Autor Tópico: LHC due for 2007 start  (Lida 40013 vezes)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re: Máquina que sondará segredos do Universo
« Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 21:56:51 »
As quatro dimensões seriam comprimento, largura, altura e tempo, o tradutor se atrapalhou todo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 01 de Março de 2007, 09:07:13 »
Pergunta idiota. Seria possível uma "catástrofe" ou seja, criarmos um novo Big Bang dentro do colisor de Hádrons?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 01 de Março de 2007, 09:46:48 »
Você sabe que este é o temor de muita gente... mas esse "risco", para todos os efeitos práticos, é inexistente.

Se bem que eu ia achar simplesmente do caramba se destruíssemos o Universo criando um novo! :hihi:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Março de 2007, 09:59:12 »
Você sabe que este é o temor de muita gente… mas esse "risco", para todos os efeitos práticos, é inexistente.

Se bem que eu ia achar simplesmente do caramba se destruíssemos o Universo criando um novo! :hihi:

Praticamente inexistente não é meio temerário não??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 01 de Março de 2007, 10:59:56 »
Existe uma chance diferente de zero que, por exemplo, o Cristo Redentor esteja acenando com a mão esquerda agora. Porque todas as moléculas que formam o braço esquerdo dele podem ir para cima e para baixo em conjunto, por puro acaso.

Mas a gente não conta com isso, conta? Da mesma forma, não contamos a destruição do Universo, por mais que isso fosse super-legal :-D

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #30 Online: 01 de Março de 2007, 14:02:38 »
Demitam o tradutor:
"…existência de múltiplas dimensões além das quatro tradicionais da física: comprimento, largura, peso e tempo. "

Traduziu "width" como peso (weight).
Quando li esse "peso" aí entre as quatro dimensões existentes, achei estranho mesmo… mas agora entendi, o cara se atrapalhou na tradução… hehehe

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #31 Online: 01 de Março de 2007, 14:07:56 »
Tomara que seja como o prazer que temos ao consumir lança perfume.
????

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #32 Online: 01 de Março de 2007, 14:18:34 »
Depois percebi, ele deve ter trocado height por weight.
De qualquer forma, erros de tradução são quase inevitáveis, o que muitas vezes falta é uma boa revisão.
Não foi tão grave quanto "Uma breve história do tempo", o livro mais mal traduzido que já li.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
A maior máquina do mundo
« Resposta #33 Online: 18 de Julho de 2007, 05:06:53 »

Vista aérea do LHC
Vista aérea do anel de 27 quilômetros do Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas da história.

ALICE no Big Bang
ALICE é um dos quatro equipamentos principais do LHC. Dentro dessa máquina serão recriadas as condições do Big Bang, a explosão que deu origem ao universo.

Montagem do ALICE
No interior da máquina, os físicos esperam criar mini buracos negros.

ATLAS
Máquina do tamanho de um prédio de cinco andares, o detector  ATLAS  irá explorar os limites do conhecimento que os físicos têm sobre as propriedades da matéria no universo.

Montanha de dados
O ATLAS e as outras máquinas do LHC irão produzir uma montanha de dados equivalente a uma pilha de CDs com 20 quilômetros de altura.

CMS
O detector CMS pesa 12,5 mil toneladas, tem 21 metros de comprimento e 15 metros de diâmetro.

Bóson de Higgs
O CMS é um dos instrumentos mais importantes do LHC, pois é nele que os físicos esperam detectar o "bóson de Higgs", a partícula que falta encontrar para entender o funcionamento do cosmo.

LHCb
Através do detector LHCb, os cientistas irão procurar respostas para a seguinte questâo: por que o universo é feito de matéria e não de antimatéria?

Investimento
O LHCb pesa 4,5 mil toneladas, mede 20 metros e é parte de um investimento total de 6 bilhões de francos suíços.

Simulação
Esta simulação mostra o que os físicos esperam ver no LHC, um choque de partículas que revele o elusivo bóson de Higgs.

Nova simulação
Essa é outra simulação da qual átomos de chumbo se chocam fazendo surgir um bóson de Higgs.

Choque de partículas
Essa simulação mostra o instante do choque de partículas dentro do detector ATLAS.

Choque de átomos de chumbo
A colisão a 99,9% da velocidade da luz de dois feixes de átomos de chumbo provoca sua ruptura. Seus escombros são as partículas subatômicas que os físicos estudam.

Simulação de colisão
Simulação da colisão de átomos de chumbo, gerando o bóoson de Higgs.

Arte e ciência
Não, não é uma tela de Jackson Pollock, o pintor modernista norte-americano. É uma outra simulação, particularmente bela, do choque de átomos de chumbo dentro do LHC.

http://idgnow.uol.com.br/galerias/acelerador_particulas/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Porto

• Nível 12
  • *
Re: A maior máquina do mundo
« Resposta #34 Online: 18 de Julho de 2007, 22:11:41 »
Eu adoro o CERN, acompanho tudo o que passa sobre ele na midia
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 18 de Julho de 2007, 23:13:29 »
Um belo post! :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Julho de 2007, 00:30:32 »
Um amigo meu tá quebrando a cabeça pra simular reações que podem acontecer no LHC. Eu já disse para ele desistir de publicar os papers dele falando em TeV. Sugeri que ele usasse nanojoule por que nano tá na moda!

Uma medida que dá uma idéia da energia envolvida numa reação do LHC, mais impressionante até que falar nos 99,9% da velocidade a luz é ver que a energia envolvida nesse acelerador, para UM PAR DE ÁTOMOS é equivalente a um grão de arroz caindo de 1m de altura.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #37 Online: 20 de Julho de 2007, 04:12:38 »
Desculpem a pergunta provavelmente idiota, mas não é perigoso criar mini-buracos negros na Terra? Eu já li algo sobre esses buracos negros poderem "evaporar", mas e SE eles não evaporarem? Quais as chances deles "comerem tudo a sua volta" e irem ganhando massa... e "comendo mais e mais"...? rs
Ciência da Computação!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Julho de 2007, 11:33:35 »
Desculpem a pergunta provavelmente idiota, mas não é perigoso criar mini-buracos negros na Terra? Eu já li algo sobre esses buracos negros poderem "evaporar", mas e SE eles não evaporarem? Quais as chances deles "comerem tudo a sua volta" e irem ganhando massa... e "comendo mais e mais"...? rs

Isso não pode acontecer por que um buraco negro de massa M tem a mesma capacidade de atração gravitacional que qualquer coisa de massa M. A diferença é que como ele é muito pequeno para a massa que tem (muito denso), as coisas acabam atravessando o horizonte de eventos e tal.

Para entender isso, basta pensar no que aconteceria se o sol de repente, magicamente, virasse um buraco negro. Aqui ia ficar escuro. E só. A órbita da Terra permaneceria inalterada. A órbita de Mercúrio permaneceria inalterada.

Por isso, se você pensar que o buraco-negro que surgir vai ter massa da ordem de 10^(-20) gramas na melhor (pior) das hipóteses, ele não vai conseguir atrair muita coisa antes de evaporar.

Pense quantas vezes você já "caiu" em direção a um grão de arroz sendo atraído gravitacionalmente por ele.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #39 Online: 21 de Julho de 2007, 05:28:47 »
Isso não pode acontecer por que um buraco negro de massa M tem a mesma capacidade de atração gravitacional que qualquer coisa de massa M. A diferença é que como ele é muito pequeno para a massa que tem (muito denso), as coisas acabam atravessando o horizonte de eventos e tal...
Imaginando que o buraco negro comece com a massa que você citou ao final da resposta e que ele está num acelerador de partículas gigante, não é provável que se ele se formar numa lateral interna do acelerador e estiver se movendo contra ela (pacman... rs), as milhares de partículas que ele encontre no caminho cairão no horizonte de eventos, aumentando a massa do buraco negro? Esse aumento não poderia ficar descontrolado e então também descontrolada a sua capacidade de atrair?

Por isso, se você pensar que o buraco-negro que surgir vai ter massa da ordem de 10^(-20) gramas na melhor (pior) das hipóteses, ele não vai conseguir atrair muita coisa antes de evaporar.
Como assim? Então a vida útil de um buraco negro - até evaporar - depende de sua massa?

Pense quantas vezes você já "caiu" em direção a um grão de arroz sendo atraído gravitacionalmente por ele.
Por incrível que pareça isso ainda não me ocorreu :D rsrs

valeu pela ajuda! :ok:
« Última modificação: 21 de Julho de 2007, 05:32:35 por Paulo José »
Ciência da Computação!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Julho de 2007, 05:51:05 »

Isso não pode acontecer por que um buraco negro de massa M tem a mesma capacidade de atração gravitacional que qualquer coisa de massa M. A diferença é que como ele é muito pequeno para a massa que tem (muito denso), as coisas acabam atravessando o horizonte de eventos e tal.

Para entender isso, basta pensar no que aconteceria se o sol de repente, magicamente, virasse um buraco negro. Aqui ia ficar escuro. E só. A órbita da Terra permaneceria inalterada. A órbita de Mercúrio permaneceria inalterada.

estragou tudo, elton. seria engraçado. nada de asteróides, guerras nucleares ou epidemias. a terra acabaria do nada graças a uns físicos suíços.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Julho de 2007, 05:53:44 »
uma coisa; o buraco ganha massa à medida que vai agregando coisas. se a princípio tem uma nanomassa mas está rodeado de nanopartículas de nanomassa então vai agregá-las, agregá-las até se tornar um microburaco de micromassa, até ganhar um centímetro e até comer a terra inteira. por que não funciona assim?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Julho de 2007, 19:15:37 »
uma coisa; o buraco ganha massa à medida que vai agregando coisas. se a princípio tem uma nanomassa mas está rodeado de nanopartículas de nanomassa então vai agregá-las, agregá-las até se tornar um microburaco de micromassa, até ganhar um centímetro e até comer a terra inteira. por que não funciona assim?
Porque segundo o efeito da Radiação Hawking o tempo de vida do micro buraco negro é de aproximadamente 10-100 segundos, por isso é muitissimo pouco provavel que um cresca o suficiente para deixar o acelerador de partículas.
A melhor demonstração de como isto é pouco provavel é o fato da Terra ser atingida diariamente por inumeros raios cosmicos que possuem maior capacidade de criar estes fênomenos e até hoje ainda estamos aqui.

"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #43 Online: 22 de Julho de 2007, 23:54:28 »
Eu li que um buraco negro se forma a partir de uma super-nova de uma estrela gigante. Após sua explosão, seu núcleo se torna um buraco negro, um objeto que tem uma atração gravitacional tão forte que nem a luz consegue sair. Esse assunto é interessante... aqui em casa eu tenho um monte de revistas sobre isso. Acho que vou estudar física na faculdade...
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 23 de Julho de 2007, 00:10:39 »
Eu li que um buraco negro se forma a partir de uma super-nova de uma estrela gigante. Após sua explosão, seu núcleo se torna um buraco negro, um objeto que tem uma atração gravitacional tão forte que nem a luz consegue sair.
Sim, é assim que surgem os buracos-negros que duram tempo suficiente apra termos indicações de que eles existem. Mas qualquer corpo que atinja densidade suficiente para que a velocidade de escape em sua superfície (a velocidade que um corpo precisa ter para escapar de seu campo gravitacional) seja maior que a da luz é um buraco-negro. A velocidade de escape é dada como raiz(2*G*M/r) onde G é uma constante unviersal, M é a massa do corpo e r é a distância ao centro de massa desse corpo. Dá pra ver que quanto menor a distância ao centro do corpo, maior a velocidade de escape. No caso da Terra, a velocidade de escape na superfície é cerca de 11km/s. Obviamente nào faz sentido calcular a velocidade de escape abaixo da superfície, numa distância ao centro menor que o raio da Terra.

A distância ao centro de massa na qual a velocidade de escape é igual à da luz pode ser chamada (numa definiçào um tanto frouxa) de horizonte de eventos. Todo corpo que tem massa tem um horizonte de eventos. Se (e somente se) toda a massa desse corpo estiver distribuída numa região interior ao horizonte de eventos, esse corpo é um buraco negro. A Terra seria um buraco negro se tivesse 1,8cm de diâmetro e a massa que tem agora.

Esse assunto é interessante... aqui em casa eu tenho um monte de revistas sobre isso. Acho que vou estudar física na faculdade...
Que bom! Seja bem-vindo à academia!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 23 de Julho de 2007, 00:17:11 »
Obviamente, pra falar com propriedade sobre buracos negros, teríamos de nos enveredar por mais Relatividade Geral que a com que eu pude ter contato.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 23 de Julho de 2007, 15:20:03 »
Você disse que o buraco iria evaporar, mas para onde vão as coisas (nanoparticulas) que ele "comeu"?

Não seria perigoso também um dia criarem um big bang dentro do Colisor?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Julho de 2007, 20:00:28 »
Você disse que o buraco iria evaporar, mas para onde vão as coisas (nanoparticulas) que ele "comeu"?
Elas são convertidas em outras formas de matéria e geralmente são "evaporadas" na forma de partículas elementares que as compunham.

Não seria perigoso também um dia criarem um big bang dentro do Colisor?

Não vejo como.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #48 Online: 11 de Agosto de 2007, 01:14:53 »
O que é "Hix Field"?

:p

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:59:15 »
Não se preocupem, não entendo nada de física mas sei que o troço não deve oferecer riscos.

Possivelmente só gastaram tanta grana para obter conhecimento e desenvolver alguma arma que vai acabar com tudo mais tarde... :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!