Autor Tópico: O princípio do fim do regime cubano  (Lida 3697 vezes)

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
Re: O princípio do fim do regime cubano
« Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:01:51 »
porque Cuba se transformou nisso que é hoje??
como assim nisso que é hoje?
...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:27:15 »
é, ele deve ter se esquecido de que em cuba há mais democracia do que nos eua..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:32:24 »
Há uns dois ou três anos atras havia dois foristas no antigo STR, Barsa e Poindexter, este último todos vocês conhecem. Os dois defendiam ferozmente os EUA e a invasão do Iraque, quando expus uma oopinião contrária fui ridicularizado então perguntei:
"Se eles querem levar liberdade para o mundo porque China, Coréia do Norte e Cuba não foram invadidos também??"
A única resposta, do Barsa, foi de que "achava imperdoável essa omissão."
Gostaria de saber a opinião dos conservadores: se os EUA é o guardião da liberdade, porque Cuba se transformou nisso que é hoje??
Se os esquerdistas quiserem se pronunciar também..fiquem a vontade.

não sou exatamente "conservador", ou "direitista".... mas acho que os EUA não são "o guardião da liberdade", ainda que a invasão do Iraque e Afeganistão pudessem resultar em liberdade para quem vive lá (o Afeganistão, acham que está melhor ou pior agora? Ou na mesma?). Isso de liberdade é a propaganda, um bônus, atrativo de maior apelo, para conseguir outros objetivos, como justificar os dispêndios militares e essa coisa toda do petróleo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:40:40 »
sarcasmo, danniel.
coqueiro azul logo replicaria à réplica de seu post que cuba é um estado democrático, ninguém morre ou passa fome, todo mundo estuda e gosta do fidel. ou gostava.... el coma andante. hehehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:51:46 »
será que quando morrer vão deixá-lo embalsamado para visitação também?

nah.. essas coisas bizarras, tipo mumificar ou comer criancinhas é coisa de soviético. que outra nação tinha um rasputin?

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #32 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:35:08 »
Hahaha não é hoje que os reacas vão comemorar: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u98548.shtml
ja que é pra ter uma bebida para a ocasião, camaradas, é hora da vodka ;P ;P ;P ;P

...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:39:38 »
não foi dessa vez mas está próximo.. satanás já foi bater à porta de fidel...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:48:58 »
Eu não ficaria tão tranqüilo com base somente nas declarações de Fidel. Quando Deng Xiaoping morreu, em 1997, os chineses só ficaram sabendo uma semana depois dos ocidentais. Essas ditaduras comunistas têm o péssimo hábito de controlar a imprensa e mentir. Vamos esperar os acontecimentos.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 01 de Agosto de 2006, 22:00:54 »
Segundo a maioria dos analistas políticos que andei lendo, esse problema com Fidel faz parte de um movimento de reforma política que eles estão chamando “Reforma por dentro”, em direção a flexibilização política sem solução de continuidade.

Todos são unânimes em afirmar que o panorama internacional é altamente propício, em função de tanto os EUA, assim como toda a comunidade internacional, estarem com os olhos voltados para a delicada situação no Oriente Médio.

Além disso, Raul Castro é a figura ideal para levar avante tal movimento: ele possui uma postura política pragmática, não sendo influenciado por motivações ideológicas muito fortes. Sem falar que partiu dele, e por ele tem sido liderado, todo o processo de liberalização econômica em alguns setores da economia cubana.

Eu, particularmente, torço para que, em caso de se tratar disso mesmo, o processo seja coroado de sucesso, evitando-se novos focos de conflitos na já conturbada situação internacional.

Tudo que nós não precisamos nesse momento é de mais violência. :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 02 de Agosto de 2006, 09:15:00 »

Bater à porta? Já está é segurando o velho pelos coturnos.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #37 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:10:33 »
não sendo influenciado por motivações ideológicas muito fortes. Sem falar que partiu dele, e por ele tem sido liderado, todo o processo de liberalização econômica em alguns setores da economia cubana.

Eu penso diferente por suas afirmações de dedicação ao PC o sistema não desaparecerar, sem duvida, porem uma ou duas modificações ainda é um mistério.         
Tudo que nós não precisamos nesse momento é de mais violência.
concordo.
Bater à porta? Já está é segurando o velho pelos coturnos.
Pensei que nos era amiguinhos do satanás :demente:
...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #38 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:44:08 »
Há uns dois ou três anos atras havia dois foristas no antigo STR, Barsa e Poindexter, este último todos vocês conhecem. Os dois defendiam ferozmente os EUA e a invasão do Iraque, quando expus uma oopinião contrária fui ridicularizado então perguntei:
"Se eles querem levar liberdade para o mundo porque China, Coréia do Norte e Cuba não foram invadidos também??"
Gostaria de saber a opinião dos conservadores: se os EUA é o guardião da liberdade, porque Cuba se transformou nisso que é hoje??

A verdade é que os EUA viraram as costas para Cuba e deu no que deu, um país pobre, atrasado e isolado. Na minha opinião foi um grande erro dos EUA não ter intervido em Cuba. E nem estou falando em ocupação militar, mas sim em simplesmente não abandonar Cuba como fizeram. Também não estou excluindo uma ocupação militar...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #39 Online: 02 de Agosto de 2006, 12:44:55 »
Já é quase certo que a china ultrapasse os EUA e se torne a maior ecônomia. Minha pergunta fica justamente ai, será que ela tendo mais influência não ajudará em uma reforma em cuba tendendo aos seus interesses?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Agosto de 2006, 13:19:42 »
Já é quase certo que a china ultrapasse os EUA e se torne a maior ecônomia. Minha pergunta fica justamente ai, será que ela tendo mais influência não ajudará em uma reforma em cuba tendendo aos seus interesses?

Ainda vai um bom tempo para a China ultrapassar os EUA. Outra coisa, a China está a beira de um colapso ambiental e mais da metade da população ainda vive como se estivessa na idade média, ou seja, a China é e será ainda por muito tempo muito mais atrasada que os EUA. Como vai demorar, até lá  Fidel e o Raul já realizarão a "passagem" e o futuro de Cuba será incerto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #41 Online: 03 de Agosto de 2006, 11:05:57 »

Ainda vai um bom tempo para a China ultrapassar os EUA. Outra coisa, a China está a beira de um colapso ambiental e mais da metade da população ainda vive como se estivessa na idade média, ou seja, a China é e será ainda por muito tempo muito mais atrasada que os EUA. Como vai demorar, até lá  Fidel e o Raul já realizarão a "passagem" e o futuro de Cuba será incerto.

A newsweek de junho não diz isso não Amon. Ela vai até contra você. Procure para ler a reportagem "How long will america lead the world?". Mas fiquei curioso com a palavra "atrasada", explica-me como você define esse atraso?

Abraços

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 03 de Agosto de 2006, 11:56:01 »

A verdade é que os EUA viraram as costas para Cuba e deu no que deu, um país pobre, atrasado e isolado. Na minha opinião foi um grande erro dos EUA não ter intervido em Cuba. E nem estou falando em ocupação militar, mas sim em simplesmente não abandonar Cuba como fizeram. Também não estou excluindo uma ocupação militar...

Cite-nos um, e apenas um motivo, ainda que tênue, à luz do Direito Internacional, que pudesse dar embasamento a uma intervenção yankee em Cuba.

Sobre a China, a Folha publicou um Caderno Especial no domingo sobre China, Índia e Brasil.
Não passa a idéia de "atraso medieval", em nenhum aspecto, na China.
E mais, diversos economistas prevêem que o dólar deixará de ser a referência no comércio internacional, em troca de uma cesta de moedas, tendo como carros-chefe as moedas da CEE e da China.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 12:06:38 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #43 Online: 03 de Agosto de 2006, 12:18:05 »
Cite-nos um, e apenas um motivo, ainda que tênue, à luz do Direito Internacional, que pudesse dar embasamento a uma intervenção yankee em Cuba.

Eles possuem armas de destruição em massa e ameaçam o modo de vida americano...

:lol:

Serviu pro Iraque...

Sobre a China, a Folha publicou um Caderno Especial no domingo sobre China, Índia e Brasil.
E mais, diversos economistas prevêem que o dólar deixará de ser a referência no comércio internacional, em troca de uma cesta de moedas, tendo como carros-chefe as moedas da CEE e da China.

O modo de vida chinês é muuuuuuito diferente do nosso. Não dá pra dizer se são atrasados ou avançados baseado no fato de eles ainda morarem em cabanas e não terem TV...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Agosto de 2006, 13:02:37 »

A newsweek de junho não diz isso não Amon. Ela vai até contra você. Procure para ler a reportagem "How long will america lead the world?". Mas fiquei curioso com a palavra "atrasada", explica-me como você define esse atraso?

Abraços

O atraso se dá no interior da China, longe da costa, onde vivem milhões de camponeses. Todo o progresso está concentrado em grandes metrópoles na maioria delas próximas da costa. Quanto ao colapso ambiental, menciono o avanço dos desertos, inclusive sobre Pequim. A grande poluição de rios, como o Amarelo. Lá não é como o Brasil que a terra cultivável é abundante. Na verdade a China sempre será dependente de produtos matérias primas externas, sobretudo comida em um futuro não muito longínquo, já que a população chinesa é muito grande. Por isso a China tem estas desvantagens frente aos EUA. Outra coisa, lá não é democracia, não sei se conseguirão manter o controle do país quanto grandiosa parte da população tiver acesso a bens e informação de toda parte e aderirem ao modo de produção capitalista. A China aind aé muito atrasada em relação a suas instituições e o sistema político. Creio existir uma boa margem de possibilidade de ocorrerem revoluções e revoltas populares com o tempo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Agosto de 2006, 13:03:51 »

Falei de intervenção militar me referindo ao passado, na época da crise dos mísseis. Mas talvez não fosse uma boa idéia mesmo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2006, 17:43:52 »
Quanto ao colapso ambiental, menciono o avanço dos desertos, inclusive sobre Pequim.
Falar em “colapso” ambiental é forçar demais a barra. Muito, mas muito antes, que a natureza colapse (se é que isso é possível) a humanidade seria varrida de vez da face da Terra.

Além do mais, danos ambientais em função de desenvolvimento econômico não é privilégio da China. Isso ocorre em qualquer lugar do mundo.

Na verdade a China sempre será dependente de produtos matérias primas externas, sobretudo comida em um futuro não muito longínquo, já que a população chinesa é muito grande.

Isso não é problemático. Todas as nações desenvolvidas estão nessa situação. Nós mesmos provemos alimentos in natura para diversas nações do mundo.

...lá não é democracia...
Democracia não é panacéia.

A China ainda é muito atrasada em relação a suas instituições e o sistema político. Creio existir uma boa margem de possibilidade de ocorrerem revoluções e revoltas populares com o tempo.

Fontes, please!

Como bem lembrou o Diego, o conceito de atrasado é subjetivo. A cultura chinesa é milenar, e seus costumes e instituições refletem isso.

PS: não demora e um Moderador nos "puxa a orelha". Pegamos um vôo direto de Havana (origem do Tópico) para Pequim. :histeria:

« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 17:45:52 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #47 Online: 03 de Agosto de 2006, 19:17:21 »
Mas estamos dentro do tópico, a tendência agora é provar que a China por sua grande influência futura, poderá ajudar o regime em Cuba a se sustentar sobre novas bases.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Agosto de 2006, 21:58:30 »
Tem razão, Tarcísio.

No site da BBC de anteontem eu li a declaração de um figurão do governo dos EUA que dizia exatamente isso: que o que está ocorrendo é uma tentativa de acelerar a liberalização econômica, sem macular a imagem de Fidel, usando-se para isso Raul Castro, mas com manutenção da linha dura na área política, nos moldes e sob provável influência da China.

Não duvido nada. As divergências de linha ideológica entre os dois países é histórica, mas não insuperáveis, e se Cuba conseguir essa assossiação, é possível que se dê muito bem economicamente.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Agosto de 2006, 22:01:48 »
e o que isso traria à china?
sinceramente, não acho que os chineses liguem para a expansão do comunismo internacional e nem têm nada a ganhar de uma ilhota pobre do caribe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!