Autor Tópico: Universo sem deus.  (Lida 3201 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Universo sem deus.
« Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2006, 20:01:18 »
Um universo infinito no passado certamente criaria problemas a crença na existência de um criador.

Depende. Estando fora do ntempo, Um Deus poderia criar um universo eterno...

e claro que para alguém onipotente por definição, ação sem tempo não é um problema

Diablo

• Visitante
« Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2006, 20:26:00 »
Nao é preciso o velho conceito de acçao reaçao no tempo para originar algo. O que é o Big Bang senao algo como isso? Afinal tempo e espaço surgiram em simultaneo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2006, 21:47:55 »
não é questão de "ação e reação", mas de evento sem tempo. Sem tempo, nada ocorre; ocorrer, implica em um antes e um depois, distintas localizações temporais.

É diferente de um hipotético começo do tempo, em que apesar de não haver uma ação como causa convencional, antecedente, do primeiro evento, ao menos há tempo, e logo algo pode ocorrer.

Diablo

• Visitante
« Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2006, 11:39:08 »
Isso é a tua definição... de dicionário (se a ciência se fizesse com o dicionário o egoismo dos genes seria o nosso egoismo de nivel mais elevado). Que aliás não é muito útil. O que é uma flutuação quantica no vazio? O que originou o universo terá sido uma flutuação desse tipo. Que sentido faz dizer que é um não acontecimento? Faz muito mais sentido dizer que é um acontecimento que ocorre sem tempo. Não temos de compreender isto para ser real. Tal como não compreendemos as bizarrias da física quantico... e isso não as torna menos reais.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 11:41:17 por Diablo »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2006, 13:59:04 »
bem, aí é uma coisa que eu não sei. Me parece contraditório afirmarem que uma flutuação no vácuo quântico originou o tempo, acho que qualquer acontecimento implica em um tempo, e se falam de flutuação no vácuo quântico como início "de tudo", acredito que deve se referir aos primeiros eventos mais significativos para tudo que veio depois, num tempo pré-existente, e não a origem do próprio tempo. Senão me parece como dizer que a vida surgiu por reprodução biológica ou endossimbiose. :roll:

E imagino que seja mais ou menos isso que queiram dizer, ainda que eu não esteja bem interado do assunto. Não sei, por exemplo, de provas que não tenha havido um tempo infinito (ou não) antes do big bang, em que o universo tenha ficado por fuzilênios (ou talvez apenas por uma fração de segundo) hiper concentrado num espaço mínimo. Tendo anteriormente, talvez até estado mais expandido e vindo a se contrair. Acho que não dá para se afirmar de um "momento 0" absoluto... o que leva alguns a defenderem (ainda, acho) universo cíclico e coisas do tipo....

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2006, 11:59:23 »
Suponha que o Universo que conhecemos tenha de fato (e ao que tudo indica) se originado de uma expansão há 11 bilhões anos (nossos anos) e que continua a se expandir, como indica a constante cosmológica (densidade do Universo)...

Agora suponha que essa Universo seja uma gota de uma substância qualquer colocada por um cientista sobre uma lâmina de vidro utilizando uma pipeta, e que ao lado dessa "gota", exista um sem número de outras gotas, que expandem-se também e podem até se unirem e ter comunicações intra-membranas (buracos negros).

Isso é uma questão de escala, e a ciência ensina que escalas não são problema para a natureza, visto que desde que se descobriu o efeito da lente, mais tarde os microscópios eletrônicos de varredura etc, sempre estamos enxergando as sub-escalas do que antes era tido como a menor das escalas.

Nesse sentido, o cientista que goteja a substância escura com densidade = constante cosmológica com uma pipeta e vê essa substância se expandido pode ser considerado Deus. Ele criou nosso Universo, mesmo sem querer. O problema é insolúvel, visto que mesmo ele sendo Deus, a mente dos teologistas requerirá um criador também para o nosso Cientista-Criador, e assim por diante.

O conceito de Deus não é a solução de nada, mas sim transferir o problema para outros níveis de escala. É uma solução simplória e, arrisco a dizer, preguiçosa para compreendermos nossa natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Universo sem deus.
« Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2011, 21:53:16 »
[...]
O conceito de Deus não é a solução de nada, mas sim transferir o problema para outros níveis de escala. É uma solução simplória e, arrisco a dizer, preguiçosa para compreendermos nossa natureza.

É a transferência da incógnita não só para outras escalas mas para outras formas de pensar e que, se fazem algum sentido sob o ponto de vista racional, o mesmo não pode ser dito sob o ponto de vista da ciência e da experiência.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!