marcelo, além dessa história da "indústria da alienação" ser uma visão deturpada e clichê da realidade, pergunte-se de que países vieram os programas de auditório e big brothers da vida...
Visão deturpada e clichê?!

Vc mora no Brasil?

Acho q está passando tempo demais neste fórum é já está achando que o pessoal aqui representa a maioria da população. O povão em geral está mil anos atrás do pensador mais medíocre deste fórum, com algumas exceções é claro. O pensamento dominante do cidadão médio se resume a coisas do tipo: “será que eu compro o vestido da atriz da novela das oito ou coloco silicone pra ficar turbinada?” “O presidente é um esdrúxulo, a distribuição de renda não existe, a violência ta imperando... mas o mengão saiu da zona de rebaixamento, to feliz!” “Política? Que política o q! As profecias já estão se cumprindo, Jesus já ta voltando pra botar ordem na bagunça... vai ler a bíblia pra vê se fica mais esperto!” “Acho que vou ter que comprar mais anabolisantes (detalhe, de cavalo) e malhar mais, senão não cato aquela mina maravilhosa da esquina.”
A moda torna as pessoas fúteis e egocêntricas, sem espaço para pensar em coisas mais profundas e com valor real e mais abrangente. O que impera é o imediatismo. Tendo como sobreviver e como satisfazer seus prazeres no momento é o que interessa. Ninguém está nem aí pra livros ou política (coisas que considero de impacto imediato na vida de qualquer um), menos ainda para ciência, ceticismo, filosofia ou meio ambiente. E a mídia, principalmente a televisão que é o principal meio de informação da população, se preocupa em informar, educar ou mesmo entreter com qualidade? Claro que não, o que interessa são os pontos da audiência, senão os patrocinadores caem fora. E o q vc acha q um povo alienado e sem cultura prefere, mulheres gostosas mostrando a bunda ou um documentário sobre ceticismo? Além disso, enche sua programação e impressos com misticismos, relatos pseudocientificos, crendices e superstições, como se fossem coisas nitidamente reais e totalmente comprovadas. A informação é coada e formatada, de modo parcial, fazendo com que seja mais favoravel a um lado do q outro, conforme conveniência da corporação. Ainda tem a religião, q destrói a capacidade crítica e de auto-reflexão das pessoas. E assim continua o ciclo de imbecilização q nunca cessa.
Vc citou os programas que vem de fora, muitos de países mais evoluídos do q o nosso. Mas veja se lá se dá a mesma importância que se dá aqui para estas banalidades. Também veja se a programação de lá se resume a meia dúzia de canais abertos que só possuem lixo em suas grades de programação como aqui. Acho q o único canal aberto daqui que salva é a TV Educativa.