Autor Tópico: Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio  (Lida 3030 vezes)

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
7 DE JULHO DE 2006 - 17h09
Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu nesta sexta-feira (7), por unanimidade, que as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e sociologia. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 estados. Segundo o documento aprovado, os estados terão um ano para incluir as duas disciplinas na grade curricular do ensino médio.

Segundo o relator da proposta, conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem seu espírito crítico. "Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades", declarou.

Na avaliação do titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas, a medida vai ampliar o número de vagas para profissionais de filosofia e sociologia. "A falta de professores em algumas situações também vai se adequar porque, com o ensino obrigatório das duas disciplinas, os cursos de graduação formarão mais profissionais para atuarem no setor", disse.

A proposta de mudança foi feita pelo Ministério da Educação em 2005, mas como é do CNE a prerrogativa de definir as diretrizes curriculares nacionais, a deliberação foi feita pelos conselheiros. Agora, o parecer será homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Mudança

Para o professor de filosofia Aldo Santos, de São Paulo, a decisão vai promover uma mudança na estratégia educacional que desenvolve o pensamento, a reflexão e a ação dos estudantes. "Agora, o jovem vai entender o seu papel na história e saber que ele pode ser um agente transformador na sociedade", analisou.

A inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio foi comemorada por cerca de 150 professores e estudantes, que compareceram ao auditório do CNE. Houve até champanhe após a aprovação do parecer pelos conselheiros.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/option=content&task=view&id=5332&FlagNoticias=1&Itemid=5476
...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2006, 19:09:41 »
pelo que eu me lembro das aulas de filosofia, constante era o apelo pelo "senso crítico" mas tudo a que nos levavam era doutrinação mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2006, 20:51:57 »
Aqui em Minas, pelo menos em Uberlândia sempre teve Filosofia e Sociologia, é matéria inclusive cobrada para admissão na UFU, mas é como disseram acima, é muita doutrina e pouco raciocínio

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2006, 20:55:11 »
Existe alguma lista dos conteúdos que deveriam ser passados em Sociologia?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2006, 21:04:26 »
As que eu ja tive, não foram de todo ruim. A minha atual tem inclinações para a esquerda, mas não é fanatica não.
"The patient refused an autopsy."

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2006, 09:15:35 »
7 DE JULHO DE 2006 - 17h09
Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu nesta sexta-feira (7), por unanimidade, que as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e sociologia. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 estados. Segundo o documento aprovado, os estados terão um ano para incluir as duas disciplinas na grade curricular do ensino médio.

Segundo o relator da proposta, conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem seu espírito crítico. "Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades", declarou.

Na avaliação do titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas, a medida vai ampliar o número de vagas para profissionais de filosofia e sociologia. "A falta de professores em algumas situações também vai se adequar porque, com o ensino obrigatório das duas disciplinas, os cursos de graduação formarão mais profissionais para atuarem no setor", disse.

A proposta de mudança foi feita pelo Ministério da Educação em 2005, mas como é do CNE a prerrogativa de definir as diretrizes curriculares nacionais, a deliberação foi feita pelos conselheiros. Agora, o parecer será homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Mudança

Para o professor de filosofia Aldo Santos, de São Paulo, a decisão vai promover uma mudança na estratégia educacional que desenvolve o pensamento, a reflexão e a ação dos estudantes. "Agora, o jovem vai entender o seu papel na história e saber que ele pode ser um agente transformador na sociedade", analisou.

A inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio foi comemorada por cerca de 150 professores e estudantes, que compareceram ao auditório do CNE. Houve até champanhe após a aprovação do parecer pelos conselheiros.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/option=content&task=view&id=5332&FlagNoticias=1&Itemid=5476

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:chopp: :chopp: :chopp: :chopp:

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2006, 10:54:02 »
Eu tive tb, e eram uma porcaria...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2006, 11:40:50 »
Filosofia e sociologia são importantes, mas necessita-se também de aula de cidadania. Teremos então seres humanos melhores ;D

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2006, 11:46:29 »
Filosofia e sociologia são importantes, mas necessita-se também de aula de cidadania. Teremos então seres humanos melhores ;D

Cidadania e caráter se aprende em casa.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2006, 11:52:33 »
Olha o Hugo com 300 oportunidades de emprego, que ótimo!

Eu tive filosofia no 1o e 2o EM e achei legal, na época e hoje tbm. Digam-me os profissionais da área: qual é o motivo de o currículo de filosofia para o EM ser majoritariamente, senão apenas, filosofia grega antiga? Se é que há um motivo?

Eu achava então, e hoje de maneira um pouco mais precisa, que é um "kick-off", no sentido de o aluno ser introduzido ao hábito de perguntar a respeito das coisas, ser apresentado aos "pensadores" pra ter algum método pra pensar por si próprio. Aqui pra mim tenho que seria bem mais legal dividir por assunto e pegar todos os filósofos que escreveram sobre ele.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2006, 13:50:55 »
Tive essas matérias e não aprendi nada de útil nelas, a não ser curiosidades sobre o que é que cada pensador pensava. Senso cítico mesmo eu aprendi a ter foi nas aulas de História e Geografia, mas não foi porque meus professores ensinaram isso, foi porque eles falavam tanta idiotice anti-capitalista, inventavam tantas crueldades perpetradas pela "direita", eles faziam parecer as coisas tão simples que em pouco tempo eu aprendi a duvidar de tudo que os meus professores falavam. Se eles diziam uma coisa eu presumia que o certo provavelmente era o contrário...

Adolescentes em idade colegial são muito manipuláveis à doutrinação imposta por seus professores. Eu que fiz colegial no auge dos debates sobre as privatizações e fui forçado a engolir muita abobrinha. Meus professores falavam sobre o assunto de forma extremamente maniqueísta, não apontavam nenhuma possível virtude que justificasse o desejo do governo de realizá-las; a conclusão que eu tinha era de que ou o FHC era muito burro (afinal, até meus professores licensiados pela UESB sabiam mais do que ele, que tinha PhD na França) ou então ele estava passando a mão no dinheiro das privatizações e achava que as pessoas eram tão estúpidas que não iam perceber isso - sendo que até um reles aluno da oitava série como eu podia descobrir isso facilmente, ajudado por seus professores...

Por essas e outras é que eu acho que nem filosofia e nem sociologia, a matéria que deveria ser obrigatória no ensino médio é economia. É um absurdo que a cada quatro anos milhões de novos eleitores apareçam na cena eleitoral alienados do principal debate político travado entre os candidatos antagonistas. É um absurdo que assistamos à propaganda eleitoral sem sabermos direito o que é inflação, o que são juros, o que é dívida externa, o que é dívida interna, quais são os impostos que pagamos, quais são as causas do desemprego, porque há tanta concentração de renda no Brasil... Sem esses conhecimentos ficamos à mercê de candidatos aproveitadores e com más intenções! Os exemplos não são poucos:

- Em 2002, em resposta à proposta de José Serra de gerar 8 milhões de empregos, Lula, sem dar explicações sobre com faria isso, prometeu gerar 10 milhões de empregos.

- Em 2002 Anthony Garotinho, sem explicar com que dinheiro, prometeu aumentar o salário mínimoo para 400 reais, mandando uma banana para o déficit da previdência. No mesmo ano a principal proposta do PCO era aumentar o salário mínimo para increditáveis 1500 reais.

- Para 2006 a candidata Heloísa Helena já prometeu que vai baixar os juros por decreto. Muito oportunista, já que a mídia tem transformado o juros nos vilões do baixo crescimento brasileiro, sem explicar, porém, que as coisas não são tão simples assim.

Além de defesa contra políticos opiortunistas, o conhecimento de economia é útil para candidatos aos cursos de administração, economia e até engenharia, que respondem por larga parcela dos vestibulandos. Poderia inclusive ser cobrada como matéria específica para o vestibular.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2006, 13:58:38 »
Concordo!
E além de macro-economia, matemática financeira, fundamentos de investimentos, financiamento, bolsa de valores, impostos e funcionamento da previdência.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2006, 14:07:32 »
Até porque você aprende o que há de mais relevante sobre filosofia em História e em Literatura. Já o que você aprende sobre Economia em História e Geografia não é suficiente nem para se acompanhar os jornais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2006, 14:37:02 »
quem sabe tenha chegado a hora de reformular totalmente o curriculo do ensino médio. e isso seria algo inédito no mundo, penso.
do que os jovens mais precisam hoje? a sociedade mudou, não é a mesma de 50 anos atrás, exige outras aproximações.

se bem que, nas aulas de geografia, vez ou outra o professor fazia breves incursões pelo terreno da economia. mas coisinha boba, só pra explicar o que é pib ou renda per capita. mesmo assim, saí da escola sem saber o que era a tal taxa selic.
hoje tenho economia política na faculdade, acho que é o tipo de conteúdo que dá pra ser mastigado no ensino médio.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2006, 14:52:30 »
Acho que não precisa mudar muita coisa. Para mim o ideal seria:

Tradicionais: Português, Redação, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia
Novas: Economia, Informática, Educação Sexual

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2006, 14:54:07 »
Algo como "Noções de Direito" também seria interassante.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2006, 15:01:29 »
Acho que não precisa mudar muita coisa. Para mim o ideal seria:

Tradicionais: Português, Redação, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia
Novas: Economia, Informática, Educação Sexual

educação sexual entra em biologia. informática muitas escolas já tem, mas é uma coisa bobinha; como mexer no word ou no excel (pelo menos era assim na minha época).
sem falar que tornar informática matéria obrigatória traz muitos custos adicionais às escolas, um laboratório de informática não é barato.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2006, 15:04:26 »
É que muita gente não tem computador em casa, e hoje é difícil se virar no mercado de trabalho sem informática. É bem caro mesmo, mas quem sabe aquela proposta do notebook de 100 dólares vingar se isso não se torna viável.

Quanto a educação sexual, pode entrar em biologia sim, mas seria bom que não fosse dado apenas uma vez ao longo de todo o ensino médio. Eu acho que agmas palestras uma vez por mês seriam suficientes.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2006, 15:09:19 »
É que muita gente não tem computador em casa, e hoje é difícil se virar no mercado de trabalho sem informática. É bem caro mesmo, mas quem sabe aquela proposta do notebook de 100 dólares vingar se isso não se torna viável.

Dá pra fazer soluções bem baratas usando máquinas em rede sem hd.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2006, 15:33:27 »
Olha o Hugo com 300 oportunidades de emprego, que ótimo!

Não tenho intenção de ensinar no ensino médio, mas fico feliz com o meus colegas que terão essa oportunidade.

Eu tive filosofia no 1o e 2o EM e achei legal, na época e hoje tbm. Digam-me os profissionais da área: qual é o motivo de o currículo de filosofia para o EM ser majoritariamente, senão apenas, filosofia grega antiga? Se é que há um motivo?

Não tenho a menor idéia.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2006, 15:40:27 »
Tive essas matérias e não aprendi nada de útil nelas,

Falácia da autoridade (ao contrário  :lol:)

Por essas e outras é que eu acho que nem filosofia e nem sociologia, a matéria que deveria ser obrigatória no ensino médio é economia.

Respeito sua opinião, mas, filosofia é IMPORTANTÍSSIMO para todos.

Além de defesa contra políticos opiortunistas, o conhecimento de economia é útil para candidatos aos cursos de administração, economia e até engenharia, que respondem por larga parcela dos vestibulandos. Poderia inclusive ser cobrada como matéria específica para o vestibular.

Conheço muitos alunos de economia que não têm noção nenhuma de política e são analfabetos políticos.

Economia só vê números... não ensina a pensar a política...
« Última modificação: 14 de Julho de 2006, 16:12:08 por Hugo »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2006, 15:57:38 »
Filosofia é importante, mas pelo menos da forma como é dada no ensino médio não atende às expectativas. E mesmo bem dada, eu acho economia muito mais vital para se compreender o mundo atual.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2006, 21:02:41 »
Acho que a reforma deveria ser feito des do ensino fundamental começando pelo inglês que deveria ser abolido, se não abolido pelo menos não deveria reprovar. Acho que precisamos dar mais valor ao português.
Não deseje.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2006, 21:59:25 »
Acho que a reforma deveria ser feito des do ensino fundamental começando pelo inglês que deveria ser abolido, se não abolido pelo menos não deveria reprovar. Acho que precisamos dar mais valor ao português.
Ensino religioso também deveria ser abolido, eu dei essa matéria pela minha vida inteira e olha que estudei em um colégio evangélico ate a 4º serie e depois mudei para um colégio católico. Era uma tortura criacionismo todo o dia e orações diárias, me lembro que na 8ª ou 7ª seria o prof era meio espírita e ficava fazendo a classe meditar e tentar achar o espírito santo e nos levar ate a nossa casa aaaa Não sei como eu agüentei isso, fico pensando nas pobres criancinhas que ainda passam por essa lavagem cerebral.
...

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2006, 22:18:14 »
Uma coisa não exclui a outra.
Inglês deveria ser é reforçado!
O ideal era todo mundo sair fluente em inglês do segundo grau.
Assim teria melhor base para acompanhar a bibliografia básica para a maioria dos cursos superiores.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!