Autor Tópico: Musculação: Anti-envelhecimento, massa muscular, menos gordura e saúde!  (Lida 8062 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
"A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las, além de ficar "sarado" e com um corpo forte, saudável e bonito.
Desde que seja bem orientada por um professor de educação física, esta atividade pode trazer grandes benefícios para todos, de adolescentes à idosos.

Mas, infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais. Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

- Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.
- Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
- A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
- A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.
- A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

- A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal."

Fonte: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/011101_fit_porque_musculacao.htm

Realmente, a musculação retarda o envelhecimento pois estimula maior produção de vários hormônios, principalmente entre eles o GH, que é o principal hormônio responsável por isto e a testosterona. Exemplo disto é o meu pai. Percebi que depois que comecei a malhar, minha libido aumentou muito, minha força então nem se fala e a massa muscular também. Comecei a malhar o ano passado, este mês fez 1 ano direto de musculação. Resultado? Ganhei 15kg, aumentei muito, em agosto do ano passado estava com 70kg, agora estou com 85kg. Tenho 1,74 de altura.
A alimentação é um fator MUITO IMPORTANTE para quem quer ganhar massa muscular e perder gordura, é necessário  ingerir uma quantidade necessária de proteínas e de preferência o uso de BCAA, que são aminoácidos de cadeira ramificada extraídos do soro do leite. O BCAA evita o catabolismo (perda de massa durante o treino) e estimula maior produção do GH durante os exercícios. Eu tomo BCAA porque não tem estômago e nem tempo para comer 3 ovos por dia e 2 bifes.  :enjoo: O BCAA dá um desempenho melhor nos resultados obtidos. BCAA é para pobres, eu não tenho dinheiro pra ficar comprando Whey Protein!

A musculação para hipertrofia muscular (ganho de massa) deve ser no máximo 1 hora por dia. Caso alguém reclame por falta de tempo, sobra 1 hora do dia para exercícios?
Um grande exemplo do poder da musculação é o Sylvester Stallone, que está com 60 anos de idade:

O Stallone está fazendo o Rocky VI, e está com o último filme do Rambo projetado! o Rambo IV!

Vamos malhar galera?
« Última modificação: 07 de Agosto de 2006, 13:34:14 por Ernane »
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Musculação: Anti-envelhecimento, massa muscular, menos gordura e saúde!
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2006, 14:12:17 »
Malho faz algum tempo também, mas com muita moderação pois não viso hipertrofia... somente aumento de força física e resistência muscular e aeróbica...

Mas de qualquer maneira, aumentei demais o meu peso... passei de 70 pra 75 e tenho 1,72 de altura...

Quanto a alimentação, por estar meio avesso à carne, tomo aquela proteína líquida (que sempre me esqueço o nome) que tinha um gosto horrível no começo, mas agora já me acostumei com o sabor...

Mas eu só vi benefícios desde que comecei... mas não optaria por musculação como esporte exclusivo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2006, 15:02:47 »
Demora um tempo para começar a perceber os benefícios, comecei a sentir só depois de mais de 10 meses fazendo. Minha libido aumentou muito, força, resistência, massa, diminuí gordura corporal, e perdi várias roupas  :histeria:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2006, 08:10:19 »
Confesso q lendo esse post, me deu vontade de voltar a fazer musculação ...

O foda é q eu ja tentei umas 5x, eu sempre começo e paro. Falta força de vontade e eu não sei se isso é pra mim ...

Mas as vz eu penso q seria bom fazer.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:42:49 »
Olha, acho que começo dá um enorme desanimo, principalmente pela demora de resultados, mas depois, você percebe os benefícios e seu corpo sente a necessidade aos exercícios. Como não tenho muito tempo livre em casa, faço apenas 3 vezes por semana, não para ganhar músculos, mas para definir as curvas.

O único problema é que eu não tenho coragem de tomar suplementos alimentares, principalmente por receio de aumentar a absorção de gordura, e em mulher, nem toda gordura é indesejada!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2006, 17:54:23 »
O foda é q eu ja tentei umas 5x, eu sempre começo e paro. Falta força de vontade e eu não sei se isso é pra mim.

Musculação é aconselhavel para qualquer um que não tenha algum problema grave na articulação
ou sistema músculo/esquelético, pequenos problemas tendem a desaparecer com o tempo, pois a
musculação é também aconselhada para recuperação e tratamento de traumas nesse sistema.

Quanto a falta de vontade, eu também já comecei e parei varias vezes, parece que é mais
interessante dar prioridade pra outras coisas que trazem benefício visivel mais rapidamente,
mas depois acabo voltando por auto-acusação de negligenciar a saúde. Ora essa, depois que
a saúde estiver debilitada não vai mais ser possivel dar prioridade para outras coisas, ou vai
acontecer justamente o pior: ter que abandonar outras coisas pra "tentar" recuperar a saúde.
Acho que vale a pena pensar nisso, com certeza malhar um pouco não é um esforço em vão.

Antes de começar é bom consultar um cardiologista.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2006, 17:56:21 por UBorba »

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2006, 18:33:16 »
Mauricio, eu sei como é. Já fiz várias vezes e parei. Por exemplo, se você malhar por 2 anos seguidos e parar 2 meses, BUM! Perde quase toda a massa muscular que ganhou, resistência, etc.. Tem que malhar e não parar mais hehe. Se parar, já era.

Lian, os resultados demoram, eu só comecei a percebê-los depois de 1 ano. Com relação aos suplementos, somente os de proteína são necessários se você não tem uma alimentação completa. Proteína não dá acúmulo de gordura que eu sabia, o corpo usa o que necessita e elimina.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2006, 18:38:19 »
Mauricio, eu sei como é. Já fiz várias vezes e parei. Por exemplo, se você malhar por 2 anos seguidos e parar 2 meses, BUM! Perde quase toda a massa muscular que ganhou, resistência, etc.. Tem que malhar e não parar mais hehe. Se parar, já era.

Lian, os resultados demoram, eu só comecei a percebê-los depois de 1 ano. Com relação aos suplementos, somente os de proteína são necessários se você não tem uma alimentação completa. Proteína não dá acúmulo de gordura que eu sabia, o corpo usa o que necessita e elimina.

Por isso q eu n tenho mta vontade de fazer sabe? Não tenho saco pra ficar a vida inteira malhando e mantendo, eu tenho um corpo bom ( magro - normal ) só não sou definido, por isso n reclamo mto.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2006, 19:25:50 »
eu não tenho o menor saco de ficar malhando...

o exercicio mais adequado pra mim, seria uma corrida no parque... algo assim

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:31:12 »
Ernane, eu já parei por 1 ano com qualquer exercício físico e mesmo assim não perdi quase nada mantendo treinos leves de fim de semana...

Eu não fico com musculação como esporte principal justamente pelo medo de ficar escravizado pela coisa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2006, 09:58:27 »
Alguém já viu o Arnold depois que parou? Ele é governador do Texas, não é?
As fotos que vi não pareciam o mesmo Arnold (ator e fisiculturista), achei aquilo um péssimo exemplo,
ou será que ele está doente?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2006, 10:05:20 »
Alguém já viu o Arnold depois que parou? Ele é governador do Texas, não é?
As fotos que vi não pareciam o mesmo Arnold (ator e fisiculturista), achei aquilo um péssimo exemplo,
ou será que ele está doente?

Pra mim, o estado dele se resume a uma palavra: Bomba...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2006, 10:10:13 »
E tb o cara ta com quantos anos?Nw da pra ficar saradão pela eternidade tb.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2006, 10:14:38 »
Sei não, o Stallone com os 60 dele tá bem em cima...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2006, 14:51:10 »
Ernane, eu já parei por 1 ano com qualquer exercício físico e mesmo assim não perdi quase nada mantendo treinos leves de fim de semana...

Eu não fico com musculação como esporte principal justamente pelo medo de ficar escravizado pela coisa...

Hey DiegoJaf, vamos trocar os genes?  :histeria: Será que o Arnold faz estes exercios de final de semana? Creio que ele não tem mais tempo para malhar, dê uma olhada:

Não é o caso dos esteróides que ele tomou, se ele continuasse malhando, ele manteria o volume e a pele esticadinha. O Stallone tem a mesma idade do Arnold.
O Arnold em minha opinião teve um dos físicos mais perfeitos do fisiculturismo. Comparem esta foto de 1974/1975 do Arnold no auge dos títulos de Mr. Olympia com o atual Mr. Olympia Ronnie Coleman:

O Coleman é enorme, gigante, o ano passado superou o Arnold em títulos: 8 vezes seguidas Mr. Olympia; se ele ganhar este ano superará o record do Lee Haney. Claro que as bombas hoje em dia são muito mais potentes:
Os GH's hoje são muito potentes, e as testosteronas então? Insulinas? Na época do Arnold a bioquímica não era tão avançada deste jeito, mas mesmo assim, o Arnold tinha muito mais peitoral do que o Coleman, olhem na foto. Esses fisiculturistas de hoje são enormes, porém parecem frangos bombados por causa da retenção de líquidos causada pelos esteróides anabolizantes. Bah!
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 15:09:32 por Ernane »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2006, 15:28:25 »
mas mesmo assim, o Arnold tinha muito mais peitoral do que o Coleman, olhem na foto.

os braços do Arnold estão meio arqueados para frente, se visto de cima seria meio como um parêntese, enquanto os do outro cara estão mais em linha reta. Isso contrai os músculos, faz parecerem mais volumosos.

Mas não estou questionando se tinha ou não mais peitoral, sei lá as medidas dos caras, mas só comentando que numa tentativa de análise pela foto tem que se levar isso em consideração.

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2006, 15:43:07 »
Acabei de observar que varios sessentões da área estão muito bem,
Lou Ferrigno e Frank Zane ( e Cristine ). Será que é porque eles continuam
praticando?
Quanto ao Arnold, que sirva de exemplo também  :no:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2006, 15:55:01 »
Porra cara... quem quer ficar desse tamanho?

É muito feio... Sou mais definição do que hipertrofia... parece um monstro...

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2006, 16:03:10 »

Acho que não é interessante ficar grande, a não ser pra quem quer competir, mas musculação
não é só hipertrofia. Aliás pra ficar assim "enorme" é preciso muito mais do que só exercícios.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2006, 16:07:38 »
Acho que não é interessante ficar grande, a não ser pra quem quer competir, mas musculação
não é só hipertrofia. Aliás pra ficar assim "enorme" é preciso muito mais do que só exercícios.

Eu sei que não é só pra hipertrofia... eu faço pra definição e um amigo meu faz porque deslocou o ombro e fortalece essa área com musculação...

Mas não consigo achar legal esses caras e pensando a longo prazo, não é saudáevel você usar bomba durante anos pra depois ter um puta câncer no fígado...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2006, 16:13:09 »

A maioria das pessoas não conseguiria mesmo que quisesse.

Após os 30 anos é absolutamente necessário praticar musculação para combater a perda de massa muscular. Isso evita muitos problemas futuros de saúde. E em termos de saúde, mesmo uma sessão semanal é suficiente para colher benefícios.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:47:17 »
acredito que também seja benéfico quanto a oesteoporose, por causa dos mesmos princípios que os astronautas tem problemas com ossos pela ausência de gravidade

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:49:27 »
Meu treino mudou essa semana.
Estou fazendo um treino de explosão. Pouco peso e muitas repetições muito rápido!
Tá dolorido...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Agosto de 2006, 18:08:24 »
Devemos nos lembrar também que ainda somos caçadores-coletores, quer dizer, o fundo de genes
da nossa espécie não mudou quase nada nesses poucos milhares de anos. Portanto nossa genética
é propria pro trabalho árduo, e nosso organismo foi moldado pra ser saudável dessa maneira, porém
não temos mais o trabalho árduo a nosso favor, compensar de outra forma se torna necessário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!