É foda! Faz 3 anos e meio que uso Linux, até hoje só usei Slackware de distribuição, é a minha paixão. Gentoo também é muito bom. Às vezes uso FreeBSD, porém na maior parte do tempo estou no Linux.
Tanto Linux como qualquer outro unix-like free ou não é muito superior em desempenho à sisteminhas lixo da M$, o problema é que as empresas ainda na maioria das vezes só fazem software para windows
Photoshop? A galera tenta usar GIMP quando precisa do mesmo, ou "emula" usando Wine. Word? Temos o OpenOffice, que na minha opinião não perde em nada pro Office da M$.
Eu, por questões de ética sou contra software microsoft, porém estou ciente da nessecidade de usar sistemas window$ as vezes, principalmente para jogos: Gunbound, Fifa, etc.. etc..
Caso alguém nunca tenha usado sistemas Linux, FreeBSD, Unix em gerais, recomendo. Vocês verão de perto um sistema que não tem DOS como Kernel, essa herança ridícula herdada por sistemas windows, mas sim um sistema que possui macrokernel (na maioria das vezes) totalmente flexível para suas necessidades, sistemas que possuem excelente gerenciamento de memória, o desempenho da internet é melhor devido a pilha tcp/ip ser imbutida no próprio kernel, terão a liberdade de ter o código fonte dos programas em mãos, etc.. etc.. O único problema é o interesse das empresas que fazem software em lucrar, sendo assim, só fazem para Windows na maioria das vezes.
O realplayer para linux funciona bem, porém é pobre em visual, Winamp também.. ecat! XMMS é bem melhor!
Ou seja, quando as empresas fazem software pra linux, fazem com pouca vontade
Quem paga mais de 350 reais numa licença de um Ruindows XP nos dias de hoje? Pagar tudo isto num sistema que herdou DOS como kernel? Num sistema que sempre deu telinha azul e trava nas horas de necessidade? Um sistema que não tem um sistema de arquivos seguro e por isto vemos vírus e spywares vagando pelo mesmo todos os dias? Um sistema que de robustez não tem nada? Um sistema pesado que só roda em máquinas específicas? Linux com kernel 2.2 eu faço rodar num 386 com 8mb de ram. Pagar caro num sistema operacional lixo que pede para reiniciar o pc toda hora? Bah! Fuck Micro$oft! Viva o software livre!
Migrar para sistemas unix-like nem sempre é fácil, pois 99% de usuários de windows são newbies por causa dos sistemas microsoft serem muito fáceis de usar. Consequencia? Por serem tão fáceis de usarem, um usuário de windows muitas vezes nem sabe o pc que usa, normalmente não sabe nada sobre tcp/ip, não sabe compilar um simples código fonte feito em C pois os programas no sistema lixo já vem compilados (.exe), não sabe usar nenhum shell de unix (pois nunca usou um), e se falar em compilar um kernel para ele é um pesadelo! Claro, o windows é um sistema fechado, não permite modificações :~~ . Tudo isto porque sistemas Windows escondem o que é a verdadeira informática para que seja colocado em prática a plena facilidade..
Gastar dinheiro com software? Nunca! Monopólio de software: isto sim é pecado!