Não encontraram o Osama no Afeganistão porque a coisa lá não é fácil mesmo, não é a toa que os soviéticos (e outros antes deles) não conseguiram dominar a região por muito tempo.
A região montanhosa é de acesso extrememente difícil e com milhares de cavernas na maioria minas abandonadas.
Os afegãos estão acostumados com aquilo e por terra ninguém bate eles naquelas região, mesmo com apoio logistico e armas melhores.
Quanto aos satélites e demais parafernalhas eletronicas o pessoal do Osama deu um jeito de ficar livre disso, eles não usam radios, celulares nem nada eletronico o que deixa eles imunes a localização por escutas e detectores de RF, as pessoas que chegam nele seguem o mesmo procedimento.
Para levar um recado é preciso passar por várias pessoas até chegar no Osama, tipo telefone sem fio, e ele nunca aceita recados para encontros para evitar armadilhas, quando ele entrega uma mensagem (sa famosas fitas) elas passaram pela mão de um monte de gente o que deixa praticamente irrastreável pois não tem como comprar todos os muçulmanos fanáticos.
Quanto aos satélites é onde esse pessoal usa a maior engenhosidade, eles aprenderam com a CIA, na época dos soviéticos como funcionam os satélites espiões, que não tem orbitas geoestacionárias, logo, se v/ sabe a hora que o satelite passa por cima vai ter um tempo para sair de uma caverna e entrar na próxima.
Para descobrir a hora em que o satelite tá passando é simples, deixa uma muvuca de terroristas num local bem visível (para o satélite) por digamos 5 minutos, se aquele mesmo local for bombardeado pouco depois é porque tinha satélite passando, como na época da invasão americana muitos bombarteios foram orientados com informação de satélite, não foi muito difícil refinar as estatísticas.
Hoje é possível que ele esteja no Paquistão, que é outro lugarzinho difícil habitado por um povinho mais difícil ainda.