Autor Tópico: O princípio do fim do regime cubano  (Lida 3696 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
O princípio do fim do regime cubano
« Online: 31 de Julho de 2006, 23:15:44 »
31/07/2006 - 22h47
Fidel Castro é operado e entrega poder ao irmão

O presidente de Cuba, Fidel Castro, anunciou nesta segunda-feira que foi submetido a uma operação cirúrgica por um "problema de saúde" e que delegou o poder "provisoriamente" a seu irmão Raul.

A intensidade da viagem à Argentina e ao Oriente "me provocou uma crise intestinal aguda, com sangramento persistente, que me obrigou a enfrentar uma complicada intervenção cirúrgica", disse Castro em uma nota lida em cadeia de rádio e TV por seu secretário particular, Carlos Valenciaga.

O "comandante", que fará 80 anos em agosto, informou que ficará "afastado durante várias semanas" do poder, passando suas funções "provisoriamente" para o irmão Raul, de 75 anos.

http://internacional.dgabc.com.br/materia.asp?materia=542552

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: O princípio do fim do regime cubano
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2006, 23:25:45 »
Não tô vendo príncipio de fim nenhum, não vai mudar nada.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2006, 23:29:11 »
O Fidel vai morrer e o raul não vai durar muito depois. Ou então tio Bush manda uma lancha para depor o Raul depois que o Fidel bater as botas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:04:43 »
O Fidel vai morrer e o raul não vai durar muito depois. Ou então tio Bush manda uma lancha para depor o Raul depois que o Fidel bater as botas.
Por que não fez isso antes com o Fidel no poder? Qual o problema?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:14:11 »
É que o Oriente Médio já vem dando muito trabalho. A Casa Branca deve estar esperando o velhinho "kick the bucket" já há algum tempo também... Mas aquele ali é igual o João Paulo II, quando a gente pensa que dessa vez ele não passa ele vai lá sobrevive mais um ano.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:15:02 »

Remember Baía dos Porcos. :-)
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,800189,00.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:16:42 »
Tudo bem... Duas lanchas!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:19:03 »
Tudo bem... Duas lanchas!

:histeria: :histeria: :histeria:

A segunda é para a retirada com o rabo entre as pernas.  :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:26:21 »
Mas brincadeiras e intervenções militares à parte, você acha que o regime cubano dura sem o carisma de Fidel no poder?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2006, 00:33:47 »
Mas brincadeiras e intervenções militares à parte, você acha que o regime cubano dura sem o carisma de Fidel no poder?

Já ia postar sobre isso.

Falando sério: em primeiro lugar, acho que os EUA não estão nem aí para Cuba.
A questão era importante em função da Guerra Fria. Agora só persiste por inércia.

De qualquer forma, acho inevitável uma distensão política por lá. Economicamente, Cuba ganhou uma sobrevida em função do petróleo venezuelano que chega por lá praticamente de graça.
Mas Chávez também não é eterno.

Mais cedo ou mais tarde, serão necessárias reformas econômicas mais profundas em direção ao livre mercado, e como a história demonstra, tais reformas só prosperam se acompanhadas de reformas políticas liberalizantes.

Então, é mudar ou morrer.
"Por quê?"

Chaves

Eriol

• Visitante
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2006, 06:37:13 »
pa que sepais, Raul era el comunista. Fidel no. Principio del fin? No lo creo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2006, 07:53:02 »
[Conspiracionista]Isso ai está muito estranho, será que Fidel não quer um tempo fora dos olofotes para planejar alguma coisa? Sabe como é, a vida passou e nada da revolução bolivariana acontecer, as vezes ele agita um último soluço importante ai.[/Conspiracionista]

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2006, 08:56:54 »
É que o Oriente Médio já vem dando muito trabalho. A Casa Branca deve estar esperando o velhinho "kick the bucket" já há algum tempo também... Mas aquele ali é igual o João Paulo II, quando a gente pensa que dessa vez ele não passa ele vai lá sobrevive mais um ano.

Me diga então qual é o "trabalho" que Fidel dá ao regime dos EUA???

O que vejo é uma frustação grande em não conseguir derrubar ( e olha que fizeram quase tudo) um "regimizinho" de um "paiszinho" da América Central, que não é nem do tamanho da Paraíba.

A frustação do Golias é grande.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2006, 09:09:17 »

Um monte de imigrantes ilegais cruzando o Atlântico em balsas? E os descendentes desses imigrantes têm peso político, eles votam, e eles são majoritariamente anti-Fidel.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2006, 10:21:40 »

Um monte de imigrantes ilegais cruzando o Atlântico em balsas? E os descendentes desses imigrantes têm peso político, eles votam, e eles são majoritariamente anti-Fidel.

O peso político é mínimo, pois a quantidade de votos cubanos é desconsiderável em relação aos americanos.

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2006, 10:29:08 »
Você não lembra da confusão qe deu em 2000 na Flórida? Quem tem maioria em um Estado ganha todos os colegiados do Estado para si, mesmo que a diferença seja de um voto. Por isso os votos "étnicos" nos EUA fazem muita diferença. É notório que os judeus votam em massa nos democratas, os negros também tinha fama de votar nos democratas, mas nas últimas eleições tem se bandeado para os republicanos, e os latinos tem ligeira inclinação para o lado dos democratas.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2006, 11:59:18 »
O Willy está com a razão em relação ao peso político dos cubanos e descendentes desses que vivem na Flórida.

Recentemente, li um artigo do NYT que tratava dessa questão.

Segundo o artigo, a questão cubana é tratada pelo políticos dos EUA de forma eleitoreira. Durante a campanha, os candidatos atacam Fidel e seu regime no intuito de conquistar a simpatia e, o mais importante, os votos dessa imensa comunidade da Flórida. Esse Estado é tradicionalmente um fiel da balança na composição do Colégio Eleitoral que elege o Presidente.

Ainda segundo o artigo, tão logo o período eleitoral acaba, todo esse discurso vai para o fundo das gavetas na Casa Branca.

O artigo conclui que, ao contrário do que muitos imaginam, a Casa Branca está pouco se lixando para o que ocorre ou deixa de ocorrer com Cuba e com os cubanos. A questão perdeu o glamour com o fim da URSS.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:07:54 »
Problema de saúde de Fidel pode mudar o país, diz jornal

LONDRES - O afastamento do presidente Fidel Castro do governo de Cuba por problemas de saúde foi o grande destaque do jornal americano Miami Herald.

O jornal comenta que a crise de saúde poderia transformar a ilha e traz ainda uma reportagem sobre os cubanos que vivem em Miami e foram às ruas comemorar a notícia.

"Por duas gerações, os cubanos de Miami vêm esperando pacientemente pela notícia que chegou na segunda-feira à noite via celular, televisão, BlackBerries e rádios: Fidel Castro não é mais o líder de Cuba. Pelo menos temporariamente", diz o jornal.

Segundo o Miami Herald, Little Havana, o bairro cubano da cidade, foi tomado por milhares de pessoas, que promoveram buzinaços e panelaços em comemoração pela notícia de que os dias de Fidel Castro podem estar chegando ao fim.

Leia mais

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:41:08 »
Sempre tem os ressentidos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2006, 15:50:45 »
quando morrer, vou sair pra beber e comemorar!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:24:03 »
Remember Baía dos Porcos. :-)
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,800189,00.html

Mas na Baía dos Porcos os comandos, apesar de apoiados pelos EUA, não eram cubanos?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:27:22 »
quando morrer, vou sair pra beber e comemorar!

Mas hein?!?!?!?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:35:08 »
quando FIDEL morrer. definitivo.
e pra essa ocasião que criaram o CUBA LIBRE heheeh
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:40:13 »
Há uns dois ou três anos atras havia dois foristas no antigo STR, Barsa e Poindexter, este último todos vocês conhecem. Os dois defendiam ferozmente os EUA e a invasão do Iraque, quando expus uma oopinião contrária fui ridicularizado então perguntei:
"Se eles querem levar liberdade para o mundo porque China, Coréia do Norte e Cuba não foram invadidos também??"
A única resposta, do Barsa, foi de que "achava imperdoável essa omissão."
Gostaria de saber a opinião dos conservadores: se os EUA é o guardião da liberdade, porque Cuba se transformou nisso que é hoje??
Se os esquerdistas quiserem se pronunciar também..fiquem a vontade.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:48:27 »
porque a liberdade tem custos :)

ademais, no governo dos eua, como em qualquer outro, há realistas e há idealistas..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!