O que desencadeia estas disfunções eu não sei, sinceramente. Pode ser algum distúrbio de infância, ou algo relacionado ao gene, mas como não conheço muito desta área não posso dar uma opinião com o devido embasamento.
Ótimo. Então não afirme que é uma doença. Até porque doença remete a alteração na saúde, moléstia, algo que é mal, ruim.
Como é uma disfunção hormonal ou psíquica, isto é considerado como tal uma doença.
Sendo doença pode ser que haja uma cura, porém como eu disse não sou médico, psiquiatra ou nada do tipo para saber.
Nem sempre.
Vou te dar um exemplo: Minha filha tem autismo. O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento. É uma alteração psiquica derivada de uma diferença no cérebro dela, muito provavelmente, de origem genética.
Ela não consegue se relacionar com as pessoas. Tudo que é externo a ela a incomoda e a faz sofrer. Ela quer interagir, falar, experimentar mas não consegue. É difícil para ela. Essa dificuldade atrapalha no desenvolvimento e aprendizagem dela.
Não há cura para isso. O que há são terapias para que ela consiga superar essas dificuldades e consiga viver num mundo que é baseado em interações com outras pessoas.
E isso não é doença. Como ela há milhões de pessoas assim, nos mais diferentes graus.
São pessoas diferentes. Não tem o comportamento padrão. Vêem o mundo de outra forma. Mas são saudáveis.
E essa diferença é gerada por causas e psiquicas...
Talvez não seja o caso de ser curada, mas de "vacinada".
Vacina é para produzirr anticorpos contra agentes externos.
Não existe vírus ou bactéria da homossexualidade.
Se for um caso de genética, isto poderia ser descoberto com o tempo através dos estudos do genoma humano.
Descoberto como mudar o gene pra impedir que as pessoas sejam homossexuais?
Eu preferia que desativassem o gene que faz as pessoas serem corinthianas ou o que faz elas gostarem de música. Afinal, eu não gosto nem de música e nem de corinthianos...