Caras, vcs tem uma visão muito radical. O que eu digo não é o oito ou oitenta, naum é abolir as novelas ou o programa do Faustão para colocar documentários sobre ciência no lugar. Colocando mais programas de conteúdo e melhorando um pouco a qualidade de alguns já existentes, já seria um grande salto.
As pessoas não se interessam por coisas com mais contéudo pq não tem critério de comparação.
Acho que a sua visão do "bom selvagem" é que é um pouco ingênua.
Na TV Cultura e na TVE há documentários, programas sobre literatura, música e artes e sua audiência é traço!
Ou seja, há possibilidade de comparação e mudança para bons programas na TV aberta. A pergunta é, porque as pessoas não assistem?
Ninguém quer assistir programas educativos depois de um dia de trabalho. Pensa em um cara que passou o dia inteiro fazendo um trabalho braçal, tem contas pra pagar, milhões de coisas na cabeça e vê se ele vai querer ver programa educativo à noite ou uma novela aonde o cérebro dele não é a ferramenta mais exigida...
A TV Cultura tem excelentes programas e não é incomum eu chegar na casa de meus amigos e os filhos deles estarem assistindo Castelo Ra Tim Bum, Os Bichos ou aquele do Pinguim de massinha que eu me amarro... Mas à noite, os pais comandam a TV e tudo que eles querem é um pouquinho de alienação...
Eles sabem que um canal abaixo está passando um Roda Viva ou alguma entrevista interessante que pode mudar radicalmente a maneira dele de pensar, mas entre a o beijo da Maria Eduarda Ruiz e o Fernando Alessandro Nunes e o Roda Viva, obviamente eles escolhem o 1º...