Autor Tópico: Estou boicotando a Wikipedia brasileira  (Lida 2863 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Estou boicotando a Wikipedia brasileira
« Online: 20 de Agosto de 2006, 23:00:43 »
Um artigo bem interessante, ver também os comentários sobre o artigo:
http://www.contraditorium.com/2006/08/14/estou-boicotando-a-wikipedia-brasileira/

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Estou boicotando a Wikipedia brasileira
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2006, 23:46:13 »
Infelizmente, concordo com o rapaz. A Wikipédia em português não é tão boa quanto a em inglês. Apesar de não ser perito em quase nada, dá pra notar que vários dos artigos foram escritos por leigos.

Eu mesmo, quando me atrevo a editar alguma coisa, ou me limito à formatação e coreção gramatical ou a artigos dos quais eu tenho algum conhecimento concreto. Mas sabe como é, as pessoas não tendem a pensar exatamente como eu e fazem de tudo pra se exibir.

Disse ao Fernando hoje mesmo que a Wikipédia podia dar uma endurecida nas regras atuais, para inibir o mau uso por parte de pessoas que não stão muito a fim de ajudar.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2006, 23:48:17 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:02:45 »
Infelizmente, concordo com o rapaz. A Wikipédia em português não é tão boa quanto a em inglês.
A questão é:

1) Quem discorda disso?
2) Não é óbvio que a versão da enciclopédia em uma lingua franca, com maior número de falantes e com um povo com maior acesso a internet seja maior?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:13:04 »
É, infelizmente isso ocorre às vezes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:18:00 »
eu queria que tivéssemos uma predefinição-marcação que fizesse um daqueles avisos para por no topo do artigo, dizendo num quadro que o artigo não cita fontes. 99% da wikipédia pt viria a ter inicialmente, mas acho que é positivo, tanto para prevenir do uso indiscriminado das informações de lá, quanto para incitar mais pessoas a pesquisar e corrigir e citar fontes.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:36:24 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:41:08 »
eu boicoto, mas sem esperar que disso surja alguma conseqüência. na verdade não ligo pra wiki pt, uso a em inglês por ser mais completa mesmo. e apesar de todo o progresso que vier a ser feito, a pt nunca vai chegar perto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2006, 01:06:51 »
No segundo link achei isto também: O que a Wikipédia não conta

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2006, 03:25:57 »
Existe, só não é utilizada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Sem-fontes
valeu, eu não conhecia. Começarei a carimbar :)

Posso editar e deixar um pouquinho mais escandaloso? Só um pouco? Como por alguma placa com exclamação ao lado ou algo assim, e letra do tamanho normal, em vez de menor, e cor de fundo um pouco mais destacada, como aquele azul da WPen, ou isso só quem pode fazer é a oligarco-elite capito-administro-wikipedista?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2006, 03:31:14 »
Mexe lá.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2006, 04:34:41 »
Existe, só não é utilizada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Sem-fontes
valeu, eu não conhecia. Começarei a carimbar :)

Posso editar e deixar um pouquinho mais escandaloso? Só um pouco? Como por alguma placa com exclamação ao lado ou algo assim, e letra do tamanho normal, em vez de menor, e cor de fundo um pouco mais destacada, como aquele azul da WPen, ou isso só quem pode fazer é a oligarco-elite capito-administro-wikipedista?

Nessa página, é só clicar em "Editar".

Agora o que eu queria saber é se há alguma página que contém todos os avisos e os comandos para usá-los.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2006, 06:21:15 »
Infelizmente, concordo com o rapaz. A Wikipédia em português não é tão boa quanto a em inglês.
A questão é:

1) Quem discorda disso?

Em linhas gerais, ninguém.  Mas assuntos como Candomblé podem e deveriam ser melhor descritos na Wikipedia em português.

2) Não é óbvio que a versão da enciclopédia em uma lingua franca, com maior número de falantes e com um povo com maior acesso a internet seja maior?

Sim, é óbvio.  O que não é tão óbvio é por que a Wikipedia em português é tão capenga mesmo quando se dá um desconto para esse fator que você menciona.  Não é como se a versão em português tivesse uma qualidade comparável à em alemão, muito longe disso.  E o número de artigos em si é apenas a faceta menos preocupante do problema.

Por exemplo, é notável que até hoje a cobertura da Wikipedia à matéria do currículo padrão do ensino público básico e médio seja tão incipiente e de tão pouca qualidade.  Este país tem mais de cem milhões de habitantes e nem mesmo é o único no qual o Português é língua oficial.  E não é como se tivéssemos pouco acesso à Internet, pelo contrário, ela se tornou a forma padrão de realizar pesquisas mesmo para alunos do ensino público.  Nós temos biblioteca públicas gratuitas, mas elas não são tão convenientes quanto a Internet.

O problema é outro, e tem muito mais a ver com a realidade cultural brasileira do que com Internet ou Wikipedia.  Quem pesquisa muito na Internet percebe que com frequência é mais fácil achar matéria sobre assuntos não-triviais (ou mesmo triviais) em espanhol ou em português ibérico do que em português do Brasil.  Consequência da situação da pirâmide sócio-econômica brasileira.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2006, 06:29:33 »
No segundo link achei isto também: O que a Wikipédia não conta

Muito bom.  A política de neutralidade da Wikipedia realmente é uma faca de dois gumes.  Eu contribuí para o artigo sobre Rajneesh na Wikipedia.  Se Janer Cristaldo está insatisfeito com a versão atual, nem queira ver como era antes... ou o trabalho que os "sanyasins" dão com a desinformação e lendas que difundem.

Uma possível solução que me ocorre é criar wikis de contestação e esclarecimento com políticas distintas da NPOV ("imparcialidade") da Wikipedia.  Uma espécie de anti-wikinfo.  E provavelmente é uma boa idéia pensar com carinho nas seções de críticas, polêmicas e controvérsias dos artigos da Wikipedia e rotineiramente preenchê-los.  Vejam por exemplo os artigos sobre Paulo Coelho.  Quem vê pensa que o cara é um Jorge Amado da vida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2006, 10:32:54 »
Bom, aproveitei para reformar a nossa wiki. Acho que podemos passar a investir mais tempo colocando dados na nossa própria wiki com nosso próprio ponto de vista.

Se der, eu implemento o sistema que combina a Wiki com o Fórum para evitar de se fazer vários registros separados, mas por enquanto vai ficar assim mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:10:01 »
também não conhecia essa!

podem talvez usar de base artigosa da http://www.skepticwiki.org/ se essa for também GNUFDL

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:17:01 »
Atitude sensata.

A Wikipédia por ser pública é passível a muitos erros, procuro utilizar outras fontes de informação ao invés da Wikipédia.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Marcelo

• Visitante
« Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:31:01 »
Atitude sensata.

A Wikipédia por ser pública é passível a muitos erros, procuro utilizar outras fontes de informação ao invés da Wikipédia.
Eu também, nunca fui de confiar muito na wikipédia por tudo isto q já foi dito aqui.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #18 Online: 21 de Agosto de 2006, 18:59:35 »
Eu também nunca dei muita bola, até fincar o pé lá e colocar uma série de artigos sob "vigia"...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2006, 20:27:36 »
Eu também nunca dei muita bola, até fincar o pé lá e colocar uma série de artigos sob "vigia"...
Como assim?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2006, 09:45:08 »
Em linhas gerais notei que a Wikipedia abriga um sem-número de usuários dedicados única e exclusivamente a vigiar o conteúdo existente. Até aí ótimo, o conteúdo da Wikipedia precisa mesmo de vigilância, afinal são inúmeros os problemas possíveis com a liberdade de edição, só para citar alguns: religião e política. A questão é que estes usuários vigilantes acabam por se dedicar demasiada e inapropriadamente a isso, como se fosse uma obsessão, uma mania. Some-se o fato de que estes usuários, justamente por serem "vigias" da Wikipedia e estarem sempre "participando" da mesma - criando pouco ou nenhum conteúdo - possuem poderes especiais de edição, podem pintar e bordar.
Fonte: http://www.cfgigolo.com/archives/2006/06/cuidado_com_os_wikipedistas.html
Convido quem tiver algum tempo livre a vigiar por algumas horas a página de Artigos vigiados. Observem a quantidade de edições que é feita por minuto e a quantidade de intervenções necessárias para reverter vandalismo, spam e imbecis que fazem artigos sobre a escola que frequentaram, sobre si mesmos e sobre qualquer pessoa que conhecem.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2006, 09:59:20 »
Como assim?
Artigos de pseudociências, aonde muitos anônimos entram para retirar a visão cética e outros alvos de vandalismo e spam, como artigos sobre Noni...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:02:32 »
Basicamente, o que temos que pensar é o seguinte:

A wikipedia é uma fonte 100% confiável ?
Não, nem nunca vai ser.

Ela tende a desaparecer ?
Provavelmente não a curto e médio prazo, durante esse tempo a tendência é a de crescer e se tornar fonte primária de pesquisas em português.

Como céticos e interessados em promover uma visão crítica do mundo, devemos criticar a wikipedia de fora ou participar e melhorá-la ?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:11:48 »
É, a coisa lá é braba. Eu tem vezes que torro a paciência e fico um mês sem entrar...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:17:26 »
Bom, agora temos a nossa própria Wikipédia, onde podemos adicionar nossos próprios textos com o ponto de vista cético.

Só falta definir os administradores. Acho que o Fernando, por já conhecer bastante a Wikipédia, podia fazer parte da administração da nossa wiki também. O que acha?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!