Leo Vines: Está pronto e já sendo registrado.
Ricardo: Existe alguma previsão de "oficialização" da ONG?
Ricardo: Data, tempo que isso pode levar.
Leo Vines: Não pois dependemos dos correios, mas com certeza será antes do aniversário, dia 4/5.
Ricardo: Só mais uma dúvida, o forum foi perdido?
Ricardo: O banco de dados, todos aqueles tópicos. Existe um backup?
Leo Vines: Não, eu o tirei do ar pois estamos trocando de servidor.
Leo Vines: Tenho backup de tudo, alguns imbecis andaram inventando a história que ele foi invadido e apagado.
Ricardo: O forum voltará normal, então, como antes?
Ricardo: Sem caracteres estranhos, perfeito?
Leo Vines: Sim, mas voltará pago.
Leo Vines: Sim, tudo voltará ao normal, já estamos com um novo servidor.
Ricardo: Existe idéia de valor?
Leo Vines: Esta semana ele já deverá estar no ar.
Leo Vines: Ainda não, os moderadores e o tesoureiro é que decidirão.
Leo Vines: Mas deverá ser algo em torno de R$ 3,00 mensais.
Leo Vines: Os moderadores receberão um salário e terão que cumprir metas na moderação
Ricardo: Membros da ONG também precisarão pagar?
Leo Vines: Sim, será algo separado para poder arcar com os salários dos moderadores.
Leo Vines: O dinheiro será para pagar a manutenção do Fórum e não para arrecadar fundos pra ONG.
Ricardo: Será mesmo preciso, Vines? O meu medo é que o movimento caia bruscamente com isso. Até que os moderadores se tornem inúteis em um forum vazio.
Leo Vines: Não penso que isso ocorra, o Fórum ficará bem mais organizado, diferente de outros fóruns por aí onde todo mundo faz o que quer e ninguém arruma a bagunça.
Leo Vines: Isso atrairá gente séria e disposta a usar o Fórum para conversas sadias e dabates ordeiros.
Ricardo: O fórum poderá ser acompanhado sem o pagamento, ou mesmo a leitura dos tópicos será privada?
Leo Vines: A leitura será aberta, para escrever será necessário pagar.
Ricardo: Como serão escolhidos os moderadores?
Ricardo: Pela presidencia?
Leo Vines: Talvez seja adotada uma cota de gratuidade, algo como duas mensagens diárias. Algo além disso só pagando.
Leo Vines: Pela Diretoria e pelos Conselheiros..
Ricardo: Você acha que o fórum foi importante para a STR ter o tamanho que tem hoje?
Leo Vines: Em parte, mas não o vejo como a coisa mais importante.
Leo Vines: Os textos, publicações e ações da STR foram muito mais marcantes. O Fórum e a Lista foram úteis, mas o que mais gerou credibilidade e reconhecimento foram nossos textos e ações.
Ricardo: Não seria uma "seleção de pessoas" dispostas a contribuir com a ONG muito boa?
Ricardo: No meu ponto de vista, sem o forum, a STR seria apenas mais um site com bons textos.
Leo Vines: Sim, assim como na Lista e dentre os visitantes do site.
Ricardo: Com o forum criou-se uma idéia de grupo, de "nós somos ateus".
Ricardo: "Nós queremos ver essa ONG dar certo".
Leo Vines: Discordo. A maioria dos usuários do Fórum nunca contribuiu em nada com a STR. Fóruns existem muitos e nenhum deles fez metade do que a STR (que é muitíssimo mais que apenas um Fórum) fez até hoje. O Fórum é útil, mas não é a coisa mais importante da STR.
Ricardo: Contribiução financeira?
Leo Vines: Não, contribuição braçal mesmo.
Leo Vines: Dinheiro não é problema, precisamos de gente disposta a contribuir com horas de trabalho.
Ricardo: Ofereceu-se dinheiro, inclusive em um tópico recente. E quanto a contribuição braçal vários dos que estão fazendo o novo site, conheceram a STR pelo forum.
Leo Vines: A maioria diz que vai fazer e acontecer e depois some, como tantos e tantos já fizeram nesses anos de STR.
Leo Vines: Sim, assim como vários se conheceram pela Lista ou enviando e-mail pros Editores após visitar o site.
Ricardo: Estou acompanhando a lista de desenvolvimento do novo site, ao menos uns 4 eram do forum.
Leo Vines: O Fórum nunca foi o único canal de comunicação, portanto não o supervalorizo.
Ricardo: De cerca de 6 ou 7 que são realmente ativos...
Leo Vines: Sim, mas como vê, não são todos.
Leo Vines: Alguns membros da ONG nem usam o Fórum e mesmo assim apoiam a STR e já estão começando os preparativos para ações fora da Internet.
Ricardo: Mas a maioria. Sabe Leo, acho que muitos garotos, talvez eu mesmo, entraram no forum e adoraram aquele ambiente. Cresceram como pessoas. Eu mesmo, não tinha muito conhecimento sobre método cientifico, sobre como debater. Não fazia a mínima idéia do que era uma falácia.
Ricardo: Ler textos poderia ajudar?
Leo Vines: É preciso perceber que a STR é muito mais que apenas um Fórum, tem gente que ainda não se tocou disso..
Ricardo: Sim, mas não é dinamico como um forum.
Ricardo: Acho que para a parte educativa da ONG (e a parte educativa está sendo considerada, não?), o fórum é muito bom.
Leo Vines: Porém num Fórum há muita bagunça. No futuro Fórum isso não ocorrerá, teremos algo muito mais seleto e ordeiro, aí sim, sendo um canal importante.
Ricardo: As áreas bate-papo, humor, continuarão?
Leo Vines: Provavelmente sim, mas não decidirei isso sozinho.
Leo Vines: Se a humor continuar será bem diferente do que é hoje.
Ricardo: Acho que seriedade demais pode levar para a monotonía.
Ricardo: Talvez um humor mais ligado com religiões, seria interessante.
Leo Vines: Terá que obedecer as regras da Área Humor do site.
Leo Vines: Para que o humor, furtivamente, passe a nossa mensagem.
Leo Vines: Uma piada sobre português não ajuda em nada a STR.
Leo Vines: Uma piada sobre os abusos das religiões, sim.
Ricardo: Quem é o tesoureiro? O Claudio Loredo ainda?
Leo Vines: Não, ele desertou numa atitude anti-ética. Provavelmente agora será o Arnaldo Elias.
Ricardo: Por que o estatuto ainda não foi liberado para os interessados pela ONG, pela internet?
Leo Vines: Porque o site ainda não foi movido para o novo servidor.
Ricardo: Você não acha que existe um "abismo" entre a diretoria e os interessados em ver a STR crescer, Vines?
Leo Vines: Assim que o for, provavelmente até sábado, todos o lerão.
Ricardo: Mas é tão fácil colocar o arquivo mesmo que no grupo do Yahoo.
Leo Vines: Nenhum, qualquer pessoa pode entrar na ONG e terá direito a voz e voto, de acordo com o Estatuto.
Leo Vines: Ele será divulgado no site.
Ricardo: O site já será em php, ou de início em html ainda?
Leo Vines: Ainda em HTML, não terminamos de criar o novo sistema ainda.
Leo Vines: Isso deverá demorar alguns meses ainda.
Ricardo: O novo host será pago com o dinheiro dos diretores enquanto a STR não for legalizada?
Ricardo: Ou serão aceitas doações?
Leo Vines: Sim, eu estou pagando por ele com a ajuda de alguns Diretores.
Leo Vines: Futuramente, quando arrecadarmos as associações, os associados financiarão a hospedagem.
Ricardo: Vines, por que por tantos anos a área finanças nunca foi atualizada?
Leo Vines: Porque estamos sem acesso ao servidor.
Ricardo: Desde 2002?
Leo Vines: Desde 2003, em 2002 foram poucas doações e não tive tempo para manter essa área atualizada. Em 2002 paramos de vender produtos, daí acho que só dois ou três pessoas entraram como Membros. Nenhuma delas exigiu a atualização das finanças, portanto, ficou tudo sem mudar.
Ricardo: Ano passado, 2004, algum progresso foi feito?
Leo Vines: Nada no site, só contatos e ações fora da Internet.
Leo Vines: Vou jantar e dormir, trabalho cedo.
Ricardo: Ok, boa noite e bom apetite.
Leo Vines: Qualquer outra dúvida é só enviar por e-mail pra mim ou pros Diretores.
Ricardo: Obrigado pela atenção.
Leo Vines: De nada, até mais.
Ricardo: Me autoriza a postar isso no forúm Alenonimo?
Ricardo: O pessoal lá está realmente chateado com a STR.
Ricardo: Queria mudar essa imagem.
Leo Vines: Pode postar o que quiser, isso tudo será publicado junto com o Estatuto assim que a migração de servidor terminar.
Leo Vines: Se quiser pode até enviar o Estatuto pra quem quiser ler, afinal, ele é público e registrado em cartório.
Ricardo: Ok, muito obrigado novamente. Nós queremos muito uma ONG atéia e cética.
Ricardo: E, ao menos com o meu apoio, vocês podem contar.
Leo Vines: O que esse pessoal tem que entender é que eles sempre usaram um Fórum sem pagar nada por isso e muitos se acham no direito de reclamar.
Ricardo: Muitos quiseram ajudar também.
Leo Vines: Todos os moderadores trabalharam nas horas vagas, sem ganhar nada por isso, e mantiveram o Fórum bem até que ele cresceu demais.
Ricardo: Mas não tiveram possibilidades.
Leo Vines: Agora com um novo servidor, um Fórum pago, quero ver quais serão os que irão coçar o bolso e não apenas reclamar.
Leo Vines: A STR agora será profissionalizada, registrada em cartório e reconhecida como pessoa jurídica.
Leo Vines: Vamos ver quem são aqueles que realmente querem ajudar (sim, existem e são muitos) e quem são aqueles que só querem baderna.
Ricardo: Veremos. A área compras vai voltar?
Leo Vines: Sim, assim que conseguirmos fornecedores para produtos com a nossa marca.
Leo Vines: Ela foi tirada do ar pois o local onde eu confeccionava os produtos fechou.
Leo Vines: E ninguém mais tinha tempo para correr atrás disso e gerenciar.
Leo Vines: Agora com dois tesoureiros e outras pessoas isso será diferente.
Ricardo: Muito bom Vines, fico feliz.
Ricardo: Eu era um dos que acreditava que a STR tinha morrido.
Leo Vines: Como diz o ditado, o mal do urubu é achar que o boi está morto.
Ricardo: O boi ficou dois anos parado Vines.
Ricardo: As pessoas tem os seus motivos.
Leo Vines: Por motivos diversos, que muitos nem ficaram sabendo.
Ricardo: Nós tentamos.
Leo Vines: E agora que já foram sanados, tudo voltará a ser como antes.
Leo Vines: E será melhor.
Ricardo: Mas enfim, vamos pensar para a frente. Espero com toda sinceridade que seja.
Ricardo: A STR teve um papel muito importante no passado.
Ricardo: E espero que no futuro também.
Leo Vines: Eu também, isso dependerá agora de muitos. A STR agora andará por si só, calcada no Estatuto.
Leo Vines: Veremos no que vai dar.
Leo Vines: Até, vou comer e hibernar.
Ricardo: Até.