Enquete

Que tipo de cético você é?

Cético Filosófico
Cético Científico
Outro (comente)
Ambos (Filosófico e Científico)
Não entendi a diferença
Não sou cético

Autor Tópico: Ceticismo...  (Lida 5314 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Ceticismo...
« Online: 13 de Julho de 2006, 12:14:15 »
Citação de: Wikipedia
Ceticismo filosófico

O ceticismo filosófico é uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;

Originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita por Pyrrho de Elis (360-275 a.C.), que viajou até a Índia e lá estudou, e propôs a adoção do ceticismo "prático". Subseqüentemente, na "Nova Academia", Arcesilaos (315-241 a.C.) e Carneades (213-129 a.C.) desenvolveram mais perspectivas teóricas, que refutavam concepções absolutas de verdade e mentira. Carneades criticou as visões dos Dogmatistas, especialmente os defensores do Estoicismo, alegando que a certeza absoluta do conhecimento é impossível. Sextus Empiricus (d.C. 200), a maior autoridade do ceticismo grego, desenvolveu ainda mais a corrente, incorporando aspectos do empirismo em sua base para afirmar o conhecimento.

Citação de: Wikipedia
Ceticismo científico

O ceticismo científico é uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.

O ceticismo científico tem relação com ceticismo filosófico, mas eles não são identicos. Muitos cientistas e doutores que são céticos quanto às demonstrações paranormais não são adeptos do ceticismo filosófico clássico. Quando críticos de controvérsias científicas ou paranormalidades são ditos céticos, isto se refere apenas à postura cética científica adotada.

O termo cético é usado atualmente para se referir a uma pessoa que tem uma posição crítica em determinada situação, geralmente por empregar princípios do pensamento crítico e métodos científicos (ou seja, ceticismo científico) para verificar a validade de idéias. Os céticos vêem a evidência empírica como importante, já que ela provê provavelmente o melhor modo de se determinar a validade de uma idéia.

Apesar de o ceticismo envolver o uso do método científico e do pensamento crítico, isto não necessariamente significa que os céticos usem estas ferramentas constantemente ou simplesmente achem que existe evidência de sua crença.

Os céticos são freqüentemente confundidos com, ou até mesmo apontados como, cínicos. Porém, o criticismo cético válido (em oposição a arbitrárias ou subjetivas dúvidas sobre uma idéia) origina-se de um objetivo e metodológico exame que geralmente é consenso entre os céticos. Note também que o cinismo é geralmente tido como um ponto de vista que mantém uma atitude negativa desnecessária acerca dos motivos humanos e da sinceridade. Apesar de as duas posições não serem exclusivas mutuamente e céticos também poderem ser cínicos, cada um deles representa uma afirmação fundamentalmente diferente sobre a natureza do mundo.

Os céticos científicos constantemente recebem também, acusações de terem a "mente fechada" ou de inibirem o progresso científico devido a suas exigências de evidências materiais. Contudo, tais críticas são, em sua maioria, provenientes de adeptos de disciplinas denominadas pseudociência, paranormalidade e espiritualismo, cujas visões não são adotadas ou suportadas pela ciência convencional. Segundo Carl Sagan, cético e astrônomo, "você deve manter sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia".

Um en:debunker é um cético que combate idéias falsas e não-científicas. Alguns dos mais famosos são: James Randi, Basava Premanand, Penn and Teller e Harry Houdini. Muitos debunkers se tornam controversos, porque eles costumam exprimir opiniões contundentes e tendem a comentar sobre assuntos que possuem o potencial de ofender valores pessoais, como religião e crenças em geral.

Críticos dos debunkers dizem que suas conclusões estão cheias de interesse próprio e que são cruzados e crentes com uma necessidade de certeza e estabilidade. Entretanto, chamados por eles a comprovar cientificamente suas teorias e alegações, a grande maioria dos críticos os evita.

Temos essas duas definições de ceticismo. Temos ambos no clube cético. Mas quem é quem aqui?

Como você se define, cético filosófico ou científico?

( A idéia era uma enquete, mas só agora percebi que o forum não possui esse recurso, ou pelomenos, não está na cara como usá-lo )

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Ceticismo Filosófico ou Ceticismo Científico? Qual é o seu?
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2006, 16:27:35 »

Atualização: como essa é a intenção declarada do Tarcísio, estou transformando o tópico em enquete.  Luis Dantas.
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 16:29:40 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ceticismo...
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2006, 17:44:30 »
Ambos. 

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2006, 17:56:07 »
Ambos. 

Também. Ambos se correlacionam.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2006, 19:22:51 »
Como é ser cético científico e filosófico? Como saber o que ignorar, o que definir, quando considerar possibilidades e quando disconsiderar?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2006, 19:54:29 »
Eu não gosto muito de pensar de uma forma maniqueísta em casos como esse, eu acho que o conhecimento humano funciona para o ambiente que é proposto, e isso já está de bom tamanho. Não é questão de ser verdadeiro ou falso, é questão de que "funciona nesta realidade".

Não é bem um ceticismo filosófico, mas também não é o oposto dele.

Acho que deu pra entender.. :D

Então voto só em Ceticismo Científico.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2006, 20:43:00 »
Ambos. O ceticismo científico é o ceticismo filosófico "armado" com a ciência.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2006, 20:43:47 »
Também não vejo dicotomia, ou melhor, incompatibilidade entre ambos.
Vejo o ceticismo filosófico como uma baliza, ao refutar visões absolutas. E nesse ponto penso que reforça e incentiva o desenvolvimento científico.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Vendetta

• Nível 02
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2006, 02:22:01 »
Ambos também
“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” Albert Einstein

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2006, 07:30:57 »
Tb votei ambos...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

blue pill

• Visitante
« Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2006, 21:39:50 »
Eu votei na (nao entendi a diferença)
Agora que li as duas definiçôes vou comentar o que eu acho.

Um cético tem que ser filosófico e científico, se for ou só um, ou só outro, no meu vocabulario nao se chama cético.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2006, 19:41:10 »
Eu votei na (nao entendi a diferença)
Agora que li as duas definiçôes vou comentar o que eu acho.

Um cético tem que ser filosófico e científico, se for ou só um, ou só outro, no meu vocabulario nao se chama cético.

Como não? O Ceticismo Filosófico é o ceticismo mais amplo, ele não é limitado, só não é prático.
Se eu não sei eu não digo nada.

Pug2

• Visitante
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2006, 06:30:39 »
Ambos, porêm penso que estarei mais para o filosófico

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ceticismo…
« Resposta #13 Online: 18 de Março de 2007, 23:50:48 »
Estou achando que não sou cético!
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Março de 2007, 02:32:53 »
Estou achando que não sou cético!

Não se deixe o lado da força negra pegar você. :lol:

Votei ambos, não creio que tenha que explicar o porque.

Abraços.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 19 de Março de 2007, 12:54:03 »
Eu acho que meu ceticismo filosófico evoluiu pra uma "master crença".

Como é ser cético científico e filosófico? Como saber o que ignorar, o que definir, quando considerar possibilidades e quando disconsiderar?

Ninguém respondeu :/

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 19 de Março de 2007, 13:21:50 »
Diria que Ambos (Filosófico e Científico), se bem entendi o que quer dizer.

Raphael

• Visitante
« Resposta #17 Online: 19 de Março de 2007, 23:52:07 »
Olá Tarcisio. Vou te responder, foi mal, não vi as perguntas no tópico. :ok:

Como é ser cético científico e filosófico?

Bem, temos três conceitos aí. O Cético, o científico e o filosófico. Acredito que cético seja aquele que está sempre com a dúvida ao seu lado, o cientista, aquele que pesquisa e utiliza de meios "universais" de verdade para mostrar suas descobertas e o filosófico(acho eu que é o único que não se encaixa muito bem na questão)é aquele que pensa, propriamente dito. Visto que, tenho um conceito de filosofia que é a arte que ensina a pensar, pra mim a filosofia não se encaixa em conceitos religiosos muito menos científicos.

Bem, acho que no final das contas, todos se entrelaçam, todos se intercomunicam, acho que para ser cientista, tem que ser cético e que automaticamente se é filósofo.

Como saber o que ignorar, o que definir, quando considerar possibilidades e quando disconsiderar?

Aí depende muito. Muitos cientistas tentam incansávelmente encontrar um conceito em suas práticas para definir a verdade. Acho que o verdadeiro cientísta é aquele que se compromete para com a verdade sem seguir por meios superticiosos. Se encaixando sempre em uma visão mais objetiva do que subjetiva.

Bem, é isso. Espero que tenha ajudado.

Abraços.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Março de 2007, 13:27:45 »
Respondi ambos também.

Como disseram ai acho que ambos estão completamente relacionados. Não acho que um cético científico abra completamente a mão da filosofia cética assim como o cético filosófico não vai abrir mão dos recursos da ciencia.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Março de 2007, 17:02:26 »
Ambos... se der, depois desenvolvo mais...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 25 de Março de 2007, 15:08:12 »
Além do ceticismo científico e filosófico, é importante o ceticísmo religioso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 25 de Março de 2007, 15:13:19 »
Ceticismo religioso?  Eis um conceito que vai precisar ser bem definido.  Ainda se fosse religiosidade cética...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 25 de Março de 2007, 15:36:23 »
Ceticismo religioso?  Eis um conceito que vai precisar ser bem definido.  Ainda se fosse religiosidade cética…
E o que seria religiosidade cética? Apenas um ponto para se iniciar a definir o ceticismo religioso.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #23 Online: 25 de Março de 2007, 16:23:56 »
Adriano,

Mesmo aguardando a definição deste conceito que propôs, gostaria de saber como propor um "ceticismo religioso" e um "ateísmo dogmático" ao mesmo tempo. Pergunto por ainda não saber se possuem alguma relação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 25 de Março de 2007, 16:43:13 »
Ceticismo religioso?  Eis um conceito que vai precisar ser bem definido.  Ainda se fosse religiosidade cética…
E o que seria religiosidade cética? Apenas um ponto para se iniciar a definir o ceticismo religioso.

Seria uma dedicação a algum tipo de atividade ou disciplina ligada ao cultivo de valores morais e à transmissão dos mesmos para outras pessoas (religião) conciliada com uma atitude de desconfiança diante de alegações sobrenaturais e cautela com as expectativas (ceticismo).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!