Autor Tópico: Ateísmo?  (Lida 3245 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Ateísmo?
« Online: 05 de Julho de 2006, 20:21:37 »
Diante das novas alterações na definição de ateismo no forum, onde foi possível até inferir-se que o ateismo não é negação de divindades eu questiono aqui.

Enfim...

*Qual o significado de ateismo?
*Qual a origem do termo? Latina? Grega? Quais os significados originais?
*Onde o termo foi cunhado?
*Existe uma instituição representante do movimento ateista no mundo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ateísmo?
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2006, 01:21:52 »
Que alterações da definição?

Que eu saiba ateísmo vem de "atheos", negação (da existência) de deuses.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2006, 12:04:06 »
As perguntas persistem.

Será que ninguém sabe? Nem os que se dizem ateus?
« Última modificação: 06 de Julho de 2006, 19:37:26 por Tarcísio »

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
  • Todos mudamos mas continuamos os mesmos
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2006, 16:16:21 »
Eu não sei! mas se for isso mesmo:
Então tem gente enganada aí. Negação da existência é necessariamente NEGAR A EXISTÊNCIA ou seja, os enganados aí do fórum deveriam escolher um nome novo para se indentificar.
Só se diga ateu se você afirma que Deus não existe.

OBS: Isso tudo baseado na resposta de Luis Dantas. Como eu disse no início:"Eu não sei".

As perguntas persistem.

Será que ninguém sabe? Nem os que se dizem ateus?
É Tarcísio... Parece que nem eles! :histeria: hahahaha!
Primeira Semana de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação (SCTI 2008), UENF, Campos dos Goytacazes!
http://www.scti.com.br

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2006, 16:22:49 »
Diante das novas alterações na definição de ateismo no forum, onde foi possível até inferir-se que o ateismo não é negação de divindades eu questiono aqui.

Enfim...

O termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".
Assim sendo, não é necessariamente negar a existência de divindades, pode ser também não levar a existência ou não de deuses como fato relevante.

Não existe nenhuma entidade representativa mundial, nem líder e nem papa.

Mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo

"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2006, 16:23:39 »

O que é tão engraçado?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2006, 16:28:22 »

O que é tão engraçado?
O fato de algumas pessoas dizerem que são X sem nem saber exatamente o que é X.
Minha resposta foi com o intúito de atraír alguém revoltado com vontade de responder a pergunta do Tarcísio (Já que estou realmente curioso). Não sei se deu certo ou se foi pura sorte você ter respondido mas pelo menos alguém respondeu.
Vai me dizer que você não riu quando o "Seu Madruga" do "Chaves" falou que alguém era poliglota? Acontece...
Primeira Semana de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação (SCTI 2008), UENF, Campos dos Goytacazes!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2006, 16:31:04 »
Então tem gente enganada aí. Negação da existência é necessariamente NEGAR A EXISTÊNCIA ou seja, os enganados aí do fórum deveriam escolher um nome novo para se indentificar.

Sinto muito, mas eu não preciso inventar outra palavra para me definir e quem me garante isso é o Aurélio:

Ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adj.
 1. Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
 2. Próprio de ateu: &    
S. m.
 3. Indivíduo ateu; ímpio.
[Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.]

Não diz nada sobre AFIRMAR que o deus judaico-cristão, ou qualquer outro, não exista. Apenas sobre não crer, assim como eu não creio e portanto sou ateu. Sim, é claro que os que ACREDITAM que não exista algum deus, sejam lá quais forem os seus motivos, também são ateus, mas está claro que não são apenas esses. O que torna a sua afirmação "Só se diga ateu se você afirma que Deus não existe." totalmente equivocada.

E creio que isso, e apenas isso, é suficiente para declarar que esse assunto é UM CASO ENCERRADO, já que não se trata de nenhuma terminologia específica.

PS: Será que não passa pela cabeça de quem quer discutir o significado de uma palavra COMEÇAR pela definição de um dicionário nos casos em que a palavra não está sendo usada dentro de uma terminologia específica (por exemplo jurídica ou científica) que é do que se trata esse caso?
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 16:33:48 por Marcelo Terra »

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2006, 16:33:55 »
...
Não lí nem 2 linhas. Só quero que preste atenção nisso:
OBS: Isso tudo baseado na resposta de Luis Dantas. Como eu disse no início:"Eu não sei".
E já foi falado a respeito de dicionários... Exatamente por isso que perguntaram qual a origem da palavra.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2006, 16:40:35 »
Descrença em deuses.

Já respondido.

Atheos é uma palavra grega e sua tradução literal é 'sem deus'.

Não. Mas existem instituições como a AA.

E reitero o Dantas, que alterações de definição?

Discussões semânticas são sempre infrutíferas, e acho que já te disseram isso. :)

Ps. Droga, vocês foram mais rápidos que eu. ¬¬

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2006, 16:50:57 »

O que é tão engraçado?
Minha resposta foi com o intúito de atraír alguém revoltado com vontade de responder a pergunta do Tarcísio (Já que estou realmente curioso). Não sei se deu certo ou se foi pura sorte você ter respondido mas pelo menos alguém respondeu.

Eu nem tinha visto esse tópico.
Talvez ninguém tenha respondido por já ter respondido a essa pergunta centenas de vezes.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2006, 16:51:06 »
...
Não lí nem 2 linhas. Só quero que preste atenção nisso:
E já foi falado a respeito de dicionários... Exatamente por isso que perguntaram qual a origem da palavra.

Se não quer ler não discuta, não sei o que você está fazendo aqui. Se quer saber sobre a origem da palavra leia o post do L. Duran. O que realmente importa é que as afirmações que você tem feito insistentemente à respeito de um ateu ser necessariamente alguém que ACREDITA QUE DEUS NÃO EXISTE estão erradas e você deveria parar de fazê-las.

PS: Fingir desdenhar o post de alguém não é uma forma de argumentação. Principalmente quando este mostra que você está equivocado.

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2006, 16:57:59 »
Se não quer ler não discuta, não sei o que você está fazendo aqui. Se quer saber sobre a origem da palavra leia o post do L. Duran. O que realmente importa é que as afirmações que você tem feito insistentemente à respeito de um ateu ser necessariamente alguém que ACREDITA QUE DEUS NÃO EXISTE estão erradas e você deveria parar de fazê-las.

PS: Fingir desdenhar o post de alguém não é uma forma de argumentação. Principalmente quando este mostra que você está equivocado.
Cara, estou rindo de verdade! :histeria:
"Se quer saber sobre a origem da palavra leia o post do L. Duran"
Eu respondi à ele, antes que você me falasse algo. Quando for postar, veja se ninguém postou antes de você pra não falar besteiras ¬¬
"O que realmente importa é que as afirmações que você tem feito insistentemente à respeito de um ateu ser necessariamente alguém que ACREDITA QUE DEUS NÃO EXISTE estão erradas e você deveria parar de fazê-las."
Essa aí foi que me fez rir muito mesmo! Cole aqui alguma afirmação minha.
"PS: Fingir desdenhar o post de alguém não é uma forma de argumentação. Principalmente quando este mostra que você está equivocado."
Não fingi desdenhar nada: Eu não lí mesmo!
Não estou equivocado. Vou pedir pra você prestar atenção nessa parte denovo:
Eu escreví isso depois de minhas "afirmações" sabia? Pois leia denovo ¬¬.
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 17:02:49 por Xuringa »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2006, 16:58:26 »

O que é tão engraçado?

Eu nem tinha visto esse tópico.
Talvez ninguém tenha respondido por já ter respondido a essa pergunta centenas de vezes.

E bota centenas de vezes nisso.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2006, 17:07:43 »
Cara, estou rindo de verdade! :histeria:

Pode estar até rindo mas não está argumentando.

"Se quer saber sobre a origem da palavra leia o post do L. Duran"
Eu respondí à ele, antes que você me falasse algo. Quando for postar, veja se ninguém postou antes de você pra não falar besteiras ¬¬

Quem está falando besteiras aqui além de você? Aliás, continua repetindo as mesmas.

"O que realmente importa é que as afirmações que você tem feito insistentemente à respeito de um ateu ser necessariamente alguém que ACREDITA QUE DEUS NÃO EXISTE estão erradas e você deveria parar de fazê-las."
Essa aí foi que me fez rir muito mesmo! Cole aqui alguma afirmação minha.

Se você realmente assumisse a postura de quem não sabe, não se apressaria em fazer tais afirmações:
Observe que apesar de tentar se esconder em uma condicional
suas afirmações assumem o imperativo
, o que não é a forma de escrever de quem está "apenas" especulando. Se você não sabe se expressar bem não é problema meu.

"PS: Fingir desdenhar o post de alguém não é uma forma de argumentação. Principalmente quando este mostra que você está equivocado."
Não fingi desdenhar nada: Eu não lí mesmo!

Se não quer ler não discuta.

Não estou equivocado. Vou pedir pra você prestar atenção nessa parte denovo:
Eu escreví isso depois de minhas "afirmações" sabia? Pois leia denovo ¬¬.
Pois a afirmação do Luis Dantas estava incorreta e você se aproveitou dela para panfletar a sua opinião.

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2006, 17:18:32 »
bla bla bla...
Acho que todos vão ler e todos vão rir. Eu disse assim:"se for isso mesmo..." e pra não restar dúvidas de que eu ainda estava na hipótese eu ainda coloquei: "Isso tudo baseado..."
Minha opnião não é essa meu caro. Procure uma afirmação minha por favor e me mostre onde foi que eu falei que os ateus são exatamente isso que o Dantas disse...¬¬
Não vou ler por que você colocou a definição da palavra, como se estivesse corrigindo um erro meu. O problema é que eu não afirmei nada por isso não posso errar! Eu coloquei uma condição antes veja: "mas se for isso mesmo:"

MAS QUE PARTE DO "EU NÃO SEI" VOCÊ NÃO ENTENDEU? EU EXPLICO MELHOR:
Eu não faço idéia, nunca pesquisei, nunca aprendi, nunca me falaram, nunca me disseram, nunca me mostraram e com isso não tenho em minha mente a definição para a palavra.
Como você insiste em dizer que eu estou afirmando algo se EU MESMO DISSE QUE NÃO SEI!
Tá difícil hoje ein!?
Se eu não sei me expressar bem? Desculpa tentarei ser mais claro agora:
Não sei! SE fosse o que o Dantas disse então tem gente enganada. Depois disso Duran nos disse a verdade. Depois disso eu não afirmei mais nada, a não ser que eu ria quando via Chaves. Depois você disse que eu afirmei. Depois eu disse que eu não afirmei e assim vai num ciclo infinito até que você preste atenção no que eu escrevi.
:histeria:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2006, 17:26:14 »
Vou te ensinar a escrever especulativamente, e vou fazer isso apenas uma vez:

"Eu não sei! mas se for isso mesmo então teria gente enganada aí. Negação da existência seria necessariamente NEGAR A EXISTÊNCIA ou seja, nesse caso os enganados aí do fórum deveriam escolher um nome novo para se indentificar. Alguém só poderia se dizer ateu se afirmasse que Deus não existe."

Viu? Claro, preciso e inequívoco. Como eu disse antes, se você não sabe se expressar, se não sabe escrever bem, isso não é um problema meu.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2006, 17:28:53 »
Eu não faço idéia, nunca pesquisei, nunca aprendi, nunca me falaram, nunca me disseram, nunca me mostraram e com isso não tenho em minha mente a definição para a palavra.

Redundância de pleonasmos.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2006, 17:31:52 »

"Eu não sei! mas se for isso mesmo então teria gente enganada aí. Negação da existência seria necessariamente NEGAR A EXISTÊNCIA ou seja, nesse caso os enganados aí do fórum deveriam escolher um nome novo para se indentificar. Alguém só poderia se dizer ateu se afirmasse que Deus não existe."

Viu? Claro, preciso e inequívoco. Como eu disse antes, se você não sabe se expressar, se não sabe escrever bem, isso não é um problema meu.
Completamente claro. O problema é que eu não estou lidando com burros. Isso é um clube cético! Então, creio que com as condições que eu estabeleci, as pessoas deveriam entender o que eu queria dizer.

Redundância de pleonasmos.

É que o pobre homem não estava conseguindo entender. Tive que explicar de várias formas:
MAS QUE PARTE DO "EU NÃO SEI" VOCÊ NÃO ENTENDEU? EU EXPLICO MELHOR:
Gente! Quando for criticar alguém, leia antes! Preste atenção! Ou vai receber uma dupla de dois risos! ¬¬

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2006, 17:35:33 »

Isso só mostra o quanto você está errado em pegar um post de alguém e fazer comentários condenando alguém, mesmo que disfarçado de especulação. Se você realmente não sabe, acompanhe, leia e pergunte se tiver dúvidas. Aí quando você tiver algum conhecimento do assunto você dá palpite.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2006, 17:40:51 »

Completamente claro. O problema é que eu não estou lidando com burros. Isso é um clube cético! Então, creio que com as condições que eu estabeleci, as pessoas deveriam entender o que eu queria dizer.

Não somos burros, mas não somos obrigados a decifrar o que alguém escreve. Um texto pode muito bem possuir vários sentidos. Não temos a menor obrigação de descobrir qual você quis dar a ele quando escreveu. Escreva de forma a evitar esse tipo de "confusão".

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2006, 17:42:52 »

Isso só mostra o quanto você está errado em pegar um post de alguém e fazer comentários condenando alguém, mesmo que disfarçado de especulação. Se você realmente não sabe, acompanhe, leia e pergunte se tiver dúvidas. Aí quando você tiver algum conhecimento do assunto você dá palpite.
Ai ai ai.. você está agindo como uma pedra!
Não condenei ninguém e não afirmei nada! "Necas"! "Nothing"! Não tem nada disfarçado! Depois que o Duran falou eu não dei palpite algum sobre o assunto! Só me defendia de suas acusações sobre minha grande conspiração de disfarces e etc.
E você? Tinha conhecimento? Você veiu aqui e postou sobre o dicionário mas nós queríamos era a origem da palavra.
Eu não dei palpite. Você deu. Era eu que deveria estar te acusando ¬¬
Mas não quero mais perder meu tempo com isso!
Espero ter deixado claro agora que eu sinceramente não acho nada sobre algo que não tenho conhecimento! Duran deixou claro, e claro está! Deixe assim!

Não somos burros, mas não somos obrigados a decifrar o que alguém escreve. Um texto pode muito bem possuir vários sentidos. Não temos a menor obrigação de descobrir qual você quis dar a ele quando escreveu. Escreva de forma a evitar esse tipo de "confusão".
O meu "OBS" deixou claro. Não vai começar a falar de dsfarces também né?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 07 de Julho de 2006, 17:43:24 »
Vamos acalmar os ânimos, por favor, e procurar comunicação em vez de confronto, sim?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 07 de Julho de 2006, 17:44:32 »
Vamos acalmar os ânimos, por favor, e procurar comunicação em vez de confronto, sim?
Erro meu... Até vou ficar "off" agora.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #24 Online: 07 de Julho de 2006, 17:45:44 »

O meu "OBS" deixou claro. Não vai começar a falar de dsfarces também né?

Não. Mas se não sabe do que vai falar, não abra sua boca. Aprenda sobre o assunto e apenas fale sobre o que conhecer.

Concordo. Vou parar por aqui minha participação no tópico.

Edit: Corrigir erro no quote.
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 17:48:31 por Floko »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!