Enquete

Que tipo de cético você é?

Cético Filosófico
Cético Científico
Outro (comente)
Ambos (Filosófico e Científico)
Não entendi a diferença
Não sou cético

Autor Tópico: Ceticismo...  (Lida 5315 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ceticismo…
« Resposta #25 Online: 25 de Março de 2007, 16:43:58 »
O ateísmo dogmático é em relação a minha crença, a minha fé na inexistência de deus.
O ceticismo religioso é o que vejo nas ciências da religião, uma abordagem em primeira instância descritiva, sem a emissão de julgamento moral, em busca da imparcialidade. Uma das maneiras é buscar a descrição interna de cada religião e as diversas visões a respeito da mesma, além de usar a interdisciplinariedade de diversas ciências.
Enfim é a abordagem ciêntífica das religião, algo que as próprias religiões estão fazendo em seus centros de estudo, nas suas universidades.
A minha proposta de ateísmo religoso é fundamentada na utilização das ciências da religião.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 25 de Março de 2007, 16:46:42 »
Por que chamar um estudo descritivo, científico e supostamente imparcial de "ceticismo religioso"?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #27 Online: 25 de Março de 2007, 16:47:26 »
Ceticismo religioso?  Eis um conceito que vai precisar ser bem definido.  Ainda se fosse religiosidade cética…
E o que seria religiosidade cética? Apenas um ponto para se iniciar a definir o ceticismo religioso.

Seria uma dedicação a algum tipo de atividade ou disciplina ligada ao cultivo de valores morais e à transmissão dos mesmos para outras pessoas (religião) conciliada com uma atitude de desconfiança diante de alegações sobrenaturais e cautela com as expectativas (ceticismo).
A idéia é a mesma, mas entendo que ceticismo religioso pode dar uma conotação diferente, como a de cético fanático ou extremo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 25 de Março de 2007, 16:48:05 »
Por que chamar um estudo descritivo, científico e supostamente imparcial de "ceticismo religioso"?
Problemas semânticos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 25 de Março de 2007, 16:48:57 »
Ué, você está querendo se apresentar como cético "fanático ou extremo"?!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 25 de Março de 2007, 17:05:28 »
É claro que não, por isso disse que o termo ceticismo relisioso pode soar mau, e tem razão no uso da relisiogidade cética.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 07 de Abril de 2007, 14:42:31 »
Na entrevista do Daniel no Orkut ele responte uma pergunta sobre o ceticismo filosófico e o diferencia do ciêntífico, abordando um como clássico e outro como moderno respectivamente.

Daniel, te consideras Piorrinistas?

[Para benefício de quem não conhece a área, pirronismo é uma das duas linhas importantes do ceticismo clássico ou filosófico, do qual deriva sua variante moderna, o ceticismo científico.

http://plato.stanford.edu/entries/skepticism-ancient/ ]

Não sei se entendo o suficiente de ceticismo clássico para responder, mas acho que não. O ceticismo moderno é um enorme avanço sobre o clássico, pois incorpora novas ferramentas como o pensamento científico que resolvem problemas antigos e permitem uma visão melhor dos problemas que eles se propõem a enfrentar.

O ceticismo clássico tem o grande mérito de recohecer a falibilidade do conhecimento, mas não possui nenhuma ferramenta para lidar com isso. Como muita gente ainda hoje, ele vê em preto e branco, e põe no mesmo saco de imprestáveis tudo que não são as provas dedutivas incontestáveis. Já o ceticismo científico dá gradações à confiabilidade do conhecimento e, ao se restringir aos fenômenos naturais, pode utilizar a experimentação como guia e como "prova".

Em suma, o ceticismo moderno resolve mais problemas e melhor. Não dá pra ser pirronista assim.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2007, 12:13:31 »
.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2007, 13:46:16 »
Respondendo á pergunta do início do tópico, me considero cético filosófico e científico, pois utilizo ambos em meus questionamentos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Ceticismo...
« Resposta #34 Online: 13 de Novembro de 2018, 00:05:52 »
Não sou cético, nio sentido estrito pois o meu universo é maior. Mas costume estar cético ou ter postura cetical, numa dicotomia com modismos ou sensos comuns. Essa coisa de ceticismo filosófico ou científico, por exemplo, é algo pra se aplicar o ceticismo. Uma postura cética é científica por demanda. Um religioso cético com sua fé, seria auto excludente.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #35 Online: 16 de Novembro de 2018, 15:08:05 »
Pra quem tem interesse em conhecer as bases do ceticismo filosófico, bem como a maneira como o ceticismo lida com as principais críticas a ele feitas, o sucinto livro de Smith é excelente:

"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Novembro de 2018, 13:27:40 »
Pra quem tem interesse em conhecer as bases do ceticismo filosófico, bem como a maneira como o ceticismo lida com as principais críticas a ele feitas, o sucinto livro de Smith é excelente:

Ótima recomendação!

Mais um para a lista.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #37 Online: 17 de Novembro de 2018, 13:47:31 »
Um livro que tem como título e proposta de investigação, "Ceticismo Filosófico" é bem uma declaração do tipo,  "este produto contem maionese para viagem".
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!