"A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las, além de ficar "sarado" e com um corpo forte, saudável e bonito.
Desde que seja bem orientada por um professor de educação física, esta atividade pode trazer grandes benefícios para todos, de adolescentes à idosos.
Mas, infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais. Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.
- Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.
- Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
- A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
- A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.
- A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.- A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal."
Fonte:
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/011101_fit_porque_musculacao.htmRealmente, a musculação retarda o envelhecimento pois estimula maior produção de vários hormônios, principalmente entre eles o GH, que é o principal hormônio responsável por isto e a testosterona. Exemplo disto é o meu pai. Percebi que depois que comecei a malhar, minha libido aumentou muito, minha força então nem se fala e a massa muscular também. Comecei a malhar o ano passado, este mês fez 1 ano direto de musculação. Resultado? Ganhei 15kg, aumentei muito, em agosto do ano passado estava com 70kg, agora estou com 85kg. Tenho 1,74 de altura.
A alimentação é um fator MUITO IMPORTANTE para quem quer ganhar massa muscular e perder gordura, é necessário ingerir uma quantidade necessária de proteínas e de preferência o uso de BCAA, que são aminoácidos de cadeira ramificada extraídos do soro do leite. O BCAA evita o catabolismo (perda de massa durante o treino) e estimula maior produção do GH durante os exercícios. Eu tomo BCAA porque não tem estômago e nem tempo para comer 3 ovos por dia e 2 bifes.

O BCAA dá um desempenho melhor nos resultados obtidos. BCAA é para pobres, eu não tenho dinheiro pra ficar comprando Whey Protein!
A musculação para hipertrofia muscular (ganho de massa) deve ser no máximo 1 hora por dia. Caso alguém reclame por falta de tempo, sobra 1 hora do dia para exercícios?
Um grande exemplo do poder da musculação é o Sylvester Stallone, que está com 60 anos de idade:

O Stallone está fazendo o Rocky VI, e está com o último filme do Rambo projetado! o Rambo IV!
Vamos malhar galera?