Autor Tópico: O Ceticismo do Ceticismo!  (Lida 3816 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Re: O Ceticismo do Ceticismo!
« Resposta #25 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:55:06 »
O Alê,

Desculpa aí! É que a idéia do tópico estava "formigando" na minha cabeça!
Vamos ser todos amigos! Que tal? Vamos esquecer as mágoas que o Titil Arquimedes plantou.
É isso aí galeraa.... Vamos curtir uma boa discussão e meter o "pau" nos teístas malucos!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:56:08 »
Como eu não sou bebê chorão eu não vou te denunciar ao Moderador, que é o que eu devia fazer. Mas deixa estar, quem sabe assim você sabe o que é "Dialógo Civilizado!"

* Guinevere decide se deve incluir todos que implicam com o Stefano em sua lista de inimigos do orkut ou gastar melhor seu tempo tentando resgatar Plutão à categoria de planeta.

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:56:56 »
Ceticismo não é a mesma coisa que apatia.

:clap: :clap: :clap:

Ceticismo também não é a mesma coisa que ateísmo, que niilismo, que descrença, que iluminismo, que ser do-contra, nem que gente-chata-pau-no-cu.
São coisas beeem, beeeeeeeeeeeeeem, diferentes.

Quem manda estudar costuma ser eu. Faço minhas, portanto, as palavras do Stefano. Estudar sempre não é estudar direito. Volte aos livros.

E A-DO-RO- criança falando merda e dizendo que é conversa civilizada. Meu amorrr, que sabes tu de civilização? Tu, que ameaças com a incorruptível moderação do CC?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:57:46 »
Luz, ceticismo não implica em falta de sonhos ou de visão.  Apenas de certezas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #29 Online: 25 de Agosto de 2006, 19:11:04 »
Estão confundindo ceticismo com pessimismo.

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 25 de Agosto de 2006, 19:18:24 »
Luz, ceticismo não implica em falta de sonhos ou de visão.  Apenas de certezas.

Mas eu não afirmei, nem sequer sugeri isso, apenas que os pontos de vista mencionados me pareceram ter "mais" de sonhos e visão que de ceticismo - se eles não tinham certezas, muitos deles demonstraram acreditar fervoroamente no futuro, a ponto de fazer de suas idéias - ideiais de vida!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 25 de Agosto de 2006, 19:54:30 »
Ainda bem que você colocou "mais" entre aspas, porque essa contraposição realmente não faz muito sentido.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #32 Online: 25 de Agosto de 2006, 20:07:57 »
Ainda bem que você colocou "mais" entre aspas, porque essa contraposição realmente não faz muito sentido.

Tem razão, a contraposição foi citada anteriormente e eu a trouxe comigo no comentário - talvez ficasse mais claro se eu dissesse que os pontos de vista mencionados não me pareceram tão céticos quanto eu imaginava antes de ler as obras - não que isso tenha qualquer relação com apatia - não tenho essa visão do ceticismo!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Agosto de 2006, 00:28:23 »
Quando uma nova hipótese é proposta, a provável primeira ação de quem a ouve é a criação de uma opinião intuitiva e não muito embasada sobre ela. A partir daí, procura-se argumentos e evidências sobre a hipótese, e assim a opinião evolui conforme a coleta de dados.

Acho que o ceticismo é simplesmente "ficar com um pé atrás" nessa primeira opinião intuitiva. :)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #34 Online: 26 de Agosto de 2006, 01:17:05 »
Citação de: Oceanos
Acho que o ceticismo é simplesmente "ficar com um pé atrás" nessa primeira opinião intuitiva. :)
Pois é, é a diferença entre ser um irmão "Wraigt" (e ainda reclama quando eu falo que precisa estudar mais...) e um bando de imbecis que se esborracharam testando aparelhos para voar e não tiveram o mínimo de ceticismo para pensar bem no que estavam fazendo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #35 Online: 26 de Agosto de 2006, 01:19:12 »
Citação de: Arquimedes
É isso aí galeraa.... Vamos curtir uma boa discussão e meter o "pau" nos teístas malucos!
Você deve estar confundindo os fóruns. Esse tipo de postura é mais adequado ao RéV.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #36 Online: 26 de Agosto de 2006, 01:23:54 »
Bom, Acho que Agostinho e Tomás de Aquino não eram...
Tem razão. Aliás, se ser "sonhador" e "visionário" é ser como esses dois, seria melhor que a humanidade não gerasse mais nenhum desses...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 26 de Agosto de 2006, 02:03:39 »
Citação de: Oceanos
Pois é, é a diferença entre ser um irmão "Wraigt" (e ainda reclama quando eu falo que precisa estudar mais...) e um bando de imbecis que se esborracharam testando aparelhos para voar e não tiveram o mínimo de ceticismo para pensar bem no que estavam fazendo.

Excelente exemplo, Stéfano: os irmãos Wright (e tantos outros pioneiros da aviação de seu tempo - havia muitos) certamente não eram apáticos; eles _tinham_ esperança de conseguir bons resultados e fé nos seus próprios critérios, cuidados, experimentos prévios e dedicação.

Mas era fé sustentada pelos fatos.  Fé humilde, sólida, de quem firma bem os pés no chão antes de se erguer para tentar alcançar as nuvens.  Não essa "fé" desesperada e arrogante que alguns tentam brandir para intimidar os outros.

Luz

• Visitante
« Resposta #38 Online: 26 de Agosto de 2006, 02:51:10 »
Tem razão. Aliás, se ser "sonhador" e "visionário" é ser como esses dois, seria melhor que a humanidade não gerasse mais nenhum desses...

Que visão rude, Stéfano! Nossas piores mazelas não foram causadas necessariamente pela razão ou crença, mas por objetivos armados com elas. Nem uma e nem outra é essencialmente boa ou ruim, mas a forma como são utilizadas sim. O problema talvez não seja desses homens, mas do resto dos homens que desprezou tudo de bom que eles tiveram a oferecer.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #39 Online: 26 de Agosto de 2006, 06:19:38 »
O Alê,

Desculpa aí! É que a idéia do tópico estava "formigando" na minha cabeça!
Vamos ser todos amigos! Que tal? Vamos esquecer as mágoas que o Titil Arquimedes plantou.

Eu estava sendo irônico, se não percebeu.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #40 Online: 26 de Agosto de 2006, 11:40:19 »

Que visão rude, Stéfano! Nossas piores mazelas não foram causadas necessariamente pela razão ou crença, mas por objetivos armados com elas. Nem uma e nem outra é essencialmente boa ou ruim, mas a forma como são utilizadas sim. O problema talvez não seja desses homens, mas do resto dos homens que desprezou tudo de bom que eles tiveram a oferecer.
Ai cacete, estou te devendo um email.

A verdade é que o que muda o mundo não são as idéias, são as armas. Podem falar o quanto quiserem, se não tiver COMO convencer, não convence meeesmo.

Marcell

• Visitante
« Resposta #41 Online: 28 de Agosto de 2006, 08:43:27 »
Citação de: Arquimedes
AGora você me decepcionou, caramba! Além da linguagem chula, lembre-se que não são só alguns teístas que são malucos. O Nietzsche por exemplo, passou o fim da vida fora da casinha.  :stunned:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!