Autor Tópico: Homer Simpson é ateu?  (Lida 11633 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Homer Simpson é ateu?
« Resposta #50 Online: 05 de Dezembro de 2006, 20:50:29 »
  O episódio exibido na Globo no ultimo sábado foi antológico.Era sobre o criacionismo versus o evolucionismo.A cena em que Homer 'prova' o evolucionismo utilizando uma garrafa de cerveja é de rachar o bico!
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #51 Online: 05 de Dezembro de 2006, 23:01:26 »
Os Simpsons não tentam demonstrar crentes ou ateus dessa forma para encontrar alguém para nos identificar, mostra a vida geral dos americanos, e faz piadas com isso. Se há piadas sobre crenças, é porque a vida dos americanos é diariamente rodeada por crenças patéticas.
Lembro de um episódio em que Homer tenta desesperadamente impedir os filhos de serem baptizados pelo Flanders.
Digamos que o Homer seje o cristão que pratica o cristianismo de maneira errada, por falta de compreensão no assunto (se bem que acho que resultou em algo bom).
Pode-se se ver a mensagem onde a piada se baseia, sobre as pessoas não seguirem exatamente a religião como Ned.
Lembram de um episódio onde estava acontecendo o apocalipse e só a lisa estava subindo “para o senhor” e o Homer pegou ela pela perna e: "Peraê mocinha". Os crentes devem ter ficado putos da vida…
Haha, eu consigo ver até ver mais algo que isso quer dizer, sobre como os pais querem seguir o destino religioso dos filhos.
Claro, no caso é posto como se a Bíblia fosse correta e Homer estivesse errado, mas ainda sim demonstra como tem algo de errado em os pais decidirem a vida baseado em crenças pessoais.
O Homer é protestante na maioria, no que passou semana passada virou católico, só quando virou gênio em um episódio demonstrou matematicamente que deus não existe. O criador dos Simpsons é agnóstico.
Lembro que ele mostrou para o Ned, e ele queimou o documento.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2006, 23:14:10 por Tails -ORIGINAL- »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #52 Online: 14 de Dezembro de 2006, 22:02:48 »
Ateu no armário, talvez.  Mas ainda mais acurado é dizer que é um "não-praticante".
Não sei se conhecem, mas há um livro a respeito: "O evangelho segundo os Simpsons" (A vida espiritual da família mais divertida do mundo) de Mark I.Pinsky.
Segundo este autor, os Simpsons (Homer principalmente) são um retrato do protestante americano, no caso presbiterianos.
Por serem americanos eles não têm grande base teórica ou teológica sobre sua crença, seguem muita coisa por imitação de modelos.
Por serem humanos tem todos os defeitos e qualidades de qualquer pessoa, portanto não são melhores nem piores por motivo de religião.
A última frase da orelha do livro é:
Os teólogos concordam que os Simpsons é "a maneira mais consistente e inteligente de falar de religição na televisão".

Fiquei curioso, acho que vou ler o livro.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #53 Online: 15 de Dezembro de 2006, 04:49:02 »
Por serem humanos tem todos os defeitos e qualidades de qualquer pessoa, portanto não são melhores nem piores por motivo de religião.

E se criarem uma religião  no qual o hoby é matar pessoas ? ou matar os infiéis... prometendo que quando quem matou chegar lá no céu vai ter 14 virgens esperando o cara..

:?

Não deseje.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:53:40 »
Já existe... e são 72...  :histeria:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #55 Online: 15 de Dezembro de 2006, 12:08:19 »
Os evangélicos lutam contra as doações de sangue, então indiretamente estão matando sem motivo (a não ser o ser invisível é claro).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Dezembro de 2006, 12:21:01 »
Os evangélicos?  :?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Dezembro de 2006, 12:30:04 »
é a segunda vez que esse cara fala isso, e já foi corrigido da outra vez...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Dezembro de 2006, 14:32:37 »
  O episódio exibido na Globo no ultimo sábado foi antológico.Era sobre o criacionismo versus o evolucionismo.A cena em que Homer 'prova' o evolucionismo utilizando uma garrafa de cerveja é de rachar o bico!
gostei da apresentação do criacionismo no museu, tocava um trecho de uma música, "what a fool belieeeeeeeves...." :D

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #59 Online: 15 de Dezembro de 2006, 14:39:53 »
Evangélico é referente as pessoas evangélicas e não a Bíblia.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #61 Online: 15 de Dezembro de 2006, 20:21:17 »
Acabei de ver aqui, o Ned vai filmar o primeiro homicídio do mundo com os filhos dele, de Kain e Abel do Genesis, e um dos filhos pergunta da contradição de dizer que não há mais ninguém e ainda sim se reproduziram.

Quando o assassino ocorria, das facadas saiam uns jornais "aprovação das células tronco", "legalização do casamento Gay".

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #62 Online: 15 de Dezembro de 2006, 22:10:52 »
Depois daquele lance dos Simpsons visitarem o Rio de Janeiro eu posso concluir que seus criadores são uns babacas que não tem respeito por nada e por ninguém, aliás, como a maioria dos norte-americanos.  Eles atacam quem eles acham que dará ibope, e criticar a religião na televisão da maneira que eles fazem dá ibope, é algo polêmico, assim como mostrar eles no Rio sendo atacados por selvagens, etc...

Ah, mas depois do Bispo Macedo ter aparecido há alguns anos tomando wisquinho em um iate de luxo e até hoje estar aí enganando o povo e depois dos nossos deputados votarem pra ganhar um salário mensal de cerca de 25 mil fora um monte de regalias (em dinheiro) eu até entendo certas críticas, são quase que "merecidas".
Antônio de Lima

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 15 de Dezembro de 2006, 22:20:41 »
E qual o problema em se criticar religiões? Deveriam elas serem imunes as críticas?  :hein:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 16 de Dezembro de 2006, 02:42:35 »
... mais um tópico de "como os americanos são todos uns ignorantes que só gostam de falar mal dos outros países por que vi num episódio de um desenho e num filme" nãããoo!  :chorao:

Offline Vinte e Dois

• Nível 07
  • *
  • www.seqvme.zip.net
    • SeQVme
« Resposta #65 Online: 18 de Dezembro de 2006, 17:11:01 »
Outra coisa camarada: Se o nosso país tá cheio de políticos de merda, é justamente por que nós mesmos os colocamos lá no poder, através do  nosso voto. Logo a culpa é nossa.

Quem manda não saber votar? É o preço.
seqvme

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #66 Online: 19 de Dezembro de 2006, 01:37:08 »
E qual o problema em se criticar religiões? Deveriam elas serem imunes as críticas?  :hein:

De maneira nenhuma, e não foi bem isso que eu quís dizer.  Eles não criticam "as religiões", eles criticam qualquer coisa que dê ibope e polêmica, pelo menos é essa minha opinião.

Vocês criticam as religiões e nem por isso eu acho que são babacas ou algo assim já que existe gente de todo tipo dentro e fora das religiões.  Ok  :?: 
Antônio de Lima

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #67 Online: 19 de Dezembro de 2006, 01:50:17 »

De maneira nenhuma, e não foi bem isso que eu quís dizer.  Eles não criticam "as religiões", eles criticam qualquer coisa que dê ibope e polêmica, pelo menos é essa minha opinião.

Vocês criticam as religiões e nem por isso eu acho que são babacas ou algo assim já que existe gente de todo tipo dentro e fora das religiões.  Ok  :?: 

Os Simpsons e o South Park são animações que querem exatamente isso: serem sucessos abordando os assuntos mais polêmicos e "proibidos". Na maioria das vezes utilizam do bom humor e da inteligência.
Talvez, por isso, sejam eles mesmos polêmicos e odiados por muitos.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 19 de Dezembro de 2006, 08:40:22 »
gostei da apresentação do criacionismo no museu, tocava um trecho de uma música, "what a fool belieeeeeeeves…" :D
E a aula onde mostram Darwin beijando o diabo. :biglol:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #69 Online: 04 de Maio de 2007, 16:05:26 »
teve um episódio em que ele decidia deixar de ir à igreja, mas se mostrava claramente teísta, inclusive batia papo com deus nas suas alucinações ou sonhos… no fim acaba "aprendendo" que é melhor ir à igreja por algum motivo que não me lembro, ou algo assim….
A casa dele pega fogo. E no final o Homer diz: "Então a moral é: Deus é vingativo"

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #70 Online: 05 de Maio de 2007, 15:17:55 »
Ele é protestante como a família dele, o personagem, já o roteirista é ateu.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #71 Online: 05 de Maio de 2007, 19:34:49 »
A cena dele com um daqueles cartões que mostram duas figuras quando olhados por diferentes ângulos é hilária. A figura do cartão é Deus e em duas facetas: "Deus zangado" e "Deus feliz". Aí Homer fica brincando com o cartão:

"Deus zangado-Deus Feliz-Deus zangado-Deus feliz...hihihihi"

Ou no episódio que ele processa a igreja local e ganha o caso, ganhando a igreja. Eles se mudam prá lá e Homer comete uma série de atos blasfemos.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #72 Online: 05 de Maio de 2007, 19:37:52 »
A cena dele com um daqueles cartões que mostram duas figuras quando olhados por diferentes ângulos é hilária. A figura do cartão é Deus e em duas facetas: "Deus zangado" e "Deus feliz". Aí Homer fica brincando com o cartão:

"Deus zangado-Deus Feliz-Deus zangado-Deus feliz…hihihihi"

Ou no episódio que ele processa a igreja local e ganha o caso, ganhando a igreja. Eles se mudam prá lá e Homer comete uma série de atos blasfemos.
Ele é ignorante então não sabe o que é "blasfemia", ele acredita em um deus e vai em uma igreja protestante, é o suficiente para concluir não?

Como eu disse ele acredita em um Deus mas os roteiristas são ateus, eles usam tudo para fazer comédia, inclusive religião.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #73 Online: 06 de Maio de 2007, 04:57:42 »
Bom, Daniboy, minha opinião é que o personagem Homer é tecnicamente um cristão, mas então até eu sou tecnicamente um cristão visto nunca ter pedido oficialmente um desligamento da ICAR. A crença em Deus de Homer é vaga, dúbia e flexível. Além de misturada com dezenas de outras crenças e superstições. Ele trata sua fé em Deus da mesma maneira que trata outros credos, como no episódio do casamento de Apu, onde ele se veste de Ganesha. Para ele, divindades e seres ficciosos são a mesma coisa e tratados da mesma forma. Contra sua vontade ele vai à igreja aos domingos, mas apenas porque Marge possui um maior senso de conveniência social sobre a religião do que ele.

Concordo com muitos colegas que Os Simpsons e Homer em especial não é particularmente uma crítica-deboche da religião e do cristianismo em especial. É uma crítica-deboche da mediocridade do cidadão médio norte-americano, embora muita coisa possa ser extendidade à mediocridade de muitos cidadãos de outros países, sobre vários vetores de nossa cultura ocidental. O desenho trabalha em cima do absurdo, do grotesco, do exagero-não-muito-exagerado. Por isso não fico indignado sobre o episódio do Brasil e seus macacos em pleno Rio atacando quem passa na rua. Imagino o equivalente japonês ficando furioso porque num episódio os Simpsons caem aos espamos no chão do seu hotel quando assistem um animê na televisão cheio de luzes e flashes...

Homer não é bem ignorante. Ele é supérfluo. Todo seu conhecimento provêm da mídia e como tal não poderia ser muito profundo e acurado sobre as coisas, tipo religião...

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #74 Online: 06 de Maio de 2007, 05:00:58 »
"Aquele conjunto de regras e leis que ninguém segue. Como se chama mesmo? Cristianidade".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!