Autor Tópico: Religião e consolação  (Lida 2730 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Religião e consolação
« Resposta #25 Online: 20 de Julho de 2006, 19:27:40 »
Ainda continuo achando que o medo é a maior manutenção da fé ou religião. :ok:

Era o que pensava Bertrand Russel e o que eu também acho. :superamigos: :tintin:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 20 de Julho de 2006, 19:55:32 »
Bem, se eu pudesse escolher simplesmente continuaria a viver. Não pensaria em Eternidade e coisas metaestrambólicas desse genero. Mas nunca escolheria a morte. Isto é egocentrismo? Acho que é simplesmente a vida que existe dentro de mim. E como sabes a vida é tenaz como poucas coisas.  Existe há bilhões de anos... levou muita porrada, e continua por aqui. E eu descendo dessa tenacidade...

A vida, sim, mas a identidade já é outra história.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #27 Online: 20 de Julho de 2006, 20:02:51 »
Não compreendo a consolação em uma ilusão, até porque não se iludir não tem nada de ruim. Mas é a lei do menos esforço, é muito fácil acreditar em Deus e muito fácil continuar acreditando mesmo depois de entender a irracionalidade da crença.

Eu compreendo, as pessoas são frcas por natureza, necessitam de algumas doses de ilusão para suportar a vida.

Sem as religiões creio que muitas pessoas iriam suicidar.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #28 Online: 21 de Julho de 2006, 11:07:38 »
Acho que aumentariam não apenas suicídios, como assassinatos. Pra alguns, elas reagem como um tipo e freio ético!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #29 Online: 21 de Julho de 2006, 13:48:11 »
Acho que aumentariam não apenas suicídios, como assassinatos. Pra alguns, elas reagem como um tipo e freio ético!

Com certeza.

Como dizia Napoleão:

"A religião é o que impede o pobre de matar o rico"
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Julho de 2006, 19:37:00 »

Com certeza.

Como dizia Napoleão:

"A religião é o que impede o pobre de matar o rico"

Exceto a religião do comunismo. :twisted:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #31 Online: 21 de Julho de 2006, 19:49:00 »
...

CuritibaCetica

• Visitante
A necessidade humana
« Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2006, 10:53:06 »
A necessidade do homem
Carlos Heitor Cony

Antigamente, na geração anterior à minha, era moda cultivada entre as gentes: o indagar-se. No encontro de intelectuais com o papa, em 1981, aqui no Rio, Alceu Amoroso Lima contou que, em Veneza, em 1913, sentado no bar do hotel Danieli, teve uma dessas crises e por pouco não ia cometendo suicídio.

Mestre Alceu procurava então, aos 19 anos, "um sentido para a vida", moda que todos os rapazes de sua geração, e alguns da geração seguinte, achavam tão bacana quanto, nos anos 60/70, usar as roupas hippies, fumar maconha e gostar dos Beatles. Cada geração, em certo sentido, tem a moda que merece. No caso de Alceu, ele não se precipitou. Decidiu esperar pelos acontecimentos. E, em 1928, converteu-se ao catolicismo.

De Alceu passo para Bastos Tigre. Ele fazia a si próprio as perguntas de sempre: quem sou, onde estou, para onde vou? Depois de rolar sabedoria e pessimismo, o poeta dá uma trava violenta na pesquisa filosófica e responde: "Quem sou? Funcionário da nação. Onde estou? No bonde. Para onde vou? Para a repartição".

Acredito que a humildade -- e não a esperança -- é a virtude que dá ao homem o dom de suportar o mundo. Sou homem sem Fé e sem Esperança. Mas, à minha maneira, cultivo uma humildade básica, que talvez nem seja humildade, mas simples mancômetro.
Toda busca que encontra Deus no fim do caminho nasce de um orgulho mal-informado: o homem não aceita o absurdo de sua condição, a falta de sentido para a vida -a própria e a geral. Então, a presença de Deus se encaixa no problema, peça de armar que completa a paisagem, feita à imagem e semelhança do próprio problema. O homem criou Deus para se justificar, para continuar sendo diferente das beterrabas e dos siris. Daí a necessidade de Deus e de sua criatura, o homem.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2811200605.htm

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:10:42 »
Para muita gente é simplesmente impensável a ideia de deixar de existir, por isso se alguém promete que a vida continuará eu acho natural que se compre a ideia. Independentemente de tudo o resto, acho que a função da religião como consolação é totalmente compreensível. E talvez seja a razão principal da força da religião.

Acham criticável? Talvez ilusório?

Mentiras com boas intenções façam a mentira deixar de ser mentira? Hum?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!