Autor Tópico: Qualia?  (Lida 2633 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Qualia?
« Resposta #25 Online: 08 de Agosto de 2006, 11:17:27 »
Acho q vemos exatamente ou ao menos quase exatamente igual as cores, no máximo com pouca diferença pra mais claro ou mais escuro. Variações muito grandes da realidade já seria algum tipo de distúrbio.

Pode até ser.  Mas como comprovar?

Mas qual seria exatamente a realidade de uma cor? Tem jeito de saber?!

Depende do que você entende por cor.  É possível delimitar com precisão uma faixa de comprimentos de onda luminosos e definir que correspondem a uma cor específica (vamos deixar de lado por ora a questão de onde termina o vermelho e começam o laranja, o preto, o branco, o marrom e o rosa).

Mas a partir do momento em que essa luz entra pelo olho de um ser vivo, é fato comprovado que as percepções são diversas.  Daltônicos e sinestetas pelo menos tem percepções da cor muito diferentes das de outras pessoas.  É provável que mesmo pessoas com visão "normal" tenham algumas diferenças leves de percepção de cores.  Parece que certos animais tem uma visão de cores bem diferente da nossa.

Veja por exemplo este trecho de http://en.wikipedia.org/wiki/Color_vision#Color_perception

Other animals enjoying three, four or even five color vision systems include tropical fish and birds. In the latter case tetrachromacy is achieved through up to four cone types, depending on species. Brightly colored oil droplets inside the cones shift the spectral sensitivity of the cell. (Some species of bird such as the pigeon in fact possess five distinct types of droplet and may thus be pentachromats). Mammals other than primates generally have less effective two-receptor color perception systems, allowing only dichromatic color vision; marine mammals have only a single cone type and are thus monochromats.

Color perception mechanisms are highly dependent on evolutionary factors, of which the most prominent is thought to be satisfactory recognition of food sources. In herbivorous primates, color perception is essential for finding proper (mature) leaves. In hummingbirds, particular flower types are often recognized by color as well. On the other hand, nocturnal mammals have less-developed color vision, since adequate light is needed for cones to function properly. There is evidence that ultraviolet light plays a part in color perception in many branches of the animal kingdom.

Eu acho mais correto falar em variação do que em distúrbio, porque não vejo um padrão convincente de normalidade para servir de comparação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!