Autor Tópico: Seremos "DEUSES" um dia?  (Lida 2957 vezes)

Marcelo

• Visitante
Seremos "DEUSES" um dia?
« Online: 21 de Agosto de 2006, 15:07:02 »
Pessoal, lhes convido a especular maionesicamente e de forma otimista sobre o futuro da civilização humana.
Num futuro, talvez nem tão distante assim (imaginemos uns 250 anos à frente), a nanotecnologia plenamente dominada, nos dando a capacidade de manipular átomos como montamos quebra-cabeças, de forma q criemos novos materiais conforme nossa necessidade e conveniência. A biotecnologia desenvolvida ao ponto de podermos criar qualquer tipo de órgão e tecido, ou até vida complexa em laboratório. Quem sabe cheguemos a conseguir a imortalidade por meio da manipulação dos genes ou pela união entre máquina e tecidos vivos. A computação quântica nos levando a níveis de processamento nunca antes imaginados possíveis, tornando possível a existência de inteligência e consciência artificiais iguais ou superiores à humana.
Sendo otimista quanto a estas tecnologias q eu citei e outras q certamente surgirão no futuro, e levando-se em conta q o ser humano evolua sua consciência para não usar tais tecnologias para se autodestruir, nos levando à extinção ou ao retrocesso total, imagino q no futuro seremos como “deuses”. Serão poucas as coisas q não seremos capazes de fazer. É um futuro de possibilidades quase infinitas.
O q vcs acham, to viajando demais ou tem fundamento?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Seremos "DEUSES" um dia?
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2006, 15:10:31 »
Tá viajando demais.  Imortalidade não leva a nada parecido com uma sociedade estável ou saudável.  O melhor cenário possível para nosso futuro envolve uma medicina mais voltada à qualidade de vida do que ao seu prolongamento, famílias mais próximas e com dinâmica mais cuidada, e uma preocupação com a sustentabilidade econômica e ecológica das nossas ambições.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2006, 15:29:00 »
Eu acho que o universo permite que tudo seja possivel. É só questão de saber se a raça humana vai conseguir sobreviver ao futuro.

Mas eu acredito que sim. Por mais que aconteça algo que aniquile a raça humana, ela nunca vai ser completamente extinta, e um evento de extinção em massa, faria agente evoluir de qualquer maneira.

Sou otimista hehehe.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2006, 17:51:38 »
Também sou otimista,

Eu particularmente acho que o ser humano se tornará num tipo de cyborg, juntando o melhor da tecnologia nanoeletronica com a tecnologia biologica. Talvez consigamos criar uma civilização galática, onde poderemos, quem sabe, encontrar outras civilizações inteligentes no espaço. Num futuro mais distante ainda talvez poderemos manipular o próprio espaço tempo, criando outros Universos com diversas leis físicas e talvez com exóticas formas de vida. Aí sim seremos verdadeiros Deuses, criando Universos e novas formas de vida, quem sabe nosso próprio Universo não foi criado dessa forma? Quem sabe não poderemos viajar no tempo e fazer experiência com a relidade passada? Talvez possamos criar estruturas multidimensionais e analisar as possibilidade, bizarras, de se manipular dimensões superiores? Enfim é muita coisa para se imaginar, mas particularmente acho que a nossa imaginação ainda é pequena frente ao Universo de possibilidade que se poem a frente do ser humano.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:19:16 »
eu axo q a gente soh dura mais 50 anos! também sou um otimista.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Marcelo

• Visitante
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:40:37 »
Também sou otimista,

Eu particularmente acho que o ser humano se tornará num tipo de cyborg, juntando o melhor da tecnologia nanoeletronica com a tecnologia biologica. Talvez consigamos criar uma civilização galática, onde poderemos, quem sabe, encontrar outras civilizações inteligentes no espaço. Num futuro mais distante ainda talvez poderemos manipular o próprio espaço tempo, criando outros Universos com diversas leis físicas e talvez com exóticas formas de vida. Aí sim seremos verdadeiros Deuses, criando Universos e novas formas de vida, quem sabe nosso próprio Universo não foi criado dessa forma? Quem sabe não poderemos viajar no tempo e fazer experiência com a relidade passada? Talvez possamos criar estruturas multidimensionais e analisar as possibilidade, bizarras, de se manipular dimensões superiores? Enfim é muita coisa para se imaginar, mas particularmente acho que a nossa imaginação ainda é pequena frente ao Universo de possibilidade que se poem a frente do ser humano.
Caramba, vc conseguiu superar em muito a minha viajem! Se estas coisas q colocou aí acontecerem um dia, daí sim seremos deuses no amplo sentido, sem aspas mesmo. Já tinha lido a respeito da possibilidade de se criar outros universos. Mas se isto for viável um dia, é coisa pra daqui uns mil anos no minimo, imagino eu.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:40:54 »
Pontos a ressaltar:
Quem garante q atigiremos esse nivel técnico em 250 anos (concordo q em termos tecnológicos é uma eternidade.)

E quem garante q não nos auto-extinguiremos muito antes de 250 anos?!

E além do mais, q essa imortalidade, será um problema sério, pois causaria uma super população no planeta (oq ja acontece atualmente)

Marcelo

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:41:51 »
eu axo q a gente soh dura mais 50 anos!
Não sei pq, mas também tenho esta impressão...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:49:01 »
Não sei pq, mas também tenho esta impressão...

não acho q chegaremos a extinção em 50 anos.

Mas teremos problemas serios nos paises do 3º mundo pela falta do petróleo e pelo escasses de água potavel.
Oq certemante vai acontecer dentro de 50 anos.
E causará serios conflitos, q pq não chegando ao cumulo de uma 3º guerra mundial??

Marcelo

• Visitante
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:50:01 »
Pontos a ressaltar:
Quem garante q atigiremos esse nivel técnico em 250 anos (concordo q em termos tecnológicos é uma eternidade.)

E quem garante q não nos auto-extinguiremos muito antes de 250 anos?!

E além do mais, q essa imortalidade, será um problema sério, pois causaria uma super população no planeta (oq ja acontece atualmente)
Estes 250 anos foi só um chute, já q estou só no campo da imaginação mesmo. Mas pela velocidade cada vez maior em q evoluimos em termos tecnológicos, acho q 250 anos é um tempo razoável para acontecer ao menos em parte estas coisas q sugeri.
Como coloquei, isto dependerá da nossa capacidade de nos mantermos enquanto espécie tendo em mãos tecnologias tão poderosas. Porém, deixando de lado o otimismo, acho q nós vamos entrar em algum tipo de guerra mundial q destruirá boa parte da civilização humana ou iremos exaurir o planeta ao ponto de ser impossível a sobrevivência do ser humano, aos menos da maioria.
Se atingirmos a imortalidade, não tem problema, é só colonizarmos os outros planetas da galáxia... já q é pra viajar na maionese, vamos fundo logo  :D

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:02:27 »
Não sei porque (!), mas esse tópico me lembra tanto a cientologia!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Marcelo

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:33:03 »
Por q?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:07:24 »
Acho muito interessante a idéia da imortalidade. Pena que eu imagino que se um dia ela for possível, ainda irá demorar muito. Não viverei o bastante para aproveitá-la, provavelmente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:10:55 »
Acho muito interessante a idéia da imortalidade. Pena que eu imagino que se um dia ela for possível, ainda irá demorar muito. Não viverei o bastante para aproveitá-la, provavelmente.

Imortalidade? Isso seria com certeza uma maldição ...

Eu prefiro que eles encontrem um jeito de manter a juventude por mais tempo, e agente viva mais. Mas ser imortal eu não gostaria.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:52:01 »
A imortalidade seria realmente impossível, já que mesmo se não envelhecesse e não ficasse doente. Se fosse jogado em um forno bem quente a ponto de virar cinzas, você morreria.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:06:09 »
Caro Washington,

Ai seriamos além de Imortais também indestrutiveis!

Marcelo

• Visitante
« Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2006, 19:38:46 »
Quem sabe poderemos ser indestrutíveis também.. pq não? Bastaria a invenção de uma tecnologia capaz de transferir nossa consciência e toda a informação contida no cérebro para algum dispositivo. Assim nosso corpo poderia ser destruído tantas vezes quanto necessário, já q bastaria um clone ou um cyborg para receber todo a nossa consciência e memória novamente.
Não riam, estou seguindo a proposta do tópico, viajando na maionese  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2006, 20:16:04 »
Se isso acontecesse, Marcelo, fatalmente surgiria toda uma cultura do suicídio.  A começar pela desmarginalização do mesmo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2006, 09:18:48 »
Citação de:
Caro Washington,

Mas ai que mora o problema.

Marcelo, mesmo que possa transferir o que aprendeu na vida, ainda sim quando morresse, sua vida acabava, a outra pessoa teria suas lembranças, mas teria morrido. Não seria como acordar todo dia.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2006, 17:03:48 »
Se isso acontecesse, Marcelo, fatalmente surgiria toda uma cultura do suicídio. A começar pela desmarginalização do mesmo.
Verdade, o suicídio acabaria se tornando algo corriqueiro e legalizado provavelmente.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2006, 17:11:19 »
Citação de:
Caro Washington,

Mas ai que mora o problema.

Marcelo, mesmo que possa transferir o que aprendeu na vida, ainda sim quando morresse, sua vida acabava, a outra pessoa teria suas lembranças, mas teria morrido. Não seria como acordar todo dia.
Acho q seria a mesma pessoa de antes, o q não existiria seria só a "carcaça" antiga. Acho q o garante quem somos, muito além das nossas características corporais, são nossas memórias, ideologias e formas de pensar e ver o mundo à nossa volta. Se estas coisas fossem todas preservadas e repassadas ao outro corpo (biológico ou artificial) continuariamos, em essência, sendo os mesmos de outrora. Mais ou menos, fazendo uma analogia bem grosseira, como se vc colocar todas as informações do seu computador antigo em um novo, não seria fisicamente o mesmo computador, mas o conteúdo continuaria igual.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:44:06 »
Eu acho q a humanidade está MUITO longe de conseguir guardar todas as caracteristicas de uma pessoa e dar upload em outro sistema. Se é q isso é possivel.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2006, 19:50:28 »
   Nossos cérebros têm capacidade limitada.Se fossemos imortais, chegaria um dia em que perderíamos a capacidade de guardar novas lembranças, de aprendermos coisas novas.Mais ou menos como o protagonista de "Amnésia".
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Marcelo

• Visitante
« Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2006, 19:53:22 »
Nada q a biotecnologia aliada à microcomputação não resolvesse  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2006, 20:00:55 »
Gente, essa ganância por imortalidade não tem como se sustentar... e nunca terá, é uma questão até matemática.

O ideal para qualquer época ou cultura é aprender a fluir harmoniosamente pela existência, não se agarrar a ela desesperadamente...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!