"Criou-se um vírus a partir de um genoma SINTÉTICO baseado em um vírus pré-existente...". Essa é a diferença, o homem precisa criar algo a partir do que já existe, Deus cria algo do nada.
Primeiramente, a questão toda nada tem a ver com divindades hoje em dia. As hipóteses que envolvem divindades e poderes mágicos são inumeráveis, e não só a sua, e nenhuma pode ser testada. Pode-se tanto dizer que foram os duendes invisíveis que criaram a vida ou o universo, e você não pode mostrar que isso tem menos evidências do que as para a criação pelo seu deus especificamente.
Dizer que o a vida surgiu primeiramente simples, por replicadores moleculares que hoje não se classificaria como vida, gradualmente evoluindo e aumentando propriedades como "longevidade" e capacidade de reprodução, não implica que deuses não existam. Só implica que os seres não cairam já existentes do vômito do Deus bumba, ou que eles não surgiram já prontos da lama por ordem do deus Javé, ou nem os dois ao mesmo tempo.
Alguns teístas que crêem que a bíblia pode ter alguma inspiração divina inclusive vêem coisas como, as afirmações científicas sobre a possível importância da argila como agente catalisador de moléculas pré-bióticas, como comprovação disso.... como se a bíblia estivesse criando um "conto de fadas" para as pessoas antigas, duma época em que não entenderiam o que seria "moléculas", nem "pré-bióticas" ou hiperciclos, uma analogia de acordo com a maturidade intelectual daqueles povos, de forma mais ou menos análoga a que os pais sem jeito para falar de onde vêm os bebês em alguns casos falam de que o homem "põe uma sementinha" na mulher e etc, uma simplificação voltada para o nível de maturidade do indivíduo.
"Organismos vivos brotam da terra por ordem divina...", isso não é uma química 'simples' em direção à vida?
Não, isso é transformação de pedra em carne, direta.
"Da vida simples em direção à simplificação química", isso quer dizer que uma bactéria com 5000 pares em seu genoma se tornará tão simples que será possível explicar, com exatidão, a origem do homem com seus 3 bilhões de pares de genoma? Hum... Algo precisa ser explicado, não acha?
Conhecer a origem da vida não é algo necessário para saber como se deu a origem do homem. Mais ou menos como para saber quem são seus pais, você não precisa saber precisamente quem são seus tataravós. Ou como você pode montar um quebra-cabeças mesmo sem saber o fabricante ou sem ter a caixa.