Autor Tópico: Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio  (Lida 3031 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio
« Resposta #25 Online: 17 de Julho de 2006, 22:46:22 »
Ensino religioso também deveria ser abolido, eu dei essa matéria pela minha vida inteira e olha que estudei em um colégio evangélico ate a 4º serie e depois mudei para um colégio católico. Era uma tortura criacionismo todo o dia e orações diárias, me lembro que na 8ª ou 7ª seria o prof era meio espírita e ficava fazendo a classe meditar e tentar achar o espírito santo e nos levar ate a nossa casa aaaa Não sei como eu agüentei isso, fico pensando nas pobres criancinhas que ainda passam por essa lavagem cerebral.

Eu tenho uma visão diferente. Já que a matéria se chama ensino religioso, deveria ensinar sobre todas as religiões, pelo menos as atuais, fazendo um apanhado geral das extintas e mostrar as "criancinhas" desde cedo que não existe apenas uma "verdade incontestável" e que todas elas contestam umas as outras e que a Ciência contesta todas elas.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Julho de 2006, 23:04:52 »
O problema é que se confunde ensino com doutrinação.

Como diria o FHC: assim não dá, assim não é possivel! |(
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #27 Online: 17 de Julho de 2006, 23:34:52 »
Isso mesmo HSette eu não podia fazer nada pois fui jogado aos leões dês da infância estudei em 2 instituições religiosas ate a 8ª serie que visam as suas doutrinas aos seus fies que pagam (sim as duas eram privadas) e com certeza existe varias escolas que ensinam isso para suas criacinhas.
Mais vejamos

Art.33° - O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
A pergunta que não quer calar este tipo de ensino seria um progresso ou um retrocesso do processo de laicização do Estado?
...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 18 de Julho de 2006, 00:05:15 »
A princípio não tenho nada contra, desde que a letra da lei seja levada a sério:

- de matrícula facultativa;
- respeito à diversidade cultural religiosa;
- vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Infelizmente, não é isso que se vê.

De qualquer forma, compartilho o ponto de vista da Luz. Não vejo porque abolir, e sim regulamentar e fiscalizar.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #29 Online: 18 de Julho de 2006, 12:24:11 »
Acho que a reforma deveria ser feito des do ensino fundamental começando pelo inglês que deveria ser abolido, se não abolido pelo menos não deveria reprovar. Acho que precisamos dar mais valor ao português.
Uma coisa não exclui a outra.
Inglês deveria ser é reforçado!
O ideal era todo mundo sair fluente em inglês do segundo grau.
Assim teria melhor base para acompanhar a bibliografia básica para a maioria dos cursos superiores.

Eu também acho que a "bibliografia básica para a maioria dos cursos superiores" deveria ser em português afinal estamos no Brasil não nos Estados Unidos
Não deseje.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Julho de 2006, 12:46:01 »
Eu também acho que a "bibliografia básica para a maioria dos cursos superiores" deveria ser em português afinal estamos no Brasil não nos Estados Unidos

Não é bem assim que a coisa funciona. Uma editora só vai publicar no país um livro traduzido se houver demanda para isso e muitas vezes isso demora. Quando estudei na UERJ os melhores livros textos de algumas matérias ainda não existiam em versão em português, não haviam sido lançados no país, alguns tinham alternativas inferiores outros não tinham alternativa alguma. Hoje em dia a coisa está um pouco melhor em termos de publicações nacionais mas ainda há áreas em que as melhores alternativas ainda não estão traduzidas. Então a sua proposta acaba se tornando uma proposta de diminuir a qualidade do ensino superior (mais?) para se adequar às publicações já lançadas em português. Simplesmente não dá. Se você for um profissional de uma área dinâmica e quiser estar constantemente atualizado TEM QUE SABER LER EM INGLÊS que é a linguagem padrão de troca de conhecimento de diversas áreas, principalmente as científicas. Se ficar sentado esperando alguém traduzir pra você acabará sendo um profissional de segunda ou terceira linha, quer você goste disso ou não.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Julho de 2006, 16:02:36 »
Eu tenho uma visão diferente. Já que a matéria se chama ensino religioso, deveria ensinar sobre todas as religiões, pelo menos as atuais, fazendo um apanhado geral das extintas e mostrar as "criancinhas" desde cedo que não existe apenas uma "verdade incontestável" e que todas elas contestam umas as outras e que a Ciência contesta todas elas.

Eu também não tenho nada contra essa forma de aula de religião. Mas acho que aulas de filosofia e história excluem completamente a necessidade de ensino religioso da forma que você propôs.

Sem contar que na prática não é isso que vai acontecer mesmo...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Julho de 2006, 21:03:34 »

Não é bem assim que a coisa funciona. Uma editora só vai publicar no país um livro traduzido se houver demanda para isso e muitas vezes isso demora. Quando estudei na UERJ os melhores livros textos de algumas matérias ainda não existiam em versão em português, não haviam sido lançados no país, alguns tinham alternativas inferiores outros não tinham alternativa alguma. Hoje em dia a coisa está um pouco melhor em termos de publicações nacionais mas ainda há áreas em que as melhores alternativas ainda não estão traduzidas. Então a sua proposta acaba se tornando uma proposta de diminuir a qualidade do ensino superior (mais?) para se adequar às publicações já lançadas em português. Simplesmente não dá. Se você for um profissional de uma área dinâmica e quiser estar constantemente atualizado TEM QUE SABER LER EM INGLÊS que é a linguagem padrão de troca de conhecimento de diversas áreas, principalmente as científicas. Se ficar sentado esperando alguém traduzir pra você acabará sendo um profissional de segunda ou terceira linha, quer você goste disso ou não.

Sevoce está falando de bibliografia Filosofica, a maioria dos bons livros está em alemão e  espanhol. É certo que boa parte está em inglês devido aos empiristas.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Julho de 2006, 15:59:10 »
Acho que a reforma deveria ser feito des do ensino fundamental começando pelo inglês que deveria ser abolido, se não abolido pelo menos não deveria reprovar. Acho que precisamos dar mais valor ao português.
Ensino religioso também deveria ser abolido, eu dei essa matéria pela minha vida inteira e olha que estudei em um colégio evangélico ate a 4º serie e depois mudei para um colégio católico. Era uma tortura criacionismo todo o dia e orações diárias, me lembro que na 8ª ou 7ª seria o prof era meio espírita e ficava fazendo a classe meditar e tentar achar o espírito santo e nos levar ate a nossa casa aaaa Não sei como eu agüentei isso, fico pensando nas pobres criancinhas que ainda passam por essa lavagem cerebral.

Mas se é em colégio particular, o que pode ser feito? Os pais têm liberdade para escolher a escola dos seus filhos...

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #34 Online: 25 de Julho de 2006, 16:13:36 »

Mas se é em colégio particular, o que pode ser feito? Os pais têm liberdade para escolher a escola dos seus filhos...
Por isso odeio meus pais... Mais sei la posso ta falando besteira, mais essa materia deveria ser mais rígida, especifica em sua função e fiscalizada em escolas publicas e ate mesmo privadas, pois se não (como já acontece em varias cidades pobres do Brasil) essa matéria vai abrir as portas para charlatões entrarem no ensino para “pregar” suas crenças e fundamentalismos (e o importante ganhando com isso).
...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Julho de 2006, 17:40:05 »
Você acha que são "charlatões que entram no ensino para “pregar” suas crenças e fundamentalismos". Há quem ache que são "pesssoas preparadas para dar uma boa formação religiosa e moral aos meus filhos". Sinceramente, sempre tive aulas de religião onde estudei e nunca fiquei influenciado por causa dessas coisas. Não dá pra proibir as pessoas de falar só porque discordamos delas, Coqueiro.

rizk

• Visitante
« Resposta #36 Online: 25 de Julho de 2006, 19:47:29 »
Eu tbm sempre tive aula de religião e acho inclusive que elas me ajudaram a crescer como uma pessoa boa, por menos católica que tenha acabado.

Mas é óbvio que aula de religião não deve existir em escola pública.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Julho de 2006, 19:57:28 »
Sim, sim, Mimi. Mas nas escolas particulares, cada uma que se decida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!