Autor Tópico: Multiverso e Expansão  (Lida 2408 vezes)

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Multiverso e Expansão
« Online: 05 de Agosto de 2006, 20:53:25 »
ola a todos!

Mas se existir um Multiverso como fica a expansão de cada universo?teria um outro espaço infinito?este espaço infinito não se expanderia?

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Re: Multiverso e Expansão
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:48:58 »
Olá amigo,

O que você pergunta intriga muitos cientistas até hoje. Ninguém sabe ao certo como se daria a expansão do espaço no Multiuniverso. Talvez haja mesmo uma expansão fora dos limites do nosso Universo, não perseptivel, aos nosso instrumentos. Talves os outros Universos estajam em dimensões diferentes o que poderia fazer com que eles pudessem se expandir indefinidamente sem nunca entrar em contato com o nosso Universo. Talvez os Universos estejam "emparelhados" um a um numa sequência infinita, tal qual as folhas dos cadernos estão juntas lado a lado sem que o que esta escrito numa folha vá para outra. Enfim é isso, nossa curiosidade é grande, mas o conhecimento disponível é pequeno frente a "fome do saber". Caso queira mais informações sobre dimensões paralelas e outros Universos, sugiro a leitura do livro: "Hiperespaço" do Dr. Michio Kaku, editora Rocco.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:03:27 »
Talvez haja mesmo uma expansão fora dos limites do nosso Universo...

Conceitualmente, não faz sentido em se falar em "fora do Universo".
O Universo é tudo o que existe.

Caso queira mais informações sobre dimensões paralelas e outros Universos, sugiro a leitura do livro: "Hiperespaço" do Dr. Michio Kaku, editora Rocco.
É uma boa dica. No site dele também há vários textos muito bons, sobre os mais diversos assuntos: www.mkaku.org/
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 12:46:58 »
olá!!!

então se existir um Multiverso podemos dizer que o Big-Bang do nosso universo foi uma explosão no espaço e não do espaço?parece me que sim pois neste  caso teriamos já um espaço infinito.

abraço

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 13:57:36 »
Não sei se entendo o que você quer dizer. O modelo padrão que usamos hoje em dia diz que o espaço e o tempo são conseqüências do Big Bang. Aliás, já nem se fala em explosão justamente por causa disso...

... seja como for, uma das possíveis interpretações é que o Multiverso corresponde a regiões causalmente disjuntas do nosso horizonte - ou seja, aqueles pedaços do Universo que estão além do limite observacional de ~15 bilhões de anos-luz.

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2006, 12:59:04 »
Olá!!!

mas o multiverso ñ seria um nº infinito  de universos dentro de um multiverso com espaço infinito?

valeu!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2006, 13:33:05 »
Poder, pode :-)

O problema com a idéia de Multiverso é que não se conseguiu ainda fazer previsões testáveis das propriedades de um.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2006, 10:50:58 »
Não esquecendo, que o big bang NÃO foi uma explosão, foi uma expansão das 3 dimensões espaciais e da temporal.

Pra mim, nós estariamos presos nesse universo de 4 dimensões. Mas um algo maior, com mais dimensões e que é impossivel sequer imaginar como isso seria, existe e nós e outros estamos contidos dentro disso.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:29:21 »
Que "cáculos", que "observações" ou que "teoria" deu margem a essa idéia de multiverso?

O que faz dela uma "teoria", "hipótese" ou "modelo" científico?

Isso tem hora que parece uma viagem!

Ps.: edição para correção gramatical.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:32:33 »
Que "cáculos", que "observações" ou que "teoria" deu margem a essa idéia de multiverso?

Não existe nenhuma evidencia que nos faça pensar que nosso universo é unico.

A ciencia está MUITO longe de conseguir comprovar qualquer coisa a esse respeito, mas mesmo assim, com a aparente ilimitação da natureza, não seria nada surpreendente que alem de existirem bilhoes de estrelas em cada uma das bilhoes de galaxias, existam bilhoes de universos com bilhoes de galaxias em cada um.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 11:35:51 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:47:53 »

A idéia de que outros universos podem ter aparecido concomitantemente com o nosso após o Big Bang, mas situados em regiões causalmentes disjuntas. Talvez tenham leis físicas distintas do nosso, talvez não.

Agora, não é teoria nem modelo. É uma hipótese, pelo que sei :-)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2006, 12:12:07 »
Praticamente todos na mecânica quântica. Procure na net sobre a interpretação Everret por exemplo.

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:07:15 »
Guinevere,

Li alguns textos e compreendi, mas... não sei, ainda estou com resistência... talvez seja limitação ou ignorância.

Por que essa hipótese foi levantada?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:24:53 »
Porque as equações da mecanica quantica são esquisitas e dão várias respostas possíveis.

Aí a gente olha e pensa "mas qual dessas respostas vai ser a que mostra onde estará de fato a partícula?"

Se for efetuada a medição, a partícula estará em algum dos lugares previstos. Mas qual? Quem decide? O observador só de observar determina onde a dita foi parar? Ou a natureza decide aleatoriamente? Essa idéia é tão incômoda que até Einstein reclamou: "Deus não joga dados com o universo". Ele queria que a teoria não tivesse nada probabilístico.

A explicação proposta pelo Everett é que ... acontecem todos. Cada um num universo diferente. Exemplo: o experimento da fenda dupla.

Jogue um elétron contra uma paredinha com duas fendas. Por qual das duas ele passará? A experiência mostra que pelas duas! E ainda se você puser uma outra paredinha do outro lado sem fendas, pra ver onde ele "bateu" vai ver raias de interferência dele consigo mesmo. Essa experiência pode ser repetida facilmente em qualquer laboratório.

Pela interpretação Everret o que houve é que o universo se dividiu em dois na hora de o elétron "escolher" por onde ia passar. E neste nível sub-atômico ainda dá pra um universo interferir com o outro.

Bom, o caso é que mesmo tendo físicos rejeitando a explicação Everret, dá pra se tirar proveito da aparente multiplicidade de universos e da interferência entre eles pra construir um computador que realize várias operações simultâneamente - como se fosse uma em cada universo - e combine os resultados. Já estão sendo feitas experiências primárias nesse sentido e elas dão certo. Ainda assim tem gente que teima que isso não prova a existência do multiverso.

Eu admito minha ignorância e não entendo bem porque.  Estou acompanhando uma aula de Computação Quântica na net a algumas semanas e espero até o fim do semestre entender:

http://www.scottaaronson.com/democritus/

Pra mim a comp quântica é o campo mais irado do momento. As razões são muitas: pela possibilidade do avanço da compreesão da Física, pelas implicações filosóficas da existência do multiverso e pelo ganho prático na solução de problemas pesados (do tipo "um trilhão de anos pra o computador mais rápido do mundo achar a resposta") em tempo rápido.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:25:18 »
ps: se falei alguma besteira me corrijam!

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2006, 15:06:01 »

Se aceitarmos a idéia do Universo como um computador quântico "literalemente" como você explicou lá no outro tópico faz mais sentido... e mesmo que alguns físicos não aceitem a idéia do multiverso, isso não precisa ser descartado na computação quântica.

Agora, falando bobagem: no experimento da dupla fenda, há uma "paredinha com duas fendas", mas no caso do Universo que "obstáculo" representa essa "paredinha com duas fendas" que obriga o elétron a "escolher"?

Estou tentando fazer as perguntas de uma forma bem primária. Acho que percebeu, né?

Eu também acho computação quântica fantástica, mas nem me atrevo!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2006, 15:14:52 »
Obstáculo nenhum. TUDO que acontece com um elétron ou qualquer partícula obecede essas funções de onda doidas. A cada instante, cada coisa acontecendo com cada átomo e fóton do universo estaria divindo o universo em milhares e milhares. E bota milhares  nisso. Números seguidos de milhões de zeros...

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2006, 22:06:17 »
Olá

Se existem bolhas ( universos) que tem muitos big-bang´s e o espaço destes big-bang´s se expandem como ficaria estas expansões dentro do espaço de pano de fundo do multiverso( tudo que existe) que na verdade seria o universo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2006, 23:25:47 »
Olá

Se existem bolhas ( universos) que tem muitos big-bang´s e o espaço destes big-bang´s se expandem como ficaria estas expansões dentro do espaço de pano de fundo do multiverso( tudo que existe) que na verdade seria o universo.

Steady, esse link é de um capítulo do Curso de Cosmologia do Observatório Nacional.

Deve ajudar:

Novas teorias sobre o universo
http://www.on.br/site_edu_dist_2006/site/conteudo/modulo6/outras-teorias.html
"Por quê?"

Chaves

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2006, 00:31:07 »
Pra quem não sabe nem se agua é apolar ou polar isso é muito complicado.
Não deseje.

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2006, 01:27:06 »
Obrigado HSette  pelo texto. :ok:
O texto diz que o nosso universo nasceu de uma região-pre existente, seria isso uma flutuação quantica?ou um espaço?
será que essa região veio de um espaço em expansão?

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 00:45:55 »
Olá, o que prova a expansão é o desvio para o vermelho somente?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 01:49:55 »
Olá, o que prova a expansão é o desvio para o vermelho somente?

O que não é pouco, convenhamos.

A atual temperatura  da Radiação Cósmica de Fundo (e outras características dos fótons que a compõem), prevista antes de observada, veio corroborar essa situação, de forma fantástica.
"Por quê?"

Chaves

blue pill

• Visitante
« Resposta #23 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 02:29:11 »

Eu vou lhe responder, pela minha interpretação sobre a história da evolução da física...

O que deu origem a hipótese de multiverso foi a de que algumas particulas e algumas energias NECESSITAM de um "lugar" fora dessas 4 dimensões convencionais da mecanica relativística.

A quântidade de dimensões que seria necessário pra explicar a "natureza" (entenda natureza como: lugar de onde vem/lugar onde fica/transições de um para o outro) é de 11 dimensões (de acordo com a teoria-M)

Uma curiosidade é que por muito tempo acharam que era necessário 10 dimensões pra "hospedar" toda a mecanica que até hoje foi detectada no universo, mas depois de muitas analizes chegaram a 11 dimensões.

blue pill

• Visitante
« Resposta #24 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 02:33:34 »
O problema pra vizualizarmos "porque" é necessário 11 dimensões é que, não temos contato com a mecânica quântica e não sabemos em qual dimensão X particula vai, qual dimensão Y particula vem.

Lembrando que "vai" e "vem" é apenas pra nossa detecção, na verdade a particula ESTÁ no universo mas apenas não as observamos, justamente por não estarem nas dimensões que podem ser observadas pelo ser humano.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!