Tradição é argumento sim, principalmente quando se trata de um contrato super solene, pior, muitos afirmam ser o casamento uma instituição. Lembrando que é tradição que dá força a uma instituição, já que ela só passa a ter forte respaldo depois de muito tempo de existência e coerência. O direito anglo-saxão tem a tradição como um de seus principais componentes, que é a perpetuidade do costume.
Solene?
Já ouviu falar de "The Bachelor"? e "The Bachelorette"? Me explica a solenidade de escolher uma companheira em um programa de 3 meses?
O casamento SEMPRE foi utilizado como forma de barganha política, troca de favores, manutenção de poder social e econômico e por aí vai... casamento por amor é um dos motivos do casamento, não o único.
Falar que casamento é solene porque é a maneira de duas pessoas mostrarem para a sociedade que se amam e querem viver juntos para sempre é uma forma muito romântica e irreal de se encarar a coisa. Casamento é um contrato entre duas pessoas conscientes do que estão fazendo. Deve se ater à objetividade do ato. Os motivos pelos quais as pessoas contraem casamento são subjetivos e mudam de pessoa para pessoa. A lei pegar o mais "bonitinho" e dizer que só pode ser daquele jeito é hipocrísia.
Tradição não dá legitimidade a uma instituição. O que a torna legítima é a forma com que ela é formada, atendendo os princípios da legalidade...
É claro que o costume muda de época pra época, agora vamos fazer uma enquete entre o grosso da população para ver se o casamento homossexual seria aprovado ou não? Vai perceber que ainda a grande maioria acha indevido. Um dia pode mudar, e aliás, estou certo que mudará, mas ainda vai um bom tempo.
Me diga exatamente no que é indevido o casamento entre pessoas de mesmo gênero?
Lembra da novela "América"?
Bateu recorde de audiência o episódio em que seria mostrado um beijo gay (coisa que não veio a ocorrer e que gerou muita polêmica depois).
Você vai me dizer que o povo não teve nem a curiosidade?
Procuremos uma pesquisa que provavelmente já deve ter sido realizada. Você acreditará na idoneidade de uma pesquisa realizada por alguma associação GLBT?
Outra, hoje em dia homens podem ficar se beijando em público sim, o que tem de proibido nisso? Pode ser desagradável, mas não é proibido. O casamento não mudaria este direito. O que quero afirmar é isso, o casamento não irá mudar em nada a situação dos homossexuais por que a maioria da população os desaprova. O costume faz parte do direito, aliás é o seu principal componente formador, então não venha me dizer que tradição não faz parte do direito.
Desagrádavel por que?
![Hein? :hein:](../forum/Smileys/default/42.gif)
Iria mudar a situação sim. Olha os direitos e garantias que são dados somente ao cônjuge!
Como você vem me dizer que isso não alteraria nada?
Lembra dos movimentos pelos direitos civis nos estados do sul dos Estados Unidos? Aquela turba que saia às ruas protestando contra a decisão de fim da segregação nos colégios não queria aquela mudança e só por isso ela era ruim?
Poderia não mudar o pensamento mas mudaria a atitude... o cônjuge teria os mesmos direitos que qualquer um, seja para visitar uma pessoa no hospital, seja para receber os benefícios a que tem-se direito, sem a necessidade de se levar ao judiciário a questão e ter que enfrentar uma longa e cansativa contestação dos direitos óbvios de cônjuge...