He he, vamos com calma porque eu não estou entendendo nada do que você está falando!!
Primeiramente, a qual livro de divulgação você se refere?
Segundo, creio que você está confundindo algumas coisas. De fato, existe uma diferença de abordagem de Newton (ação a distância) com Einstein (ação local), mas ambas ocorrem em nosso espaço trivial. Não existe algo como "espaço maior mais dificilmente acessível". Por sinal, nem faço idéia do que você quer dizer com isso. Perceba que essa "ação a distância", conforme estabelecia Newton, ocorre entre dois corpos a QUALQUER distância entre eles, podendo ser Anos-luz ou centímetros.
Apenas a gravidade é considerada curvatura espacial, ou, em menor "raio" (e talvez maior "inclinação"), eletromagnetismo e forças nucleares também são?
Einstein somente conseguiu dar um formato geométrico à Gravidade. Ele falhou quando tenteou unificá-la com o Eletromagnetismo. Contudo, não faço idéia do que você quer dizer com "menor "raio" (e talvez maior "inclinação")".
No livro era dito ainda algo no sentido de que Einstein teria feito uma comparação do espaço com espuma. Que cada partícula de matéria cria seu próprio espaço (e não a curvatura no espaço em que está), e pela proximidade, acabam criando um espaço em comum.
Nunca ouvi falar disso. Você não está confundindo com Espuma Quântica? Outro ponto, e agora fiquei mais que curioso, um livro de divulgação científica, falando de Física, dizer que "cada partícula de matéria cria seu próprio espaço (e não a curvatura no espaço em que está), e pela proximidade, acabam criando um espaço em comum." ou está falando bobagem enorme, ou não é sobre Física de verdade (a menos, é claro, que eu não consegui entender o que estão querendo dizer).
Quanto a rupturas do ET, o livro do Brian Greene mostra que o Et não só se rompe (seja isso o que for!), como ele se auto-custura e esconde o reparo.