Autor Tópico: LHC due for 2007 start  (Lida 40018 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: LHC será ligado dia 10/09 às 4:30 aproximadamente...
« Resposta #150 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:06:03 »
O que, de fato, não tem NADA a ver.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #151 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:09:33 »
só não entendi porque não compreendi o ingres... shit...

Ahhh, então o mundo ainda pode acabar, né... que legal...

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #152 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:14:01 »
A imprensa dando um sow de conhecimento! Viva o Bog Bang! ::)

Mas eles são bonzinhos até. Eu já coloquei medo em tanto gente falando do fim do mundo... :twisted:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #153 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:06:31 »
E agora para algo completamente diferente:

http://web.pib.com.br/nominato/forum/viewtopic.php?t=8763

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:18:31 »
"Has the Large Hadron Collider destroyed the world yet?"
No código da página:
Código: [Selecionar]
<!-- if the lhc actually destroys the earth & this page isn't yet updated
please email mike@frantic.org to receive a full refund -->
:histeria:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #156 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:20:26 »
Mas a quantidade de informação será muito grande, certo? Um tempo considerável vai ser preciso para que uma rede de computadores dê conta do recado, não é isso?.......para nós, simples mortais amantes da física, setembro é apenas o começo!

beijos

Complementando o que o Caio falou, Universidades do mundo inteiro têm redes de computadores totalmente dedicadas à análise dos dados do LHC. Lá na UERJ mesmo temos o GRID, que vai tratar os dados do CMS (salvo engano).

Pelo que li o pessoal da UERJ está no ATLAS.

E como não custa nada ir procurar a notícia, aqui está (do dia 09/09):

Partículas em ação

Agência FAPESP – Vai começar o maior experimento científico do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), construído pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern) na fronteira entre Suíça e França. No dia 10 de setembro está previsto para ocorrer o primeiro choque de prótons, teste para a inauguração marcada para o dia 21 de outubro.

“Pela primeira vez na história da ciência um próton se chocará com outro no maior acelerador de partículas do mundo. O LHC vai inaugurar uma nova era, varrendo quase toda a física experimental das interações fundamentais da natureza”, disse o físico brasileiro Alberto Santoro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Construído durante duas décadas, com a colaboração de cientistas de 181 institutos de pesquisas de diversos países, o LHC é um acelerador de prótons com 27 quilômetros de comprimento, situado a 100 metros abaixo da superfície.

O LHC é formado por seis experimentos, dos quais os principais são o Alice (A Large Ion Collider Experiment), o LHCb (LHC Beauty), o Atlas (A Toroidal LHC Apparatus) e o CMS (Compact Muon Solenoid).

“O Brasil não está fora desta nova era da ciência”, disse Santoro, que é coordenador do grupo da Uerj no CMS. Os físicos brasileiros, com apoio do CNPq, estão envolvidos nos quatro experimentos desde a década de 1990.

“De 1999 a 2004, o CNPq pagou 100 mil francos suíços por ano para a construção do equipamento referente ao experimento Atlas. Foram ao todo R$ 1,2 milhão. Além disso, temos apoiado os grupos de pesquisa que participam dessa colaboração oferecendo bolsas para doutorado-sanduíche com duração ampliada para dois anos”, disse José Roberto Drugowich, diretor de Programas Horizontais e Instrumentais da agência.

A participação dos brasileiros envolve pesquisadores, professores, estudantes de universidades e institutos de pesquisa do Brasil. O grupo de física nuclear da Universidade de São Paulo participa do experimento Alice. Físicos e engenheiros do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão no LHCb.

Grupos da UFRJ e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) integram o CMS. Do Atlas, participam pesquisadores da CBPF, Uerj, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Centro Federal de Educação Tecnológica.

Para assegurar a participação de pesquisadores brasileiros nos projetos e programas de pesquisa em desenvolvimento no Cern, o CNPq assinou um convênio de cooperação com o centro em setembro de 2006.

O convênio prevê a participação de pesquisadores brasileiros nos quatro experimentos, no projeto de banco de dados e na rede de processamento do LHC, por meio da assinatura de protocolos específicos.

Os mais recentes protocolos foram assinados em maio, para participação nos experimentos do Cern de pesquisadores vinculados a institutos e universidades brasileiras para treinamento de estudantes.

Mais informações: http://lhc.web.cern.ch/lhc

http://www.agencia.fapesp.br/materia/9394/noticias/particulas-em-acao.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #157 Online: 12 de Setembro de 2008, 14:41:25 »
Eu torço pra que um strangelet converta a massa da terra em matéria incandescente...
Assim eu posso acender meu último back...
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #158 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:49:15 »
Eu torço pra que um strangelet converta a massa da terra em matéria incandescente...

Lembrando que apologia as drogas é proibido no fórum, antes que se empolgue...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #159 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:50:45 »

Lembrando que apologia as drogas é proibido no fórum, antes que se empolgue...

Pelo menos vcs avisam antes de banir.
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #160 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:35:44 »
(Vou começar a fumar em protesto à essa regra.)
<!-- if the lhc actually destroys the earth & this page isn't yet updated
please email mike@frantic.org to receive a full refund -->
Easter egg genial!

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #161 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:40:37 »
Devem descobrir que aquela partícula X é formada por partículas Y menores que ela. E que as Y são formadas por outras partículas A e B, menores ainda...

Tenho uma impressão parecida. Penso que provavelmente vamos esclarecer algumas grandes duvidas sobre a matéria, porém imagino que vão aparecer pelo menos o triplo de novas grandes questões a serem esclarecidas. Daí vão ter que fazer um LHC maiorzinho.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #162 Online: 13 de Setembro de 2008, 18:59:59 »
E vão apelidar alguma partícula subatômica de "tijolo do VERDADEIRO Deus", quem sabe? :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #163 Online: 13 de Setembro de 2008, 19:47:45 »
Realmente, não é de se duvidar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 14 de Setembro de 2008, 13:42:29 »
Agora, voltando a ser sério... alguém tem acompanhado a cobertura da imprensa? Péssima :nojo: Putz, não aguento mais ver gente falando em "recriar o Big Bang". Sem contar o sensacionalismo que fizeram em cima da besteira do "fim do mundo". ::)
Mesmo que se gere um microburaco negro, ele não terá massa para causar nenhum dano e desaparecerá alguns microsegundos depois ao irradiar toda a sua (pouca) energia.

Como disse o Fayman no RV, mesmo que o Sol virasse um buraco negro de repente, o único problema é que morreríamos gelados. Nenhum planeta sairia de sua órbita.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 14 de Setembro de 2008, 14:05:07 »
Eu diria que o BN evaporaria nanossegundos, até picossegundos depois de surgir :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #166 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:57:53 »
Me bateu um estalo: você tem noção suficiente do que está sendo feito no LHC para entender que não é ritual de magia negra liberando coisas que o ser humano não deveria conhecer e que, longe de ser algum tipo de tiro no escuro, é um experimento muito bem controlado.

Muitos dos que estão receosos não tem esse benefício e realmente mistificam a coisa toda, achando que algum tipo de "véu sagrado" está sendo "violado".

É uma visão mistificadora e rotuladora da existência, em que certos assuntos são sumariamente lançados para fora do que se "deve" abordar, com fronteiras moldadas pelo que se desconhece e não pelo que se conhece. 

Por isso expressões como "buraco negro" mudam de significado.  Para cientistas como você são eventos naturais, enquanto que para boa parte das massas pode ser algum tipo de arauto da catástrofe - quiçá dotado até mesmo de vontade própria e com uma "função" nas "profecias".

Essas situações decorrentes da dificuldade da sociedade em acompanhar os avanços tecnológicos e científicos são desconcertantes.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 15 de Setembro de 2008, 08:11:59 »
...o homem primitivo tinha medo do trovão...e lá vão mitologias, suspertições e temor em cima do que não se entende... As vezes pareçe que ainda não saimos das cavernas!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #168 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:33:23 »
Isso me faz pensar se daqui a pouco não teriamos uma religião adoradora do todo-poderoso LHC...

Afinal... "nomeamos divino tudo aquilo que não compreendemos..." :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #169 Online: 22 de Setembro de 2008, 10:45:44 »
Isto é o que se espera da ciência e suas experiências. Tudo por causa da mídia e do poder do dinheiro.
Críticas e Riscos http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons
Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra[carece de fontes?]. Para tanto, corre um processo num tribunal do Havaí[carece de fontes?] tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outros acusam o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha; esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.
Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável reputação como Stephen Hawking e Lisa Randall afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas e estão sob controle[carece de fontes?].
Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos (ou 0,0000000000000000000000000001 segundo) , pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e se extinguiria.
Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade, mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo.
O cientista do MIT, Ph.D em Astrofísica pela Universidade de Bolonha, o brasileiro Gabriel Moraes Ernst, considera a teoria concernente com as principais vertentes de análise, ao considerar a aplicabilidade da transferência de pósitrons com base na massa do buraco negro gerado.

Se existem críticas deveria haver mais bom senso.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #170 Online: 22 de Setembro de 2008, 11:32:09 »
Hmm?  Do que você está falando, Erivelton?

Acha que o LHC pode destruir o mundo ou algo assim?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 22 de Setembro de 2008, 12:40:16 »
Isto é o que se espera da ciência e suas experiências. Tudo por causa da mídia e do poder do dinheiro.
Críticas e Riscos http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons
Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra[carece de fontes?]. Para tanto, corre um processo num tribunal do Havaí[carece de fontes?] tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos.
Não há risco. Mesmo que surja um microburaco negro, ele não terá massa para causar danos e desaparecerá logo em seguida.

Mesmo que o Sol virasse um buraco negro, nada aconteceria aos planetas (exceto ficarem congelados).

Isto não passa de sensacionalismo de gente que não entende do assunto.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #172 Online: 22 de Setembro de 2008, 12:48:35 »
Eles são cientistas.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #173 Online: 22 de Setembro de 2008, 12:52:45 »
Eles são cientistas.
O pessoal que projetou e construiu o LHC e que afirma o contrário também.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 22 de Setembro de 2008, 15:10:43 »
Eles são cientistas.

Eles são físicos que trabalham com física de altas energias, física de partículas e/ou relatividade geral?

A opinião de um biólogo, por exmeplo, quanto a isso vale tanto quanto a de um economista ou cozinheiro.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!