Autor Tópico: Estou boicotando a Wikipedia brasileira  (Lida 2864 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Estou boicotando a Wikipedia brasileira
« Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:29:34 »
Bom, agora temos a nossa própria Wikipédia, onde podemos adicionar nossos próprios textos com o ponto de vista cético.
Mas serão textos só sobre ceticismo. Isso não resolve o problema de gente, por exemplo, vandalizando o artigo sobre São Paulo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:56:23 »
Bom, agora temos a nossa própria Wikipédia, onde podemos adicionar nossos próprios textos com o ponto de vista cético.
Mas serão textos só sobre ceticismo. Isso não resolve o problema de gente, por exemplo, vandalizando o artigo sobre São Paulo.
Pode ser texto sobre qualquer coisa. O ponto de vista é que é cético.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:04:07 »
A própria existência de uma Wiki cética em português ajuda a melhorar a da Wikipedia, porque fornece um link externo pronto para referência em temas mais controversos.

Agora só falta decidir o que vamos escrever sobre o Acre.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:36:15 »
Eu conheço a Glória Perez, ela disse que veio de lá...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:17:36 »
:histeria: :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:20:07 »

Evidência anedota.  Lamento.

Podemos pensar em fazer um encontro por lá, e aproveitamos para tirar a dúvida.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:23:03 »
eu não poderia ir, porque teria que passar por Rondônia no caminho.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #32 Online: 22 de Agosto de 2006, 14:33:32 »

Evidência anedota.  Lamento.

Podemos pensar em fazer um encontro por lá, e aproveitamos para tirar a dúvida.
Aliás, foi difícil encontrar boas fontes para escrever sobre evidência anedota na wikipedia. A primeira vez que eu usei esse termo numa discussão o pessoal ficou nervoso, achou que eu tinha dito que o que eles escreveram era um piada. Precisei abrir um artigo para explicar...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Agosto de 2006, 14:38:37 »
:lol: típico...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Agosto de 2006, 16:41:35 »

Só falta definir os administradores. Acho que o Fernando, por já conhecer bastante a Wikipédia, podia fazer parte da administração da nossa wiki também. O que acha?
Por mim....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:18:10 »
Casual, testemunhal, relaxada, empírica, sem método, circunstancial...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #37 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:48:30 »
não existiria uma outra palavra no lugar de anedota que evitasse essa ambigüidade?
Como eu coloquei lá, não vejo motivo para evitar o uso de um termo consagrado e adequado à situação pela ignorância de alguns. Criei o artigo e coloquei o link para quem não entender ou quiser saber mais a respeito.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #38 Online: 22 de Agosto de 2006, 23:26:54 »

Só falta definir os administradores. Acho que o Fernando, por já conhecer bastante a Wikipédia, podia fazer parte da administração da nossa wiki também. O que acha?
Por mim....

Registra lá que eu dou sysop pra você. Eu realmente não conheço quase nada de administração de Wikis, assim você podia dar uma mão.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Agosto de 2006, 14:35:16 »
A própria existência de uma Wiki cética em português ajuda a melhorar a da Wikipedia, porque fornece um link externo pronto para referência em temas mais controversos.

tá na mão: ../wiki/Acre

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Dezembro de 2008, 18:54:02 »
Olhem só que absurdo:   |(
Ciência Espiritual

A Ciência Espiritual foi desenvolvida por Rudolf Steiner, filósofo austríaco, tendo florescido em vários campos práticos da vida humana, como saúde, educação, artes, entre outros.

Trata-se de um caminho para o acesso direto e consciente do mundo da Idéia, ou mundo espiritual. Deve ser salientado que não se trata de um misticismo fantasioso, mas de uma ciência, de fato. É uma ciência, pois seus resultados podem ser verificados por outros pesquisadores, desde que estes tenham desenvolvido sua percepção para tal por meio do trabalho interior. O trabalho interior não consiste de estudo intelectual, mas do trabalho diário do pensar, por meio de exercícios descritos por Steiner em sua obra, como concentração, revisão da memória, ação pura, percepção pura, positividade, etc.

A Ciência Espiritual não fornece respostas, asserções, dogmas. A Ciência Espiritual não fornece qualquer tipo de informação ou conhecimentos, e sim os meios para se obter o conhecimento diretamente, por meio de uma experiência pessoal. Não há qualquer teoria e, os resultados, não devem ser meramente manipulados pelo intelecto e passados adiante como dogma, mas sim reconquistados sempre de novo por cada um que se disponha a isso.

Esta ciência leva à uma revivificação do pensar e a nos livrar de todas as opiniões, crenças cegas ou representações mortas que recebemos pela vida. É revivificar o saber por meio da experiência direta.

Um bom meio de começar é pela “Filosofia da Liberdade” de Rudolf Steiner. Mas o estudo intelectual não basta: é preciso a prática diária, um intenso trabalho interior realizado por um longo período. Maiores informações sobre os exercícios podem ser encontradas nas obras de Steiner.

Depois a minha edição só sobrou isso aqui:

A Ciência Espiritual foi desenvolvida por Rudolf Steiner, filósofo austríaco, tendo florescido em vários campos práticos da vida humana, como saúde, educação, artes, entre outros.

Trata-se de um caminho para o acesso direto e consciente do mundo da Idéia, ou mundo espiritual. Deve ser salientado que essas ciências não passam pelos critérios de falseabilidade de Popper, sendo qualificadas como pseudociências. A "metodologia" proposta por Steiner em sua obra para a construção do conhecimento inclui concentração, revisão da memória, ação pura, percepção pura, positividade, etc.

Mas logo, logo, o responsável pela página deve vir retificar...  :no:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2008, 15:52:27 »
Acho que a melhor saída é colocar as coisas sob um ponto de vista "imparcial", algo meio como:

A ciência espiritual é defendida por seus propositores como sendo uma ciência de fato [1], blablabla resumido para não ser um evangelismo [...], mas há diversos críticos, como Fulano de Tal, que dizem que como as demais pseudociências, são defendidas como ciência real pelos propositores, mas não cumprem realmente os requerimentos para ser considerada assim [2].

E tasca-se a seção "Críticas".

Há algum tempo eu tinha tentado criar uns movimentos por aqui de melhoria da WP lusófona, uns tipos de forças-tarefas céticas se dedicando a uns poucos artigos. Junto da proposta tinha a idéia de, ao mesmo tempo em que se fazia isso, também poderia se copiar o artigo da WP que tornamos neutro e deixá-lo mais "enviesado" na finada wikicética... :(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2008, 16:38:02 »
Hmm, eu com certeza já te disse para usar à vontade, não?

http://dantas.com/wiki

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Dezembro de 2008, 17:10:52 »
Acho que a melhor saída é colocar as coisas sob um ponto de vista "imparcial", algo meio como:

A ciência espiritual é defendida por seus propositores como sendo uma ciência de fato [1], blablabla resumido para não ser um evangelismo [...], mas há diversos críticos, como Fulano de Tal, que dizem que como as demais pseudociências, são defendidas como ciência real pelos propositores, mas não cumprem realmente os requerimentos para ser considerada assim [2].

O problema é que o pessoal do "outro lado" poderia usar a mesma tática.

O evolucionismo é defendido por seus propositores como sendo ciência de fato [...], mas há críticos como Fulano e Beltrano, defensores do Criacionismo, que defendem que a abordagem evolucionista não se sustenta diante dos fatos observados e está ultrapassada [...]

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2008, 17:46:24 »
Já reverteram a edição do Uilinili. A justificativa foi: "Revertida por remoção de conteúdo sem justificar a razão". Fica o aviso, sempre que tentarem fazer alterações drásticas em um artigo, tentem colocar a justificativa do porquê estarem fazendo isso. Se não me engano, existe um campo destinado à escrever comentários ao editar artigos.

Quanto à melhor forma de editar a wikipedia, eu concordo com o Buckaroo Banzai. A wikipedia não é uma wikicética e ela se propõe a abordar todas as opiniões e visões de mundo. Pode não ser um problema se o "outro lado" utilizar-se da mesma prática, pois seria uma oportunidade de expor também réplicas para alguns argumentos absurdos.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #45 Online: 27 de Dezembro de 2008, 18:00:34 »
Com relação à "ciência espiritual", eu estive lendo sobre ela e acho que não há uma justificativa para que ela seja tratada em um artigo à parte da antroposofia. As duas coisas são iguais pelo que entendi. Então eu editei a página e coloquei uma proposta de fusão entre as páginas de "Antroposofia" e "Ciência Espiritual". Fica mais fácil colocar o lado cético da questão juntando estes dois artigos à exemplo do que foi feito na wikipedia anglófona.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #46 Online: 27 de Dezembro de 2008, 18:52:35 »
Não tenho como discordar quanto ao conteúdo, mas não concordo com as críticas quanto ao português. O português é uma língua com muitas variantes, e com regras em demasiado; aliás, aposto que a maioria aqui não sabe se a Wikipédia em português é voltada para o português brasileiro ou de portugal.
Ciência Espiritual

Trata-se de um caminho para o acesso direto e consciente do mundo da Idéia, ou mundo espiritual. Deve ser salientado que não se trata de um misticismo fantasioso, mas de uma ciência, de fato. É uma ciência, pois seus resultados podem ser verificados por outros pesquisadores, desde que estes tenham desenvolvido sua percepção para tal por meio do trabalho interior. O trabalho interior não consiste de estudo intelectual, mas do trabalho diário do pensar, por meio de exercícios descritos por Steiner em sua obra, como concentração, revisão da memória, ação pura, percepção pura, positividade, etc.

A Ciência Espiritual não fornece respostas, asserções, dogmas. A Ciência Espiritual não fornece qualquer tipo de informação ou conhecimentos, e sim os meios para se obter o conhecimento diretamente, por meio de uma experiência pessoal. Não há qualquer teoria e, os resultados, não devem ser meramente manipulados pelo intelecto e passados adiante como dogma, mas sim reconquistados sempre de novo por cada um que se disponha a isso.

Esta ciência leva à uma revivificação do pensar e a nos livrar de todas as opiniões, crenças cegas ou representações mortas que recebemos pela vida. É revivificar o saber por meio da experiência direta.

Um bom meio de começar é pela “Filosofia da Liberdade” de Rudolf Steiner. Mas o estudo intelectual não basta: é preciso a prática diária, um intenso trabalho interior realizado por um longo período. Maiores informações sobre os exercícios podem ser encontradas nas obras de Steiner.
Depois a minha edição só sobrou isso aqui:
Putz, o pior é que dá vontade (pena que eu me sentiria culpado) de vandalizar e escrever: "...positividade, etc. Existem casos cientificamente verificáveis de pessoas abduzidas que descrevem como no futuro a mecânica quântica comprovou a veracidade da ciência espiritual."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 28 de Dezembro de 2008, 14:04:28 »

O problema é que o pessoal do "outro lado" poderia usar a mesma tática.

O evolucionismo é defendido por seus propositores como sendo ciência de fato [...], mas há críticos como Fulano e Beltrano, defensores do Criacionismo, que defendem que a abordagem evolucionista não se sustenta diante dos fatos observados e está ultrapassada [...]

Sim, mas mesmo com eles fazendo esse tipo de coisa ainda é possível "policiar", "moderar" isso levemente e deixar de forma razoavelmente objetiva. Pode perfeitamente ser dito que "os [[criacionistas]], que incluem alguns cientistas, discordam da evolução e blablabla". No caso seria acrescentar algo como "O mainstream científico no entanto rebate essas críticas, que carecem de sustentação [3][4][5][6][7]", e passar a bola para o artigo de criacionismo(s) mesmo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 30 de Dezembro de 2008, 00:48:33 »
A discussão, mesmo na forma de uma guerra de edições, nesse nível só enriquece o conteúdo da Wikipedia. Podemos tentar levar a cabo essas forças tarefa céticas apontando os artigos que estão "em perigo", discutindo aqui e fazendo as edições relevantes lá.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Dezembro de 2008, 01:11:38 »
Mas é bom apontar algo na página de discussão do artigo ou pelo menos no sumário de edição, senão perde credibilidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!