Autor Tópico: O Ceticismo do Ceticismo!  (Lida 3815 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O Ceticismo do Ceticismo!
« Online: 25 de Agosto de 2006, 15:54:06 »
Olá amigos do Forum,

Sei que a maioria de vocês se intitulam "céticos", mas eu acho que sou um tipo diferente de cético: sou cético quanto ao próprio ceticismo!
Vou explicar melhor: muitas vezes o excessivo ceticismo impede que o real potêncial de uma pessoa, um negócio, um governo, um povo, enfim uma estrutura qualquer seja implementada. Se Santos Dumont fosse cético quanto a sua invenção, não teriamos o vôo do 14-Bis. Se os governantes americanos dos anos 30 fossem céticos quanto ao "New Deal" não teriamos a recuperação da economia americana. Se os governantes do Japão pós guerra fossem céticos quanto a recuperação do país, não teríamos a potência economica que temos hoje.
É claro que o ceticismo tem valor, não podemos ser credulos em tudo, devemos exigir provas, mas no mundo moderno e em constante mutação nem sempre vão existir essas "provas". Um empresário quando monta um novo negócio ele tem estrategias e planos, mas não provas de que seu negócio será um sucesso. Da mesma forma um inventor na maioria das vezes não sabe se seu invento funcionará mesmo, então ele não tem provas de nada, se ele for cético, não faz nada e pronto e assim não temos desenvolvimento tecnológico. Sou cético quanto as notícias da mídia, afinal sempre há manipulação e além disso as vezes há equivocos. A Scientific American no começo do século XX, depois da experiência dos irmãos "Wraigt", desculpe não sei se é assim que se escreve, disse categoricamente que o avião não funcionaria. Isso mostra que mesmo a mídia pode se equivocar, devemos ser céticos quanto a ela, mas um ceticismo moderado, sem exageros.
É isso amigos, o ceticismo é legal, mas as vezes devemos ser céticos quanto a sua eficacia, afinal quantos não perderam oportunidade na vida devido ao ceticismo exagerado?

Marcell

• Visitante
Re: O Ceticismo do Ceticismo!
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2006, 16:16:56 »
Este texto me lembra um presidente norte-americano (não lembro qual, mas vou tentar pesquisar) que, ao verificar o funcionamento de um telefone, (um dos primeiros a funcionar), disse "É interessante, mas não vejo em que possa ser útil"...
É um ótimo texto, Arquimedes. Creio que dará muito o que pensar.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2006, 16:22:11 »
Esse texto me lembrou um artigo que li sobre a invenção do automóvel e que dizia que na época não se acreditava que a "moda fosse pegar" devido aos custos do empreendimento! Também achei o texto interessante!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2006, 16:26:42 »
Não é porque você é cético em relação a um empreendimento que não vai implementá-lo. Só vai ser mais objetivo em relação à sua análise e avaliará melhor os riscos. Mais negócios mau sucedidos fecham por falta de planejamento do que negócios feitos sem planejamento dão certo.

Ah, eu achei o texto ruim, fala sobre o ceticismo como se fosse sempre um exagero.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2006, 16:39:34 »
Eu também não gostei. Ele tem o mesmo cheiro dos caras que quando a gente começa a criticar o espiritismo vem com o papo "riram de Galileu! Riram de Santos Dumont!"

Ceticismo não é a mesma coisa que apatia.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:09:39 »
Geralmente se é cético em relação a alegações extraordinárias. Um empreendimento humano pode ter muito mais pontos de contato com a realidade do que a alegação de que existem espíritos nos rodeando, por exemplo.
Who cares?

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:12:37 »
Também acho que o ceticismo com relação a coisas sobrenaturais é algo saudável.
Mas olha aí, o que eu já encontrei de céticos, céticos mesmo, que são uns chatões não é brincadeira. Por isso eu me denomino um "cético light".
Os empreendedores e inventore e estadistas tem muito mais de sonhadores e visionários do que de céticos! Tá lá na História, é só conferir...

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:15:47 »
Para falar a verdade, céticos mesmo, acredito que são uma minoria - os sonhadores e visionários são otimistas quanto ao futuro e reproduzem em grande escala!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:22:51 »
Também acho que o ceticismo com relação a coisas sobrenaturais é algo saudável.
Mas olha aí, o que eu já encontrei de céticos, céticos mesmo, que são uns chatões não é brincadeira. Por isso eu me denomino um "cético light".
Os empreendedores e inventore e estadistas tem muito mais de sonhadores e visionários do que de céticos! Tá lá na História, é só conferir...

O que ceticismo tem a ver com apatia? Pouco me importa se há muitos céticos chatos. Mesmo se todos fossem, isso não desqualificaria seus argumentos.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:27:29 »
Argumentos, argumentos e mais argumentos....
É por isso que são chatos, muitas vezes não há como provar uma teoria, tem que ir na, vou falar uma esconjuração, "fé mesmo"!
O plano real foi mais na fé do que na certeza de que daria certo, o país estava caótico, com a moral baixa, e não é que deu certo! Nenhum economista tem certeza absoluta de seus argumentos, podiam se pedir mil argumentos que não bastariam, muitas vezes o que vale mesmo é a boa vontade e a sorte!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:47:33 »
Cite exemplos.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:49:01 »
Argumentos, argumentos e mais argumentos....
É por isso que são chatos, muitas vezes não há como provar uma teoria, tem que ir na, vou falar uma esconjuração, "fé mesmo"!
Pois é, é muito mais fácil fazer afirmações se não há "chatos" para questioná-las.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:55:14 »
Amigo? Stefano,

Vou lhe sugerir ler o livro que eu estou lendo no momento "As 100 maiores invenções da História", procure nas livrarias, lá você encontrará dezenas de visionários que criaram muitas das coisas que nós e você também utiliza no dia a dia! Será uma leitura fascinante, bem pelo menos para mim tem sido!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:14:54 »
Amigo? Stefano,

Vou lhe sugerir ler o livro que eu estou lendo no momento "As 100 maiores invenções da História", procure nas livrarias, lá você encontrará dezenas de visionários que criaram muitas das coisas que nós e você também utiliza no dia a dia! Será uma leitura fascinante, bem pelo menos para mim tem sido!
Cite exemplos de inventores não céticos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:24:57 »
Arquimedes, que bicho te mordeu?

Vou repetir: pouco importa se os céticos são chatos, galinhas ou verde-oliva, o que importa são seus argumentos.

Se quer saber, céticos geralmente são chatos pois são pessoas que tendem a estudar pra caramba e que vivem sendo "desafiadas" por pessoas que não sabem nem onde fica o cú na bunda.

Basta ver os debates sobre "biogênesis" onde aparecem crentes com textos criacionistas copiados de sites hospedados no Geocities tentando refutar biólogos formados, com doutorado, que estudaram com livros caros e de verdade.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:26:40 »
Stefano, Stefano...

Sua pergunta é muito abrangente, o cara poderia acreditar em Deus e ser cético quanto a astrologia? Ou vice e versa! Mas se você quer inventores que criam em Deus, temos o Sr. Isaac Newton, ele cria em Deus, e inventou o telescópio de refração. Não tenho certeza, mas acho que Arquimedes também era crédulo em muitas coisas, embora fosse muito inteligente. Agora por favor leia o livro!

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:28:20 »
O Alê,

Eu também sou cético(light) e sou ateu, não precisam ficar nervosos comigo!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:30:41 »
Stefano, Stefano...

Sua pergunta é muito abrangente, o cara poderia acreditar em Deus e ser cético quanto a astrologia? Ou vice e versa! Mas se você quer inventores que criam em Deus, temos o Sr. Isaac Newton, ele cria em Deus, e inventou o telescópio de refração. Não tenho certeza, mas acho que Arquimedes também era crédulo em muitas coisas, embora fosse muito inteligente. Agora por favor leia o livro!
Newton foi um ótimo cientista e suas descobertas foram baseadas em matemática, não em "otimismo" ou "fé".  O mesmo pode ser dito sobre Arquimedes, que também era matemático. E não há nada mais objetivo e científico do que matemática. Faça um favor a si mesmo e estude antes de continuar falando asneiras.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:34:24 »
A própria citação atribuida a Arquimedes, que seria a sua frase mais famosa (“dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”) já deixa bem claro que Arquimedes era uma pessoa que planejava e estudava o que fazia. Essa afirmação foi baseada em matemática, não em fé.

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:35:14 »
Cite exemplos.

Platão, Aristóteles, Agostinho, Abelardo, Tomás de Aquino, Montaigne, Bacon, Galileu, Descartes, Pascal, Espinosa, Newton, Berkeley, Rousseau, Kant, Schopenhauer, Comte, Marx, Nietzsche, Einstein, Satre... não somente inventores, empreendedores e estadistas - diversos nomes da história demonstram através de suas obras, ter mais de sonhadores e visionários que de céticos.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:37:29 »
Cite exemplos.

Platão, Aristóteles, Agostinho, Abelardo, Tomás de Aquino, Montaigne, Bacon, Galileu, Descartes, Pascal, Espinosa, Newton, Berkeley, Rousseau, Kant, Schopenhauer, Comte, Marx, Nietzsche, Einstein, Satre... não somente inventores, empreendedores e estadistas - diversos nomes da história demonstram através de suas obras, ter mais de sonhadores e visionários que de céticos.
Curioso... todos esses nomes me parecem de céticos.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:42:56 »
Bom, Acho que Agostinho e Tomás de Aquino não eram...

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:43:49 »
Stefano, Inimigo?

Meu caro, você me decepciona muito, estavamos indo tão bem na nossa discussão e você me manda estudar! Obrigado pelo incentivo ao estudo, pois eu Estudo sempre.
Como eu não sou bebê chorão eu não vou te denunciar ao Moderador, que é o que eu devia fazer. Mas deixa estar, quem sabe assim você sabe o que é "Dialógo Civilizado!"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:47:18 »
Você pensa que pode vir aqui e chamar todo mundo de arrogante, é?

Também não falo mais com você.  :beee:

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:53:17 »
Curioso... todos esses nomes me parecem de céticos.

Era o que eu também pensava antes de ler parte de suas obras e embora a maior parte delas tenha sim uma dose de ceticismo comum ao ser humano, elas refletem mais pontos de vistas sonhadores e visionários que céticos propriamente. Pelo menos, foi a impressão que eu tive - mas é claro que posso estar enganada!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!