eu não entendo a diferença dos termos... ainda que entenda que o que os crias tentam fazer não é uma refutação científica.
Acho que você se embananou um pouco aí no penúltimo post

... Não acho que faz sentido falar que a teoria da evolução "é falseada", porque pelo que entendo, falsear é "mostrar como falso", refutar. Ela difere do criacionismo e outras coisas por poder ser mostrada falsa, mas não por ter sido, pois não foi, ao menos não como um todo.
Diversas teorias componentes do campo da evolução geralmente podem ser também, e é isso que acho que faz sentido tentar se refutar/falsear, não me parece haver muito mais como fazer isso quanto a uma origem comum (ou algo bem próximo disso), e muito menos com acepções criacionistas, incluindo de big-bang à Hitler e Stalin, e etc - não por serem irrefutáveis/infalseáveis, mas por serem já exaustivamente não-falseadas, muito embora o esperado se fossem falsas, é que abundassem evidências contrárias, contra uma quantidade mínima de favoráveis, que seriam quase como só livre-associação...
Resumindo, o tipo de refutação que faz sentido se tentar é bem distinto do que o que os criacionistas tentam, muito mais específico, e sem necessariamente uma outra conclusão por trás, muito menos uma
non sequitur.