Autor Tópico: Religião e consolação  (Lida 2729 vezes)

Melga

• Visitante
Religião e consolação
« Online: 18 de Julho de 2006, 13:41:27 »
Para muita gente é simplesmente impensável a ideia de deixar de existir, por isso se alguém promete que a vida continuará eu acho natural que se compre a ideia. Independentemente de tudo o resto, acho que a função da religião como consolação é totalmente compreensível. E talvez seja a razão principal da força da religião.

Acham criticável? Talvez ilusório?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Religião e consolação
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2006, 13:44:11 »
Melga, quando possível se apresente na seção de "papo furado", no tópico de apresentações...

Ah, bem vindo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Melga

• Visitante
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2006, 13:50:50 »
Já fiz. Agora dê a sua opinião... :stunned:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2006, 16:05:27 »
Aê Melga, eu sou fascinado por tentar entender como uma pessoa consegue acreditar num ser onipotente, onisciente, onipresente e “infinitamente bom”. :chorao: Eu acho que isso é criado inconscientemente como um “conforto psicológico” (Mas não imutável), mesmo com a ênfase do “medo”.

Sobre a parte: “talvez seja a razão principal da força da religião”.

Na minha opinião a maior manutenção da religião (e da fé) é o medo, seja ele em nível baixo, seja ele em nível elevado. Já pensou o que seriam das Igrejas se não “existisse” o diabo? :susto: Os “castigos de Deus”? :susto: Ou o Umbral fechado? :olheira:
Desde o tempo que “existe” Deus e Satanás as pessoas jogam suas responsabilidades nessas “entidades superiores”...
Assim fica bem mais fácil não acha?
 :histeria:
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 16:15:20 por Mussolim Bucetê »

Offline Diego, The Great

• Nível 01
  • *
  • Coragem, coragem, eu sei que você pode mais!
    • Meu Orkut
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2006, 07:06:11 »
Bom, já foi cientificamente provado que a fé ajuda até a curar doenças, daí o princípio do conforto na fé, o que é realmente aceitável.

Mas como disse uma vez o grande e sábio Homer Simpson:

"Se Deus é onipresente, por que nós precisamos ir até a casa dele?
E se nós escolhemos a religião errada? O verdadeiro Deus está ficando cada vez mais furioso com a gente."
The pestilence of Jesus Christ
There never was a sacrifice
No man who hung the crucifix
Beware the call for purity
Infections their facility
I've made my choice
666!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2006, 11:19:28 »
Para muita gente é simplesmente impensável a idéia de deixar de existir, por isso se alguém promete que a vida continuará eu acho natural que se compre a ideia. Independentemente de tudo o resto, acho que a função da religião como consolação é totalmente compreensível. E talvez seja a razão principal da força da religião.

O que eu acho criticável é a idéia de uma existência _pessoal_ eterna.  No nível de desenvolvimento cultural que temos hoje em dia, as religiões podem e devem buscar formas menos egocêntricas de oferecer amparo espiritual aos seus adeptos.  Muitas já o fazem.

A fé deve ser dirigida aos que se sabe que sobrevivem, sempre que possível.  Ficar fantasiando divindades ou, pior ainda, espíritos reencarnantes é um exercício pouco recomendável.  Muito mais saudável é enfatizar a inter-relação das pessoas em uma comunidade, as virtudes sociais e a herança e transmissão de uma geração para outra.  Essas são realidades comprováveis e servem muito bem como fonte de motivação e consolo diante da realidade da mortalidade.

Cedo ou tarde, toda religião legítima acaba chegando a essas conclusões e deixando a mistificação de lado.  Por isso temos coisas como a Iniciativa das Religiões Unidas.  Muitas vezes nós céticos e ateus acabamos caindo na falácia do Espantalho quando esquecemos disso.
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 11:25:18 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2006, 12:04:13 »
Bom, já foi cientificamente provado que a fé ajuda até a curar doenças,(...)

Foi? :roll:
Who cares?

Offline Diego, The Great

• Nível 01
  • *
    • Meu Orkut
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2006, 12:06:17 »
Sim :roll:
I've made my choice
666!

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2006, 12:08:14 »
Who cares?

Melga

• Visitante
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2006, 12:14:47 »
Bem eu acho a fé religiosa algo que evoluiu, como o humor. Talvez tenha nascido com os Homo Habilis que fabricavam lanças e machados de Silex para caçar e cortar a carne. Talvez para eles fosse normal pensar que um maior gera um menor. Se eles encontrassem uma lança com um design diferente das suas lanças, eles dirião algo como "Grupo Invasor". Else deveriam ter as noções de função, design e sentido. Não é dificil expandir essa forma de pensar (que é universal) olhando toda a natureza como artefacto que exige um artífice qualquer. Talvez o inicio da religião não tenha por isso sido um sentimento de medo, mas uma ideia intelectual baseada numa forma funcional de pensar.

Offline Diego, The Great

• Nível 01
  • *
    • Meu Orkut
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2006, 12:16:22 »
Não tenho o link, mas li muito a respeito. Pesquisas sérias  comprovaram isso, e se não me engano, foi o Fantástico que exibiu uma reportagem sobre o assunto também. Se o Fantástico não for uma fonte, não sei o que mais é.

Vou caçar aqui alguma coisa sobre isso e posto pra vcs, apesar de achar que quando alguém está mal informado e/ou contesta, cabe a esse provar o contrário.

Obs.: Não se sinta ofendido, Agnostic. Não quis dizer que vc é mal informado, foi apenas uma força de expressão.
I've made my choice
666!

Melga

• Visitante
« Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2006, 12:18:55 »
Para muita gente é simplesmente impensável a idéia de deixar de existir, por isso se alguém promete que a vida continuará eu acho natural que se compre a ideia. Independentemente de tudo o resto, acho que a função da religião como consolação é totalmente compreensível. E talvez seja a razão principal da força da religião.

O que eu acho criticável é a idéia de uma existência _pessoal_ eterna.  No nível de desenvolvimento cultural que temos hoje em dia, as religiões podem e devem buscar formas menos egocêntricas de oferecer amparo espiritual aos seus adeptos.  Muitas já o fazem.

A fé deve ser dirigida aos que se sabe que sobrevivem, sempre que possível.  Ficar fantasiando divindades ou, pior ainda, espíritos reencarnantes é um exercício pouco recomendável.  Muito mais saudável é enfatizar a inter-relação das pessoas em uma comunidade, as virtudes sociais e a herança e transmissão de uma geração para outra.  Essas são realidades comprováveis e servem muito bem como fonte de motivação e consolo diante da realidade da mortalidade.

Cedo ou tarde, toda religião legítima acaba chegando a essas conclusões e deixando a mistificação de lado.  Por isso temos coisas como a Iniciativa das Religiões Unidas.  Muitas vezes nós céticos e ateus acabamos caindo na falácia do Espantalho quando esquecemos disso.

Bem, se eu pudesse escolher simplesmente continuaria a viver. Não pensaria em Eternidade e coisas metaestrambólicas desse genero. Mas nunca escolheria a morte. Isto é egocentrismo? Acho que é simplesmente a vida que existe dentro de mim. E como sabes a vida é tenaz como poucas coisas.  Existe há bilhões de anos... levou muita porrada, e continua por aqui. E eu descendo dessa tenacidade...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2006, 12:30:55 »
Bem, o Fantástico está longe de ser uma fonte. Acho que Agnostic fala de fontes científicas!

Mas Agnostic, se considerar a fé no mesmo nível de um placebo, ela também será eficaz na redução de dores, doenças psicossomáticas ou sintomas simples, que o próprio sistema imune se encarrega de amenizar. Isso não é novidade!

Mas na cura de doenças como câncer, aids, tuberculose...ou acidentes, não tem reza braba que dê jeito!:D Se fé fosse a solução para todas as dores, os crentes nunca iriam ao médico e seriam eternos!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2006, 12:33:41 »
Eternos não por que Adão pecou. huahuahuahuahuahua

Melga

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2006, 12:33:57 »
Desvio... :no:

Offline Diego, The Great

• Nível 01
  • *
    • Meu Orkut
« Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2006, 12:35:01 »
Eu quis dizer que o Fantástico apresentou as tais provas, com os nomes dos cientistas, institutos, quantidade de pessoas pesquisadas, etc etc.

Vou postar um dos resultados da minha pesquisa, qualquer coisa, isso é facilmente encontrado. O clínico geral abaixo é o Dr. Harold Koenig. (Várias páginas sobre ele na net)

"Ao rezar a Deus", observa Koenig, os pacientes religiosos "controlam indiretamente suas doenças." Acreditam que não estão sozinhos na batalha e que Deus está pessoalmente cuidando deles. Tal crença os protege contra o isolamento psicológico que castiga tantos doentes graves.

Num estudo envolvendo 455 idosos hospitalizados, por exemplo, Koenig observou que a média de internação daqueles que freqüentavam a igreja mais de uma vez por semana era de quatro dias. Os que nunca ou quase nunca iam à igreja permaneciam hospitalizados de 10 a 12 dias.

Quando Koenig começou a revelar suas observações aos colegas, muitos se mostraram céticos. Consideravam a fé irrelevante para a medicina. Em anos recentes, entretanto, outros pesquisadores vêm relatando observações similares. Como resultado, um número cada vez maior de médicos começa a compreender o papel que a fé pode desempenhar no processo de cura.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Dartinouth revelou que a probabilidade de pacientes cardíacos morrerem após a cirurgia era 14 vezes maior entre aqueles que não participavam de atividades de grupo nem encontravam conforto na religião. Num prazo de seis meses após a cirurgia, 21 pacientes morreram - mas entre os 37 que se declararam "profundamente religiosos" não ocorreu nenhuma morte.

Pesquisadores em Israel estudaram 3.900 pessoas vivendo em kibutzim durante um período de 16 anos. Seus achados: a taxa de mortalidade relacionada com doenças cardiovasculares e câncer era 40% mais baixa nos indivíduos religiosos do que em seus pares sem religião.

Um estudo da Universidade de Yale abrangendo 2.812 idosos revelou que aqueles que nunca ou raramente freqüentavam a igreja apresentavam uma taxa de acidente vascular cerebral quase duas vezes mais alta do que aqueles que freqüentavam a igreja semanalmente.

...

O Dr. Herbert Benson, professor adjunto da Faculdade de Medicina de Harvard, promoveu uma nova compreensão da fisiologia envolvida nessa fé capaz de curar. Ele observa que de 60% a 90% das consultas médicas envolvem doenças relacionadas com o estresse ? incluindo hipertensão, infertilidade, insônia e problemas cardiovasculares. O Dr. Benson, porém, demonstrou que o estado de relaxamento provocado pela oração e meditação reduz o impacto dos hormônios do estresse, tais como a noradrenalina e a adrenalina.

Fonte: Institudo de Pesquisas Científicas Imagick
http://www.imagick.org.br//pagmag/saude/fe/cura.html

Claro que são algumas doenças, lógico que não irá curar Aids. Só estou exibindo informações, o que não quer dizer que eu reze quando estou com problemas, já que não creio em absolutamente nada, a não ser em médicos em que eu deposite minha confiança.
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 12:43:31 por Diego, The Great »
I've made my choice
666!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2006, 12:37:13 »
Um fanático responderia de tal maneira:
Adão pecou, porém, Deus enviou e sacrificou seu único filho pra salvar os que se arrependem e aceitam Jeová como o único salvador!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2006, 13:44:53 »
Um fanático responderia de tal maneira:
Adão pecou, porém, Deus enviou e sacrificou seu único filho pra salvar os que se arrependem e aceitam Jeová como o único salvador!
Aí eu perguntaria:

Como pode eu sacrificar um terço de “eu” mesmo para satisfazer minha própria ira? :histeria:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Julho de 2006, 13:50:04 »
Ainda continuo achando que o medo é a maior manutenção da fé ou religião. :ok:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #19 Online: 19 de Julho de 2006, 13:52:14 »
A resposta: Bondade. Ele é tão justo e bom que sacrificou uma parte de si em nome da salvação humana. E lembre-se, Jeová quando criou o homem, deu a esse o livre arbítrio! E não fale em onisciência, não ouse tentar entender a lógica divina!

« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 08:23:55 por Lian »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Julho de 2006, 14:26:26 »
Ta bom não irei falar em “oniciência”...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2006, 08:38:03 »
Bom, faltou o S, desculpe..mas tudo bem, mensagem editada. Melhor não brincar com Joselito!:D

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Julho de 2006, 09:06:36 »
Êi vc estava falando sério mesmo?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #23 Online: 20 de Julho de 2006, 09:10:16 »
Acha essas mensagens sem sentido, sérias?!:D Fogem à lógica, mas já recebi essas respostas em inúmeras discussões!

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Julho de 2006, 10:00:53 »
Não compreendo a consolação em uma ilusão, até porque não se iludir não tem nada de ruim. Mas é a lei do menos esforço, é muito fácil acreditar em Deus e muito fácil continuar acreditando mesmo depois de entender a irracionalidade da crença.
Se eu não sei eu não digo nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!