Autor Tópico: Foto de amamentação gera protestos nos EUA  (Lida 4247 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Foto de amamentação gera protestos nos EUA
« Online: 15 de Agosto de 2006, 18:22:57 »
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/2479001-2479500/2479108/2479108_1.xml

Capa polêmica: leitores conservadores reclamaram de foto de mãe amamentando o filho.

Foto de amamentação gera protestos nos Estados Unidos

AFP
16:10 07/08, atualizada às 17:11 07/08

Leitores de uma revista americana voltada para os pais estão furiosos com a capa do último número da publicação, que estampa uma mulher amamentando, e alguns consideraram a foto ofensiva e repulsiva.

"Fiquei chocada ao ver um seio enorme na capa da sua revista", escreveu uma leitora do Estado americano do Kansas ao comentar a foto publicada na revista Babytalk, uma publicação de distribuição gratuita voltada para jovens mães. "Fiquei ofendida e meu marido mostrou muito desconforto quando deixei a revista sobre a mesa do café", acrescentou.

Esta reação foi apenas uma das cinco mil cartas que a revista recebeu em resposta a uma pesquisa para averiguar como o leitor se sentia com a foto de capa da edição de agosto da revista, que mostra um bebê mamando. Alguns leitores disseram ter ficado "envergonhados" ou "ofendidos" com a foto e uma mulher do Estado de Nevada disse que "imediatamente virou a revista para baixo" ao ver a foto.

"Nojento, fiquei doente de ver um bebê agarrado a um peito", destacou a mulher, mãe de um bebê de quatro meses.Outra leitora disse ter ficado "horrorizada" ao receber a revista e que espera que o marido não tenha posto os olhos nela. "Tive que rasgar a capa porque não queria que ficasse rodando pela casa", acrescentou.

Um programa de audiência nacional também entrou na polêmica, entrevistando algumas pessoas em Nova York que declararam ter sentido aversão com a foto.A foto de capa foi publicada para ilustrar a polêmica em torno da amamentação nos Estados Unidos, onde uma pesquisa nacional feita pela Associação Dietética Americana revelou que 57% dos entrevistados se opõem a que as mulheres amamentem em público e que 72% pensam que é inapropriado mostrar uma mulher amamentando em programas de TV.

A editora executiva da revista, Lisa Moran, disse que embora a maioria dos que responderam à pesquisa sobre a foto de capa tenham tido uma reação positiva, ela ficou surpresa com os 25% que expressaram afronta."Realmente existe uma faixa puritana na América", disse Moran à agência de notícias AFP.

"Você vê celebridades praticamente expondo seus seios todo o tempo e ninguém parece ver nisto um contexto sexual", observou."Mas muitos se sentem desconfortáveis com o contexto muito natural de uma mãe alimentar seu filho", acrescentou. Ela disse que a polêmica é ainda mais surpreendente à luz dos esforços concentrados do governo americano e de profissionais de saúde para encorajar as mulheres a amamentar. "Todos dizem que a amamentação é melhor para o bebê, mas há pouco apoio do público", lamentou Moran.

Ela disse que a foto da Babytalk representa a primeira vez que uma grande revista voltada para os pais nos Estados Unidos ousa quebrar o tabu de mostrar o seio de uma mulher e o ultraje que causou não desencorajará os editores a voltar a fazê-lo."Isto não nos assustou em absoluto", disse Moran.

"Estamos emocionados e esperançosos de que isto ajude as mulheres a conseguirem mais apoio para a amamentação", concluiu.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Foto de amamentação gera protestos nos EUA
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2006, 18:29:39 »
Putzz...que povo maluco!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2006, 18:49:38 »
É racista e é uma apologia ao uso de silicone. Maldita ditadura estética!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2006, 18:56:04 »
Que loucura.. eu mamo até agora de tão saudável que é.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2006, 19:45:08 »
sem noção...
povinho besta...

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2006, 19:56:02 »
Que loucura.. eu mamo até agora de tão saudável que é.
Não sei se é flood, mas tinha que deixar registrad a minha risada.
Huahuahuahuahuahuahuahuauhuahua  :lol:

Manda um email pra revista...
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2006, 20:09:34 »
 :babao:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2006, 20:46:51 »
Isso aí já é doença desse povo!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2006, 21:40:00 »
Eles estão certos! Olha a cara de pervetido do moleque!
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2006, 21:55:55 »
É um micro-tarado mesmo... :lol:

Americano tem cada idéia idiota...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2006, 22:17:09 »
Fundamentalistas odeiam coisas que o deixam com ereção. E é preciso ser muito retardado para ter uma ereção com uma foto inocente destas.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2006, 23:00:50 »
O muleque está curtindo muito alá, será que rola fila?

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2006, 01:12:24 »
Outro dia estava na GNT vendo um documentário chamado "de peito aberto" ou algo com nome semelhante. Não consegui ver até o final porque o horário chocou com o de outra coisa, mas era muitíssimo interessante. Falava sobre a função social do peito, por assim dizer.

Em primeiro lugar, o documentário contava que de quase duzentas culturas humanas presentes no mundo hoje, apenas em cerca de VINTE delas os seios têm a ver com o erotismo (no sentido de terem alguma função na atração e no ato sexual), e uma das entevistadas dizia, baseada nisso, que o tesão em seio era socialmente construído. Falavam sobre como o tamanho e forma ideais dos seios mudaram na civilização ocidental, como ele foi ignorado por um bocadão de tempo e reabilitado nas artes plásticas pelas Madonas, entre outras coisas. Depois falaram sobre a mudança cultural realizada pela invenção das comidas para bebê realizou, das recentes pesquisas sobre o alto teor nutritivo do leite materno, e, enfim, sobre a amamentação em público.

Pelo que eu entendi, a repulsa dos norte-americanos com a amamentação vêm do choque entre diferentes visões da mulher, a saber, a mulher como mãe e a mulher como amante.

Cara, tesão em bunda faz muito mais sentido que tesão em peito. Provavelmente porque sou brasileira e a gente acostuma, mas também porque o parto de mulher de cadeira larga é mais fácil (dizem que), e isso devia constitutir vantagem evolutiva no período pré-cesariana. E provavelmente os anglo-saxões protestantes etc têm tanto tesão em peito porque era a única parte que, no passado, eles conseguiam ver na mulher - justamente porque a mulher comum, tanto no passado como hoje, não pode se dar ao luxo de ter privacidade. A mulherada católica tomava banho no rio e usava decote, pelo amor de deus, pros homens delas peito não era bem "segredo". Privacidade é uma invenção bastante recente, afinal todo mundo sabe que antigamente as casas não tinham quartos e os pais dormiam e exerciam seus deveres conjugais no mesmo cômodo que os filhos ficavam (a ponto de os gays terem que ir transar no mato e tal). Privacidade é uma coisa que aparece com os puritanos, mesmo. Aí os protestantes pervertidos ficavam vendo os peitos das vizinhas "exibidas", e deu nisso.

É um chute. Nunca li nada sobre isso e não tenho nenhum subsídio além de meia dúvida de coisas que são verdade, mas cuja conexão eu acabei de inventar. Não acreditem. 

p.s. mas é curioso que mulher, se é apanhada nua, esconde os seios, não a bunda ou o púbis. Não sei se é assim tbm nas tribos polinésias, mas aqui no ocidente parece verdade e é independente da cultura à qual a mulher nua em questão pertence.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2006, 02:38:07 »
Em primeiro lugar, o documentário contava que de quase duzentas culturas humanas presentes no mundo hoje, apenas em cerca de VINTE delas os seios têm a ver com o erotismo (no sentido de terem alguma função na atração e no ato sexual), e uma das entevistadas dizia, baseada nisso, que o tesão em seio era socialmente construído.

Interessante, acredito que em biologia deve ser majoritariametne defendido como adorno sexual de espécie. Tem várias características típicas disso, como ser um dimorfismo, surgir anunciando a idade adulta/fertilidade, e ser desnecessário, até prejudicial, para a amamentação (macacas parentes dos humanos amamentam, mas não têm seios propriamente ditos; nas humanas, a maior parte dos seios é gordura e não glândula).... acho que maior sensibilidade também, entre outras coisas.

De qualquer forma, isso não significa que não seja socialmente construído, desde que tivesse sido, não apenas nessas 20 sociedades atuais, mas nos primórdios da evolução humana, ou ao menos desde quando surgiram os seios, o que é antes da migração para fora da África, no mínimo.

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Agosto de 2006, 02:51:12 »
Bom, aí eu já não sei. Pra quais outros bichos as tetas têm função erótica?

E eu tbm não sei, mas eu tenho um certo nojo de mãe de criança pequena, seja amamentando ou não. Mas isso é provavelmente a minha cabeça, porque vcs sabem que eu sou zoada e penso em coisas esquisitas. Ou é conseqüência do medo de ficar grávida (e perder minha liberdade, minha carreira e, como estamos falando disso, meus peitos chiquérrimos)...

... ou é CAUSA :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Agosto de 2006, 11:01:24 »
tem uns outros macacos, acho que babuínos, ou outra coisa, em que os mamilos mimetizam os órgãos genitais.... eles até ficam mais próximos para formar uma coisa só, isso é, os dois juntos compoem uma só genitália "falsa", não cada um deles. Os filhotes acabam tendo que mamar nos dois ao mesmo tempo, se bem me lembro. Mas não me lembro de mais detalhes.

Isso até pode ter a ver com isso que você mencionou de fazer mais sentido tesão em bunda; talvez cognitivamente as duas coisas tenham o suficiente em comum... ao menos o Desmond Morris, que escreveu um livro todo sobre a evolução do corpo da mulher defendia algo assim em "o macaco nu"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:02:06 »
Se fosse a foto de um bebê libanês, morto, estraçalhado por uma bomba, estes doentes achariam lindo.  |( :facada: :ira:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:24:58 »
Se fosse a foto de um bebê libanês, morto, estraçalhado por uma bomba, estes doentes achariam lindo.  |( :facada: :ira:

ao menos pelo exemplo das últimas guerras dos EUA, parece que a imprensa tem o costume de não publicar imagens fortes por lá.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:40:58 »
politicamente

politicamente incorreto, hein?
ou não?
é, é, acho que falar mal de norte-americano é politicamente corretíssimo...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 16 de Agosto de 2006, 21:52:48 »
tem uns outros macacos, acho que babuínos, ou outra coisa, em que os mamilos mimetizam os órgãos genitais.... eles até ficam mais próximos para formar uma coisa só, isso é, os dois juntos compoem uma só genitália "falsa", não cada um deles. Os filhotes acabam tendo que mamar nos dois ao mesmo tempo, se bem me lembro. Mas não me lembro de mais detalhes.

Isso até pode ter a ver com isso que você mencionou de fazer mais sentido tesão em bunda; talvez cognitivamente as duas coisas tenham o suficiente em comum... ao menos o Desmond Morris, que escreveu um livro todo sobre a evolução do corpo da mulher defendia algo assim em "o macaco nu"
Eu não conheço o sr. citado, não saberia discutir isso.

Mas poxa, UM babuíno entre não sei quantos milhares de mamíferos que existem no mundo... e nem sei se o seu exemplo cabe no que eu estou dizendo. Estou pensando em espécies em que os peitos sejam atrativo sexual para os machos, mesmo... se bem que quando eu estava no colégio ensinaram-me que "atrativo" quem procura é a fêmea, ela que escolhe. Não sei se isso é válido universalmente -  apesar de parecer-me que isso ainda se aplica a nós, convenhamos hehe.
Enfim, eu não entendo absolutamente nada dessas coisas.

Não sei o atual estado de coisas no Brasil... mas eu nunca vi nenhuma mulher que não fosse pobre dando de mamar em público, e também não conheço ninguém que tenha dado de mamar por um ano, como é recomendado.  Sei, porém, que cesariana está na moda e que existe um esforço para incentivar as mulheres a parir naturalmente.

p.s. as pessoas norte-americanas não são assim ruins, padd. Sem dúvida são esquisitos, mas duvido da existência de gente que se alegre com bebês mortos em guerra.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Agosto de 2006, 23:00:43 »
politicamente

politicamente incorreto, hein?
ou não?
é, é, acho que falar mal de norte-americano é politicamente corretíssimo...

Você acha?
Eu não! Elogio o que existe de bom e critico o que existe de errado... e pouco me importa a bandeira.

Algum problema? Não devo ou não posso?
Ou devo ser binário? 1 e 0?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Agosto de 2006, 01:00:44 »

Eu não conheço o sr. citado, não saberia discutir isso.

Mas poxa, UM babuíno entre não sei quantos milhares de mamíferos que existem no mundo... e nem sei se o seu exemplo cabe no que eu estou dizendo. Estou pensando em espécies em que os peitos sejam atrativo sexual para os machos, mesmo...

encontrei isso aqui:
We are not alone among the primates in the convergence of breasts and buttocks, as both Desmond Morris and Wolfgang Wickler have pointed out. Another terrestrial primate, the Gelada baboon, has some otherwise unaccountable resemblances between the buttock and breast areas. The nipples are vermilion and lie adjacent to each other like the red labia; a pink hourglass skin borders this, which in turn is separated from the surrounding hair by a white pearling of a skin fold, amazingly like the rump patch pattern.

http://employees.csbsju.edu/lmealey/hotspots/Chapter13.htm
no site tem uma ilustração que não dá para postar aqui porque é enorme, está redimensionada via html, o que não acho que dá e de qualquer forma eu não saberia fazer...

...e nem li o texto todo...

se bem que quando eu estava no colégio ensinaram-me que "atrativo" quem procura é a fêmea, ela que escolhe. Não sei se isso é válido universalmente -  apesar de parecer-me que isso ainda se aplica a nós, convenhamos hehe.
Isso é meio controverso; os exemplos mais visíveis ou mais conhecidos de seleção sexual são esses, unilaterais pelas fêmeas, mas muitos biólogos defendem que há vários outros casos. Há situações que normalmente atribuem a algo chamado "reconhecimento de espécie", que seria por exemplo, dois albatrozes, um macho e uma fêmea, ficarem diante um do outro um tempão, abrindo as asas, mostrando como são imensas, e outros diversos rituais de acasalamento, que segundo uns, serviriam apenas para se certificar de estar acasalando com a mesma espécie. Os biólogos que defendem a seleção sexual nesses casos dizem que isso é subestimar as capacidades desses bichos, que geralmente reconhecem presas e predadores num instante, distinguem a própria prole da de outros, etc, mas ficam numa enrolação danada para saber se tal indivíduo é da mesma espécie, e em muitos casos, ainda erram. Eles dizem que não é erro, mas rejeição na seleção sexual.

Não sei o atual estado de coisas no Brasil... mas eu nunca vi nenhuma mulher que não fosse pobre dando de mamar em público, e também não conheço ninguém que tenha dado de mamar por um ano, como é recomendado.  Sei, porém, que cesariana está na moda e que existe um esforço para incentivar as mulheres a parir naturalmente.
cesariana? Mas o que isso tem a ver? Está divagando já ou eu não entendi? :D

p.s. as pessoas norte-americanas não são assim ruins, padd. Sem dúvida são esquisitos, mas duvido da existência de gente que se alegre com bebês mortos em guerra.
tem os ateus

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 17 de Agosto de 2006, 01:53:52 »
Ignore a cesariana pq é nada a ver, estava pensando no documentário que mencionei acima.

Mas e os peitos e a amamentação em público? Que fazemos com isso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!